quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


AS PROFECIAS MAIAS 
E O FIM DO MUNDO 
NA BÍBLIA 



 INTRODUÇÃO: 

Texto bíblico: Daniel 2:1-47 

1. O fim do mundo será em 21 de dezembro de 2012? Muito se tem comentado do fim do mundo, parece que há grandes indícios de acontecer. 

2. O mundo tem seu destino firmado nas profecias dos índios maias? Entre tantas datas marcadas para o fim do mundo a profecia maia está em alta na atualidade. 

3. O mundo vai acabar mesmo? Como? Ainda que poucos saibam o quê realmente acontecerá no futuro, é possível saber o suficiente para evitar o desespero; mas para isso é necessário uma revelação segura: A Bíblia. 

 I. NADA E NEM NINGUÉM PODE ANTEVER O FIM DO MUNDO, POIS SÓ DEUS CONHECE OS MISTÉRIOS DO FUTURO – Daniel 2:1-19 

 1. A história de Nabucodonosor revela que ninguém pode prever o futuro: Nem um grande rei, nem magos, nem adivinhos e nem os mais sábios dos homens podem sequer saber o que um homem sonhou à noite. Portanto, os maias não podem prognosticar nada certo para o futuro. 

2. A história nos mostra que o maior rei do maior império não tinha controle do futuro: Diante da ansiedade de saber o que sonhara e sua interpretação, Nabucodonosor ameaçou a todos os sábios, magos, adivinhos, astrólogos e encantadores; mesmo assim, nada fizeram nem quanto ao passado (sonho) muito menos quanto ao futuro. 

3. A história do rei Nabucodonosor revela que só Deus conhece a história do mundo e seu futuro: Só Deus, mais ninguém, conhece os mistérios do futuro do mundo. Então, duvide das profecias dos Maias e de qualquer profecia extra bíblica. 

 II. OS MAIS SÁBIOS DO MUNDO NADA PODEM DIZER SOBRE O FUTURO PORQUE O CONHECIMENTO DO FUTURO PERTENCE SÓ A DEUS – Daniel 2:20-25 

 1. Ninguém, por mais sábio que seja, pode saber o que acontecerá no futuro: Todos os sábios foram, não só convocados por Nabucodonosor, mas por ele foram ameaçados à morte; mesmo assim, nada, absolutamente nada, puderam revelar daquilo que o rei lhes pedira. 

2. Ninguém, por mais religioso que seja, pode desvendar os mistérios que envolvem o futuro: Daniel reconheceu sua limitação, embora fosse muito religioso e respeitado como um dos mais sábios. Ele dependeu de Deus para saber os mistérios sobre o sonho do rei. Com relação ao fim do mundo, será que Deus daria informação aos maias e não aos cristãos? 

3. Ninguém, a não ser Deus, conhece o futuro e revela aos Seus profetas: Daniel clamou a Deus sabendo que Ele é a fonte de toda profecia. Conquanto, qualquer definição sobre o futuro que não dependa da revelação divina é questionável por ser fruto da engenhosa especulação da limitada mente humana. 

 III. OS SERES HUMANOS PODEM CONHECER O FUTURO POR MEIO DA REVELAÇÃO DE DEUS EM SUA PALAVRA, FORA DISSO É SÓ ESPECULAÇÃO – Daniel 2:26-47 

 1. Qualquer coisa fora do que Deus revelou é mera fantasia: Deus revelou a Daniel com base no sonho do rei as sucessivas potências que governariam o mundo antes que o reino divino fosse estabelecido para sempre. Qualquer coisa diferente disso não merece crédito! 

2. Qualquer um que crê no que não está na Bíblia está fadado ao desespero e a ignorância: A Bíblia é a única fonte segura para saber o que acontecerá no futuro; nela está o plano maravilhoso de Deus detalhado para o futuro da humanidade. Porém, quem se apega a outras fontes está fadado ao desespero e à ignorância. 

3. Qualquer coisa que esteja fora da revelação de Deus é incerta: Deus tem a primeira e a última palavra no que diz respeito ao futuro, e Deus não escreveu o destino do mundo nos astros e nem nas estrelas. Fora da Bíblia há somente especulações e fantasias que causam sensacionalismo e, por fim, a incredulidade! 

 CONCLUSÃO: 

 1. O conhecimento do futuro não está entesourado em algum astro ou mesmo em um milhão deles: As ideias da Nova Era, as muitas adivinhações modernas e até mesmo a astrologia (horóscopo) tem seu berço na Babilônia; e, foram completamente incapazes de revelar qualquer coisa do pedido do rei Nabucodonosor. Portanto, a profecia maia, que é fundamentada nestas ideologias, não é confiável! 

2. O futuro só pode ser conhecido por um Ser que sabe sobre todos os elementos e fenômenos que existem em todo o Universo: Só Deus sabe tudo sobre tudo. É uma incoerência confiar em quem não é confiável e desconfiar de quem é confiável! Troque as profecias maias pelas profecias bíblicas para que substituas o medo pela esperança! 

3. O futuro pode ser controlado por quem conhece o que está além do limite do presente: Deus tem um plano para o mundo, e tem poder e autoridade para executá-lo. Ele revelou esse plano, conheça-o estudando a Bíblia! 

 APELO: 

 1. A teoria dos maias está baseada nos astros, não na revelação de Deus; então, elimine-a de tuas crenças! 

2. A teoria dos maias não os ajudou nem a sobreviver, Deus é a fonte da vida e do saber, busque-O como fez Daniel. 

3. A teoria dos maias causará incredulidade no mundo, estude a Bíblia e creia no que Deus revelou e tenha certeza do que acontecerá no futuro. 


AUTOR E FONTE:  Pr. Heber Toth Armí / http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/SERM%C3%83O%20EXPOSITIVO



=======
========
=========
==========
===========


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.