Nรฃo รฉ nenhum exagero afirmar que as promessas de Deus nos mantรชm vivos. Elas sรฃo como alimentos para a nossa alma, esperanรงa para o nosso espรญrito e forรงa para o nosso corpo. A Bรญblia diz que as promessas do Senhor nรฃo falham (2 Corรญntios 1:20); nรฃo importa o que aconteรงa, o tamanho das nossas lutas, de nossas dores e atรฉ mesmo das nossas derrotas. Se Deus prometeu, Ele vai cumprir.

No livro de 1 Reis, capรญtulo 8, o profeta Jeremias disse:

"Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, seu povo, como havia prometido. Nรฃo ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que ele fez por meio do seu servo Moisรฉs. Que o Senhor, o nosso Deus, esteja conosco, assim como esteve com os nossos antepassados. Que ele jamais nos deixe nem nos abandone!” (1 Reis 8:56,57)

E assim como Deus fez com as pessoas do passado, Ele tambรฉm tem promessas para a sua vida que encherรฃo o seu coraรงรฃo de alegria e esperanรงa. Basta que vocรช obedeรงa a sua Palavra e creia nEle de todo o seu coraรงรฃo. Nesta mensagem vocรช verรก 4 promessas de Deus que transformarรฃo a sua vida de agora em diante:

1ยช promessa: Vocรช viverรก dias de alegria e esperanรงa

Em Jeremias, capรญtulo 29, Deus deu um recado ao Seu povo:

“Sou eu que conheรงo os planos que tenho para vocรชs’, diz o Senhor, ‘planos de fazรช-los prosperar e nรฃo de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperanรงa e um futuro”. (Jeremias 29:11)

Deus entregou essa promessa ao povo de Israel atravรฉs do profeta Jeremias quando ele vivia tempos de escravidรฃo na Babilรดnia. Mas vocรช tambรฉm pode tomar posse dessa promessa porque o Senhor te ama tanto quanto amava os israelitas. Graรงas ร  morte e ressurreiรงรฃo de Jesus, nรณs fomos adotados por Deus e nos tornamos filhos dEle e herdeiros da Sua salvaรงรฃo (Joรฃo 1:12 / Romanos 8:14-17).

Entรฃo, quando o Senhor diz que tem planos de te fazer prosperar e nรฃo te causar dano; de dar esperanรงa e um futuro, Ele estรก te dizendo que vocรช pode acreditar que, por mais que vocรช esteja enfrentando um tempo de deserto, essa situaรงรฃo nรฃo durarรก para sempre e que, um dia a sua vida serรก restaurada e as dores do passado se tornarรฃo lembranรงas. Se vocรช confiar em Jesus e nas promessas do Pai, Ele cuidarรก de vocรช em todas as circunstรขncias e te livrarรก do poder do pecado. Isso nรฃo รฉ maravilhoso?

2ยช promessa: Vocรช nรฃo carregarรก seus fardos sozinho

Jesus disse: "Venham a mim, todos os que estรฃo cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocรชs o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coraรงรฃo, e vocรชs encontrarรฃo descanso para as suas almas. Pois o meu jugo รฉ suave e o meu fardo รฉ leve". (Mateus 11:28-30)

Jesus deixa muito claro que sempre estarรก disponรญvel para te ajudar, mesmo nos piores momentos de sua vida. Talvez, hoje vocรช estรก sofrendo porque alguรฉm te abandonou, te traiu, ou porque vocรช estรก desempregado e preocupado com o seu futuro, mas Cristo prometeu que, se vocรช for atรฉ Ele em oraรงรฃo e apresentar os seus problemas e preocupaรงรตes, Ele darรก em troca o descanso para a sua alma. ร‰ por isso que o apรณstolo Paulo disse:

“Nรฃo andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oraรงรฃo e sรบplicas, e com aรงรฃo de graรงas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardarรก os seus coraรงรตes e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

Deus nรฃo disse que vocรช nรฃo terรก problemas, mas Ele prometeu estar com vocรช em todos eles, porque Ele venceu o mundo (Joรฃo 16:33). Isso significa que vocรช nรฃo precisa sofrer calado e enfrentar tudo sozinho; vocรช pode e deve criar o hรกbito de compartilhar os seus fardos com Ele.

Infelizmente, hรก muitas pessoas que estรฃo sobrecarregadas pelos problemas da vida e, ainda assim, nรฃo conseguem confiar no Senhor. Elas vivem querendo resolver as coisas do seu jeito e, por causa disso, se frustram cada vez mais. Mas, com vocรช nรฃo precisa ser assim! Busque ao Senhor e seja obediente, porque Ele promete que te livrarรก de todas as suas afliรงรตes (Salmos 34:9).

3ยช promessa: Vocรช serรก perdoado e viverรก com Ele no cรฉu

Jesus disse: “O Pai a ninguรฉm julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que nรฃo honra o Filho, tambรฉm nรฃo honra o Pai que o enviou. Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crรช naquele que me enviou, tem a vida eterna e nรฃo serรก condenado, mas jรก passou da morte para a vida.” (Joรฃo 5:22-24)

Essa รฉ, com certeza, a melhor promessa que vocรช poderia receber da parte do Senhor. Todos nรณs somos falhos, pecadores e cometemos erros diariamente, e isso faz com que Deus se afaste de nรณs, porque Ele รฉ santo (Isaรญas 59:1,2). Mas, a Bรญblia nos dรก uma esperanรงa ao dizer que Deus nos amou de tal maneira que enviou o Seu Filho amado para morrer na cruz pelos nossos pecados e sofrer o castigo que nรณs merecรญamos (Isaรญas 53:5,6).

O problema รฉ que, muitas vezes esquecemos de que estamos debaixo da graรงa de Deus, que Ele nos dรก uma segunda chance e que podemos ser perdoados por meio do sangue de Jesus. Isso nรฃo significa que temos liberdade para ficar pecando sem mudar de vida, mas quero dizer que muitas vezes a nossa vida vira um caos porque nos esquecemos do amor de Deus e nos escondemos, assim como fizeram Adรฃo e Eva. Entรฃo saiba que o Senhor continua te amando, apesar de suas falhas, e tudo o que Ele espera รฉ que vocรช O busque mais, para receber forรงa e ser liberto totalmente do pecado. Veja mais uma de Suas promessas:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos cรฉus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crรดnicas 7:14).

Por isso, meu irmรฃo, creia que todos os seus pecados serรฃo perdoados se vocรช confessรก-los e decidir abandonรก-los. E, mais do que isso, Jesus prometeu que vocรช terรก a vida eterna ao lado do Pai se crer nEle como รบnico Senhor e Salvador da sua vida.

4ยช promessa: Deus protegerรก vocรช em todo o tempo

No Salmo 121, o rei Davi escreveu: “Ele nรฃo permitirรก que vocรช tropece; o seu protetor se manterรก alerta, sim, o protetor de Israel nรฃo dormirรก, ele estรก sempre alerta! O Senhor รฉ o seu protetor; como sombra que o protege, ele estรก ร  sua direita. De dia o sol nรฃo o ferirรก, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerรก de todo o mal, protegerรก a sua vida. O Senhor protegerรก a sua saรญda e a sua chegada, desde agora e para sempre.” (Salmos 121:3-8)

Davi tinha o exรฉrcito mais poderoso sob o seu comando; bastava uma ordem sua e os seus milhares de soldados fariam tudo o que era preciso para garantir a sua seguranรงa e a seguranรงa do povo de Israel, mas, mesmo assim, ele sรณ confiava a sua vida e os seus caminhos ao Deus todo poderoso.

E da mesma forma, o Senhor promete proteger a sua vida e estar com vocรช o tempo todo, independente de onde e como vocรช estรก. Vocรช nรฃo precisa mais sentir medo ou ficar inseguro por causa dos ataques e das armadilhas que vรชm contra a sua vida. Basta que vocรช confie no poder e no cuidado do Senhor assim como Davi confiou.

ร‰ lรณgico que, vivemos em um mundo cheio de maldade e inseguranรงa, e o fato de Deus nos proteger, nos amar e nos fazer grandes promessas, nรฃo quer dizer que estaremos livres de passar por lutas, mas podemos ter a certeza de que o Senhor sempre nos defenderรก diante do inimigo e farรก com que todas as coisas cooperem para o nosso bem (Romanos 8:28). Podemos estar no meio de uma tempestade e, mesmo assim, descansarmos sabendo que o nosso Deus estรก sempre alerta!

Vamos fazer uma oraรงรฃo:

“Senhor, meu Deus, eu me coloco na Tua presenรงa neste dia para te agradecer por todas as promessas que o Senhor fez para a minha vida. Eu louvo o Seu Santo Nome porque, graรงas ao Seu amor e a Sua misericรณrdia, eu posso receber tudo aquilo que o Senhor sonhou para mim. Pai, muito obrigado por colocar em meu coraรงรฃo esperanรงa de dias melhores quando estou passando por dificuldades; por me oferecer descanso ร  minha alma quando estou cansado e sobrecarregado; por perdoar os meus pecados e me garantir a salvaรงรฃo em Jesus; por me amar mesmo sem eu merecer e por cuidar de mim o tempo todo. Que eu nunca me esqueรงa de Suas promessas, meu Deus, pois sรฃo elas que me alimentam e mantรฉm vivo. Em nome de Jesus eu oro. Amรฉm.”


Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem