2729776421_40a5f5610a

MINHA VIDA NAS MÃOS DE DEUS

TEXTO: (Mateus 6:31/34).

“Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas essas coisas. De certo que vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Buscai, pois, em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo...”.

 

VERDADE CENTRAL

- Depender de Deus em tudo, confiar totalmente nEle e ser dirigido pelas Suas mãos, deve ser o maior objetivo e o maior ideal das nossas vidas.

INTRODUÇÃO

- Deus esta te dizendo:“Filho não se preocupe com o amanhã, Eu sei de tudo o que você precisa, porém busque primeiro o meu Reino e a minha justiça”.

- Deus esta te pedindo: “Entregue sua vida em minhas mãos, e seja dependente de mim”.

- Ou seja, Jesus nos exorta neste texto a não nos preocuparmos com as coisas deste mundo, toda via devemos em todo tempo ser totalmente dependentes de Deus.

- Vivemos em um mundo, onde as pessoas estão cada vez mais interessadas em si mesmas, autoconfiantes só buscam as coisas materiais, pois são pessoas confusas e inseguras acerca do dia de amanhã, quando na verdade a palavra diz: “Não se preocupe com o dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo...”. (Mateus 6:34)

- A dependência total de Deus vem com as experiências da vida, devemos observar todas as situações e aprender a depender totalmente do Pai.

- Independente do que vivamos, ou pensamos, das dificuldades e das lutas, nós devemos encontrar circunstâncias para declarar o que o Rei Davi declarou no (Salmo 31:14/15) “Eu confio em ti Senhor, e o meu futuro, os meus dias, estão nas tuas mãos...”.

- Ou seja, assim como o Salmista, devemos declarar: Senhor os meus dias, a minha vida, os meus sonhos, os meus propósitos, e os meus projetos estão em suas mãos. Isso sim é depender de Deus.

- Dependência no dicionário bíblico significa, se submeter ou se sujeitar. Mas raramente as pessoas querem se submeter a viver na dependência de alguém, muito menos na dependência de Deus.

- Pois viver na dependência de Deus requer três atitudes difíceis para o ser humano, mas quando cumpridas, honram a Deus, três atitudes que na verdade são sinônimos da palavra dependência: obediência, submissão e renúncia.

Vamos então, discorrer sobre essas três atitudes que nos levam a dependência de Deus.

1. OBEDIÊNCIA.

- Obediência: é a ação de quem obedece e se conforma com a autoridade de outros.

- Deus nos mostra que uma das maiores histórias de obediência na bíblia esta no livro de (Genesis 12:1) “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.

- Fica claro, no texto, que ao ouvir e obedecer ao chamado, Abraão dependeria exclusivamente da direção de Deus.

- Ou seja, você que tem um chamado de Deus, tem que obedecer, tem que depender de Deus, se não o chamado não acontece, a palavra diz em(Matheus 22:14) “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”, isso por falta de obediência a Deus.

- Ao analisarmos o capítulo 12 de Genesis, observaremos que a obediência não impõe somente regras e condições, mas também gera benefícios e privilégios.

- Ao obedecer, Abraão seria pai de multidões, abençoado, engrandecido e uma bênção para as famílias, aqueles que o abençoassem seriam abençoados, os que o amaldiçoassem, seriam amaldiçoados.

- A obediência é uma virtude, e ela deve ser devida a Deus em primeiro lugar.

- (Hebreus 11:8) “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”.

- Deus chamou a Abraão para que obedecesse e para conquistar, e o que Deus disse para Abraão, serve pra mim e pra você, Deus disse:

Sai da tua terra: Nossa terra representa nossa zona de conforto e acomodação.

Saia da tua parentela: Nossa parentela são os nossos relacionamentos, que por sinal são ótimos e necessários, mas não podemos ser escravos deles.

Saia da casa do pai: Sair da casa do pai é romper com os sentimentos de mesmice, para se lançar no novo do Deus, é se libertar do sentimentalismo que nos escravizam e nos impedem de viver a plenitude do nosso chamado!

- Não existe nada mais importante do que obedecer a Deus. Amém!

- (Deuteronômio 28:1) “Se atentamente obedeceres à voz do Senhor, o teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno o Senhor o teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”.

2. SUBMISSÃO.

- Submissão: é a sujeição e a adesão espontânea a vontade de alguém, nosso caso a Deus.

- Submissão não é algo assim tão fácil de aceitar, pois ser submisso, é ser passivo e ser humilde.

- E uma das coisas que mais atrapalha a vida e a caminhada de uma pessoa, é o fato de ela achar que pode resolver tudo sozinha. Mas não tem jeito, todos acabam esbarrando na necessidade de submeter à vontade de Deus.

- Rei Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois em tudo ele buscava conselho de Deus.

- E é nítida a ligação e o respeito que Davi tinha e cultivava por Deus, Davi foi Profeta, Rei e Sacerdote, mas sempre se submeteu aos desígnios do Senhor.

- Davi era um homem que se colocava inteiramente na dependência de Deus, não fazia nada sem antes consultar e obter a resposta de Deus.

- (2 Samuel 7) diz que Davi tinha o desejo de construir um templo para Deus, falou com o profeta Natã, que infelizmente por sua vez não consultou o Senhor, mas confirmou que Davi deveria fazer o que estava em seu coração.

- Então Davi muito se alegrou e começou a fazer planos para a construção do Templo, que por sua vez, só durou uma noite.

- Dia seguinte o profeta muito constrangido, voltou e trouxe um recado de Deus para Davi, na qual o Rei não poderia construir o templo, mas seu descendente, seu herdeiro, seu filho, seria levantado para construir o templo.

- Deus tinha seus motivos, e Davi então teve que se submeter, e aceitar a vontade de Deus, construir o templo era um sonho que talvez estivesse se transformando em obsessão, o que não seria bom para o ego de Davi.

- Quantas vezes nós até pedimos a direção de Deus para nossas decisões, mas na verdade não queremos nos submeter à vontade e autoridade do Senhor.

- E maior erro das pessoas, consiste em pedir a Deus para que seja feita sua vontade, e quando a vontade de Deus é feita, elas só reclamam e questionam.

- Davi foi o maior Rei de Israel, pois tinha a submissão como princípio em sua vida. E ao contrário de Saul, Davi preferiu “Obedecer do que Sacrificar”.

3. RENÚNCIA.

- Renúncia: é deixar ou abdicar voluntariamente do direito ou da posse de algo.

- A maior renúncia da história aconteceu há pouco mais de dois mil anos, quando um brado muito forte ecoou por toda Jerusalém.

- (Lucas 23:46ª) “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

- Neste momento Jesus o verdadeiro filho do Deus Altíssimo, estava abdicando e renunciando o seu trono e sua vida, e em sacrifício se ofereceu para nos resgatar da maldição do pecado e da morte eterna.

- Jesus renunciou a sua glória, e sendo homem, renunciou seus direitos de defesa e perante seus acusadores permaneceu calado, sendo condenado a morte, e morte de cruz, não acusou ninguém até ser finalmente martirizado.

- No meio desse martírio, suplicou ao Pai o perdão para os seus carrascos, salvou um que estava crucificado ao seu lado, e consumou a grande obra da salvação quando bradou: “TUDO ESTÁ CONSUMADO” (João 19:30).

- Cristo renunciou tudo em favor dos homens, e a pergunta que não pode se calar é: O que temos renunciado para podermos andar com Deus?

- Aquele que diz ter Jesus em sua vida, mas vive no mundo com seus prazeres e pecados, está mentindo e enganando a si mesmo, (João 2:15) diz: “não ameis o mundo nem o que no mundo há...” (Tiago 4:4) diz: "...vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?"

- O que você tem renunciado, ou que nós temos renunciado em favor do amor de Deus?

- A verdadeira dependência de Deus é quando renunciamos o nosso eu, o nosso ego, o que queremos, é quando renunciamos a nossa carne, ou seja, a verdadeira renúncia consiste em dizer não para o mundo e sim para Deus.

- Imagine como será maravilhoso, quando chegar o dia em que Jesus olhar em nossos olhos, e dizer: amado (a) valeu a pena, valeu a pena renunciar, meu trono, minha glória, minha vida, para podermos viver juntos a eternidade.

- Então todos, poderemos dizer: Senhor valeu a pena, renunciar o mundo e tudo que nele há, e viver para Ti.

  • TER A VIDA NAS MÃOS DE DEUS É VIVER NA DEPENDÊNCIA DELE.

- Hoje a palavra nos ensina queviver na dependência de Deus é uma escolha, ou dependemos de Deus, ou dependeremos de homens.

- Se você não depender de Deus, com certeza dependerá de médicos, advogados, chefes e gerentes de banco.

- Precisamos abandonar a dependência humana, pois o homem está sujeito a falhas, os homens têm seu preço e se corrompem, os homens mudam de ideia, e os homens dependem de outros homens.

- Depender de Deus é crer que Ele é o Senhor da nossa vida, e que rege os nossos passos, dizendo o que temos que fazer, e nós apenas obedecendo e aceitando.

- Viver na dependência do Senhor é um desafio para todo ser humano, um desafio que trás provisão, sustento, segurança, portas abertas e o melhor, trás salvação e vida eterna com Jesus.

- Depender de Deus é confiar Nele de tal maneira, que você não carregue mais consigo aqueles problemas que já entregou nas mãos e aos cuidados do Eterno.

CONCLUSÃO

- Não existe necessidade maior para uma pessoa, que não seja a dependência de Deus.

- Para vivermos na dependência do Senhor, temos que entregar nossa vida totalmente para Ele, devemos consagrar a Ele cada segundo e minuto, cada ação e atitude, cada pensamento e cada palavra, para Deus.

- Enfim, tudo, mas tudo mesmo que permeia e sustenta a nossa existência deve estar nas mãos de Deus.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, peço que me perdoe, pelas vezes que não busquei em primeiro lugar o seu Reino e sua justiça, e pelas vezes que andei ansioso e preocupado, me esquecendo de confiar em Ti. Eu declaro que deste dia em diante, a minha vida será uma vida de obediência, submissão e renúncia. Começo agora renunciando meu eu, minhas vontades, meus desejos e a minha carne, e declaro para que o mundo espiritual ouça, que o Senhor Jesus sempre terá a última palavra na minha vida, e que sou totalmente dependente do Senhor, e o mais importante, a partir de hoje eu entrego a minha vida, nas mãos de Deus, para todo sempre em nome de Jesus, amém.

 

 

AUTOR: Pr. Fabrício Cruz / IEJ - Ministério Apostólico

 

===========================

===========================

===========================

===========================

 



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem