segunda-feira, 16 de abril de 2012



DEUS,
O SCANDISK DA ALMA

- SALMO 139





- Me utilizei desta palavra complicada para alguns, mas esclarecedora para outros para elucidar à luz do texto lido, como Deus sonda nosso coração e a nossa vida por inteiro.

- Há uma ferramenta de manutenção de sistema nos computadores que se utilizam de sistemas operacionais da Microsoft, chamada Scandisk.

- Antigamente utilizava-se dentro da caixa de ferramenta um ícone com essa ferramenta.

- Hoje, os softwares evoluíram, e essa ferramenta é chamada atualmente Verificador de Discos, ou Verificador de erros de sistema.

- Tanto o scandisk como os outros dois aplicativos têm a mesma função: fazer uma varredura no hard disk (HD), e buscar em todas as trilhas e setores, erros e falhas que podem ocorrer, por exemplo, por um mal funcionamento do sistema, queda de energia, desligamento acidental do computador, etc.

- Todas as vezes que o computador falha, ou se desliga acidentalmente, é necessário a execução dessa ferramenta em busca de erros, e falhas no hd, que devidamente corrigidos possibilitarão um funcionamento adequado do sistema, e todo o computador.

- O Salmo 139 me fez lembrar dessa ferramenta, pois encontramos aqui, um verificador de coração, que busca setores defeituosos da nossa vida e corrige para que haja um funcionamento adequado de nossas almas. No versículo 23 e 24, Davi provavelmente sentindo que havia erros em vários setores da sua vida, clama a Deus, e pede que ele faça uma varredura em sua vida e corrija seus erros. Davi, o homem segundo o coração de Deus, aprendeu desde o seu chamado monárquico, que Deus vê o coração (1 Sm. 16.7).

- Qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento também de Teologia Sistemática, vai constatar que o Salmo 139, também apresentam o Deus vivo e verdadeiro, que se auto comprova através de atributos específicos que nenhum outro falso Deus ou meros mortais possui: A Onisciência, a Onipresença e a Onipotência.

Quando olhamos para o Salmo 139 como o verificador e corretor de falhas de Deus, entendemos que isso só é possível porque:

1) DEUS É ONISCIENTE (v. 1-6).



- Deus conhece todo nosso cotidiano, nossa vida, nosso pensamento, nossos sentimentos. Tudo o que fazemos, tudo o que falamos, tudo o que conjecturamos e maquinamos, Ele conhece. Antes mesmo que algo aconteça, Ele já sabe. Ele é o único capaz de sondar os setores mais defeituosos da nossa alma.

- Diz um ditado popular que “O Coração do Homem é Terra que Ninguém Pisa”. É verdade. Mas esse ninguém não se aplica à Deus, pois ele não somente pisa, como preenche (Salmo 17.3).

- Deus verifica nosso coração, pois somente Ele o conhece. Deus sabe o que e quem nós somos realmente. Deus nos vê no oculto, e sem máscaras. Deus, O Sacandisk da alma nos verifica por inteiro, e diagnostica o que se passa conosco.

2) DEUS É ONIPRESENTE (v. 7-12).

- Ninguém consegue se esconder de Deus, ou fugir da sua face.

- Adão quando pecou tentou se esconder mas foi achado. (Gênesis 3.8-10),


- Acã tentou esconder seus pecados de Deus e foi achado (Josué 7.20 e 21),


- Elias tentou se esconder do Senhor numa caverna e foi achado (1 Reis 19.9);


- Isaías entendeu que a presença do Senhor enchia toda a terra (Isaías 6:1; 66.1);

- Jonas tentou fugir da face do Senhor e foi achado (Jonas 1.1-17; 2.1-9);


- Ananias e Safira tentaram se esconder de Deus, mas foram achados (Muitos tentarão fugir e se esconder do juízo de Deus, mas serão achados (Apocalipse 6.15-17).

- A presença do Senhor preenche toda a terra. Portanto, por mais que queiramos nos esconder de Deus, por qualquer que seja o motivo, o Senhor nos encontra. Deus, O Scandisk da alma verifica onde estamos e nos encontra em qualquer parte do universo.

3) DEUS É ONIPOTENTE (v. 13-24).

- Ele tem todo poder, em suas mãos. Ele tem o poder de criar a vida (v.13-16a.); Ele tem o poder de preservar, e determinar o curso da vida (v. 16b.); Seus pensamentos e propósitos a serem cumpridos são ilimitados (v.17-18); Ele tem todo o poder para exercer justo juízo sobre os ímpios (v.19-22).

- O poder ilimitado do Senhor pode também alterar o curso de nossas vidas e nos surpreender completamente (Efésios 3. 20).

- O próprio Jesus mencionou que toda a autoridade, ou poder com que ele fazia milagres, lhe havia sido dado pelo próprio Deus, que é todo-poderoso. Seu poder é ilimitado. Só conseguimos ser usados por Deus se formos revestidos pela força de seu poder (Efésios 6.10).

- Deus, O Scandisk da alma verifica nossas fraquezas e impotência, nos dá o diagnóstico, de que somos limitados, e a correção dessa anomalia, é a atuação do Deus Onipotente em nossas vidas, fazendo o que nós não temos condições de fazer.

- Finalmente, nos versículos 23 e 24, após reconhecer a onisciência, a onipresença e a onipotência do Altíssimo, Davi clama a Deus para que a sua alma seja totalmente verificada, varrida, e que as devidas correções sejam feitas.

Que no nome de Jesus nós possamos sempre clamar a Deus para que todos os setores defeituosos de nossas vidas sejam verificados, diagnosticados, e que as correções necessárias sejam feitas pelo Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente. Em nome de Jesus, amém.


AUTOR: Reverendo Adeir Goulart da Cruz.





#################
#####################
######################

#############
#############
#############


#################
#####################
#######################

Nenhum comentário:

Postar um comentário