ร€s vezes tudo parece estar bem em nossas vidas e, de uma hora para a outra, acontece algo que nunca pensamos que aconteceria. Basta parar um pouco para pensar e logo nos lembraremos de algum momento em que uma tempestade devastadora chegou e mudou as coisas para pior, e isso acontece com todo mundo. Foi por isso que Jesus disse em Joรฃo capรญtulo 16 que no mundo nรณs terรญamos afliรงรตes.

Essas experiรชncias sempre vรชm para quebrar a nossa rotina e nos obrigar a mudar os planos para tentarmos reorganizar as coisas e arrumar a bagunรงa que as tempestades deixam em nossas vidas. E isso, muitas vezes, acaba desequilibrando o nosso emocional e abalando a nossa fรฉ. Entรฃo pensamos: “Por que eu, meu Deus?”, “Eu nรฃo sou uma boa pessoa?”, “Serรก que o Senhor nรฃo estรก vendo que eu jรก tenho problemas demais?”.

Uma coisa que eu aprendi durante as tempestades รฉ que o Senhor nunca nos abandona e que Ele nos livra de cada uma delas; basta que confiemos nEle. ร‰ isso que estรก escrito no Salmos 34:19. Alรฉm disso, eu aprendi alguns segredos que quero compartilhar com vocรช nesta mensagem:

1ยบ Segredo: Seja grato o tempo todo

A gratidรฃo deve fazer parte do seu dia a dia assim como comer, tomar banho, escovar os dentes e dormir. Se vocรช conseguir fazer isso, verรก que, mesmo diante dos piores problemas, a sua confianรงa em Deus serรก enorme! Eu quero ler com vocรช os dois primeiros versรญculos do Salmo 92:

“Como รฉ bom render graรงas ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, รณ Altรญssimo, anunciar de manhรฃ o teu amor leal e de noite a tua fidelidade” (Salmos 92:1,2).

Nรฃo foi por acaso que o salmista disse “como รฉ bom render graรงas ao Senhor”. Um estudo prova que a gratidรฃo constante gera em nรณs uma forรงa muito grande. Isso porque sempre que nos lembramos de algo bom que aconteceu no passado, nosso cรฉrebro libera uma substรขncia chamada “dopamina”, que fornece ao nosso corpo uma sensaรงรฃo de alegria, satisfaรงรฃo e relaxamento. Isso reduz a depressรฃo e liberta das emoรงรตes negativas que nos entristecem.

Se vocรช se acostumar a ser grato pelas coisas que jรก recebeu de Deus, sua mente e seu corpo conseguirรฃo suportar os momentos difรญceis com mais facilidade e te ajudarรฃo a manter a sua fรฉ inabalรกvel. Lembre-se disso: todas as vezes em que vocรช estiver com muita vontade de reclamar, respire fundo e nรฃo diga nada. As suas palavras tรชm poder, entรฃo, busque dizer palavras de esperanรงa e de vitรณria, mesmo que vocรช nรฃo esteja com vontade. Eu sempre faรงo esse exercรญcio de gratidรฃo nos momentos difรญceis e vi que funciona mesmo! Entรฃo, profetize que tudo vai dar certo e aquela nuvem escura de pessimismo e derrota sairรฃo da sua vida, e se for da vontade de Deus, o seu milagre vai chegar!

2ยบ Segredo: Use as tempestades para crescer

Pode parecer estranho, mas a sua confianรงa em Deus vai se tornar inabalรกvel a partir do momento em que vocรช escolher usar as tempestades para crescer. Sim, vai doer um pouco. Mas essa dor รฉ necessรกria para que vocรช amadureรงa e encare as situaรงรตes de outra forma. Veja o que a Bรญblia diz em Tiago 1:

“Meus irmรฃos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provaรงรตes, pois vocรชs sabem que a prova da sua fรฉ produz perseveranรงa. E a perseveranรงa deve ter aรงรฃo completa, a fim de que vocรชs sejam maduros e รญntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Certa vez, eu estava na minha igreja pregando num culto de jovens e a igreja estava praticamente vazia. Ao final daquela ministraรงรฃo, um membro se aproximou e disse que eu nรฃo sabia pregar e que Deus nรฃo havia me chamado para ser pastor, e por isso eu nรฃo estava tendo resultado. Aquilo foi como um “balde de รกgua fria” em mim. Eu fiquei muito triste, abalado e atรฉ pensei em desistir de tudo.

Mas, depois, eu pensei bem e vi que eu poderia usar aquela tempestade que surgiu para crescer e me fortalecer. Eu usei aquelas palavras duras como motivaรงรฃo para estudar e fazer tudo o que achava que era preciso para me tornar melhor a cada dia. E hoje, graรงas a Deus e tambรฉm ร quela decisรฃo de nรฃo me vitimizar, eu prego a Palavra de Deus todos os dias para mais de 3 milhรตes de pessoas aqui na internet.

E, depois, outras tempestades piores vieram. E o que eu fiz? Coloquei em prรกtica tudo o que aprendi com aquelas duras crรญticas e, como resultado, vi que a minha confianรงa em Deus nรฃo foi abalada e eu consegui vencer as minhas lutas. Desde entรฃo, sempre que algo inesperado surge, eu nรฃo digo mais “por que isso estรก acontecendo comigo, Senhor?”, e sim: “como eu posso crescer com isso, Senhor?”.

Entรฃo, meu irmรฃo, quando algo ruim acontecer em sua vida, nรฃo fique se “fazendo de coitadinho” e nem sinta pena de vocรช. Em vez disso, analise toda a situaรงรฃo e peรงa sabedoria a Deus para te revelar formas de crescer com essa tempestade. Em pouco tempo, a sua fรฉ serรก fortalecida e vocรช conseguirรก passar por qualquer dificuldade louvando ao Senhor.

3ยบ Segredo: Mantenha a tranquilidade

Eu sei que nรฃo รฉ nada fรกcil permanecer tranquilo quando tudo dรก errado e parece que nรฃo hรก mais soluรงรฃo. Mas isso farรก toda a diferenรงa na sua vida e te ajudarรก a confiar plenamente em Deus, mesmo nos piores momentos da sua vida. E como vocรช pode fazer isso? A Bรญblia nos dรก um exemplo claro de como devemos proceder. No Salmo 62 estรก escrito:

“Confiem nele em todos os momentos, รณ povo; derramem diante dele o coraรงรฃo, pois ele รฉ o nosso refรบgio” (Salmos 62:8).

Eu nรฃo tenho dรบvidas de que o rei Davi escreveu essas palavras logo depois de ter olhado para trรกs e visto tudo o que Deus havia feito em sua vida atรฉ aquele momento. E assim como ele, olhe para o seu passado e veja tudo o que vocรช enfrentou para chegar atรฉ aqui. Lembre-se do quanto Deus foi fiel em todas as vezes que vocรช pensou que tinha chegado no fundo do poรงo.

Vocรช pode manter a tranquilidade mesmo em meio ร  tempestade, porque Deus รฉ o seu refรบgio em tempos difรญceis. As pessoas vรฃo olhar para vocรช e atรฉ pensar: “Nossa! Ele nรฃo vai ficar abalado com essa situaรงรฃo? Serรก que ele nรฃo estรก se importando?” A verdade รฉ que vocรช aprendeu o segredo de confiar em Deus, e por isso fica tranqรผilo e nรฃo perde a paz durante os problemas. Vocรช sabe que Deus estรก com vocรช, e a sua confianรงa รฉ tรฃo grande, que nada te derruba mais, assim como o salmista disse:

“O justo jamais serรก abalado; para sempre se lembrarรฃo dele. Nรฃo temerรก mรกs notรญcias; seu coraรงรฃo estรก firme, confiante no Senhor. O seu coraรงรฃo estรก seguro e nada temerรก. No final, verรก a derrota dos seus adversรกrios” (Salmos 112:6-8).

Por isso, lembre-se desses 3 segredos: seja grato, use as tempestades para crescer e mantenha a calma. Deus nunca รฉ pego de surpresa, entรฃo descanse o seu coraรงรฃo na certeza de que Ele estรก no controle de tudo. Nรฃo hรก nada que aconteรงa com vocรช que Ele jรก nรฃo saiba e nรฃo tenha a soluรงรฃo.

Certa vez, Jesus estava diante de uma multidรฃo faminta, pois hรก muito tempo estavam O seguindo sem comer. Entรฃo, Cristo pergunta a Filipe como alimentar aquele povo. Veja o que estรก escrito:

“Levantando os olhos e vendo uma grande multidรฃo que se aproximava, Jesus disse a Filipe: "Onde compraremos pรฃo para esse povo comer?”. Ele fez essa pergunta apenas para pรด-lo ร  prova, pois jรก tinha em mente o que ia fazer” (Joรฃo 6:5,6)

Observe que Jesus jรก sabia o que iria fazer diante daquela situaรงรฃo tรฃo complicada: Ele iria multiplicar os pรฃes e peixes. Da mesma forma, o Senhor jรก sabe como resolver cada situaรงรฃo difรญcil na sua vida, por isso, continue crendo que Ele estรก cuidando de vocรช e que todas as coisas irรฃo cooperar para o seu bem! Deus te abenรงoe.

Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem