quarta-feira, 6 de outubro de 2021

𝟳 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗱𝗶𝗮𝗯𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗶𝗿 𝗻𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮 - (𝗧𝗼𝗺𝗲 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼)

 


Todo ser humano nasce com bondade no coração, porque foi criado à imagem e semelhança de Deus. Mas, por causa do pecado, nós nos afastamos do Senhor e ficamos vulneráveis aos ataques do inimigo, que aproveita de nossas fraquezas para causar destruição.

Mas, como uma pessoa pode ser usada por Satanás para impedir o agir de Deus na sua vida?

Em primeiro lugar: por permissão de Deus, porque os demônios não fazem nada sem a permissão do Senhor. E em segundo lugar: as pessoas que maquinam o mal, que guardam maldade no coração, são usadas pelo inimigo para trazer divisão, brigas, mentira, discussões, fofocas, e em tudo isso, Satanás fica camuflado, para que não percebamos que ele é quem está por trás disso!

Por isso, precisamos pedir a Deus discernimento e proteção espiritual, para que, quando as pessoas chegarem até nós influenciadas pelos demônios, estejamos “blindados” e fortalecidos contra todo ataque do mal.

E outra coisa muito importante que você precisa saber é que o seu irmão não é seu inimigo! Veja o que a Bíblia diz:

“A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12).

Isso quer dizer que, quando alguém tenta te ferir ou te prejudicar de alguma maneira, o diabo está agindo através da vida dela. Por isso, tenha um olhar espiritual e não foque na pessoa, mas sim, no que está por trás dela.

No livro de Gênesis vemos o primeiro caso de homicídio cometido contra o próprio irmão, que aconteceu entre Caim e Abel. A Bíblia conta que Satanás plantou a inveja no coração de Caim e isso fez com que ele matasse o seu irmão. Por isso entenda: as pessoas não são suas inimigas, mas o inimigo pode usá-las e você precisa ficar atento e vigiar para que a mágoa e a raiva não dominem seu coração.

A Bíblia diz algo muito importante sobre a batalha espiritual. Veja o que está escrito:

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8).

O apóstolo Pedro nos alerta para ficarmos atentos e não abrirmos brechas para o inimigo, pois ele quer acabar conosco. Infelizmente, muitas igrejas e pastores têm ensinado as ovelhas a receberem as bênçãos de Deus e como alcançar a prosperidade financeira, mas poucos têm ensinado a reconhecer as ciladas do inimigo. Por isso, vou te mostrar 7 estratégias que Satanás usa contra o ser humano e como podemos nos defender delas e alcançar a vitória!

1) O diabo faz com que as pessoas duvidem da sua existência

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem que o diabo não existe, que isso é invenção do homem, que o inferno não existe ou que o inferno é aqui nessa terra! E essa estratégia do inimigo está funcionando muito bem, pois, enquanto as pessoas acham que ele não existe, elas não se importarão com sua maneira de viver e serão facilmente manipuladas.

Quanta destruição o inimigo tem causado nas famílias e no mundo, e quando estas coisas acontecem, achamos que a culpa é somente do ser humano. É verdade que a maldade está no coração do homem, mas o diabo aproveita as brechas para colocar pensamentos e ideias malignas, a fim de causar mais destruição.

2) O diabo rouba a Palavra de Deus dos corações

Jesus contou a parábola do semeador que saiu para semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada e as aves vieram e a comeram.

Ao interpretar a parábola, Jesus disse que essas aves simbolizam o diabo, que vem e arranca a Palavra do coração para que a pessoa não creia e nem seja salva (Lucas 8:5-15).

Mas qual é esta Palavra? É a mensagem do evangelho, que revela o quanto somos pecadores e que mostra a necessidade urgente do arrependimento. Jesus disse que quando esta semente é pisada, ou seja, ignorada pelas pessoas, o diabo vem e a tira, pois ele sabe que ela pode transformar o coração do homem.

3) O diabo semeia o joio no meio do trigo

Em outra parábola, Jesus conta que, enquanto os servos de Deus dormiam no campo, o inimigo veio e semeou o joio no meio do trigo, ou seja, os filhos do maligno infiltraram no meio do povo de Deus (Mateus 13:24-30,36-43).

Isso mostra que, muitas vezes, o diabo trabalha de dentro pra fora. Ele usa pessoas com aparência de crente, usando palavras da Bíblia, mas que, na verdade, são filhos do maligno. Elas estão na igreja, possuem cargos de liderança, mas pertencem ao reino das trevas e estão ali somente para causar contendas e divisões. E, perceba na parábola, que o inimigo semeou o joio no momento em que os filhos de Deus dormiam. Ou seja, enquanto a igreja dorme, o diabo trabalha.

4) O diabo oprime as pessoas com enfermidades

 A Bíblia fala de algumas pessoas que o diabo oprimiu com enfermidade: é o caso de Jó, da mulher que andou encurvada por dezoito anos por causa de um espírito de enfermidade (Lucas 13:10-17), e de outras pessoas com surdez e doenças mentais.

É lógico que, nem sempre, as doenças são causadas por demônios, mas, há muitas pessoas que vivem oprimidas por enfermidades provocadas pela ação do inimigo, e quando entregam suas vidas para Jesus e se arrependem dos seus pecados, são totalmente curadas.

Precisamos ter discernimento espiritual para não agirmos com os amigos de Jó, que o julgavam e diziam que Deus o estava punindo. Mas, quando lemos o livro de Jó, descobrimos que Satanás estava por trás de todo aquele sofrimento, e Deus permitiu aquela tragédia para que o inimigo saísse derrotado e Jó ficasse mais fortalecido.

5) O diabo atormenta as pessoas que guardam rancor e mágoa

Quem não perdoa não tem paz. Quem guarda mágoa e ressentimento, além de viver atormentado, pode ser um instrumento do diabo para se vingar da outra pessoa ou desejar o mal. Em Efésios 4:26,27 diz que, quando ficarmos irados, devemos buscar a Deus e perdoarmos o mais rápido possível, para não darmos lugar ao diabo.

A Bíblia mostra que a forma mais fácil de liberar o perdão àqueles que nos feriram ou prejudicaram, é reconhecer o quanto fomos perdoados por Deus, mesmo sem merecermos. (Colossenses 3:13)

6) O diabo cria ensinamentos falsos para enganar as pessoas

O apóstolo Paulo fala que nos últimos tempos, muitos abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1 Timóteo 4:1).

Uma das coisas mais comuns que ouvimos das outras pessoas é que "todos nós servimos ao mesmo Deus" e que "todos os caminhos levam a Deus". Porém, essas afirmações são grandes mentiras que o diabo tem usado para nos desviar do único caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo.

E, a cada dia, Satanás cria e propaga novas religiões e filosofias, que pregam a paz e o amor, como se elas fossem caminhos alternativos que nos levam para o mesmo fim. Mas a verdade é que não há outros caminhos! Veja o que está escrito:

"Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Timóteo 2:5,6).

Esses "caminhos" inventados pelo homem, na verdade, são atalhos que, quando chegam ao fim, dão em um grande abismo. Por isso, só há um modo de não ser enganado: conhecer a Verdade que está em Jesus. Quanto mais você ler a Bíblia, orar e ouvir pregações, mais você conseguirá identificar e fugir das mentiras do inimigo.

7) O diabo ataca a mente das pessoas

Eu sei que muitas pessoas sofrem porque não conseguem parar de pensar em coisas ruins, e geralmente é porque estão enfrentando lutas e tentações, mas a Bíblia também diz que o diabo lança "setas inflamadas" em nossa mente, e nós achamos que esses pensamentos vem de nós, mas não são. Satanás é quem coloca mentiras na nossa cabeça, e nós precisamos usar a fé para vencer o ataque espiritual (Efésios 6:16).

Ele nos faz achar que não temos valor, que não merecemos o perdão, coloca dúvidas a respeito das promessas de Deus para nossas vidas e que os nossos problemas não tem solução. Além disso, ele põe na mente das pessoas que elas não precisam renunciar suas próprias vontades para fazer a vontade de Deus (Mateus 16:21-23). Ou seja, a mente é um campo de batalha, em que o inimigo trabalha incansavelmente para nos afastar do Senhor.

Essas são 7 formas que o diabo usa para agir na vida das pessoas. Mas, se recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, sabemos que estamos do lado do Vencedor e Ele está disposto a nos proteger e nos ajudar. Por isso, não se esqueça, o diabo pode até te tentar, mas a decisão sobre o que fazer, será sempre sua. Então resista a ele e seja obediente à Palavra de Deus, pois o Senhor promete que sempre estará ao seu lado!


Autor: Pastor Antonio Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...