Hรก dois mil anos, as profecias do Antigo Testamento que tratavam da vinda do Messias ao mundo, enfim, se cumpriram. Mas, mesmo nascendo no meio do povo de Deus, os judeus nunca reconheceram Jesus como o Seu salvador e nรฃo O receberam como deveriam. Em Joรฃo 1 estรก escrito o seguinte:

“Aquele que รฉ a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermรฉdio dele, mas o mundo nรฃo o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus nรฃo o receberam” (Joรฃo 1:10,11).

Realmente รฉ muito difรญcil compreender o que se passa com a maioria dos judeus, afinal de contas, a vinda de Jesus foi profetizada por diversos profetas bรญblicos do Antigo Testamento com detalhes impressionantes. Vamos ver alguns deles:

. Foi dito que o Messias viria de uma virgem:

“Disse Isaรญas: ‘Ouรงam agora, descendentes de Davi! Nรฃo basta abusarem da paciรชncia dos homens? Tambรฉm vรฃo abusar da paciรชncia do meu Deus? Por isso o Senhor mesmo lhes darรก um sinal: a virgem ficarรก grรกvida e darรก ร  luz um filho, e o chamarรก Emanuel.” (Isaรญas 7:13,14)

. O local do Seu nascimento foi detalhado:

"Tu, Belรฉm-Efrata, embora sejas pequena entre os clรฃs de Judรก, de ti virรก para mim aquele que serรก o governante sobre Israel. Suas origens estรฃo no passado distante, em tempos antigos." (Miquรฉias 5:2)

. A Sua morte foi revelada com riqueza de detalhes:

“Ele foi transpassado por causa das nossas transgressรตes, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nรณs, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nรณs se voltou para o seu prรณprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nรณs. Ele foi oprimido e afligido, contudo, nรฃo abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele nรฃo abriu a sua boca.” (Isaรญas 53:5-7)

Essa รฉ, com certeza, uma das questรตes religiosas mais intrigantes de todas. Afinal, como um povo que esperou milhares de anos ansiosamente pelo Seu salvador simplesmente O ignorou e nรฃo acreditou em nenhuma de Suas palavras quando Ele veio? ร‰ realmente muito estranho.

E para te ajudar a entender os motivos pelos quais os judeus rejeitaram Jesus e porque a maioria deles faz isso atรฉ hoje, eu vou te mostrar 5 fatos que fizeram eles ignorarem Cristo como sendo o Messias, ou seja, o Enviado de Deus para a nossa salvaรงรฃo.

1) Eles interpretaram mal as profecias sobre o Messias

A falta de compreensรฃo do que os profetas de Deus falaram sobre a primeira vinda de Cristo ao mundo รฉ, com certeza, o principal motivo pelo qual os judeus nรฃo aceitam Jesus como sendo o Messias. E o prรณprio Jesus falou sobre isso algumas vezes. Vamos ler duas passagens do Evangelho de Mateus em que Ele falou sobre a ignorรขncia do Seu povo em relaรงรฃo a quem Ele era:

“Vocรชs nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e รฉ algo maravilhoso para nรณs”. (Mateus 21:42)

Pouco depois, em outra ocasiรฃo, Jesus voltou a fazer crรญticas aos judeus, dizendo a eles o seguinte:

“Vocรชs estรฃo enganados porque nรฃo conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mateus 22:29)

E foi por causa dessas afrontas aos religiosos judeus, que se gabavam de ter o conhecimento perfeito da Torรก (que รฉ como eles chamam o Antigo Testamento), que os lรญderes judeus decidiram prender Jesus e condenรก-Lo ร  morte de cruz. O Messias que eles tanto aguardavam estava bem ali, ao lado deles, mas o orgulho os impediu - e ainda impede de enxergรก-Lo.

2) Eles esperavam por um lรญder poderoso

A histรณria dos judeus รฉ marcada por opressรฃo de outros povos. Foi assim nos tempos de Moisรฉs, de Jeremias, de Daniel e de outros homens de Deus. E nos tempos de Jesus nรฃo foi diferente. Por mais que nรฃo fossem mais escravos como eram no passado, os descendentes de Israel viviam sobre o domรญnio do impรฉrio romano.

E, na esperanรงa de que seriam libertos de mais um longo perรญodo de opressรฃo e tivessem o domรญnio sobre si mesmos e, tambรฉm sobre outros povos menores, os judeus esperavam por um Messias poderoso, que descesse dos cรฉus cheio de Sua glรณria para trazer liberdade e justiรงa aos escolhidos de Deus.

Jesus, porรฉm, nasce como filho de um carpinteiro, sem nenhuma riqueza ou poder polรญtico. Nรฃo era o Messias que eles queriam, mas quando viam a sua sabedoria e os sinais que Ele operava, os judeus ficavam escandalizados. Veja o que estรก escrito em Mateus 13:

“Chegando ร  sua cidade, comeรงou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: "De onde lhe vรชm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Nรฃo รฉ este o filho do carpinteiro? O nome de sua mรฃe nรฃo รฉ Maria, e nรฃo sรฃo seus irmรฃos Tiago, Josรฉ, Simรฃo e Judas? Nรฃo estรฃo conosco todas as suas irmรฃs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: ‘Sรณ em sua prรณpria terra e em sua prรณpria casa รฉ que um profeta nรฃo tem honra". (Mateus 13:55-57)

Os judeus viraram as costas para Jesus porque viram que Ele nรฃo atenderia o desejo ambicioso deles de se libertar do domรญnio de Roma e fazer deles o povo mais poderoso da Terra. A verdade รฉ que eles nรฃo entenderam que o propรณsito de Jesus era trazer o Reino de Deus e libertรก-los do domรญnio do pecado. Veja o que Ele disse a Pilatos:

“O meu Reino nรฃo รฉ deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino nรฃo รฉ daqui". (Joรฃo 18:36)

3) Jesus apontou os pecados dos judeus

Como vimos antes, os religiosos judeus eram muito orgulhosos e acreditavam ser melhores que as outras pessoas. E Jesus exemplificou isso muito bem na parรกbola do fariseu e do publicano, que eram os homens que cobravam os impostos naquela รฉpoca:

"A alguns que confiavam em sua prรณpria justiรงa e desprezavam os outros, Jesus contou esta parรกbola: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pรฉ, orava no รญntimo: ‘Deus, eu te agradeรงo porque nรฃo sou como os outros homens: ladrรตes, corruptos, adรบlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dรญzimo de tudo quanto ganho’. ‘Mas o publicano ficou ร  distรขncia. Ele nem ousava olhar para o cรฉu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericรณrdia de mim, que sou pecador’. Eu lhes digo que este homem, e nรฃo o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta serรก humilhado, e quem se humilha serรก exaltado". (Lucas 18:9-14)

Jesus contou essa parรกbola com o objetivo de confrontar os judeus, que se consideravam perfeitos e sem pecados. E o fato de dizer a verdade ร queles homens, despertou a ira em seus coraรงรตes. Vamos acompanhar o diรกlogo de Cristo com alguns lรญderes religiosos. Jesus disse:

“Vocรชs estรฃo fazendo as obras do pai de vocรชs’. Protestaram eles: ‘Nรณs nรฃo somos filhos ilegรญtimos. O รบnico Pai que temos รฉ Deus’. Disse-lhes Jesus: ‘Se Deus fosse o Pai de vocรชs, vocรชs me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu nรฃo vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem nรฃo รฉ clara para vocรชs? Porque sรฃo incapazes de ouvir o que eu digo. Vocรชs pertencem ao pai de vocรชs, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princรญpio e nรฃo se apegou ร  verdade, pois nรฃo hรก verdade nele. Quando mente, fala a sua prรณpria lรญngua, pois รฉ mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocรชs nรฃo creem em mim, porque lhes digo a verdade!” (Joรฃo 8:41-45)

4) Jesus nรฃo se prendia ร s tradiรงรตes judaicas

O povo judaico sempre foi um dos mais religiosos e apegados ร s suas tradiรงรตes. E entre elas estava a de se guardar o sรกbado, afinal, de acordo com a lei de Moisรฉs, contida nos 10 Mandamentos, aquele era um dia sagrado.

Mas Jesus, por mais que fosse judeu e tivesse crescido em meio a essas tradiรงรตes, sabia que os verdadeiros mandamentos eram amar a Deus sobre todas as coisas e ao prรณximo como a si mesmo. E foi isso que Ele fez! Certa vez, ao entrar no templo, Jesus disse ร queles homens:

“Eu lhes digo que aqui estรก o que รฉ maior do que o templo. Se vocรชs soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericรณrdia, nรฃo sacrifรญcios’, nรฃo teriam condenado inocentes. Pois o Filho do homem รฉ Senhor do sรกbado”. (Mateus 12:6-8)

O Novo Testamento nos mostra que pelo menos por sete vezes Cristo operou milagres no sรกbado, cumprindo Seu propรณsito, honrando e glorificando a Deus. Por isso, foi duramente criticado pelos lรญderes religiosos da รฉpoca. Infelizmente, estes perseguidores nรฃo estavam enxergando alรฉm de suas regras e tradiรงรตes exageradas e comeรงaram a procurar uma forma de matar Jesus.

5) Os judeus preferiram ouvir seus lรญderes religiosos

Os judeus esperavam um Messias poderoso e polรญtico, nรฃo um filho de carpinteiro que mal tinha onde dormir. Por isso, eles se apegavam a qualquer figura que demonstrasse lideranรงa e poder de convencimento. E Jesus, outra vez, os confrontou. Veja o que Ele disse aos Seus discรญpulos a respeito dos principais homens do templo:

“Deixem-nos; eles sรฃo guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairรฃo num buraco". (Mateus 15:14)

E esse fato era tรฃo verdadeiro que a Bรญblia diz que quando Pilatos perguntou aos judeus o que eles queriam fazer com Jesus, eles ouviram as ordens dos sacerdotes e dos anciรฃos e pediram para crucificar Cristo e libertar Barrabรกs, um dos maiores assassinos daquela รฉpoca. Isso demonstra o quanto eles estavam cegos espiritualmente e isso ocorre atรฉ os dias de hoje. Veja o que a Bรญblia diz:

“Na verdade as mentes deles se fecharam, pois atรฉ hoje o mesmo vรฉu permanece quando รฉ lida a antiga alianรงa. Nรฃo foi retirado, porque รฉ somente em Cristo que ele รฉ removido. De fato, atรฉ o dia de hoje, quando Moisรฉs รฉ lido, um vรฉu cobre os seus coraรงรตes. Mas quando alguรฉm se converte ao Senhor, o vรฉu รฉ retirado” (2 Corรญntios 3:14-16).

Conclusรฃo

Fica claro que os judeus nรฃo aceitam Jesus Cristo porque preferem fazer a sua prรณpria vontade e nรฃo a vontade de Deus. As evidรชncias sรฃo claras de que Jesus รฉ o Messias prometido por Deus. Infelizmente atรฉ hoje existem judeus que nรฃo reconhecem Jesus como o Messias prometido. Eles ainda aguardam um Messias que nรฃo virรก, pois jรก veio.

Resumindo, meus irmรฃos, os judeus rejeitam Jesus atรฉ hoje porque, segundo eles, Cristo nรฃo cumpriu as principais tarefas do Messias; Ele nรฃo possuรญa as qualidades exigidas para ter o tรญtulo de Messias.

E ao pesquisar sobre as principais tarefas que os judeus esperam do Messias, eu descobri que eles acreditam que o verdadeiro Messias vai erguer o terceiro templo em Israel; reunirรก todos os judeus do mundo na terra de Israel; farรก com que o mundo entre numa era de paz universal, com o fim do รณdio, ร  opressรฃo e ร s doenรงas. Porรฉm, se analisarmos bem, quem farรก tudo isso na Terra nรฃo serรก o Messias, e sim o Anticristo!

Os judeus, infelizmente, serรฃo enganados pelo inimigo e sofrerรฃo as consequรชncias de terem negado a Jesus como verdadeiro Messias. Haverรก fome, dor, sofrimento, morte, pois Israel serรก invadida por exรฉrcitos do Anticristo. Porรฉm, Deus cumprirรก a Sua promessa com os israelitas e os livrarรก. Entรฃo, os judeus se arrependerรฃo dos seus pecados e, enfim, reconhecerรฃo que Jesus รฉ o Messias e clamarรฃo por Ele! Veja o que o prรณprio Cristo disse, pouco antes de ser crucificado:

“Jerusalรฉm, Jerusalรฉm, vocรช, que mata os profetas e apedreja os que lhe sรฃo enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reรบne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocรชs nรฃo quiseram. Eis que a casa de vocรชs ficarรก deserta. Pois eu lhes digo que vocรชs nรฃo me verรฃo desde agora, atรฉ que digam: ‘Bendito รฉ o que vem em nome do Senhor” (Mateus 23:37-39). 


Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem