quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

 

pregação organização igreja
A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

 

INTRODUÇÃO: 

- O povo brasileiro é irreverente e espontâneo, mesmo assim não há desculpas para desorganização, visto que nosso lema na bandeira é “Ordem e Progresso”. O fato é que devido a desordem há o regresso muitas vezes.

- No mundo percebe-se que o inimigo tem agido através do ‘crime organizado’, ou seja, já percebeu que tudo que é organizado dá certo e prospera.

- Como se organiza uma Igreja?

Vamos aprender algumas coisas sobre organização da Igreja:

I – Organização na Bíblia:

- Êxodo 18.13-26: com divisão de tarefas e a organização é mais fácil trabalhar. O povo judeu era escravo no Egito e por isso durante os 40 anos de peregrinação receberam a Lei para aprenderem a se organizar.

- Lucas 9.10-17:  Jesus tinha um grupo de 12 homens que trabalhavam junto com Ele e no momento da multiplicação mandou dividir o povo em grupos (v.14) e ainda aproveitou as sobras (v.17). Em Lucas 14.28-31  Jesus ensina que é necessárioplanejar e se organizar.

-- Deus é organizado. Na criação fez uma coisa de cada vez e ainda achou tempo pra descansar.

II – Organização da Igreja:

- I Coríntios 12.27,28: através da Igreja Primitiva percebemos o modelo Bíblico de organização da Igreja com cargos e funções de acordo com os dons dados por Deus.

- Cada Igreja local tem sua própria forma de se organizar e o que faz dar certo é o seu envolvimento com a comunidade que a faz ser como um corpo unido.

- Romanos 12.4-8: o modelo bíblico de organização da Igreja é em Dons e Ministérios.

- Na Bíblia a Igreja é comparada a um corpo, um organismo vivo e crescente e não com uma organização estática e morta.

III – As decisões na Igreja:

- Efésios 4.15,16: Cristo é o Cabeça, o chefe e mentor da Igreja e nós devemos ter a mente de Cristo (I Coríntios 2.16). Antes de tomar uma decisão é importante estar em oração para buscar a vontade do Senhor da Igreja.

- Atos 15.6 e 28,29:  na Igreja Primitiva as decisões eram tomadas em conjnto comoração e muito diálogo. Havia no meio dos discípulos uma tensão entre Lei e Graça. Para decidir os dois lados do grupo cederam um pouco.

Nesta reunião houveoportunidade para todos falarem. No fim houve direção do Espírito Santo e unidade das opiniões.

O corpo:

Vejamos através das partes do corpo como se organiza a Igreja partindo do princípio metodista com quatro áreas de ação representadas pelos quatro membros do corpo e os dedos os ministérios específicos dentro destas áreas de ação que podem variar na diversas igrejas locais:

CABEÇA: Cristo

CORAÇÃO: refletir sobro o que impulsiona a vida na Igreja: a oração, a fé, a comunhão, o Espírito Santo, etc.

TRONCO: Que sustenta e liga todas as partes do corpo. O Concílio Local é onde se decide tudo sobre a Igreja reunindo para um consenso. A CLAM-Coordenação Local de Ação Missionária, que é a liderança dos ministérios da Igreja. O pastor que luta pela Igreja para a manter unida e funcionando.

BRAÇO DIREITO: Ação Docente ou Ensino. É a área responsável pelos ministérios que instuem a Igreja a cantar, louvar, orar, pregar...

BRAÇO ESQUERDO: Ação Administrativa que administra a Igreja de maneira geral.

PERNA DIREITA: Ação Missionária ou Evangelização. Ministérios que trabalham para levar a Palavra de Deus.

PERNA ESQUERDA: Ação Social. Representa a Igraja na sociedade através de ações de apoio à comunidade.

CONCLUSÃO:

I Coríntios 14.26 e 40: todos têm oportunidade de fazer o que sabem na Igreja, mas tudo deve ser feito de forma organizada para a edificação de todo o corpo.

 

Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

 

+++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário