terça-feira, 28 de setembro de 2021

𝟕 𝐩𝐞𝐜𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐚𝐫 𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬

 


Muitos têm sido os acontecimentos que provam que estamos no fim dos tempos. Já podemos ver isso com o aumento da fome, das doenças, com as mudanças climáticas cada vez mais frequentes e, também, com o ser humano, que está cada vez mais distante de Deus. E foi exatamente sobre isso que Jesus falou em Mateus, capítulo 24. Veja o que Ele disse:

“Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:10-12).

Perceba que a maldade é uma das coisas que Jesus disse que iria aumentar no mundo pouco antes de Sua volta. E é exatamente isso que está acontecendo, não é mesmo? Ou você acha que a falta de amor ao próximo tem crescido por acaso? É claro que não! E quem nos confirma isso é o apóstolo Paulo. Vamos ler o que ele escreveu em sua 2ª Carta a Timóteo:

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder” (2 Timóteo 3:1-5).

Irmãos, estamos vivendo os últimos dias e é exatamente isso que eu quero te provar no vídeo de hoje, te mostrando os 7 pecados que vão dominar o mundo antes da volta de Jesus, para que você vigie e não os pratique.

1º Pecado: Egoísmo

O primeiro pecado apontado pelo apóstolo Paulo em 2 Timóteo é o egoísmo. E, se analisarmos bem, isso já está acontecendo. Basta uma rápida olhada nas redes sociais para ver que o ser humano está cheio de si mesmo, ostentando aquilo que conquistou, não se preocupando com o próximo e nem com as coisas de Deus.

O egoísmo é uma das piores doenças espirituais deste século porque mata a essência do homem e o afasta do Senhor. Ele vai contra os principais mandamentos de Jesus que é amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo (Marcos 12:30,31).

O egoísmo está tomando conta do mundo, mas nós cristãos, não podemos nos conformar com isso. Devemos seguir os passos de Jesus que veio para servir e dar a Sua vida para nos salvar do pecado. Você está disposto a abrir mão das suas vontades para fazer a vontade do Senhor?

2º Pecado: Avareza

O segundo pecado que o Paulo traz em sua carta é a avareza, que nada mais é do que o amor ao dinheiro. E em outro momento ele disse:

“O amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6:10)

Você já parou para pensar na quantidade de crimes que são cometidos no mundo todos os dias por causa do dinheiro? São fraudes, roubos, homicídios, guerras... Famílias são destruídas e sonhos são interrompidos por causa do amor ao dinheiro.

Mas, veja bem: o problema não é o dinheiro em si. Na verdade, ele é uma dádiva de Deus em nossas vidas, para que possamos nos sustentar e ajudar os mais necessitados. O problema é o apego às coisas materiais.

E este versículo que acabamos de ler, diz que muitos, por amarem o dinheiro, foram atormentados com muito sofrimento. E é exatamente isso que tem ocorrido nos dias de hoje. Muita gente rica, com muita condição financeira, tem entrado em depressão, tido crises de ansiedade, de pânico... tudo por causa do desejo de querer ter sempre mais.

Por isso meu irmão, tome muito cuidado, pois as pessoas que colocam o dinheiro em primeiro lugar, deixam de buscar a Deus e se desviam totalmente da fé.

3º Pecado: Imoralidade

A falta de santidade é um pecado que tem dominado o mundo todo nesses últimos dias antes da volta de Jesus. E sobre isso nem precisamos falar muito, né? Basta uma olhada na televisão ou nas redes sociais para nos depararmos com cenas cheias de sensualidade e sexualidade. Hoje há aplicativos que pagam as pessoas por fotos e vídeos sensuais, e no desejo de se ganhar mais, homens e mulheres expõem os seus corpos a desconhecidos sem nenhuma preocupação. Isso sem falar dos sites voltados para pessoas que querem cometer adultério. E sabe o que é pior? Tudo isso é considerado super normal. Porém, a imoralidade é uma ofensa para Deus, pois Ele é santo. Veja o que a Bíblia diz:

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” (1 Coríntios 6:18-20)

Irmãos, se queremos viver com Cristo e reinar com Ele para sempre, precisamos nos arrepender de nossos pecados e buscar uma vida de santidade. Por isso, fuja da imoralidade e viva para a glória de Deus!

4º Pecado: Blasfêmia

Esse é o pecado mais grave que uma pessoa pode cometer e, infelizmente, vemos isso acontecer o tempo todo, nas novelas, nos filmes, nas séries, nas músicas e também na internet. Veja o que Jesus disse:

“Eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir.” (Mateus 12:31,32)

Blasfemar é falar mal, xingar, ofender, inventar mentiras, e isso nós sabemos que os fariseus faziam o tempo todo contra Jesus. Mas o próprio Cristo disse que até isso poderia ser perdoado. O grande perigo era blasfemar contra o Espírito Santo. Por quê?

Porque a função do Espírito Santo é convencer o homem do pecado e levá-lo ao arrependimento. E para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (João 16:7,8 / Atos 3:19,20). Por isso, quem blasfema contra o Espírito Santo está ignorando o Único que pode convencê-lo a abandonar o pecado para receber o perdão.

E talvez você esteja se perguntando: “Será que eu cometi blasfêmia contra o Espírito Santo?”

Se você está arrependido, então você não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus deixou claro que Ele nunca rejeita quem vem até Ele. Então confesse o seu pecado e você receberá o perdão (João 6:37 / 1 João 1:9).

Quem blasfema contra o Espírito Santo não se sente mal e culpado, porque já rejeitou completamente o arrependimento e não pretende mudar de vida. Mas quem fica triste quando comete um pecado e sente o desejo de ter um relacionamento com Deus, essa pessoa claramente não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo.

5º Pecado: Comodismo

Quem não gosta de estar na zona de conforto, não é mesmo? Nós gostamos que as coisas continuem do jeito que estão e pronto! E um dos principais sinais de que estamos acomodados é quando não tomamos decisões ou assumimos responsabilidades que poderão nos causar algum tipo de desconforto.

Mas por que isso seria um pecado? Porque é impossível cumprir o chamado de Deus e levar a Palavra às pessoas sem deixarmos a nossa zona de conforto. O apóstolo Paulo disse que o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Ou seja, ele é capaz de transformar a vida das pessoas e restaurar famílias, mas quando você está acomodado, ao invés de sentir o desejo de compartilhar do amor de Deus, você se satisfaz simplesmente por frequentar a igreja e por achar que já cumpriu o seu papel como cristão.

E nesses últimos tempos, as distrações e o entretenimento estão aumentando muito! As pessoas gastam horas, dias e semanas assistindo seriados na TV, ouvindo músicas, jogando video-game, curtindo com os amigos, e nem percebem que Jesus pode voltar a qualquer momento.

Por isso, a melhor forma de vencer o pecado do comodismo é lutar contra a sua carne e se unir com pessoas que tem andado com Deus. Veja o que a Bíblia diz:

“Pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)

6º Pecado: Arrogância

A pessoa arrogante é aquela que se acha melhor do que as outras e não tem o menor interesse em ouvir outras opiniões, porque ela acha que está sempre certa. Sua vaidade é maior do que qualquer outra coisa, inclusive do que o seu amor por Deus. E esse é mais um pecado que tem dominado o mundo, não é mesmo? Pare um minuto e reflita: quantas pessoas você conhece que se consideram mais inteligentes, espertas e até mais espirituais que as outras?

Mal elas sabem que a arrogância só leva à destruição e ao afastamento de Deus, pois a Bíblia diz que "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (Tiago 4:6).

Irmãos, nós nunca devemos ser arrogantes, porque Jesus está prestes a voltar e somente aqueles que tiveram a humildade de reconhecer que não são nada sem a Sua graça e misericórdia é que serão salvos, pois Cristo só salva quem se arrepende de seus pecados e crê Nele como único Salvador.

7º Pecado: Ingratidão

A Bíblia diz que o homem tem um coração enganoso e corrupto por natureza (Jeremias 17:9,10), e a ingratidão vem como consequência disso; ela não é nada mais do que a falta de reconhecimento por aqueles que lhe fizeram o bem. Seja sincero: quantas você agradeceu a Deus por algo hoje? E na última semana, quantas vezes você disse “obrigado” ao Senhor?

Quando a pessoa se torna ingrata, é só questão de tempo para que ela se esqueça de quem a fez conquistar tudo o que tem, e a ser quem ela é. E hoje em dia, infelizmente, temos visto muitas pessoas desse jeito. Elas recebem dons e talentos, são abençoadas com saúde, paz, bens materiais e, ainda assim, não agradecem a Deus por tudo o que recebem.

Foi exatamente isso que aconteceu com Jesus, quando Ele curou 10 homens leprosos. A Bíblia diz que somente um daquele grupo voltou para agradecê-Lo (Lucas 17:11-18), e o próprio Cristo ficou surpreso com a falta de gratidão dos outros nove. Lembrando que esse homem que agradeceu, nem era judeu. Ele fazia parte de um povo considerado inferior. E sabe o que isso nos ensina? Que as pessoas que foram salvas por Jesus, podem cair no erro de não reconhecerem o amor e a misericórdia de Deus por terem se acostumado com isso. Por isso, lembre-se todos os dias da grande obra que o Senhor fez na sua vida e agradeça!

Conclusão

Irmãos, Jesus está prestes a voltar. Muito em breve a trombeta irá tocar e o Salvador do mundo virá para derrotar o Anticristo, o falso profeta e seu líder, Satanás. E como nós ficaremos diante disso? Vamos buscar ao Senhor enquanto há tempo ou continuaremos vivendo como se Jesus nunca fosse voltar? A escolha é toda sua. Então não permita que nenhum desses 7 pecados dominem o seu coração. Deus te abençoe.

Autor: Pastor Antonio Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...