Todo ser humano nasce com bondade no coraรงรฃo, porque foi criado ร  imagem e semelhanรงa de Deus. Mas, por causa do pecado, nรณs nos afastamos do Senhor e ficamos vulnerรกveis aos ataques do inimigo, que aproveita de nossas fraquezas para causar destruiรงรฃo.

Mas, como uma pessoa pode ser usada por Satanรกs para impedir o agir de Deus na sua vida?

Em primeiro lugar: por permissรฃo de Deus, porque os demรดnios nรฃo fazem nada sem a permissรฃo do Senhor. E em segundo lugar: as pessoas que maquinam o mal, que guardam maldade no coraรงรฃo, sรฃo usadas pelo inimigo para trazer divisรฃo, brigas, mentira, discussรตes, fofocas, e em tudo isso, Satanรกs fica camuflado, para que nรฃo percebamos que ele รฉ quem estรก por trรกs disso!

Por isso, precisamos pedir a Deus discernimento e proteรงรฃo espiritual, para que, quando as pessoas chegarem atรฉ nรณs influenciadas pelos demรดnios, estejamos “blindados” e fortalecidos contra todo ataque do mal.

E outra coisa muito importante que vocรช precisa saber รฉ que o seu irmรฃo nรฃo รฉ seu inimigo! Veja o que a Bรญblia diz:

“A nossa luta nรฃo รฉ contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forรงas espirituais do mal nas regiรตes celestiais” (Efรฉsios 6:12).

Isso quer dizer que, quando alguรฉm tenta te ferir ou te prejudicar de alguma maneira, o diabo estรก agindo atravรฉs da vida dela. Por isso, tenha um olhar espiritual e nรฃo foque na pessoa, mas sim, no que estรก por trรกs dela.

No livro de Gรชnesis vemos o primeiro caso de homicรญdio cometido contra o prรณprio irmรฃo, que aconteceu entre Caim e Abel. A Bรญblia conta que Satanรกs plantou a inveja no coraรงรฃo de Caim e isso fez com que ele matasse o seu irmรฃo. Por isso entenda: as pessoas nรฃo sรฃo suas inimigas, mas o inimigo pode usรก-las e vocรช precisa ficar atento e vigiar para que a mรกgoa e a raiva nรฃo dominem seu coraรงรฃo.

A Bรญblia diz algo muito importante sobre a batalha espiritual. Veja o que estรก escrito:

“Sejam sรณbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocรชs, anda ao redor como leรฃo, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).

O apรณstolo Pedro nos alerta para ficarmos atentos e nรฃo abrirmos brechas para o inimigo, pois ele quer acabar conosco. Infelizmente, muitas igrejas e pastores tรชm ensinado as ovelhas a receberem as bรชnรงรฃos de Deus e como alcanรงar a prosperidade financeira, mas poucos tรชm ensinado a reconhecer as ciladas do inimigo. Por isso, vou te mostrar 7 estratรฉgias que Satanรกs usa contra o ser humano e como podemos nos defender delas e alcanรงar a vitรณria!

1) O diabo faz com que as pessoas duvidem da sua existรชncia

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem que o diabo nรฃo existe, que isso รฉ invenรงรฃo do homem, que o inferno nรฃo existe ou que o inferno รฉ aqui nessa terra! E essa estratรฉgia do inimigo estรก funcionando muito bem, pois, enquanto as pessoas acham que ele nรฃo existe, elas nรฃo se importarรฃo com sua maneira de viver e serรฃo facilmente manipuladas.

Quanta destruiรงรฃo o inimigo tem causado nas famรญlias e no mundo, e quando estas coisas acontecem, achamos que a culpa รฉ somente do ser humano. ร‰ verdade que a maldade estรก no coraรงรฃo do homem, mas o diabo aproveita as brechas para colocar pensamentos e ideias malignas, a fim de causar mais destruiรงรฃo.

2) O diabo rouba a Palavra de Deus dos coraรงรตes

Jesus contou a parรกbola do semeador que saiu para semear. Enquanto lanรงava a semente, parte dela caiu ร  beira do caminho; foi pisada e as aves vieram e a comeram.

Ao interpretar a parรกbola, Jesus disse que essas aves simbolizam o diabo, que vem e arranca a Palavra do coraรงรฃo para que a pessoa nรฃo creia e nem seja salva (Lucas 8:5-15).

Mas qual รฉ esta Palavra? ร‰ a mensagem do evangelho, que revela o quanto somos pecadores e que mostra a necessidade urgente do arrependimento. Jesus disse que quando esta semente รฉ pisada, ou seja, ignorada pelas pessoas, o diabo vem e a tira, pois ele sabe que ela pode transformar o coraรงรฃo do homem.

3) O diabo semeia o joio no meio do trigo

Em outra parรกbola, Jesus conta que, enquanto os servos de Deus dormiam no campo, o inimigo veio e semeou o joio no meio do trigo, ou seja, os filhos do maligno infiltraram no meio do povo de Deus (Mateus 13:24-30,36-43).

Isso mostra que, muitas vezes, o diabo trabalha de dentro pra fora. Ele usa pessoas com aparรชncia de crente, usando palavras da Bรญblia, mas que, na verdade, sรฃo filhos do maligno. Elas estรฃo na igreja, possuem cargos de lideranรงa, mas pertencem ao reino das trevas e estรฃo ali somente para causar contendas e divisรตes. E, perceba na parรกbola, que o inimigo semeou o joio no momento em que os filhos de Deus dormiam. Ou seja, enquanto a igreja dorme, o diabo trabalha.

4) O diabo oprime as pessoas com enfermidades

 A Bรญblia fala de algumas pessoas que o diabo oprimiu com enfermidade: รฉ o caso de Jรณ, da mulher que andou encurvada por dezoito anos por causa de um espรญrito de enfermidade (Lucas 13:10-17), e de outras pessoas com surdez e doenรงas mentais.

ร‰ lรณgico que, nem sempre, as doenรงas sรฃo causadas por demรดnios, mas, hรก muitas pessoas que vivem oprimidas por enfermidades provocadas pela aรงรฃo do inimigo, e quando entregam suas vidas para Jesus e se arrependem dos seus pecados, sรฃo totalmente curadas.

Precisamos ter discernimento espiritual para nรฃo agirmos com os amigos de Jรณ, que o julgavam e diziam que Deus o estava punindo. Mas, quando lemos o livro de Jรณ, descobrimos que Satanรกs estava por trรกs de todo aquele sofrimento, e Deus permitiu aquela tragรฉdia para que o inimigo saรญsse derrotado e Jรณ ficasse mais fortalecido.

5) O diabo atormenta as pessoas que guardam rancor e mรกgoa

Quem nรฃo perdoa nรฃo tem paz. Quem guarda mรกgoa e ressentimento, alรฉm de viver atormentado, pode ser um instrumento do diabo para se vingar da outra pessoa ou desejar o mal. Em Efรฉsios 4:26,27 diz que, quando ficarmos irados, devemos buscar a Deus e perdoarmos o mais rรกpido possรญvel, para nรฃo darmos lugar ao diabo.

A Bรญblia mostra que a forma mais fรกcil de liberar o perdรฃo ร queles que nos feriram ou prejudicaram, รฉ reconhecer o quanto fomos perdoados por Deus, mesmo sem merecermos. (Colossenses 3:13)

6) O diabo cria ensinamentos falsos para enganar as pessoas

O apรณstolo Paulo fala que nos รบltimos tempos, muitos abandonarรฃo a fรฉ e seguirรฃo espรญritos enganadores e doutrinas de demรดnios (1 Timรณteo 4:1).

Uma das coisas mais comuns que ouvimos das outras pessoas รฉ que "todos nรณs servimos ao mesmo Deus" e que "todos os caminhos levam a Deus". Porรฉm, essas afirmaรงรตes sรฃo grandes mentiras que o diabo tem usado para nos desviar do รบnico caminho, verdade e vida que รฉ Jesus Cristo.

E, a cada dia, Satanรกs cria e propaga novas religiรตes e filosofias, que pregam a paz e o amor, como se elas fossem caminhos alternativos que nos levam para o mesmo fim. Mas a verdade รฉ que nรฃo hรก outros caminhos! Veja o que estรก escrito:

"Hรก um sรณ Deus e um sรณ mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Timรณteo 2:5,6).

Esses "caminhos" inventados pelo homem, na verdade, sรฃo atalhos que, quando chegam ao fim, dรฃo em um grande abismo. Por isso, sรณ hรก um modo de nรฃo ser enganado: conhecer a Verdade que estรก em Jesus. Quanto mais vocรช ler a Bรญblia, orar e ouvir pregaรงรตes, mais vocรช conseguirรก identificar e fugir das mentiras do inimigo.

7) O diabo ataca a mente das pessoas

Eu sei que muitas pessoas sofrem porque nรฃo conseguem parar de pensar em coisas ruins, e geralmente รฉ porque estรฃo enfrentando lutas e tentaรงรตes, mas a Bรญblia tambรฉm diz que o diabo lanรงa "setas inflamadas" em nossa mente, e nรณs achamos que esses pensamentos vem de nรณs, mas nรฃo sรฃo. Satanรกs รฉ quem coloca mentiras na nossa cabeรงa, e nรณs precisamos usar a fรฉ para vencer o ataque espiritual (Efรฉsios 6:16).

Ele nos faz achar que nรฃo temos valor, que nรฃo merecemos o perdรฃo, coloca dรบvidas a respeito das promessas de Deus para nossas vidas e que os nossos problemas nรฃo tem soluรงรฃo. Alรฉm disso, ele pรตe na mente das pessoas que elas nรฃo precisam renunciar suas prรณprias vontades para fazer a vontade de Deus (Mateus 16:21-23). Ou seja, a mente รฉ um campo de batalha, em que o inimigo trabalha incansavelmente para nos afastar do Senhor.

Essas sรฃo 7 formas que o diabo usa para agir na vida das pessoas. Mas, se recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, sabemos que estamos do lado do Vencedor e Ele estรก disposto a nos proteger e nos ajudar. Por isso, nรฃo se esqueรงa, o diabo pode atรฉ te tentar, mas a decisรฃo sobre o que fazer, serรก sempre sua. Entรฃo resista a ele e seja obediente ร  Palavra de Deus, pois o Senhor promete que sempre estarรก ao seu lado!


Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem