ReferΓͺncia: GΓͺnesis 22.1-19
INTRODUÇÃO
1. Em uma inscrição de um relΓ³gio de uma catedral estava escrito: Quando vocΓͺ Γ© crianΓ§a o tempo arrasta. Quando vocΓͺ Γ© jovem o tempo anda. Quando vocΓͺ Γ© adulto o tempo corre. Quando vocΓͺ Γ© velho o tempo voa. SΓ³ mais um pouco e o tempo terΓ‘ ido embora.
2. Aos 75 anos de idade AbraΓ£o foi matriculado na escola da fΓ©. Agora, aos 100 anos ainda estΓ‘ enfrentando tremendas provas e desafios na vida. VocΓͺ nunca Γ© velho demais para enfrentar novos desafios, lutar novas batalhas e aprender novas verdades. Quando nΓ³s paramos de aprender, nΓ³s paramos de crescer; e quando nΓ³s paramos de crescer, nΓ³s paramos de viver.
3. Arthur Schopenhauer, disse que nos primeiros nos 40 a vida nos dΓ‘ o texto e os prΓ³ximos 30 anos a vida nos dΓ‘ o comentΓ‘rio do texto. Para o crente o texto Γ© Rm 1:17: “O justo viverΓ‘ pela fΓ©”. O comentΓ‘rio do texto estΓ‘ sendo escrito Γ  medida que ouvimos a Palavra de Deus e a obedecemos a sua direção dia a dia. Γ‰ triste que muitas pessoas nΓ£o entendem nem o texto nem o comentΓ‘rio e terminam a vida sem mesmo comeΓ§ar a viver.
4. GΓͺnesis 22 nos mostra a maior de todas as provas que AbraΓ£o enfrentou. Pela fΓ© ele triunfou e pode nos ensinar como passar pelas provas vitoriosamente. Vejamos algumas instruçáes prΓ‘ticas:
I. ESPERE TESTES DA PARTE DE DEUS – V. 1-2
1. Na escola da fΓ© nΓ³s teremos testes ocasionais ou jamais saberemos onde estamos na caminhada espiritual. AbraΓ£o enfrentou vΓ‘rios testes na caminhada com Deus: 1) O teste da famΓ­lia – Quando Deus lhe ordenou a sair do meio da sua parentela para uma terra desconhecida (11:27-12:5); 2) O teste da fome – Neste teste AbraΓ£o fracassou porque duvidou de Deus e desceu ao Egito para buscar ajuda (12:10-13:4). 3) O teste da comunhΓ£o – Quando ele deu a LΓ³ a oportunidade de fazer a escolha primeiro para ele e seus pastores (13:5-18). 4) O teste da luta – Quando ele derrotou os reis confederados que sequestraram LΓ³ (14:1-16). 5) O teste da riqueza – Quando ele disse NΓ£o Γ s riquezas de Sodoma (14:17-24). 6) O teste da paciΓͺncia – Quando ele fracassou em ceder Γ s pressΓ΅es de Sara, arranjando um filho com a escrava Hagar (16:1-16). 7) O teste do maior amor – Este foi o supremo teste que AbraΓ£o enfrentou (Gn 22:1-19).

2. Nem toda situação difΓ­cil que vivemos Γ© um teste de Deus. Γ€s vezes sofremos por causa do nosso prΓ³prio pecado. AbraΓ£o sofreu no Egito e em Gerar por seu prΓ³prio pecado. Mas as provas enviadas por Deus sΓ£o para o nosso bem (Tg 1:2-4).

3. Precisamos distinguir entre provação e tentação. As tentaçáes vem dos desejos pecaminosos que estão dentro de nós (Tg 1:12-16), enquanto as provaçáes vem do Senhor. As tentaçáes são usadas pelo diabo para arrancar o pior que estÑ em nós; as provaçáes são usadas por Deus para levar-nos ao melhor. Muitas vezes, as tentaçáes parecem lógicas e as provaçáes sem sentido: Por que esperaria Abraão 25 anos por um filho? Por que daria Deus um filho a Abraão para depois pedir a Abraão para sacrificÑ-lo num altar?

4. JoΓ£o CrisΓ³stomo disse que aqui parece que as coisas de Deus estavam lutando contra as coisas de Deus, a fΓ© contra a fΓ© e o mandamento contra a promessa.
II. PONHA SEUS OLHOS NAS PROMESSAS E NΓƒO NAS EXPLICAÇÕES – V. 3-5
1. Madame Guyon disse que nossa fΓ© nΓ£o serΓ‘ realmente testada atΓ© que Deus nos peΓ§a para suportar o que parece insuportΓ‘vel, a fazer o que parece exagerado e a esperar o que parece impossΓ­vel. Se vocΓͺ olhar para AbraΓ£o caminhando para MoriΓ‘ com seu filho Isaque; para JosΓ© na prisΓ£o, para MoisΓ©s e Israel defronte do Mar Vermelho, para Davi na caverna ou Jesus no CalvΓ‘rio, a lição Γ© a mesma: NΓ³s vivemos pelas promessas, nΓ£o pelas explicaçáes.

2. Considere quão irrasoÑvel era o pedido de Deus: 1) Isaque era o filho único de Abraão, o filho da promessa em quem descansava o futuro do pacto; 2) Abraão amava Isaque e tinha construído todo o seu futuro ao redor dele; 3) Quando Deus pediu Isaque para Abraão, ele estava testando não apenas a sua fé, mas também a sua esperança e o seu amor. Deus parecia tirar tudo o que Abraão amava na vida.

3. Quando Deus nos envia uma prova a nossa primeira reação é perguntar: POR QUE DEUS? POR QUE COMIGO? Queremos explicaçáes. Deus tem razáes jÑ expostas em sua Palavra: 1) Purificar a nossa fé (1 Pe 1:6-9); 2) Aperfeiçoar o nosso carÑter (Tg 1:2-4); 3) Proteger-nos do pecado (2 Co 12:7-10).

4. AbraΓ£o ouviu a Palavra de Deus e imediatamente a obedeceu pela fΓ©. NΓ³s sabemos que a vontade de Deus jamais contradiz a promessa de Deus. AbraΓ£o jΓ‘ tinha escutado: “Por Isaque serΓ‘ chamada a tua descendΓͺncia” (Gn 21:12). Hebreus 11:17-19) nos informa que AbraΓ£o se dispΓ΄s a sacrificar o seu filho na certeza de que Deus o ressustaria dentre os mortos. FΓ© nΓ£o exige explicaçáes; a fΓ© descansa nas promessas.
5. Vejamos quais sΓ£o as caracterΓ­sticas dessa fΓ© adulta de AbraΓ£o:

a) Responde a qualquer chamado de Deus – v. 1 – “AbraΓ£o! Ele respondeu: Eis-me aqui!” AbraΓ£o bateu continΓͺncia para Deus anter de saber o que era e para que Deus o chamava.
b) EstΓ‘ disposto a obedecer a Deus prontamente sem questionamentos – v. 2 – A fΓ© de AbraΓ£o triunfou porque ele se recusou a ver incoerΓͺncia ou infidelidade da parte de Deus. Deus nΓ£o queria Isaque, queria o amor de AbraΓ£o.
c) Γ‰ uma fΓ© que tem ação e direção – v. 2-3 – A fΓ© de AbraΓ£o nΓ£o Γ© especulativa que quer saber aonde, porqueΓͺ, para que. Ele age e caminha na direção dada por Deus.
d) Γ‰ uma fΓ© que nΓ£o protela a ação – v. 3 – Quando se sabe o que Deus quer nΓ£o hΓ‘ razΓ£o apra divagaçáes, testes, perguntas, para ficar parado. A procrastinação convida Γ  ruΓ­na. Protelar aquilo que se sabe ser a vontade de Deus Γ© um laΓ§o do diabo.
e) Γ‰ uma fΓ© capaz de transformar as provas em adoração – v. 5 – AbraΓ£o disse para os seus dois servos: “Eu e o rapaz iremos atΓ© lΓ‘ e, havendo adorado, voltaremos para junto de vΓ³s” (22:5). Porque AbraΓ£o cria em Deus ele nΓ£o tinha a intenção de trazer de volta um cadΓ‘ver. AbraΓ£o fez da prova, um ato de adoração. Ele esperava nada menos do que um milagre. Ele sabia que Deus Γ© totalmente confiΓ‘vel.
f) Γ‰ uma fΓ© que vΓͺ a ressurreição de todas as promessas de Deus – v. 5 – “Voltaremos”. Em Hebreus 11:19 diz que AbraΓ£o cria que Deus ressuscitaria Isaque, o filho da promessa. Deus nos prova nΓ£o para nos derrubar, mas para nos fortalecer.
6. AbraΓ£o jΓ‘ tinha aprendido a crer e obedecer a Deus quando ele nΓ£o sabia onde (Hb 11:8); quando ele nΓ£o sabia quando (Hb 11:9-10,13-16), quando ele nΓ£o sabia como (Hb 11:11-12), e quando ele nΓ£o sabia porque (Hb 11:17-19).
III. DEPENDA TOTALMENTE DA PROVISΓƒO DE DEUS – V. 6-14
1. Duas expressΓ΅es revelam a Γͺnfase desta passagem: “Deus proverΓ‘ para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (22:8) e “O Senhor proverΓ‘” (22:14). Γ€ medida que subia o Monte MoriΓ‘ AbraΓ£o estava seguro de que Deus iria prover a sua necessidade.
2. AbraΓ£o nΓ£o podia depender dos seus sentimentos – A BΓ­blia nΓ£o nos informa em nenhum momento o sofrimento de AbraΓ£o, apenas a sua prontidΓ£o para obedecer sem discutir e a confianΓ§a na provisΓ£o divina.
3. AbrΓ£o nΓ£o podia depender das pessoas – Sara havia ficado em casa. Os dois servos estavam agora aguardando no campo. Somente AbraΓ£o e Isaque caminham rumo a MoriΓ‘. Agradecemos a Deus pelos amigos e famΓ­lia, mas haverΓ‘ provas que teremos que enfrentar sozinhos, no monte do Senhor. Somente nessas horas podemos experimentar o que Deus pode fazer por nΓ³s!
4. AbraΓ£o aprendeu a depender totalmente da promessa e da provisΓ£o de Deus – Ele jΓ‘ tinha experimentado o poder da ressurreição de Deus em seu corpo (Rm 4:19-21). Por isso, ele jΓ‘ sabia que Deus era poderoso para levantar Isaque da morte, se esse fosse o seu plano (Hb 11:19). NΓ£o havia registro ainda de ressurreição na histΓ³ria, mas AbraΓ£o cria no impossΓ­vel, via o invisΓ­vel e tomava posse do intangΓ­vel. Quando estivermos no Monte MoriΓ‘, nas provas mais profundas, precisamos saber que para Deus nΓ£o hΓ‘ impossΓ­veis e que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.
5. Deus proveu o Cordeiro e um cordeiro tomou o lugar de Isaque (22:13). Assim AbraΓ£o descobriu um novo nome para Deus: JEOVÁ-JIRΓ‰. Este nome de Deus nos ajuda a entender algumas verdades sobre a provisΓ£o do Senhor:
a) Onde o Senhor provΓͺ as nossas necessidades? – Deus provΓͺ as nossas necessidades no lugar do seu apontamento. AbraΓ£o estava no lugar que Deus mandou. Do jeito que Deus mandou. Na hora que Deus mandou. Por isso Deus proveu para ele. A estrada da obediΓͺncia Γ© a porta aberta da provisΓ£o. NΓ£o temos o direito de esperar a provisΓ£o de Deus se nΓ£o estamos no centro da vontade de Deus.
b) Quando o Senhor provΓͺ as nossas necessidades? – Exatamente quando nΓ³s temos a necessidade e nΓ£o um minuto antes. Do ponto de vista humano isso pode parecer muito tarde, mas Deus nunca chega atrasado. O relΓ³gio de Deus nΓ£o atrasa.
c) Como o Senhor provΓͺ as nossas necessidades? – Por caminhos naturais e tambΓ©m sobrenaturais. Deus nΓ£o enviou um anjo com um sacrifΓ­cio, mas mostrou um cordeiro preso pelos chifres. AbraΓ£o sΓ³ precisava de um cordeiro, por isso, Deus nΓ£o lhe mostrou um rebanho. Mas ao mesmo tempo, AbraΓ£o ouviu a voz de Deus. O natural se mistura com o sobrenatural.
d) A quem Deus dΓ‘ a sua provisΓ£o? – Para todos aqueles que confiam nele e obedecem as suas instruçáes. Quando vocΓͺ estΓ‘ onde Deus mandou vocΓͺ estar, fazendo o que Deus mandou vocΓͺ fazer, entΓ£o vocΓͺ pode esperar a provisΓ£o de Deus na sua vida. Quando a obra de Deus Γ© feita do jeito que Deus manda nunca falta a provisΓ£o de Deus. O Senhor nΓ£o tem obrigação de abenΓ§oar as minhas idΓ©ias e os meus projetos. Mas Deus Γ© fiel para cumprir as suas promessas.
e) Por que Deus provΓͺ as nossas necessidades? – Para a glΓ³ria do seu prΓ³prio nome. Deus foi glorificado no Monte MoriΓ‘, porque AbraΓ£o e Isaque fizeram a vontade de Deus.
IV. NAS PROVAÇÕES PROCURE GLORIFICAR AO SENHOR
1. Em tempos de provaçáes Γ© muito fΓ‘cil pensarmos apenas em nossas necessidades e nossos fardos, em vez de focarmos a nossa atenção em trazer glΓ³ria para o nome de Cristo. Normalmente perguntamos: “Como eu posso sair dessa situação de provação?” Em vez disso, deverΓ­amos perguntar: “Como eu posso trazer glΓ³ria ao nome do Senhor nessa situação?”
2. Se existe um fato que revela a glΓ³ria de Deus no VT Γ© a histΓ³ria de AbraΓ£o e Isaque. Essa experiΓͺncia de AbraΓ£o e Isaque Γ© o mais belo tipo da BΓ­blia sobre a caminhada do Pai e do Filho ao CalvΓ‘rio: a) Isaque foi o filho do coração, Jesus foi o Filho amado do Pai; b) Isaque foi atΓ© MoriΓ‘ sem reclamar, Jesus foi obediente atΓ© a morte e morte de cruz; 3) Isaque foi filho de profecias, Jesus Γ© o Filho prometido; 4) Isaque teve seu sacrifΓ­cio preparado, o sacrifΓ­cio de Cristo foi preparado na eternidade;
3. Jesus disse para os Judeus: “AbraΓ£o, vosso Pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se” (Jo 8:56). 1) No miraculoso nascimento de Isaque, AbraΓ£o viu o dia do nascimento de Cristo; 2) No casamento de Isaque, ele viu o dia da vinda de Cristo para a sua noiva, a igreja; 3) Mas no Monte MoriΓ‘, quando Isaque foi colocado no altar, AbraΓ£o viu o dia da morte e da ressurreição de Cristo. VΓ‘rias verdades sobre a expiação sΓ£o vistas neste texto:
a) O Pai e o Filho agiram juntos – Em Gn 22:2,8 somos informados duas vezes que Pai e Filho andaram juntos. A BΓ­blia diz que Deus amou o mundo (Jo 3:16) e Jesus amou aqueles por quem morreu (1 Jo 3:16). Mas a BΓ­blia tambΓ©m que o Pai amava o Filho e o Filho amava o Pai (Mt 3:17; Jo 14:31). AbraΓ£o nΓ£o negou o seu ΓΊnico filho (Gn 22:16) e o Pai nΓ£o poupou o seu prΓ³prio Filho, mas o entregou por todos nΓ³s (Rm 8:32).
b) O Filho tinha que morrer – AbraΓ£o pegou o cutelo e o fogo, ambos instrumentos de morte. No caso de Isaque houve um substituto, mas ninguΓ©m pode tomar o lugar de Cristo na cruz. SΓ³ ele podia morrer por nΓ³s na cruz. SΓ³ ele podia oferecer um sacrifΓ­cio perfeito em nosso lugar. SΓ³ ele Γ© o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O fogo Γ© sΓ­mbolo da santidade e do juΓ­zo de Deus. Na cruz Jesus experimentou mais do que a morte, experimentou o juΓ­zo de Deus pelos pecados do mundo.Isaque nΓ£o suportou nem o cutelo nem o fogo, mas Jesus suportou ambos. O pai de Isaque estava lΓ‘, mas o Pai de Jesus o desemparou na cruz, quando ele se fez pecado por nΓ³s. Que tremendo amor!
c) O Filho teve que carregar o fardo do pecado sobre os seus ombros – A lenha Γ© mencionada 5 vezes nesse texto. No v. 6 diz que AbraΓ£o colocou sobre Isaque, seu filho, a lenha do holocausto. Deus fez cair sobre Jesus a iniquidade de todos nΓ³s. Ele foi transpassado pelas nossas transgressΓ΅es.
d) O Filho foi levantado da morte – Isaque morreu apenas num sentido figurado (Hb 11:19), mas Jesus realmente morreu e ressuscitou. NΓ£o diz o texto que Jesus retorna com AbraΓ£o aos seus dois servos (22:19). A prΓ³xima vez que ouvimos falar em Isaque Γ© quando ele se encontra com sua noiva (24:62). Isso mostra-nos que o prΓ³ximo glorioso evento no calendΓ‘rio de Deus Γ© o retorno de Jesus Cristo para encontrar com a sua noiva, a igreja. O CalvΓ‘rio nΓ£o Γ© apenas o lugar que Cristo morreu, mas tambΓ©m o lugar onde o Senhor santifica o nosso sofrimento e transforma o nosso sofrimento em glΓ³ria.
V. NAS PROVAS OLHE PARA FRENTE PARA O QUE DEUS TEM PARA VOCÊ – V. 15-19
1. Existe sempre um fim glorioso depois das provas de Deus. Ele nΓ£o disperdiΓ§a sofrimento. JΓ³ disse: “Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro” (23:10). AbraΓ£o recebeu vΓ‘rias bΓͺnçãos de Deus por causa da sua obediente fΓ©.
a) Ele recebeu uma nova aprovação de Deus – (22:11-12) – AbraΓ£o descreveu toda aquela dramΓ‘tica experiΓͺncia como ADORAÇÃO (v. 5). Ele obedeceu a vontade Deus e procurou agradar a Deus. E Deus lhe disse: “Agora eu sei que temes a Deus”. Ele Γ© um homem aprovado pelo cΓ©u.
b) Ele recebeu de volta um novo filho – AbraΓ£o e Isaque tinham estado no altar juntos, mas Isaque era agora um sacrifΓ­cio vivo. Deus deu Isaque a AbraΓ£o e AbraΓ£o deu Isaque de volta para Deus. Precisamos ter cuidado para que os dons de Deus nΓ£o tomem o lugar do doador.
c) Deus deu a AbraΓ£o uma nova seguranΓ§a – (22:16-18) – AbraΓ£o jΓ‘ tinha ouvido essas promessas antes, mas agora elas tΓͺm um toque especial para ele. Charles Spurgeon disse que as promessas de Deus jamais sΓ£o tΓ£o brilhantes como na fornalha da aflição.
d) AbraΓ£o aprendeu um novo nome de Deus – (22:14) – JeovΓ‘-JirΓ©h, “O Senhor proverΓ‘, no monte do Senhor, o Senhor proverΓ‘”. Jesus Γ© o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus o proveu para vocΓͺ e para mim. Deus provΓͺ o que vocΓͺ precisa, sempre! Hudson Taylor colocou na porta da sua casa: EBENEZER E JEOVA-JIRΓ‰H – Quando olha para trΓ‘s, vΓͺ a mΓ£o de Deus. Quando olha para frente, vΓͺ a promessa de Deus, portanto nΓ£o precisa temer!
CONCLUSÃO
1. Quando Jesus estava lΓ‘ na cruz o Pai nΓ£o enviou nenhum cordeiro substituto para o seu Filho nem ouve nenhuma voz do cΓ©u para salvar o seu Filho.
2. A fé obediente de Abraão agradou de tal forma a Deus que o Pai abriu a cortina do tempo e mostrou para Abraão o dia de Cristo: o Cordeiro de Deus que nos substituiu e nos deu eterna redenção.
3. AbraΓ£o Γ© chamado o Pai da fΓ©. VocΓͺ Γ© um filho de AbraΓ£o? Como estΓ‘ a sua fΓ©? VocΓͺ crΓͺ em Deus ao ponto de obedecΓͺ-lo e entrar o melhor que ele tem lhe dado no seu altar?
Rev. Hernandes Dias Lopes

++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++




Gostou Desse EsboΓ§o? Olha a Novidade Que Tenho Para VocΓͺ!

Meu amigo, pastor Aldenir AraΓΊjo preparou um E-book Com 365 EsboΓ§os de SermΓ΅es selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministΓ©rio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. VocΓͺ pode utilizar livremente em suas pregaçáes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocΓͺ deseja investir em seu ministΓ©rio, ainda hoje, terΓ‘ Γ‘ disposição Um SermΓ£o para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar ComentΓ‘rio

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem