O Livro de Apocalipse, que tambรฉm รฉ conhecido como “O livro da revelaรงรฃo”, รฉ o รบltimo da Bรญblia. Ele foi escrito pelo apรณstolo Joรฃo quando estava preso na ilha de Patmos.

E uma das coisas que mais percebo em relaรงรฃo ao Livro de Apocalipse รฉ que a maioria dos cristรฃos tem dificuldade em entender esse livro. Por isso, se vocรช estรก confuso sobre este Livro complicado, vocรช nรฃo estรก sozinho. Uma das razรตes รฉ por causa da linguagem apocalรญptica que nรฃo รฉ muito usada nos dias de hoje.

Porรฉm, mesmo que o Apocalipse seja confuso, รฉ importante entender o significado por trรกs do Livro, afinal de contas, ele nos dรก informaรงรตes sobre como serรก o fim dos tempos, despertando em nรณs a necessidade de permanecermos firmes com Cristo para que nรฃo que sejamos pegos de surpresa quando Ele voltar.

O Livro de Apocalipse tambรฉm nos dรก esperanรงa de que um dia Deus vencerรก a morte e o mal por meio de Cristo. Quando isso acontecer, Satanรกs serรก derrotado de uma vez por todas e serรก lanรงado no fogo do inferno por toda a eternidade.

Percebeu como o Livro de Apocalipse รฉ importante e interessante? E, para te ajudar nessa compreensรฃo, eu vou te apontar os 5 erros comuns que as pessoas cometem ao ler o Apocalipse.

1ยบ erro ao ler o Livro de Apocalipse: Nรฃo entender a linguagem do livro

Muitos cristรฃos nรฃo sabem que o Apocalipse รฉ um livro com estrutura profรฉtica com linguagem poรฉtica revelada por um mensageiro celestial, ou seja, Jesus. E essa profecia รฉ revelada por meio de visรตes que misturam realidade com simbolismos. E para nos ajudar a compreender essa linguagem complexa, Jesus usou figuras conhecidas do ser humano (como dragรตes e outros seres) em sua narrativa.

Muitas coisas descritas em Apocalipse sรฃo figurativas e, provavelmente, nรฃo serรฃo necessariamente como estรฃo na Bรญblia. Por exemplo, veja como ela se refere ao anticristo no capรญtulo 13:

“Vi uma besta que saรญa do mar. Tinha dez chifres e sete cabeรงas, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeรงa um nome de blasfรชmia. A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pรฉs como os de urso e boca como a de leรฃo. O dragรฃo deu ร  besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Uma das cabeรงas da besta parecia ter sofrido um ferimento mortal, mas o ferimento mortal foi curado. Todo o mundo ficou maravilhado e seguiu a besta.” (Apocalipse 13:1-3)

O Anticristo assumirรก a forma de um ser humano, porรฉm, Jesus usou a linguagem poรฉtica para mostrar o quanto ele serรก poderoso e perigoso. Entรฃo, para entendermos Apocalipse da forma correta, temos que pedir a Deus compreensรฃo e sabedoria. Desse modo, veremos que o foco principal desse Livro รฉ exaltar a grandeza do Senhor e nos dar a esperanรงa de que, por meio de Cristo, venceremos o mal e receberemos a vida eterna.

2ยบ erro ao ler o Livro de Apocalipse: Nรฃo conhecer a origem do Livro

Outro erro muito comum que os cristรฃos cometem ao ler Apocalipse รฉ acreditar que este Livro รฉ de autoria do apรณstolo Joรฃo. Mas isso nรฃo รฉ verdade. O tรญtulo deste livro tambรฉm poderia se chamar "A Revelaรงรฃo de Jesus", uma vez que foi Cristo quem mostrou ao Seu discรญpulo, hรก cerca de 2000 anos, os eventos que acontecerรฃo durante a Grande Tribulaรงรฃo, o Armagedom e o Juรญzo Final. Sendo assim, Joรฃo nรฃo รฉ o autor de Apocalipse, e sim o seu escritor. Cristo รฉ o responsรกvel por tudo o que lemos ali. Veja como Joรฃo comeรงa esses relatos:

“Revelaรงรฃo de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve hรก de acontecer. Ele enviou o seu anjo para tornรก-la conhecida ao seu servo Joรฃo, que dรก testemunho de tudo o que viu, isto รฉ, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lรช as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela estรก escrito, porque o tempo estรก prรณximo.” (Apocalipse 1:1-3)

Jesus รฉ o verdadeiro autor do livro e ajudou Joรฃo a registrar essa mensagem. Uma das razรตes pela qual Joรฃo era a pessoa ideal para esse papel era por causa de seu relacionamento รญntimo com Jesus. Como discรญpulo amado de Jesus, Ele andou com Ele por trรชs anos e realmente creu fielmente em tudo no que Cristo disse.

3ยบ erro ao ler o Livro de Apocalipse: Esquecer da mensagem de esperanรงa

Muitos cristรฃos nรฃo conseguem enxergar a esperanรงa que Jesus nos oferece no Livro de Apocalipse. Eles voltam tanto os seus olhos para as desgraรงas vindas com a Grande Tribulaรงรฃo e a maldade causada pelo Anticristo que se esquecem de que este Livro se trata, na verdade, da vitรณria do Senhor. Vamos ler o que diz o capรญtulo 19:

“Entรฃo ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidรฃo, como o estrondo de muitas รกguas e fortes trovรตes, que bradava: ‘Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glรณria! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva jรก se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro’. O linho fino sรฃo os atos justos dos santos. E o anjo me disse: ‘Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: ‘Estas sรฃo as palavras verdadeiras de Deus". (Apocalipse 19:6-9)

Se vocรช pensar no Livro de Apocalipse apenas como um livro cheio de tragรฉdias e julgamentos, vocรช nรฃo conseguirรก entender o verdadeiro propรณsito que รฉ trazer esperanรงa. Podemos encontrar seguranรงa por meio de sua mensagem de que Deus nos salvarรก e que o inimigo nรฃo tem domรญnio sobre Ele. Em Apocalipse 1 estรก escrito:

“Feliz aquele que lรช as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela estรก escrito, porque o tempo estรก prรณximo.” (Apocalipse 1:3)

4ยบ erro ao ler o Livro de Apocalipse: Nรฃo entender o significado de certos nรบmeros

O livro de Apocalipse estรก repleto de numerologia, porque essa รฉ uma das caracterรญsticas da literatura apocalรญptica. Alguns nรบmeros sรฃo apenas simbรณlicos, porรฉm, outros parecem ter valor literal, por mais que contenham tambรฉm algum valor simbรณlico. A chave รฉ saber quando algo deve ser tomado literalmente e quando deve ser tomado simbolicamente.

Vamos comeรงar pelo nรบmero 12: esse nรบmero representa algo completo, organizado e instituรญdo por Deus. Por exemplo, na visรฃo que o apรณstolo Joรฃo teve dos cรฉus, havia uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto ร s portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apรณstolos do Cordeiro. (Apocalipse 21:12;14).

Alรฉm disso, os mรบltiplos de 12 podem ter um significado parecido, como os 144 mil servos selados por Deus (Apocalipse 7:4) e os 24 tronos com os 24 anciรฃos assentados ao redor de Cristo (Apocalipse 4:4), que provavelmente simbolizam os 12 apรณstolos de Jesus e as 12 tribos de Israel.

E outro nรบmero interessante que contรฉm muito significado รฉ 6. Por ser um a menos que sete, que geralmente representa algo completo, o nรบmero seis pode representar algo incompleto ou imperfeito, ou entรฃo algo relacionado aos inimigos de Deus. Por isso que a Bรญblia nos mostra no capรญtulo 13 que o nรบmero da besta รฉ o 666.

Em contraste, o nรบmero sete representa perfeiรงรฃo de Deus e conclusรฃo. ร‰ por isso que a Grande Tribulaรงรฃo se encerra quando se completa 7 anos da vinda do Anticristo, porque, รฉ a partir dali que o Senhor dominarรก todas as coisas e derrotarรก o inimigo de uma vez por todas. O 7 tem tanto significado que ele nรฃo fica apenas no Apocalipse; Se analisarmos outros livros bรญblicos, veremos o quanto esse nรบmero รฉ significativo para Deus.

Por exemplo, Deus ordenou que os israelitas marchassem em volta de Jericรณ por sete dias consecutivos e que fizessem isso sete vezes no sรฉtimo dia. (Josuรฉ 6:15). Alรฉm disso, quando Jesus disse a Pedro que ele deveria perdoar ‘nรฃo atรฉ sete vezes, mas atรฉ setenta e sete vezes’, essa repetiรงรฃo de “sete” passava a ideia de algo “sem limite”. (Mateus 18:21, 22).

5ยบ erro ao ler o Livro de Apocalipse: Acreditar que ele mostra a data da volta de Jesus

Muitas vezes as pessoas dedicam anos e mais anos de estudo aprofundado do Livro de Apocalipse na crenรงa de que encontrarรฃo sinais ocultos a respeito da data em que Jesus retornarรก ร  Terra para derrotar o Anticristo, o falso profeta e Satanรกs. Porรฉm, qualquer um que tentar ir por esse caminho falharรก. Veja o que o prรณprio Jesus declarou sobre isso durante a sua primeira passagem pela Terra:

"Quanto ao dia e ร  hora ninguรฉm sabe, nem os anjos dos cรฉus, nem o Filho, senรฃo somente o Pai. Como foi nos dias de Noรฉ, assim tambรฉm serรก na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilรบvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, atรฉ o dia em que Noรฉ entrou na arca; e eles nada perceberam, atรฉ que veio o dilรบvio e os levou a todos. Assim acontecerรก na vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:36-39)

ร‰ impossรญvel determinar o dia ou a hora exata da volta de Jesus. Nem mesmo os anjos do cรฉu e atรฉ Ele mesmo enquanto esteve aqui como um ser humano como eu e vocรช, sabiam sobre o dia e a hora desse acontecimento tรฃo maravilhoso. Porรฉm, uma coisa que o Livro de Apocalipse deixa claro รฉ que Jesus vai retornar um dia como Rei dos reis e Senhor dos senhores e que, por isso, devemos nos arrepender de nossos pecados e nos entregar a Ele de todo o nosso coraรงรฃo.

Conclusรฃo

Meus irmรฃos, eu sei que o Livro de Apocalipse pode parecer bem confuso em um primeiro momento. Mas, se vocรช parar para lรช-lo e entender os temas do livro, ele revelarรก informaรงรตes que o ajudarรฃo de maneira profunda em sua jornada cristรฃ. Entรฃo confie na Palavra de Deus e vocรช nunca serรก abandonado!


Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem