SHOFAR

Quero mostrar a você leitor a importância do shofar em minha vida, mas em primeiro lugar é necessário ensinar a você o que é e por que o shofar existe:
            Este estudo foi retirado de um livro chamado “Símbolos e festas”de Doroty Cundari Marques.
Significado: Poder Unção de Adonai manifesta através do som do Shofar.
            Shofar que em hebraico é o mesmo que “trompa”, chifre, também chamado de trombeta e em algumas passagens, buzina.
            A origem do nome Shofar está na raiz hebraica que significa “beleza”.
            “Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas...”(Números 10:10).
            Em Números 10:2, o Eterno ordena que se faça duas trombetas de prata, para convocar a congregação, e para ordenar a pratica do arraial. Todos deveriam congregar-se juntos a porta da Tenda da Revelação.
            Os toques do Shofar, davam comando. Um toque: Apenas os príncipes e cabeças dos milhares deveriam congregar-se juntos a Tenda da Revelação. Toque retinindo, primeira vez: Todos acampamentos da banda do oriente deveriam congregar-se para partir. Toque retinindo pela segunda vez; Os acampados da banda do sul. Toque longo sem retinir: Congregar todos.
            Há comando para se tocar o Shofar fortemente, prolongadamente, com toques curtos, enfim, cada toque é um comando de Deus para um acontecimento na terra, para Glória apenas Dele que É, Era e Sempre Há de Ser.
            Quem deveria tocar o Shofar?
            Os sacerdotes.
            O Shofar era tocado nos eventos proféticos, como entrega das Tábuas da Lei “os dez mandamentos” nos momentos de guerra e conquista como na destruição dos muros da cidade de Jericó; na  convocação das festas e solenidades, nos dias das alegrias.
            “Fala aos filhos de Israel dizendo: No mês sétimo tereis descanso solene, memorial ao som de trombetas, e uma santa convocação”. (Leviticos 23:24).
            Shofar era e ainda é feito de chifre de carneiro, podendo também ser feito de chifre de antílope; Jamais de boi, pois recorda o bezerro de ouro. Há normas rigorosas para escolher os chifres, limpar e consagrar para uso santo.
            No primeiro livro do V.T. Gênesis 22:13, lemos sobre o crifre, quando Adonai provê o carneiro para ser sacrificado em lugar de Isaque. O carneiro apareceu preso pelos dois chifres... Esse cordeiro apontava para Messias; Especialmente para os dois grandes momentos: A primeira vinda do Messias, como homem, para morre em nosso lugar, e a segunda vinda, como Rei dos reis, Senhor dos senhores, quando Ele voltar em Glória para buscar a todos que Nele crêem. Dois chifres, dois momentos proféticos, históricos, messiânicos e bíblicos.
            O Shofar será tocado quando o Noivo Jesus vier buscar Sua noiva, Seu povo, a Igreja, composta de judeus e gentios, para levar consigo junto ao Pai.
            “ E enviará Seus anjos com grande voz de trombeta (Shofar), e juntarão os Seus escolhidos, dos quatro cantos, desde um extremo do céu até o outro” (Mateus 24:31)
            O profeta Joel 2:15-17 nos exorta a tocar a trombeta, proclamando jejum convocando assembléia, pedindo perdão ao Eterno pelos pecados “Dia do Perdão”.
            E ainda, as Escrituras nos falam do toque do último Shofar que trará o Messias.
            “Porque um momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta (Shofar), porque a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados” (1Corintios 15:52).
            Antes de tocar o Shofar, o sacerdote deve orar, agradecendo e engrandecendo o Nome do Senhor.
            “Bendito és Tu, Senhor Rei do Universo, que nos mandastes tocar o Shofar”.
            Tenho percebido que há um grande modismo em nossas igrejas no tocar do Shofar. Como no estudo que tivemos, este instrumento não tem por finalidade massagear o ego de ninguém, pelo contrario, este instrumento é fundamental para santa convocação e por isto não deve estar na mão de pessoas que não tem nenhum relacionamento com Deus, mesmo porque não se toca o Shofar por vontade humana.       
            Em minha verdadeira conversão, eu fiz um grande desafio com o Senhor. Em um grande congresso chamado (CATH THE FIRE), fui levado por minha esposa a participar.
 Ali minha esposa me desafiou a pedir ao Senhor o que seria impossível para mim, e caso o Senhor não me respondesse, ela nunca mais insistiria para que eu fosse a igreja com ela. Percebi que era uma boa oportunidade para me livrar da igreja, então eu aceitei a proposta.
 O desafio seria se Deus realmente existisse que Ele colocasse em minhas mãos a carne esponjosa que estava em meu nariz, já que alguns anos eu estava com este problema e só com cirurgia poderia extraí-la. Caso isto me acontecesse daria a minha vida para servir-lo em sua obra.
Durante toda ministração pude ver pessoas sendo curada de vários males , foi quando meu irmão Jonas desceu do altar e me abraçou, enquanto eu era abraçado pelo meu irmão um outro irmão que estava com umShofar veio e colocou a boca do Shofar em minha barriga e juntos sopraram, meu irmão Jonas soprava minha nuca enquanto o irmão Marcelo tocava o Shofar em minha barriga, foi quando tomado pelo gozo do Espírito a carne esponjosa saiu de meu nariz e foi parar em minha mão. O Senhor se revelou e me mostrou o Seu grande poder.
Esta foi a minha primeira experiência com Deus, a manifestação do poder Dele através do amor de meu irmão Jonas e do toque do Shofar pelo Marcelo.   
 Eu sou uma testemunha viva do poder que é liberado quando o Senhor manda tocar o Shofar. Não só quando fui ministrado, quando ministrei.
Um dia ministrando para uma igreja de mais de duas mil pessoas de um pastor amigo meu, Deus revelava ao pastor que deveríamos fazer sete toques para a libertação de pessoas que estavam em sua igreja, e quando começamos a tocar, e a cada toque, dezenas de pessoas caiam endemonhiadas até que ao tocar o sétimo toque pouquíssimas pessoas não tinham caído, confesso que fiquei perplexo porque nunca tinha visto tantas pessoas possessas. Já pude ver pessoas sendo curadas, renovadas, atos proféticos que realizei, mas uma das coisas mais bonitas que tive o prazer de presenciar foi em uma ministração com um pastor amigo que se chama Geraldo Denardi do ministério Intimo do Pai.
Estávamos ministrando para mais ou menos setecentos jovens e quando ele pediu para que eles levantassem as mãos que o Espírito Santo se manifestaria para eles, ele me pedir para que tocasse um toque chamado Tekia que anuncia a presença de Deus, quando toquei, os setecentos jovens caíram de uma só vez no chão falando em línguas, foi uma grande experiência.
            Poucas igrejas trabalham este ministério, que pena, pois não sabem o quanto é importante treinar o povo de Deus para identificar o som da trombeta do Senhor.
            Se você meu amado leitor nunca foi ministrado ou nunca ouviu espero que você possa viver esta experiência o mais rápido possível, estamos acostumados a falar em nossas igrejas, mas percebo que Deus quer nos fazer ouvir um pouco mais.
             Existem muitas coisas que Deus quer nos mostrar quando paramos para ouvir, o Shofar é uma delas, mas garanto que é uma das pequenas coisas que Deus quer que aprendamos a ouvir, imagine as grandes!
            Que o Senhor nosso Deus continue a abençoar todos nós. “Amém”

Pr. Marlon C. D. Góes Cunha -
Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Palmira.





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem