4 lições da vida
de homens que
marcaram a história

- Atos 9, narra a historia de 5 homens, Judas, Ananias, Barnabé Pedro e Paulo




- O ministério desses homens marcou a história! Não queira passar por essa Terra como uma página em branco.

- Desses 5 homens, 3 ministérios foram de curta duração – o de Judas, Barnabé e Ananias; isso significa dizer, que não é necessário muito tempo para marcar a história e dois ministérios foram longos, o de Pedro e o de Paulo.

- Com um gesto podemos marcar a vida de uma pessoa. Você pode marcar a história de alguém com um gesto de carinho, com um abraço.

- Para marcar a vida de alguém não é preciso ser famoso, ou levar o título de apóstolo.

- A serva de Naamã marcou a história dele, quando falou do profeta. O menino dos 5 pães e 2 peixinhos, também marcou a história.

Vou mostrar a você 4 lições na vida de cada um desses homens.

Judas

1. Só marca história quem é hospitaleiro – há quanto tempo você não leva alguém para almoçar na sua casa?

- A Bíblia diz que muitos sem saber hospedarão anjos em sua casa.
Judas marcou a história porque recebeu em sua casa o homem que seria o maior dos apóstolos.

2. Só marca a história quem vê além das circunstâncias – Judas viu além, ele sabia que Saulo era perseguidor, mas entendeu que ele seria usado por Deus.

3. Só marca a história quem não depende da opinião pública – Judas tinha convicção do que estava fazendo quando hospedou Saulo. Ele dependia da opinião de Deus não da opinião dos outros.

- Se você precisa do aplauso de alguém para ser feliz, é porque a sua vitória está nas mãos dos outros não das mãos de Deus.

4. Só marca a história quem tem a visão de Deus – “Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!” Vs 10

Ananias

1. Só marca a história quem está disponível – Se Deus me mandar vender eu vendo, se me mandar renunciar, renuncio.

- O que Deus me mandar fazer eu farei e direi: “Eis-me- aqui!”

2. Só marca a história quem está disposto a arriscar a própria vida em favor de alguém – Ananias fez isso quando se propôs ajudar Paulo.

3. Só marca a história quem não opta por tarefa fácil - quando meu filho mais velho foi ser pastor de igreja disse a ele que ele seria pastor das ovelhas que gostavam dele e das que não gostavam também. Das que eram tranquilas e das que eram complicadas.

4. Só marca a história quem em alguma época da vida se relaciona com um homem de Deus.

- Chegará um ponto da sua vida que você abençoará alguém que será grande. Qual é o homem de Deus que você se relaciona?

- Você pode dizer: “Como vou me relacionar com alguém grande? “ Me relaciono com TD Jakes e com outros grandes homens ilustres que nunca vi na minha vida através da leitura de seus livros.

Barnabé

1. Só marca a história quem está aberto para o novo – essa pessoa que você às vezes não dá valor é a pessoa que transformará seu ministério amanhã. Esteja aberto para o novo.

2. Só marca a história quem arrisca a própria honra – Barnabé levou Saulo diante do concílio da igreja e deu a cara para bater. Qual foi a ultima vez que você arriscou sua honra por alguém?

3. Só marca a história quem está disposto a enfrentar oposição pelo que acredita – Barnabé enfrentou oposição por causa de Paulo.

4. Só marca a história quem está disposto a ajudar alguém que amanhã será maior do que ele – quando você leva alguém ao topo significa que você também está lá. Você já foi ajudado por alguém?

Pedro

1. Só marca a história quem não para, quem prossegue.
“Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida.” Atos 9.33
Pedro ia por toda a parte pregando o evangelho. Siga em frente, porque o seu campo é o mundo. Semeie experiência para colher experiência.

2. Só marca a história quem faz acontecer – Atos 9.34
“Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou.” Você só marcará a história se tiver uma fé que faz acontecer. Coragem é a carruagem que conduz o homem a vitória.

3. Só marca a história quem se envolve com milagres
Pedro se envolvia com os milagres, por onde Jesus passava aconteciam milagres!

4. Só marca a história quem tem credibilidade pública – Atos 9.38

- Quem conhece você o convida para estar com ele? Ninguém chega ao sucesso e permanece lá sem credibilidade. Para haver continuidade tem que haver credibilidade, nada dura sem alicerce e o alicerce do homem de Deus é o caráter.

- Millôr Fernandes disse que não existe cirurgia plástica para caráter. Ou se tem ou não se tem.

Paulo

1. Só marca a história quem tem conversão genuína – Quanto maior o impacto da conversão, maior o impacto da história.

2. Só marca a história quem ouve alguém – “Mas levanta-te e entra na cidade onde te dirão o que te convém fazer.” Atos 9.6

3. Só marca a história quem se relaciona com o sobrenatural – Você sente Deus? Experimenta Deus? Há uma paixão por Deus e pela sua Palavra dentro de você?

4. Só marca a história quem troca o passado pelo futuro – Paulo trocou seu passado aos pés de Gamaliel por uma nova vida com Cristo.

Só marca a história aquele que permite que Deus mude sua visão – foi assim com Paulo.

- Para ganhar ele precisaria perder. Para ser homem de alívio, teve que ser tornar homens de dores.

- A bagagem velha, a teologia antiga não serve para a igreja – é bem certo que há coisas inegociáveis, mas existem outras que precisam ser reformuladas, por exemplo: já fui em igreja que teria um casamento, e a noiva teria que casar de vestido amarelo, porque não era mais virgem. E o rapaz? Iria casar de roxo? O que é isso? Dois pesos e duas medidas?

- Só engravida moça de família, as que não são de família não engravidam porque tomam pílula e ainda tomam Santa Ceia. Reformule sua teologia.

- Se você foi caluniado, procure reconciliação – “Por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” FP 3.8

Esteja disposto a mudar para ser um transformador da história!







AUTOR: Pr. Silmar Coelho no CPEMG/Janeiro 2012
Edição: Renata G. Santana






=
===
=====
=========
=============
=================
====================
=================
=============
=========
=====
===
=


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

  1. Amen gloria Deus q muda histórias de homens depravados em históris de homens victoriosos aleluia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem