Como triunfar sobre as turbulΓͺncias da vida
ReferΓͺncia: JoΓ£o 14.1-3
INTRODUΓΓO
1.Coração turbado é a coisa mais comum do mundo. Todas as pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades e credos religiosos sabem o que é um coração turbado.
2.Nenhuma seguranΓ§a ou sistema de alarme pode deixar do lado de fora, esse avassalador assaltante da alma. As causas que deixam o nosso coração turbado vΓͺm de dentro e tambΓ©m de fora. Emanam da nossa mente e tambΓ©m do nosso corpo. VΓͺm daquilo que amamamos e tambΓ©m do que tememos.
3.Mesmo os crentes mais consagrados sabem o que é beber o cÑlice mais amargo da dor na caminhada entre a graça e a glória. Os santos mais consagrados encontram neste mundo um vale de lÑgrimas.
4.Jesus estava se despedindo dos seus discΓpulos. Aquela era a quinta-feira do GetsΓͺmani; a quinta-feira do suor de sangue; a quinta-feira da traição de Judas; a quinta-feira da negação de Pedro; a quinta-feira da prisΓ£o de Jesus.
5.Os discΓpulos estΓ£o com o coração turbado:
a)Estavam tristes – devido a iminente partida de Cristo; devido Γ esmagadora solidΓ£o que os atingia.
b)Estavam envergonhados – devido ao egoΓsmo que haviam evidenciado, perguntando quem era o maior entre eles.
c)Estavam perplexos – devido Γ predição de que Judas trairia Jesus e Pedro o negaria e os demais ficariam dispersos.
d)Estavam vacilantes na fΓ© – pensando: como pode o Messias ser alguΓ©m que vai ser traΓdo?
e)Estavam angustiados – diante das afliçáes, aΓ§oites, perseguiçáes, prisΓ΅es e torturas que enfrentariam pela frente.
6.Jesus os consola, dizendo-lhes: “NΓ£o se turbe o vosso coração”. Como, entΓ£o triunfar sobre as turbulΓͺncias da vida?
I. COLOCANDO A CONFIANΓA EM CRISTO APESAR DAS CIRCUSTΓNCIAS – V. 1
1.O que significa confiar em Cristo?
A forma do verbo no indicativo e no imperativo significa: JΓ‘ que vocΓͺs confiam em Deus, continuem confiando em Mim.
Essa nΓ£o Γ© uma fΓ© apenas uma intelectual – Essa fΓ© nΓ£o pode nos ajudar na hora da tempestade; isso Γ© apenas conhecimento histΓ³rico.
Essa nΓ£o Γ© uma fΓ© apenas intelectual e emocional – Essa Γ© a fΓ© dos demΓ΄nios. Eles crΓͺem e estremecem, mas estΓ£o perdidos.
Essa nΓ£o Γ© uma fΓ© na fΓ© – Uma pequena fΓ© no grande Deus vale mais do que uma grande fΓ© no objeto errado. Muitos dizem: Ah! Eu tenho uma grande fΓ©. Confiam na fΓ© que tΓͺm, e nΓ£o no grande Deus.
Essa nΓ£o Γ© uma fΓ© kierkegaardiana – um salto no escuro.
Confiar em Deus e no seu Filho Γ© crer, confessar e descansar no seu poder, na sua sabedoria, na sua providΓͺncia, no seu amor, e na sua salvação.
2.A fé em Cristo, o remédio para a doença do coração turbado
As crises vΓͺm. Os problemas aparecem. As tempestades nos ameaΓ§am. Os ventos contrΓ‘rios conspiram contra nΓ³s, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus! Mc 4:31-35 Jesus perguntou aos discΓpulos: Por que sois assim tΓmidos, por que nΓ£o tendes fΓ©? (Promessa, presenΓ§a, paz, poder).
As sombras cairão sobre nós. A perseguição virÑ. A cruz é inevitÑvel, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
As prisáes e os açoites nos alcançarão. O sofrimento e a morte nos apanharão, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
VirÑ a solidão, a crise financeira, a doença, o luto, a dor, as lÑgrimas, os vales profundos, as noites escuras, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
A cruz serΓ‘ um espetΓ‘culo horrendo, os homens me cuspirΓ£o no rosto e me pregarΓ£o na cruz, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus!
A fΓ© em Jesus Γ© o ΓΊnico remΓ©dio para um coração turbado. A fΓ© olha para Jesus e nΓ£o para a tempestade. A fΓ© ri das impossibilidades. A fΓ© triunfa nas crises. AbraΓ£o creu contra a esperanΓ§a. Paulo na hora do martΓrio disse: Eu sei em quem tenho crido.
II. SABENDO QUE NESTE MUNDO SOMOS PEREGRINOS, MAS O CΓU Γ O NOSSO LAR – V. 2-3
Diante das provas, das tribulaçáes e do sofrimento, precisamos levantar a cabeça e olhar para a recompensa final. Na jornada cristã é sofrimento, dor, cruz, mas o fim desse caminho, é a glória, o céu. A nossa leve e momentÒnea tribulação produz para nós eterno peso de glória. O sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nós.
Olhar para frente, para o cΓ©u, para a nossa recompensa, para a nossa heranΓ§a, para a nossa PΓ‘tria, para o nosso lar nos capacita a triunfar sobre as turbulΓͺncias da vida.
Como Jesus descreve o cΓ©u?
1.O cΓ©u Γ© o nosso destino
A morte nΓ£o Γ© o fim da vida. A morte nΓ£o tem a ΓΊltima palavra. O aguilhΓ£o da morte foi arrancado. Morrer para o crente Γ© lucro. Morrer para o crente Γ© deixar o corpo e habitar com o Senhor. Morrer para o crente Γ© habitar com Cristo. Quando o crente morre ele nΓ£o para o cemitΓ©rio, nem para o purgatΓ³rio, mas para o cΓ©u.
2.O cΓ©u Γ© um lugar de gozo e descanso
O cΓ©u Γ© onde estΓ‘ o trono de Deus. As hostes de anjos e a incontΓ‘vel assemblΓ©ia dos santos glorificados. O cΓ©u Γ© a nossa PΓ‘tria. LΓ‘ estΓ‘ o nosso tesouro. LΓ‘ estΓ‘ o nosso galardΓ£o. LΓ‘ estΓ‘ a nossa heranΓ§a incorruptΓvel.
O cΓ©u Γ© onde Deus vai enxugar as nossas lΓ‘grimas. NO cΓ©u Γ© onde vamos entoar um novo cΓ’ntico ao Cordeiro pelos sΓ©culos dos sΓ©culos.
Hino Tenho lido da bela cidade
3.O cΓ©u Γ© a Casa do Pai
Os filhos de Deus estarΓ£o todos lΓ‘. Se o cΓ©u Γ© a casa do Pai, significa que o cΓ©u Γ© o nosso Lar. Aqui no mundo somos estrangeiros, mas no cΓ©u vamos estar em casa, na Casa do Pai.
O cΓ©u Γ© lugar de seguranΓ§a – LΓ‘ nΓ£o vai entrar maldição. LΓ‘ nΓ£o tem gente doente, aleijada, ferida, oprimida. LΓ‘ nΓ£o tem cortejo fΓΊnebre.
A Casa do Pai Γ© o lugar onde somos amados e aceitos nΓ£o pelo que temos, mas por quem somos. A Casa da Pai Γ© o lugar onde somos sempre bem-vindos: LΓ‘ ouviremos: Vinde benditos de meu Pai, entrai na posse do Reino…
A Casa do Pai, é onde todos os filhos são tratados sem preconceito, sem acepção.
4.O cΓ©u Γ© o lugar onde tem muitas moradas
No cΓ©u tem lugar para todos os filhos de Deus. Apocalipse 21:16 diz que a cidade mede 2.200Km de largura e 2.200Km de cumprimento. A lugar para todos.
No cΓ©u nΓ£o teremos apenas moradas, mas mansΓ΅es. O cΓ©u Γ© o lugar da nossa morada permanente. Aqui, n corpo, moramos numa tenda frΓ‘gil, mas lΓ‘, habitaremos as mansΓ΅es celestiais.
5.O cΓ©u Γ© o lugar preparado para um povo preparado
Nós não compramos esse lugar no céu. Nós não o merecemos. Ele nos dÑ dado como presente. à graça, pura graça.
Jesus preparou esse lugar na cruz, na sua morte, ressurreição, ascensão e intercessão. LÑ na cruz Jesus abriu-nos um novo e vivo caminho para Deus. Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém pode ir ao Pai senão por ele.
Ele entrou no cΓ©u como o nosso precursor. Ele nos antecipou. Ele entrou na glΓ³ria primeiro, como nosso irmΓ£o primogΓͺnito.
O cΓ©u Γ© o nosso lar permanente. Aqui somos peregrinos. Aqui estamos de passagem. Estamos a caminho da glΓ³ria.
6.O cΓ©u Γ© o lugar onde teremos comunhΓ£o eterna com Cristo
Hino 102
A maior glΓ³ria do cΓ©u Γ© estarmos com Cristo para sempre e sempre. Vamos contemplar o seu rosto. Vamos servi-lo. Vamos exaltΓ‘-lo. A eternidade inteira nΓ£o serΓ‘ suficiente para nos deleitarmos nele, para exaltarmos sua majestade.
Cristo serΓ‘ o centro da nossa alegria no cΓ©u. LΓ‘ vamos ver a Jesus como ele Γ©: LΓ‘ nΓ£o haverΓ‘ mais dor, nem luto, nem tristeza. LΓ‘ vamos esquecer as agruras desta vida. LΓ‘ nΓ£o vamos fazer perguntas. LΓ‘ vamos adorar com alegria (LΓ‘zaro).
Hino: Eu avisto uma terra feliz.
7.O cΓ©u Γ© o lugar onde teremos plena comunhΓ£o uns com os outros
No cΓ©u seremos uma sΓ³ famΓlia. Vamos nos conhecer. Vamos nos relacionar em pleno e perfeito amor. No cΓ©u vamos abraΓ§ar os patriarcas, os profetas, os apΓ³stolos, os nossos ente-queridos que nos antecederam.
III. SABENDO QUE NΓO ESTAREMOS SOZINHOS, MAS JESUS VOLTARΓ PARA NOS BUSCAR – V. 3
1.Como Jesus virΓ‘?
a)Jesus voltarΓ‘ certamente
Ele prometeu. Ele disse: Eu voltarei. Venho sem demora. Eis que cedo venho. Vigiai para que este dia nΓ£o vos apanhe de surpresa.
b)Jesus voltarΓ‘ pessoalmente
O mesmo que subiu Γ© o que vai voltar, Atos 1:9-11. VoltarΓ‘ entre nuvens. VoltarΓ‘ em glΓ³ria.
c)Jesus voltarΓ‘ visivelmente
Todo o olho o verÑ. Todas as naçáes se lamentarão sobre ele. Ele virÑ com o clangor da trombeta de Deus. SerÑ o evento mais estupendo da história. SerÑ o dia do fim.
d)Jesus voltarΓ‘ gloriosamente
A ΓΊltima palavra nΓ£o serΓ‘ do mal. A verdade triunfarΓ‘ sobre a mentira. O Γmpio nΓ£o prevalecerΓ‘ na congregação dos justos, mas serΓ‘ disperso como a palha. A igreja triunfarΓ‘ com Cristo.
Quando a voz do arcanjo soar e a trombeta de Deus ressoar, Cristo aparecerΓ‘ nas nuvens como relΓ’mpago, com poder e muita glΓ³ria. Jesus matarΓ‘ o anticristo com o sopro da sua boca. Ele julgarΓ‘ as naçáes. Ele lanΓ§arΓ‘ os Γmpios e o diabo no lago do fogo.
Receberemos um novo corpo e subiremos com ele.
Oh! Que consolo saber que o melhor estΓ‘ pela frente. Que nΓ£o caminhamos para um fim triste, mas para um fim glorioso, apoteΓ³tico.
2. Quando Jesus voltarΓ‘?
a) Jesus voltarΓ‘ inesperadamente
Muitos serΓ£o surpreendidos. Muitos nΓ£o estarΓ£o vigiando. Muitos nΓ£o estarΓ£o preparados (Mt 25:1-11). Muitos lamentarΓ£o amargamente por terem vivido desapercebidamente. SerΓ‘ como nos dias de NoΓ©: os homens se casam e se dΓ£o em casamento. SerΓ‘ como ladrΓ£o: o ladrΓ£o nΓ£o manda aviso prΓ©vio.
3.Para que Jesus voltarΓ‘?
a)Ele virΓ‘ para nos levar para a Casa do Pai, para as bodas
A primeira fase das bodas Γ© a fase do compromisso;
A segunda fase das bodas é a fase da preparação, o pagamento do dote;
A terceira fase das bodas Γ© a fase do encontro com a noiva;
A quarta fase das bodas Γ© a fase da festa na Casa do Noivo, na Casa do Pai.
CONCLUSΓO
1.Aqueles discΓpulos abatidos, tristes, turbados foram consolados, revestidos com o poder do EspΓrito Santo, confiaram em Cristo e proclamaram seu nome.
2.Eles viveram como peregrinos, ajuntaram tesouros no cΓ©u, viveram sob as leis do cΓ©u, aguardando o cΓ©u, preparados para a segunda vinda de Cristo.
3.E vocΓͺ? EstΓ‘ ainda com o coração cheio de temor? Ponha sua confianΓ§a em Cristo. Saiba que Γ© sΓ³ mais um pouco e estaremos indo para a Casa do Pai. Breve Jesus virΓ‘ nos buscar!
Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.
Postar um comentΓ‘rio