OBREIRO APROVADO 


TEXTO: II Timóteo 2:15 
PROCURA APRESENTAR-TE DIANTE DE DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÄO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. 


INTRODUÇÄO: 


- Desde pequeno tenho escutado sobre ser aprovado por alguém, por algo que fazemos para satisfazer as nossas necessidades. 


- Lembro-me que quando estudava meus pais sempre me incentivaram a não abandonar os estudos por nada nesta vida a fim de que eu pudesse ser alguém, ter uma profissão, ser bem sucedido, e não passasse dificuldades devido ao esforço empreendido dentro de um estabelecimento de ensino. 


- Hoje muita coisa mudou em relação ao passado, mas as pessoas ainda buscam uma forma de serem aprovados diante da sociedade, da família, de uma comunidade a qual ele se relaciona e é participante. Basta verificarmos as literaturas existentes nas prateleiras e encontraremos sempre um livro que nos incentiva a sermos sempre os melhores, em busca de uma aprovação. Muitos acabam até cometendo barbaridades por procurar essa aprovação. 


- Interessante vermos também que a Palavra de Deus nos dá orientação sobre andarmos aprovados diante de Deus, dando a Ele alegria em ver seus servos realizando a grande obra pela qual Ele mesmo nos entregou. 


- Dentro desse ensino Deus nos ensina a colocarmos em prática três necessidades para que sejamos um obreiro aprovado por Deus. 


PROPOSIÇÄO: 
Existe a necessidade de ser um obreiro aprovado por Deus. 


O. I. – Quais as necessidades de um obreiro aprovado por Deus? 


O. T. – 3 Necessidades de um obreiro aprovado por Deus 


--- A PRIMEIRA NECESSIDADE DE UM OBREIRO APROVADO POR DEUS É... 
I – Apresentar-se a Deus ao ser chamado. 


A – Como uma necessidade 
--- O que é uma necessidade? Qualidade ou caráter de necessário. Aquilo que é absolutamente necessário. Exigência. --- Deus pede para que nos apresentemos a Ele. Esse foi sempre o convite de Deus para o Seu povo. 


B – Reconhecendo que Deus nos fez participantes de Seu Ministério. 
--- Amados irmãos, no dia em que Jesus encontrou seus discípulos pela primeira vez e convocou cada um para o Seu serviço com a ordem “SEGUE-ME”, Ele os escolheu para que participassem do Seu ministério. 


--- Na vida do apóstolo Paulo, ele diz: SERVO DE JESUS CRISTO, CHAMADO PARA SER APÓSTOLO; ele estava completamente disposto e a disposição do Seu Senhor. Deus o chamou diretamente: MAS QUANDO APROUVE A DEUS, QUE DESDE O VENTRE DE MINHA MÄE ME SEPAROU, E ME CHAMOU PELA SUA GRAÇA,(Gálatas 1:15,16). 


--- Deus o chamou para ser um obreiro aprovado. E Paulo reconheceu o chamado de Deus para com a sua vida. A Bíblia nos ensina que Deus está à procura de homens para que sejam Seus verdadeiros adoradores e cumpridores de Sua missão árdua, mas gratificante. 


--- A Bíblia diz: VÓS NÄO ME ESCOLHESTES A MIM, MAS EU VOS ESCOLHI A VÓS, E VOS DESIGNEI, PARA QUE VADES E DEIS FRUTO, E O VOSSO FRUTO PERMANEÇA, A FIM DE QUE TUDO QUANTO PEDIRDES EM MEU NOME, ELE VO-LO CONCEDA. (Joäo 15:16) 


C – Reconhecendo também a nossa fragilidade. 


--- A cada um de nós, que já fomos alcançados pelo Senhor Jesus Cristo, devemos sempre dar graças por estarmos realizando um ministério que vem da capacitação do próprio Senhor Jesus que nos chamou. Sim, Deus nos trouxe para o Seu ministério, e a Palavra de Deus diz que é ele mesmo quem nos capacita, e essa capacitação nos faz reconhecermos o quanto somos frágeis e dependentes do Senhor. 


--- Saibamos nós reconhecer essa chamada. Assim como Deus foi com Moisés. 


ENTÄO DISSE MOISÉS AO SENHOR: AH, SENHOR! EU NÄO SOU ELOQUENTE, NEM O FUI DANTES, NEM AINDA DEPOIS QUE FALASTE AO TEU SERVO; PORQUE SOU PESADO DE BOCA E PESADO DE LÍNGUA. AO QUE LHE REPLICOU O SENHOR: QUEM FAZ A BOCA DO HOMEM? OU QUEM FAZ O MUDO, OU O SURDO, OU O QUE VÊ, OU O CEGO? NÄO SOU EU, O SENHOR?(Êxodo 4:10-12)


 --- Assim como foi com Jeremias (Jr 1:5-10), devemos reconhecer a Soberania de Deus em nossas vidas, pois Ele próprio te escolheu. 


--- A Bíblia diz: ANTES QUE EU TE FORMASSE NO VENTRE TE CONHECI, E ANTES QUE SAÍSSES DA MADRE TE SANTIFIQUEI; AS NAÇÖES TE DEI POR PROFETA. ENTÄO DISSE EU: AH, SENHOR DEUS! EIS QUE NÄO SEI FALAR, PORQUE SOU UM MENINO. MAS O SENHOR ME RESPONDEU: NÄO DIGAS: EU SOU UM MENINO; PORQUE A TODOS A QUEM EU TE ENVIAR, IRÁS; E TUDO QUANTO TE MANDAR DIRÁS. NÄO TEMAS DIANTE DELES; POIS EU SOU CONTIGO PARA TE LIVRAR, DIZ O SENHOR. ENTÄO ESTENDEU O SENHOR A MÄO, E TOCOU-ME NA BOCA; E DISSE-ME O SENHOR: EIS QUE PONHO AS MINHAS PALAVRAS NA TUA BOCA. OLHA, PONHO-TE NESTE DIA SOBRE AS NAÇÖES, E SOBRE OS REINOS, PARA ARRANCARES E DERRIBARES, PARA DESTRUIRES E ARRUINARES E TAMBÉM PARA EDIFICARES E PLANTARES. (Jeremias 1:5-10) 


--- Essa é a primeira necessidade de um obreiro aprovado: 


I – Apresentar-se a Deus ao ser chamado. --- A SEGUNDA NECESSIDADE DE UM OBREIRO APROVADO POR DEUS É... 


II – Obedecer a Deus em Sua chamada, sem ter do que se envergonhar. 


A – O que é obedecer? 


--- É submeter-se a vontade de outrem e executá-la. Aqui devemos obedecer a Deus. 


--- Muitos até se apresentam diante de Deus, mas não o obedecem. E para obedecer a Deus, precisamos exercer a nossa fé no que Deus deixou escrito para a nossa edificação. 


--- A Bíblia diz: PELA FÉ ABRAÄO, SENDO CHAMADO, OBEDECEU, SAINDO PARA UM LUGAR QUE HAVIA DE RECEBER POR HERANÇA; E SAIU, SEM SABER PARA ONDE IA. (Hebreus 11:8) 


--- Abraäo foi um obreiro de fé. 


B – Obediência pessoal como primeiro aspecto de sua fé. 


--- O primeiro aspecto da sua fé, que é notado é sua obediência pessoal. (Gn 12:1-3). A obediência acompanhou a chamada. 


--- Foi algo espontâneo, o que é tanto mais notável porque não sabia para onde ia. 


--- Abraäo aceitou uma herança da parte de Deus em confiança, sem mesmo saber onde haveria de ficar. 


----- Devemos meus irmãos, deixar para trás as coisas visíveis deste mundo e nos lançarmos num projeto que envolve herança da parte de Deus para com a nossa vida. 


--- A Bíblia diz: E NÃO VOS CONFORMEIS A ESTE MUNDO, MAS TRANFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL, E PERFEITA VONTADE DE DEUS. (Rm 12:2) 


----- Deus o chamou, e quer que você obedeça ao seu chamado. E neste chamado envolve a OBEDIÊNCIA. 


C - Uma obediência que é descrita como sendo de todo o coração. 


--- A Bíblia diz: HOJE O SENHOR TEU DEUS TE MANDA CUMPRIR ESTES ESTATUTOS (MANDAMENTOS, LEIS) E JUÍZOS: GUARDA-OS, POIS, CUMPRE-OS DE TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODA A TUA ALMA. (Deut 26:16). 


--- Um coração obediente com certeza desfrutará de todas as bênçãos celestiais reservadas pelo Pai Celestial. 


----- De todo o teu coração. Coração, num sentido figurado é a parte mais intima de um ser, o berço dos sentimentos, das emoções, do afeto, do ânimo, da coragem, etc... Quantas vezes dividimos o nosso coração, que deveria ser totalmente voltado para Deus, com os nossos próprios desejos, a ponto de nos esfriar com as coisas de Deus e com os desejos de Deus. 


D - Uma obediência que é o alicerce do caráter do obreiro. 


----- A Bíblia diz: TODO AQUELE, POIS QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA, SERÁ COMPARADO A UM HOMEM PRUDENTE, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRA A ROCHA. (Mateus 7:24). 


--- Obediência que nos torna prudentes, edificados em um alicerce sólido que jamais será abalado. Essa rocha é Jesus Cristo, que nos faz sermos um verdadeiro obreiro aprovado. 


--- A nossa vontade deve ser a de fazer a vontade do Pai, em extrema obediência, como Jesus mesmo expressou em fazer a vontade daquele que o enviou. (Joäo 4:32). 


--- Este é o alicerce de uma vida vitoriosa. Devemos expressar da mesma forma com que Jesus expressou: DISSE-LHE JESUS: A MINHA COMIDA É FAZER A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU, E COMPLETAR A SUA OBRA. (João 4:32) 


--- Essa obediência fará de cada um de nós obreiros que não tem do que se envergonhar. 


----- Pergunto aos amados irmãos: Qual é a primeira necessidade para sermos um obreiro aprovado? 


I – APRESENTAR-SE A DEUS AO SER CHAMADO. Qual é a segunda necessidade? 


II – OBEDECER A DEUS EM SUA CHAMADA. De que forma? SEM TER DO QUE SE ENVERGONHAR. --- E FINALMENTE, A TERCEIRA NECESSIDADE DE UM OBREIRO APROVADO É... 


III – Manejar bem a Palavra de Deus através desta chamada. 


A – E por que a Palavra de Deus? 


--- A Bíblia diz: PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ A DIVISÄO DE ALMA E ESPÍRITO, E DE JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÖES DO CORAÇÄO. (Hebreus 4:12). 


--- Ela é viva e eficaz. A Palavra de Deus é a autoridade absoluta diante dos homens. Ela nutre o espírito do homem, onde ela apresenta as tendências pecaminosas da natureza humana, exposta com clareza, e onde somos advertidos a fugir daquilo que nos contamina e nos afasta de Deus. 


--- Ela nos revela o estado do homem sem Jesus diante de Deus, o qual é descrito como pecadores destituídos da Glória de Deus, e o estado do homem que recebe a Jesus como seu Salvador e Senhor, sendo descrito como pecadores justificados pelo sangue de Jesus, onde todos os nossos pecados foram perdoados. (Romanos 3:23; Romanos 5:1,8). 


--- Nos alimentando diariamente dela, como resultado teremos um crescimento espiritual, que nos ajudará a caminharmos como obreiro aprovado. 


--- E através dela que somos guardados da nossa morte espiritual, nos capacitando a suportar as dificuldades como um bom soldado de Jesus Cristo. 


B – Ela nos dá garantia do premio que nos espera em Cristo Jesus. 


--- Estas garantias estão escritas para que não tenhamos vergonha do evangelho. NÄO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO, POIS É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÄO DE TODO AQUELE QUE CRÊ; PRIMEIRO DO JUDEU, E TAMBÉM DO GREGO. (Romanos 1:16). 


--- A Salvaçäo é descrita nela através de Jesus Cristo, a Santificaçäo é descrita nela como processo de crescimento espiritual, e a Glória de Cristo é descrita nela como algo que também iremos participar. MAS A NOSSA PÁTRIA ESTÁ NOS CÉUS, DONDE TAMBÉM AGUARDAMOS UM SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO, QUE TRANFORMARÁ O CORPO DA NOSSA HUMILHAÇÄO, PARA SER CONFORME AO CORPO DA SUA GLÓRIA, SEGUNDO O SEU EFICAZ PODER DE ATÉ SUJEITAR A SI TODAS AS COISAS. (Filipenses 3:20-21) 


ILUSTRAÇÄO: 


--- OS VENDEDORES DE SAPATOS NA AFRICA. 


--- Conta-se que uma fábrica de calçados, com a intenção de expandir suas vendas, decidiu que deveria exportar para a Africa e mandou para um País daquele continente dois vendedores para que eles pudessem verificar o potencial do mercado e iniciar as vendas. 


--- Aos dois foram dadas as mesmas condições: hospedagem, locomoção, diárias, tabelas de preços e informações sobre os produtos, e ao final da primeira semana eles deveriam emitir um relatório a matriz no Brasil. 


--- Um dos vendedores, antes de mandá-lo ligou para o escritório da Matriz, completamente abatido, fazendo o seguinte comentário: 
VOCÊS DEVEM SUSPENDER OS PLANOS DE EXPANSÄO E REVER NOSSOS INVESTIMENTOS NESTE PAÍS. JÁ COMPREI MINHA PASSAGEM DE VOLTA, POIS VIR PARA CÁ FOI A MAIOR ROUBADA. PORQUE AQUI NÄO VAMOS VENDER NADA PORQUE NINGUÉM USA SAPATOS, TODO MUNDO ANDA DESCALÇO!!! 


--- O outro vendedor também ligou, mas ao contrário do primeiro, estava eufórico, quase não se continha e totalmente entusiasmado, foi assim falando: VOCÊS DEVEM AMPLIAR OS PLANOS PARA NOSSOS INVESTIMENTOS NESTE PAÍS. PODEM CONTRATAR MAIS FUNCIONÁRIOS E AUMENTAR A PRODUÇÄO. FOI BRILHANTE A IDÉIA DE VENDER NOSSOS PRODUTOS POR AQUI. VAMOS VENDER COMO NUNCA, PORQUE AQUI NINGUÉM USA SAPATOS, TODO MUNDO ANDA DESCALÇO... POR ENQUANTO! BASTA COMEÇAR A OFERECER! 


Moral da história: 
O quanto faz diferença a atitude de fé. O obreiro aprovado se apresenta diante de Deus, não se envergonha, e maneja bem o que Deus lhe deu como autoridade para desfrutar das bênçãos do Senhor, mesmo sabendo das circunstâncias. 


--- Näo se baseia naquilo que ele acha, em seus preconceitos e impressões, não perdendo as excelentes oportunidades dadas por Deus. 


--- Sempre estará na dependência daquele que é Soberano, Criador e Conhecedor de todas as coisas. Quero Concluir: 


--- É importante que estas três necessidades estejam em nossas vidas: 


I – Apresentar-se a Deus ao ser chamado.


 II – Obedecer a Deus em Sua chamada, sem ter do que se envergonhar. 


III – Manejando bem a Palavra de Deus através desta chamada. 


--- E para isso será sempre necessário perguntar a Deus, o de ensinar sobre Deus, e o de viver os mandamentos de Deus. 


--- Há um provérbio grego que diz: 


HÁ TRÊS COISAS QUE DEUS NÄO APROVA: 


1 – O DE NÄO SABER E NÄO PERGUNTAR 


2 – O DE SABER E NÄO ENSINAR 


3 – E O DE ENSINAR E NÄO VIVER 


--- O obreiro aprovado estará sempre disposto a pagar o preço por amor a Jesus Cristo aplicando estas 3 necessidades, a qual faz parte de tantas outras para que seja verdadeiramente:
 UM OBREIRO APROVADO POR DEUS. 


--- QUE O SENHOR NOS ABENÇÔE COM A SUA PALAVRA. 


--- OREMOS EM NOME DE JESUS. 






 AUTOR E FONTE: Pr Milton Nunes / http://www.igrejajp.com/index.php?option=com_content&view=article&id=75:obreiro-aprovado&catid=27:geral&Itemid=46




++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
+++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem