AS QUATRO BASES DE 
UM RELACIONAMENTO 
COM DEUS

 "E percorria Jesus toda a Galiléia, ENSINANDO nas suas sinagogas e PREGANDO o Evangelho do reino, e CURANDO todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão" (Mateus 4: 23-25). 


INTRODUÇÃO. 

 - É interessante o critério que Jesus aplicava em seu ministério: ENSINANDO, PREGANDO, CURANDO. 

- Ensinar envolve comunicação, e na sua época era impossível comunicar-se sem aproximação. Jesus sempre procurou estar próximo do povo, sentir a necessidade de cada um. 

Este era o seu objetivo: ENSINAR E PREGAR, os sinais e curas eram consequências. 

 - A sua fama correu por todo o mundo e uma grande multidão o seguia. 

- O local do SERMÃO DA MONTANHA era bem estratégico. Provavelmente perto de Cafarnaum. O local não foi escolhido por acaso, mas com muita propriedade: Jesus estava acima, o povo abaixo dele, a acústica era perfeita, então ele se prepara para o grande ensino. Jesus começa a ensinar, e falou por longas horas. 

Jesus com uma grande introdução, começa seu ensino falando sobre: 

 - As Bem-Aventuranças. Do Sal da Terra e a Luz do mundo. Jesus diz que não revogou a Lei, mas cumpriu-a. 

 * Depois de fazer a sua Introdução, ele começa a doutrinar, Jesus tratou do: 

 - Homicídio. 
- Do adultério. 
- Dos Juramentos. 
- Da Vingança. 
- Do amor ao próximo. 
- Da pratica da justiça. 
- Das obras. 

 Jesus ensinou a: 

 - Orar e a Jejuar. 
- Ele ensina o que é riqueza para Deus. 
- Fala da luz e das trevas. 
- Falou que não podemos servir dois senhores. 
- Nos despertou a deixar de lado a ansiedade. 
- Falou Do julgamento. 
- Desafiou o seu povo a orar sem cessar. 
- Falou dos perigos das decisões (As duas Estradas). 
- É claro, falou dos falsos profetas. 
 - E encerra o sermão falando DAS BASES DO RELACIONAMENTO COM DEUS. 

- Para falar dessas bases, atenta o povo para os pequenos cursos d´água que cortavam o vale em direção ao Mar da Galiléia. No verão esses cursos diminuíam até quase secavam, mas ao fim do inverno o gelo acumulado nas montanhas derretia e gerava um acumulo de água se tornarem correntes turbulentas que desciam com velocidade e grande poder de destruição a ponto de arrastar casas construídas sobre a planície junto a areia. 

 - Em contraste, Jesus apontou para as casas que foram construídas sobre as rochas mais altas longe das corredeiras. Ao mesmo tempo em que era seguro, tais casas eram construídas com muita dificuldade. Todo material para construção tinha que ser levado da planície até o ponto alto. Elas, entretanto, aguentavam anos e anos sob as condições mais adversas. 

 - Esta historia verdadeira nos ensina de como devemos proceder na nossa caminhada Cristã. 

- Aceitar a Cristo é viver de acordo com Seus princípios, é coloca-lo como o Fundamento de nosso caráter, simbolizado aqui nessa historia pelas casas fundamentadas na rocha. 

Isto chamamos de: 

1. SANTIFICAÇÃO. 

 - Muitos acham que pelo fato de aceitarem a Jesus, já os torna puramente Santos, sim a presença do Espírito Santo em nós nos da o direito de ser “SANTOS”, mas o processo de “SANTIFICAÇÃO” leva a vida toda. 

- A transformação de um caráter se começa pelas coisas básicas da vida cristã, mas, QUAIS SÃO AS COISAS “BÁSICAS” DA VIDA CRISTÃ? 

 - Para se aprender as coisas “básicas da vida cristã” primeiramente é necessário “desaprender” (Marcos 10: 15) algumas crenças, hábitos e práticas que às vezes são muito comuns em nosso cotidiano. Muito desses hábitos e crenças herdamos dos nossos pais. O texto diz: 
 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha: E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas" (Mateus 7: 24-29). 

 - Estes fundamentos retratam em uma escolha. Jesus nos dá o direito de escolher entre O CERTO E O ERRADO; ENTRE O BEM E O MAL. 

- A grande falha é: SE NÃO TEMOS A DISPOSIÇÃO DE APRENDER, NUNCA VAMOS CONSEGUIR IDENTIFICAR E NEM SEPARAR O CERTO DO ERRADO E NEM O BEM DO MAL. Se não aprendemos, então vivemos como se nada estivesse acontecendo. 

 2. TODO AQUELE QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS. 

 - A quem o Senhor Jesus está se referindo? Para entender esse assunto, devemos ler: 

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" (Mateus 7: 21-23). 

 - O texto é muito claro, muitos pensam que estão servindo ao Senhor de maneira correta, mas não estão porque não quiseram ou não se dispõem a aprender, e até chegam até dizer que em teu nome fiz isso ou aquilo, mas Jesus diz que nunca os conheceu. Jesus esta dizendo: VOCÊS NUNCA QUISERAM APRENDER DE MIM (Mateus 11: 25-30). Jesus está dizendo que todos aqueles que edificam as suas vidas na religiosidade e na legalidade, estão construindo suas casas sobre a areia. 

 - Para não servirmos a Deus de maneira equivocada, devemos conhecer as QUATRO BASES DO RELACIONAMENTO COM DEUS. Os três primeiros fundamentos foram construídos sobre a areia, mas o quarto fundamento representa um relacionamento construído sobre a rocha. 

I – RELACIONAMENTO BASEADO NA IGNORÂNCIA. 

 - Depois de aproximadamente quatro séculos de escravidão, Israel consegue a libertação do Egito. Moisés foi o profeta usado por Deus para conduzir este povo à plena liberdade, mas por causa da desobediência e incredulidade, o povo vagueou pelo deserto durante 40 anos. 

 - Ao chegar ao pé do Monte Sinai, Deus resolveu falar com o povo. 

"Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora pois, SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel" (Êxodo 19: 4-6). 

 Note como Deus quer nos abençoar, vejamos: 

 - A CONDIÇÃO: “Se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto (aliança)”. 

- A PROMESSA: Então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. 

 - O povo respondeu: "Então todo o povo respondeu a uma voz, e disseram: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo" (Êxodo 19: 8). 

 - Esse tipo de resposta representa o voto de um ignorante. O povo estava firmando um compromisso, porem não atentaram para as condições: SE DILIGENTEMENTE (zeloso e aplicado). 

 - ZELOSO. Administrar com o máximo cuidado e interesse. 

- APLICADO. Voltado para o ensino, para o trabalho, esforçado. Ou seja, a minha promessa esta condicionada a “OBEDIÊNCIA”. 

 - A Bíblia adverte: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos: o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues" (Eclesiastes 5: 4-5)

 - Qual foi o voto que fizemos com Deus quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. 

- Muitos estão se relacionando com Deus baseadas na ignorância. 

- Tem muita gente achando que Deus permite tudo; concorda com tudo. Não! 

A resposta é clara: TODO AQUELE QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS. 

II – RELACIONAMENTO BASEADO NO MEDO. 

 - Não se pode relacionar-se com Deus baseado no MEDO. O medo de se relacionar com Deus implica em construir a casa sobre a areia. O medo produz insegurança, insatisfação, infelicidade e distanciamento. 

 MAS O QUE É SE RELACIONAR COM DEUS BASEADO NO MEDO? 

 - Quando Deus transmitiu os Dez Mandamentos, em meio a relâmpagos e trovões, o povo entrou em pânico, ficaram assustados (Êxodo 20: 18). 

A reação dos Israelitas foi de imediato: 

"E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos" (Êxodo 20: 19).

-  Com estas palavras, o povo preferiu ouvir a voz de Moisés a ouvir a voz de Deus. Tudo por causa do medo. 

 - Ainda hoje, a maioria prefere conceitos e pensamentos humanos a ouvir a PALAVRA DE DEUS. Muito se tem pregado um Deus carrasco, um Deus vingativo. Se não fizer assim, Deus vai fazer assim. 

 - Cristãos que agem e aceitam tais coisas vivem fundamentados no medo, e o medo faz com que as pessoas não conheçam a Pessoa e nem o caráter de Deus. Frequentam uma Igreja porque têm medo de serem castigados por Deus. Muitos fazem o bem porque têm medo de perder os favores de Deus. 

O MEDO GERA CANSAÇO E INDISPOSIÇÃO. 

 - Atrás deste medo encontramos pessoas arrasadas, frustradas e esperando a misericórdia de Deus, e Deus sempre esta pronto para recebê-los. 
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11: 28-30). 

 - Para se libertar do jugo do Medo, a resposta é clara: TODO AQUELE QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS. 

III – RELACIONAMENTO BASEADO NAS APARÊNCIAS.  

- Muitos falam em Deus; usam símbolos referentes ao cristianismo; produzem frases de efeito sobre Jesus; até andam com a Bíblia debaixo do braço, porém não conseguem manter com Deus um relacionamento de amizade, respeito, reverência e sinceridade. Muitos vivem uma vida cristã de aparências. 

 - Para tais pessoas vir à igreja é apenas um momento de rever os amigos, ou de se apresentar, porque canta no louvor, ou é diácono, e porque também não pregar. Quem sabe uma oportunidade de paquerar. Nada além. Nada mais sério. Nada de compromisso. 

 - Muitos têm Jesus como um astro a Quem admiram, ou porque buscam vantagens financeiras, Jesus é um bom investimento. Tais pessoas estão na Igreja, mas continuam a frequentar ambientes impróprios; andam com amizades inadequadas e se envolvem em situações QUE DEIXAM O NOME DE JESUS JOGADO NA LAMA. 

Jesus falou a respeito dessas pessoas: 

 "Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Mateus 15: 8). 

 - Certa ocasião, uma mulher aproximou-se de Jesus e, após ouvi-Lo falar, disse: "E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" (Lucas 11: 27-28). Jesus viu nas palavras daquela mulher apenas uma empolgação. Era apenas uma admiradora; uma fã. 

 - Hoje, infelizmente, também existem pessoas que mantém um relacionamento de aparências com Deus. São apenas fãs de Jesus. 

 - O fã sabe tudo sobre o seu ídolo. Que dia ele nasceu; que carros ele tem; o que gosta de vestir. Mas nunca teve uma experiência pessoal com ele. Tanto é verdade que o ídolo também não o conhece. "E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7: 23). 

JESUS NÃO PRECISA DE FÃS; PRECISA DE DISCÍPULOS. 

 Para se libertar do jugo das aparências, a resposta é clara: TODO AQUELE QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS. 

IV – RELACIONAMENTO BASEADO NO AMOR 

 - O amor é o único fundamento sólido para qualquer tipo de relacionamento. 

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29: 13). 

- Quando nos relacionamos no verdadeiro amor: FALA SE POUCO, MAS AGE SE MUITO. 

 - O que antes nos parecia bom, agora o temos como pecado e o que parecia ruim, agora consideramos bom. 

CONCLUSÃO. 

 - Todos que aceitam a salvação proposta por Cristo trocam o orgulho pela humildade; o ódio pelo amor; o egoísmo pela generosidade e a ansiedade pela paz. 

 - Para amar a Deus é preciso conhecê-Lo. Não se ama a quem não se conhece. Só depois de conhecê-Lo através do estudo de Sua palavra, poderemos colocar a Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Assim, estaremos edificando a nossa vida sobre o firme fundamento, a Rocha que é Cristo. 



 Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho / Dom, 15 de Abril de 2012 14:17


+++++++++++
++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem