O DOMÍNIO PRÓPRIO
Gálatas 5.22, 23

 

 

INTRODUÇÃO

Gl 5.22, 23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”.

- Vamos concluir estudando o Domínio Próprio.

Muitos problemas são causados pela falta:

- Por que não consigo perder peso?

...por que não consigo superar um mau hábito?

...por que não consigo pagar minhas contas?

- Não consegue porque precisa de domínio próprio – seu maior problema é você mesmo!

- Talvez você sinta que sua vida está fora de controle (como carro com direção quebrada e derrapando na pista). – por isso que Pv 25.28, diz: “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas”.

- O domínio próprio é fator chave para qualquer sucesso – sem autodisciplina provavelmente não vai conseguir nada; sem ESFORÇO, sem VITÓRIA!

- Hoje mesmo assisti no Esporte Espetacular um atleta treinando para correr, acreditem, 125 Km. À certa altura começou sentir dores, mas o seu treinador disse: “Esse é o filé do treinamento; é bom sentir essa dorzinha para ter controle sobre as que virão durante a prova”.

- Se quisermos alcançar liberdade, precisamos de domínio próprio.

- O filósofo Epíteto disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”. Jesus dizia: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado”.

- Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio, lembra que aconteceu a ele? ...foi seduzido por Dalila – ter força e não ter domínio, leva a ter problemas Agora, as pessoas tentam quase tudo para obter autocontrole: remédios, terapia, seminários, cirurgia... as pessoas tentam tudo!

- Outro dia soube de uma propaganda que dizia: “Se você nunca conseguiu perder peso, talvez precise de um pouco de ajuda interior; Leia o livro “Como Emagrecer Comendo”.

- Bem, se você tentou tudo e ainda não conseguiu autocontrole, como obtê-lo?
A Palavra de Deus é bastante clara sobre esse assunto.

 Vou lhe sugerir alguns passos para o autocontrole:

Passo nº 1: 

Admita o seu problema

- Esse é o primeiro passo para desenvolver o domínio próprio.

- Quero ler Tg 1.14: “as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos”.

- Entende o que Tiago diz?

...somos responsáveis por nosso comportamento.
Com freqüência tentamos ignorar nossos problemas (“Eu não tenho problema”)

...acusamos qualquer um...

- Mas o primeiro passo para ter domínio próprio é admitir que temos o problema da falta de controle.

- Por isso, se você tenho um problema com comida, bebida, palavras, temperamento, dinheiro, roupas, tempo, sexo, precisa de domínio próprio!

O segundo passo para desenvolver domínio próprio, e que é muito importante, é o seguinte: 

Deixe o passado para trás.

- Observe que Paulo diz em Fp 3.13,14: “uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente”.

- Esse verso denuncia um conceito errado que afasta você do domínio próprio: Uma vez fracassado, sempre fracassado.

- Talvez você diga: Já tentei quinze vezes. Penso nunca serei capaz de me controlar... É UM CONCEITO ERRADO! ...o fracasso no passado não significa que nunca será capaz de mudar.

- O que você não pode é ficar olhando para os fracassos do passado (se fizer, irá repeti-los) – um automóvel tem por dentro o retrovisor, nele se vê o que ficou para trás do veículo... se o motorista ficar olhando o retrovisor o tempo todo, vai colidir!).

- Já observou um bebê que está começando a andar? Talvez caia várias vezes, mas não pára, até que consegue!

- Você poderia imaginar onde estaria se tivesse desistido de aprender a andar, depois podem andar e alguns não aprendem. Eu sou desse tipo... já tentei e fracassei.

- Deixe-me contar algo: a primeira vez que beijei uma garota, estava muito nervoso.
Isto é, eu não sabia exatamente o que fazer, o meu nariz encostava no dela... meu primeiro beijo foi um fiasco. Mas me alegro por não ter desistido de beijar!

- Faça isso: Deixe o passado para trás.

- Tomas Edsom disse certa vez: “Não diga que foi um fracasso, diga que foi uma lição. Agora você sabe o que não funciona!” 

O próximo passo que quero dar para você tornar-se mais autocontrolado é: 

Discuta com os seus sentimentos.

- Atualmente damos muita importância aos sentimentos, achando que tudo precisa nos proporcionar bons sentimentos senão não compensa.

- Dizemos: “Não sinto que ela goste de mim... não sinto que vão conseguir... não sinto que preciso ler a Bíblia... ou: sinto que devo dar o troco... sinto que preciso me afastar dessa pessoa!

- Mas não dê tanta autoridade aos sentimentos – eles não são dignos de confiança.

DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ SEJA CONTROLADO PELOS SENTIMENTOS, mas que aprenda a desafiar suas emoções:

- Por exemplo, vamos dizer que você está lutando na guerra contra a barriga, que está ficando redonda – antes de entrar na cozinha e abrir a geladeira, você tem de conversar consigo mesmo sobre comida.

– você se ouve dizer a si mesmo: “preciso . Nessa hora, você tem de responder: “Não, não vou morrer".

- Deus nos dá a capacidade de dizer “não” à muitos sentimentos, impulsos. É um poder sobrenatural!

Um quarto passo a ser dado a fim de se tornar mais autocontrolado é: 

Creia que você pode mudar.

- Para mudar e se tornar mais autocontrolado, você tem de começar a crer que pode mudar.

- Sua crença se transforma numa profecia que se cumpre: a pessoa que diz “Eu não consigo”, nunca conseguirá... a que diz: “Eu consigo”, poderá falhar uma, duas, três vezes, mas conseguirá.

- Você deve focalizar sua mente nas promessas positivas de Deus de ajuda e de força.

- Por exemplo, em 1Co 10.13 encontramos essa declaração:

“Deus ... não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela”.

- É um fato: Se você é crente, não pode dizer: “A tentação foi forte demais; não agüentei” – a Bíblia diz que Deus é fiel: Ele não permitirá que seja tentado além do que pode suportar.

- Portanto, focalize seus pensamentos nas promessas positivas de Deus. Pare de se programar para o fracasso, de se criticar e se desprezar: CREIA QUE PODE MUDAR

Há ainda um outro passo a ser dado pra se tornar mais autocontrolado, e é o seguinte: 

Fuja da tentação.

- É o bom senso: fuja das coisas que o tentam – fuja das situações que enfraquecem o seu domínio próprio (se não quiser ser picado, fuja das abelhas)!

- Você pode planejar com antecedência e evitar situações que vão provocar tentações na vida.

- Não guarde doces no armário se está tentando um regime.

- Não tenha cartão de crédito, cheque-especial, se você faz compras impulsivamente.

- Em Ef 4.27 lemos: “Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês”. 

- Naquela novela “O Clone”, um homem se deitava no divã do psicólogo, confessava suas fraquezas pelo vício da bebida, saía declarando a decisão de parar uma vez por todas com aquele terrível vício... porém, mantinha uma garrafinha portátil debaixo do casaco, para lhe garantir a bebida...

- Uma vez foi perguntado a um homem que havia deixado de fumar, como ele estava se saindo. Ele disse: “Eu molhei todos os meus fósforos!” ...quando chegava a hora de acender um cigarro, a situação estava sob controle.

- O que você precisa evitar em sua vida, de que precisa se livrar?

- Talvez algumas revistas, livros ou vídeos em casa? ...más companhias?

- A Bíblia diz em 1Co 15.33: “...as más companhias estragam os bons costumes."

- Talvez você precise se manter afastado de algumas pessoas. Esta é a questão mais importante: O que na sua vida precisa ser jogado fora?

Vamos recapitular os passos no desenvolvimento do autocontrole vistos até agora: admita seu problema; deixe o passado para trás, discuta com seus 

Agora vamos ao passo final e este é o segredo do autocontrole duradouro:

- Dependa do poder de Deus.

- Se quiser desenvolver domínio próprio, aprenda a depender do poder de Deus para ajudá-lo.

- Lemos em Gl 5.16: “Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana”.

- Observe a seqüência nessa frase, ela é muito importante: DEIXE o Espírito dirigir sua vida – essa é a primeira parte, e você NÃO SATISFARÁ os desejos da natureza humana.

- Observe que não diz que você não terá esses desejos (pessoas cheias do Espírito de Deus ainda vão ter os desejos da carne), mas não os satisfarão mais. Aleluia!

- Essa questão de seqüência das coisas é muito importante. Geralmente falamos: “Minha vida é uma bagunça. Quando me acertar, quando me endireitar, então vou pra igreja, vou viver a lei de Deus... aí vou deixar o Espírito Santo dirigir minha vida... mas depois de resolver tudo”.
Deus diz: Não é essa a seqüência correta das coisas. Ele não diz “primeiro resolva tudo e então ajudarei você”. Não. O que Deus diz é: “Deixe-me entrar em sua vida.

- Deixe o meu Espírito Santo controlar você ENQUANTO você luta com seus problemas – vou ajuda-lo a mudar”. 

- A seqüência faz uma incrível diferença. ...Que você pensaria se eu dissesse:

“Primeiro vou sarar e depois vou consultar o médico”. Você diria que fiquei louco.

É uma idéia ridícula: “Estou me sentindo melhor, por isso vou tomar o remédio”.

- É absurdo, mas é muito comum ouvir pessoas dizendo: “Vou vencer este mau hábito e começar a freqüentar a igreja... vou limpar minha vida, depois aceitarei a Cristo... ou “tenho um problema na minha vida, vou aguardar que seja resolvido, depois então, me apresentarei para ser batizado” – a verdade é que VOCÊ PRECISA DE CRISTO AGORA para ajudá-lo a vencer!

Deus tem o poder de mudar sua vida!

 

Autor: Pr Walter Pacheco da Silveira - 21/07/2002

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++

 



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem