JESUS CRISTO 

SE TORNOU MALDIÇÃO 

NO MUNDO



INTRODUÇÃO: 

Texto bíblico principal: Gálatas 3:10-14

1. O que é maldição e como alguém pode se tornar maldito?

2. Em que consiste a maldição da lei?

3. Por que Jesus se fez maldição por nós? Por acaso somos malditos?

I.  MALDITO TODO AQUELE QUE NÃO PERMANECER EM TODAS AS COISAS ESCRITAS NA BÍBLIA – Gálatas 3:10-12

-Ninguém nasce fazendo tudo certo. Ninguém nasce fazendo o bem. Ninguém nasce santo. Exceto Jesus que nasceu santo, todos nascem pecadores; e, como o pecado é maldito, torna o ser humano maldito.

1. Compreendendo a teologia da maldição:

§ Salmo 116:21 – Maldito o arrogante e o desobediente dos mandamentos de Deus. Quem nunca desobedeceu a Deus?

§ Jeremias 17:5 – Maldito o homem que confia em si mesmo. Quem nunca se apoiou em suas próprias opiniões, habilidades e experiências?

§ Jeremias 48:10 – Maldito todo aquele que serve a Deus relaxadamente. Quem nunca fracassou em servir a Deus?

§ Mateus 25:41-46 – Maldito aquele que pensa mais em si mesmo do que nos outros. Quem nunca lutou por seu próprio bem mesmo fazendo os outros sofrerem?

2. Compreendendo a real situação do pecador:

a) Por estar sob a maldição do pecado o ser humano não possui habilidade nenhuma para fazer o que é certo; sua mais elevada justiça não passa de trapos de imundícia (Isaías 64:6).

b) Por causa do veneno mortal do pecado o ser humano não tem capacidade nenhum a de permanecer em todas as coisas escritas na Bíblia, para fazê-las (praticá-las).

c) Por causa de sua conduta moldada pelo maldito pecado, o ser humano está amaldiçoado, condenado à morte pela lei.

3. Compreendendo o papel da fé:

a) É preciso ter fé para aceitar o verdadeiro perfil da situação em que nos encontramos.

b) É necessário ter fé para recorrer a Deus em busca de auxílio – esperança de libertação.

c) É fundamental exercitar a fé para confiar que Deus providenciou uma solução para tirar o pecador da maldição do pecado e da condenação da lei.

II. MALDITO TODO AQUELE QUE FOR PENDURADO NO MADEIRO – Gálatas 3:13

Por que Jesus se faria maldição se não fôssemos malditos? Jesus se fez maldição por nós porque o pecado nos tornou imundo, amaldiçoados e condenados à morte.

1. Jesus nos resgatou da maldição da lei: A lei é perfeita, reflete o santo caráter de Deus; não há problema com ela. O problema está com o pecador, que infringe a lei e, a lei revela seu crime, sua transgressão. A lei condena à morte o infrator, essa é a maldição da lei. Por que Jesus pode nos resgatar da maldição da lei?

a) Jesus se tornou infrator sem infringir nenhuma lei.

b) Jesus se tornou criminoso sem ter cometido nenhum crime.

c) Jesus se tornou condenado à morte sem ter nenhum motivo para morrer.

2. Jesus se fez maldição por nós: Jesus não precisava ter feito o que fez, mas por amor a nós Ele desceu ao mais humilhante grau da consequência do pecado para nos alcançar onde estávamos:

a) Jesus se fez maldição por nós ao tomar sobre si a nossa culpa, nossas transgressões e nossos pecados.

b) Jesus se fez maldição por nós ao tomar nosso lugar de amaldiçoados e condenados pela lei.

c) Jesus se fez maldição por nós ao morrer por nós pendurado num madeiro, símbolo da mais alta infração: Amaldiçoado por Deus (Deuteronômio 21:22-23).

3. Jesus ocupou definitiva e completamente o nosso lugar:

a) Jesus não fez de conta que se fez maldição por nós. Ele tornou-se, de fato!

b) Jesus não fez uma encenação diante do universo ao assumir nosso lugar. Ele assumiu, de fato!

c) Jesus não aparentou morrer, Ele realmente morreu fazendo-se maldição por nós.

III. O BENDITO CRISTO SE FEZ MALDIÇÃO PARA ABENÇOAR OS MALDITOS – Gálatas 3:14

1. Cristo tomou sobre Si as nossas impurezas e imundícias para que recebêssemos sobre nós a Sua perfeita justiça por meio do Espírito Santo.

2. Cristo se fez maldição para que nEle, o pecador amaldiçoado alcançasse a bênção prometida a Abraão: A salvação. A qual está vinculada com o Espírito Santo.

3. Cristo padeceu a maldita morte na cruz por causa do maldito pecado, não dEle, mas nosso; a fim de que fôssemos abençoados com a Sua vida eterna.

CONCLUSÃO:

1. Jesus se tornou maldito para tornar-nos benditos. Jesus não morreu para anular a lei, mas a condenação da lei que é a sua maldição.

2. Jesus morreu como transgressor da lei para resgatar-nos não da lei, mas da condenação da lei.

3. Jesus se fez maldição para nos resgatar da nossa maldição e oferecer-nos a Sua bênção.

APELO:

1. Tenha fé na descrição bíblica de sua real situação como amaldiçoado pecador incapaz de se livrar da condenação da lei.

2. Tenha fé para aceitar o fato de Jesus ter assumido o teu lugar na maldita cruz a fim de que sejas abençoado.

3. Tenha fé para receber a promessa da salvação e o poder do Espírito Santo para viver uma vida abençoada.









Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem