ReferΓͺncia: GΓͺnesis 15.1-6
INTRODUÇÃO
1. Depois destes acontecimentos: Quais acontecimentos? A BΓ­blia nΓ£o diz: EntΓ£o precisamos ver nos capΓ­tulos anteriores.
– Coisas ruins:
a) Fome e fuga para o Egito – 12:10
b) Mentira no Egito por causa de Sara – 10:13
c) Briga dos seus servos com os servos de LΓ³ – 13:7.
d) Separação de LΓ³ – 13:9.
e) Guerra com quatro reis – 14:12-17.
– Coisas boas:
a) Promessa de uma terra – 13:14-15.
b) Γ‰ abenΓ§oado por Melquisedeque quando oferece os dΓ­zimos– 14:18-24.
2. Igualzinho a vocΓͺ
a) VocΓͺ veio aqui e foi recebeu uma fechada no trΓ’nsito e te xingou.
b) Passou a 75 Km no radar e tomou uma multa e chegou na igreja raivoso e a culpa Γ© da tua mulher que se atrasou.
c) Chega na porta para estacionar e o diΓ‘logo diz que vocΓͺ vai ter que estacionar a uns 2 km para frente.
d) VocΓͺ sai daqui e bate o carro: todo mundo bate o carro. Quem nΓ£o bate corre Γ© atropelado. Chove na casa do rico e do pobre. Todo mundo estΓ‘ sujeito aos mesmos problemas. Γ‰ depois destes acontecimentos que as coisas vΓ£o mudar. Meu irmΓ£o comece a olhar para frente. Aprenda a caminhar na vida. NΓ£o fique agarrado no passado. Depois destes acontecimentos, Deus vai falar com vocΓͺ. Depois da noite vem a luz do dia. Olha pra frente. TEm coisa nova pela frente. Aprenda a virar a pΓ‘gina.
e) Depois do desemprego, da crise financeira, do problema no casamento, da reprovação. Tem gente que depois desses acontecimentos fica amargo, se revolta contra Deus, foge da igreja. Faz como Pedro, volta a pescar. Γ‰ depois desses acontecimentos que as coisas comeΓ§am a acontecer.
I. NO MEIO DESTES ACONTECIMENTOS, DEUS FALA COM VOCÊ – V. 1
1. Depois destes acontecimetos Deus vai falar com vocΓͺ!
• Depois desses acontecimentos Deus se manfeista. Primeiro ele deixa o caldo engrossar, o coro comer, mas depois ele fala. Depois desses acontecimentos, Deus se manifesta.
• Crente passa por problema: bate carro; quem nΓ£o bate carro Γ© atropelado. Crente fica doente. Crente tem briga na famΓ­lia.
2. Depois destes acontecimentos Deus tem uma palavra especΓ­fica
• Deus falou com AbraΓ£o, nΓ£o foi com LΓ³ nem com Sarai. Deus tem uma palavra para sua vida. Essa Γ© uma palavra especΓ­fica. Deus se revela a quem dΓ‘ ouvidos a essa palavra.
3. Essa Palavra revela 3 coisas:
1) Ela revela o cuidado de Deus – “NΓ£o temas”.
• “Deus cuida de mim, Γ  sombra das tuas asas” – “Deus cuidarΓ‘ de ti”. Kleber Lucas. VocΓͺ nΓ£o tem que temer. O teu cuidado Γ© descansar em Deus. HΓ‘ mais de 365 nΓ£o temas. Para cada dia Deus tem uma palavra para vocΓͺ. LanΓ§a fora o medo (1 Jo 4:18) – A presenΓ§a do amor lanΓ§a fora todo o mundo.
• Tem muita gente na igreja atormentada: oh, vida, oh azar, oh dia, Γ³h segunda-feira! Oh, meu Deus. Espera com paciΓͺncia. SerΓ‘ que eu vou conseguir, serΓ‘ que eu vou casar, serΓ‘ que eu vou passar no concurso, no vestibular. IrmΓ£o larga a dΓΊvida. Confie. Creia!
• Deus cuida de vocΓͺ melhor que cuida das aves, do que o lΓ­rio do campo.
2) A proteção de Deus
– DΓ‘ para andar nesses dias em que todos os governadores estΓ£o prometendo seguranΓ§a. O crente tem que andar confiando em IsaΓ­as 54:17: “nenhuma arma forjada contra vocΓͺ prosperΓ‘”.
– Deus Γ© seu escudo. Ele Γ© cerca vocΓͺ por trΓ‘s, por diante. Sua vida estΓ‘ nas mΓ£os do Deus vivo. VocΓͺ nΓ£o precisa temer o diabo, nem o mundo.
– Ilustração: D. Josefa, a missionΓ‘ria baixinha AssemblΓ©ia de Deus que prega de mega-fone na 13 de Maio em SΓ£o Paulo: “Um traficante disse: Oh nanica, baixinha, se a senhora falar mais alguma coisa nesse megafone eu vou fazer vocΓͺ engolir esse gafone. Ela disse: vocΓͺ estΓ‘ repreendido. Ele caiu. Ele gritou: ela disse ajoelhe que eu vou orar por vocΓͺ. Ela estΓ‘ protegida pelo sangue. Sua vida estΓ‘ nas mΓ£os de Deus. VocΓͺ Γ© a menina dos olhos de Deus.
– Quem tocar em vocΓͺ mexe com Deus e arranja uma grande encrenca com Deus. Deus Γ© o meu Pai. Ai de quem tentar mexer na minha vida. Ai de quem tentar por a mΓ£o em vocΓͺ. VocΓͺ Γ© propriedade exclusiva do Senhor. NinguΓ©m pode tocar em vocΓͺ. Deus Γ© o seu escudo.
3. NΓ³s servimos ao Deus de vitΓ³ria – Teu galardΓ£o serΓ‘ sobremodo grande.
– Deus tem uma bΓͺnção grande, uma batalha grande, uma vitΓ³ria grande.
-Aqueles que esperam com paciΓͺncia recebem a bΓͺnção do SEnhor. Deus galardoa. E esse galardΓ£o Γ© muito grande.
-Meu irmΓ£o, nenhum olho viu nem ouvido ouviu o que Deus preparou par vocΓͺ. VocΓͺ Γ© filho, herdeiro, vitorioso.
-Sua heranΓ§a Γ© imarcessΓ­vel, gloriosa. Veja quΓ£o rico vocΓͺ Γ©. VocΓͺ Γ© muito abenΓ§oado: Deus escolheu vocΓͺ.
II. A LIMITAÇÃO HUMANA – V. 2,3
1. AbraΓ£o poe barreiras
– Deus promete, mas ele nΓ£o crΓͺ. Eu sou incrΓ©dulo. Eu nΓ£o creio. Eu nΓ£o tenho filhos. Meu herdeiro serΓ‘ Eliezer.
– Muitas vezes somos como crianΓ§as emburradas: Deus nos promete vitΓ³ria e nΓ³s estamos assentados num cantinho emburrados e dizendo: tΓ‘ vendo aΓ­ Deus, eu estou sozinho. NΓ£o tenho filhos. PrΓ‘ que essa heranΓ§a toda?
– VocΓͺ se encolhe e revela limitação: O homem do tanque de Betesda. NinguΓ©m me poe na Γ‘gua. Sempre alguΓ©m chega na minha frente. NinguΓ©m me ama, ninguΓ©m liga para mim nessa igreja. Isso revela as imperfeiçáes humanas. Eu nΓ£o tenho filho. NΓ£o tenho sonho, nΓ£o tenho projeto. Eu eu mais quero, eu nΓ£o tenho.
– IrmΓ£o venΓ§a a sua limitação. Enfrente seus medos interiores. Ouse crer na palavra de Deus. NΓ£o olhe as circunstΓ’ncias. NΓ£o tem gente. NΓ£o vai dΓ‘. Quantas limitaçáes vocΓͺ jΓ‘ colocou diante de Deus! NΓ£o vou conseguir vencer. NΓ£o vou conseguir ver minha familia aqui na igreja. Queria tanto mas falta dinheiro, falta gente, falta apoio. E aΓ­ agente comeΓ§a a limitar Deus.
2. Como Deus trata esse problema da limitação
a) v. 4 – Deus remove as limitaçáes –
– Deus fala objetivamente. VocΓͺ estΓ‘ aqui e Deus vai responder claramente para vocΓͺ.
b) v. 5 – Deus conduz vocΓͺ para fora –
– AbraΓ£o estava dentro de uma tenda. Ele estΓ‘ cerca por paredes de pano. Ele olha pro chao e vΓͺ um tapete. A visΓ£o dele estΓ‘ limitada por aquela circunstΓ’ncias. VocΓͺ olha e sΓ³ vΓͺ problema. EntΓ£o, Deus pega vocΓͺ pela mΓ£o e tira vocΓͺ da sua tenda.
c) v. 5 – Deus manda vocΓͺ levantar a cabeΓ§a
– AbraΓ£o saiu da tenda e nΓ£o ficou olhando para baixo. Ele olhou para o cΓ©u. Abra os olhos. Erga a cabeΓ§a. VocΓͺ vai ver que o seu problema nΓ£o Γ© tΓ£o grande como vocΓͺ pensava. Seu Deus Γ© maior do que o seu problema. Ele comeΓ§a a ter uma visΓ£o da vida.
d) v. 5 –Deus manda AbraΓ£o erguer a cabeΓ§a e comeΓ§ar a contar estrelas
– Comece a contar as estrelas. VocΓͺ nunca vai conseguir contar o que Deus vai fazer na sua vida. Deus tem muito mais do que vocΓͺ pode contar. Deus vai fazer muito mais do que sua capacidade de receber, de contar.
– Sai da sua tenda. Comece a contar as estrelas. Assim serΓ‘ a sua descendΓͺncia. Deus vai fazer vocΓͺ multiplicar. Deus vai lhe dar vitΓ³rias maiores do que sua capacidade de entender.
– AbraΓ£o estava acostumado a viver dentro de barracada. Sai da tua barraca. Levante sua cabeΓ§a. ComeΓ§a a contar as estrelas. Creia na vitΓ³ria de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia na possibilidade dessa igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na prosperidade dos seus filhos.
– Volte a contar as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas.
– Ilustração: Quando eu era adolescente, disse para os meus irmΓ£os: eu quero ser um pregador. Eles me disseram enxerga-se menino.
– Tem gente aqui que estΓ£o dando trabalho para os pais: mas que vai ser pregador, escritor, gravar cd’s , ser um profissional de ponta, crente cheio do EspΓ­rito.
– Deus disse para AbraΓ£o. Vai ver se vocΓͺ pode contar estrelas, meu filho. VocΓͺ vai passar sua vida contando coisas e vocΓͺ vai passar a vida toda contando o que Deus vai fazer na sua vida. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas.
– AbraΓ£o venceu seus limites e creu em Deus
III. ABRAΓƒO CRÊ EM DEUS E ISSO LHE Γ‰ IMPUTADO PARA JUSTIΓ‡A
1. AbraΓ£o creu em Deus
• Ele jΓ‘ era muito velho, ele nΓ£o podia mais ser pai. Sara jΓ‘ era idosa e estΓ©ril. Mas para Deus nΓ£o hΓ‘ impossΓ­veis. Ele chama Γ  existΓͺncia as coisas que nΓ£o existem. AbraΓ£o esperou contra a esperanΓ§a. Ele creu no impossΓ­vel.
• AbraΓ£o venceu seus limites. Ele saiu da tenda. Ele saiu da incredulidade. Ele transportou o seu monte. Ele viu o invisΓ­vel. Nada Γ© impossΓ­vel ao que crΓͺ. Qual Γ© o segredo da sua vida, AbraΓ£o, Γ© que ele creu em Deus incondicionalmente.
• Marta disse para Jesus – JΓ‘ cheira mau. Agora nΓ£o tem mais jeito. “Se creres verΓ‘s a glΓ³ria de Deus”.
• AbraΓ£o saiu dos 99 anos sem ter um filho e aos 100 anos ele tornou-se pai de uma grande nação – NΓ£o Γ© o Damasceno. Γ‰ alguΓ©m gerado de ti. Deixe de olhar os seus problemas. Comece a olhar para Deus. Ele Γ© maior do que os seus problemas. Meu irmΓ£o vocΓͺ vai ver o deserto se transformando num manancial. Ele vai transformar sua dor em fonte de consolo.
• Sai da sua tenda – Depois desses acontecimentos Deus vai falar com vocΓͺ. Vai tirar vocΓͺ da sua tenda. Vai levantar sua cabeΓ§a e vai fazer vocΓͺ contar as estrelas. Ele tem uma palavra de vitΓ³ria para vocΓͺ!
• Depois destes acontecimentos, Deus comeΓ§ou a escrever uma nova histΓ³ria na vida de AbraΓ£o – IrmΓ£o, talvez atΓ© aqui vocΓͺ tem sido um colecionador de derrotas. VocΓͺ sΓ³ vΓͺ problema. VocΓͺ olha para vida e sΓ³ enxerga as paredes da tenda. Saia dessa caverna. Sai desse burado existencial. Levante a cabeΓ§a. Sai dessa tenda. Comece a contar as estrelas.
2. A fé lhe foi imputada para justiça
• Deus vai justificar vocΓͺ. Vai perdoar seus pecados.
• Comentar sobre justificação: o que Cristo fez por vocΓͺ. VocΓͺ vai ser aceito pelo Pai. Vai ser perdoado. VocΓͺ terΓ‘ a justiΓ§a de Cristo depositada na sua conta. VocΓͺ serΓ‘ vencedor na terra e aceito no cΓ©u.
CONCLUSÃO
1. Deus vai quebrar os seus limites – VocΓͺ vai crer na Palavra de Deus. E as promessas de Deus vΓ£o se cumprir na sua vida. Seu corpo vai ser fortalecido. Sua cabeΓ§a vai se levantar. VocΓͺ nΓ£o vai mais olhar para os problemas, mas para o cΓ©u.
2. Talvez vocΓͺ estΓ‘ amargurado, pensando: eu nΓ£o tenho filho. As coisas nΓ£o acontecem na minha vida. Meu marido nΓ£o consegue ir para frente. Minha mulher nΓ£o me entende. Meus filhos sΓ³ me dΓ£o dor de cabeΓ§a. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas. Talvez vocΓͺ ainda estΓ‘ desanimado, triste, decepcionado, frustrado com a igreja, com o ministΓ©rio, com o trabalho. Mas ainda na velhice vocΓͺ vai dar fruto. Tem moΓ§o que estΓ‘ pensando em parar de estudar. VocΓͺ vai sair da sua tenda. Vai contar estrelas.
3. Depois destes acontecimentos: mentira, fome, brigas, divisáes na familia, decepção, traição, frustração: um novo horizonte estÑ surgindo. O projeto de Deus é maior do que o seu. Levante a cabeça e dÑ um passo de fé para vencer suas dificuldades. Sai da sua tenda e saia desse quartinho, da cama, da prostração, da murmuração. Não olhe para o passado. Olha pra cima. Seu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
4. Hoje a noite, Deus quer ensinar vocΓͺ a contar estrelas e a conceber coisas novas para sua vida. VocΓͺ vai passar lutas, mas creia em Deus. Creia que ele vai conduzir vocΓͺ em triunfo. VocΓͺ vai dar Γ  luz muitos filhos espirituais. VocΓͺ vai ser pai de uma grande descendΓͺncia. Um tempo novo estΓ‘ surgindo na sua vida. A vitΓ³ria Γ© sua pela fΓ©, em nome de Jesus! As bΓͺnçãos serΓ£o maiores que nossa capacidade de contar!!! Comece a contar estrelas!!!

Rev. Hernandes Dias Lopes.

+++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse EsboΓ§o? Olha a Novidade Que Tenho Para VocΓͺ!

Meu amigo, pastor Aldenir AraΓΊjo preparou um E-book Com 365 EsboΓ§os de SermΓ΅es selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministΓ©rio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. VocΓͺ pode utilizar livremente em suas pregaçáes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocΓͺ deseja investir em seu ministΓ©rio, ainda hoje, terΓ‘ Γ‘ disposição Um SermΓ£o para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar ComentΓ‘rio

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem