4dbdcfbf-2d7e-48a6-bdfb-a33f66eb2115_640x341

“Anseios da Alma”:
Redenção
 
 
 
Introdução
- Na nossa última mensagem da série “Anseios da Alma” vamos falar do anseio que acompanha o ser humano desde a queda: o anseio de redenção.
- Mas o que é redenção?
Busquei em alguns dicionários seculares e encontrei definições que expressam muito bem esse anseio, essa necessidade da alma humana. Veja:
 
Re.den.ção =
1 Ato ou efeito de remir.
2 Indulgência, misericórdia.
3 Expiação, perdão.
4 Dir. Perdão, liberação graciosa de uma dívida.
5 Auxílio que livra alguém de transe aflitivo.
6 Libertação, proteção, salvação, socorro.
7 Resgate
- Mesmo que você não saiba ou tente se enganar, você quer, precisa, anseia, tem fome de redenção. Quer misericórdia. Deseja auxílio divino. Precisa de libertação. Espera por resgate. Almeja proteção, socorro, libertação. A busca do ser humano pelo espiritual, pelo divino, mesmo que em lugares e formas erradas é produto desse anseio por redenção. A consciência do pecado faz com que o homem queira redenção.
1. Quando é que o ser humano começou a ansiar por redenção?
- Antes de pecar, o homem não precisa de redenção. Mas depois que o pecado entrou no mundo o desejo de resgatar aquele relacionamento perdido com Deus começou a perturbar o homem. E isso é muito importante.
- Veja como Paulo resume isso: “...Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram...” Rm 5.1-2.
- Todos nós pecamos juntos co o primeiro homem que pecou. Somos tão culpados quando Adão, em resumo. É por isso que precisamos de redenção, ansiamos por redenção.
2. Como é que o ser humano tem buscado por redenção?
* Por obediência à Lei ou por mera religiosidade.
Isso funcionou por algum tempo, mas apenas para apaziguar a consciência do pecador. Isso não funciona junto a Deus. O salmista sabia disso:
“Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.
Salmos 51:16-17
* Por auto-justificação.
As pessoas tentar se redimir sendo justas por si mesmas. Fazem coisas que façam com que elas sejam consideradas justas. São as boas obras. Mas a Bíblia afirma que a Salvação é pela graça, não por obras: é presente de Deus. Veja: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8-9
* Negação
As pessoas simplesmente resolvem o problema do anseio por redenção negando o tenha. Simples assim! Isso não resolve. Cedo ou tarde essa necessidade aflora e a crise aparece, de uma forma ou de outra.
3. Como é que o ser humano pode alcançar redenção?
O anseio, a necessidade de redenção é um fato. Mas como resolver isso? Essa é a maior questão da existência humana. Nada é mais importante do que isso. Essa é a resposta que selará o destino da sua alma e você não quer pensar nisso? A Bíblia tem a resposta.
A redenção e alcançada pela fé em Jesus Cristo. Veja o que a Bíblia diz:
“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos”.  Ef 1:7-10
Foi naquela cruz, quando Jesus Cristo derramava o seu sangue que ele redimia os pecadores, resgatava o perdido e isso inclui você!
Conclusão
De todos os anseios que vimos nessa série de mensagens, esse é o principal. Se este não for resolvido, não fará diferença suprir os outros anseios vistos nas mensagens anteriores, pois a alma do indivíduo estará perdida.
Um último texto bíblico resume bem esta mensagem de esperança:
“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.  Colossenses 1:13-14
Creia no senhor Jesus Cristo para a sua redenção. Amém!
 
 
Autor: Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa
IBCNO © 2012
 
++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
 


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem