sexta-feira, 8 de abril de 2011


O teste depois

de uma

grande vitória


TEXTO: Js. 7.1-13



- O texto de Josué nos mostra a vergonhosa derrota de Israel na cidade de Ai, após uma grande vitória em Jericó.

- Ai era uma cidade pequena, insignificante e que aparentemente não tinha nenhum poder para resistir aos milhares de soldados israelitas. E o povo de Israel que tinha vencido uma das maiores cidades e a mais fortificada, estava com moral elevada, no entanto essa pequena cidade fez com que Israel passasse, por um dos maiores vexames de sua história.

- Esse relato histórico que narra a derrota de Israel pode acontecer conosco, como Igreja do Senhor. E que este episódio sirva para nós como advertência.

QUATRO ADVERTÊNCIAS, APÓS UMA GRANDE VITÓRIA:

1 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA PRECISAMOS TER CUIDADO COM O PECADO (v.1):

- A tendência das grandes vitórias é nos prender ao passado, é nos deixar embriagados e centrar a nossa vida nela e não nos próximos desafios.

- Por isso, precisamos tomar cuidado com as seduções do inimigo, porque pensamos que após a vitória o inimigo desistiu e as seduções cessaram, mas o momento em que o diabo lança seu vírus de pecado é depois de grandes vitórias.

- Após grandes vitórias as pessoas baixam a guarda e cedem. Acã fez algo abominável aos olhos de Deus, Deus disse que quando eles entrassem em Jericó não poderiam pegar nada, pois era condenado, mas Acã desobedeceu.

2 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA NÃO QUEREMOS DEPENDER MAIS DE DEUS (v. 3):

- Depois de fracassos ficamos amedrontados e buscamos socorro em Deus, mas depois de uma grande vitória tendemos a ficar independentes e achamos que conseguimos, que podemos fazer.

- Assim como este povo, eles não consultaram a Deus e planejaram algo de maneira natural.

- Depois de uma grande vitória, nós tendemos a ficar naturais, mas a obra de Deus é feito na dependência e no poder do Espírito Santo.

3 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA TENDEMOS A SUBESTIMAR O ADVERSÁRIO (v.3-4):

- Os espias disseram que a cidade de Ai era pequena, mas não podiam subestimar o adversário como fizeram.

- Eles como nós, achamos que o adversário é fraco, passamos a ignorá-lo e achar que o adversário não pode fazer nada e não mobilizamos todas as nossas defesas e forças para destruí-lo. E é nessa circunstância que ele nos engana.

- Se você quer vencer, nunca ignore o diabo perto de você, seja um “farejador de demônios”.

- Se você percebe que o ambiente espiritual mudou, você precisa estar atento.

4 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA TENDEMOS A DESCANSAR EM TEMPO DE GUERRA (v.3):

- É depois de grandes vitórias que começamos a baixar a guarda, é depois de grandes vitórias que pensamos que o povo está muito cansado, e damos férias para eles.

- Infelizmente, Josué deu crédito aos conselhos das pessoas que ele não deveria ouvir, porque eles queriam descansar num tempo que era para guerrear.

- As piores derrotas em nossas vidas, são quando deveríamos estar vigilantes e atentos contra as forças espirituais da maldade, mas resolvemos descansar.

- Não há nada de errado em descansar, descanso faz parte das ordenanças do Senhor, o problema está em quando nós queremos tirar férias da nossa vida espiritual.

5 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA SEREMOS TESTADOS EM NOSSO CORAÇÃO (v.21):

- O pecado de Acã foi um pecado específico.

- O pecado de Acã que trouxe uma derrota vexatória para o exército de Israel, não foi um pecado sexual, também não foi uma blasfêmia extraordinária e nem pecou contra o Espírito Santo.

- O pecado de Acã, foi um pecado ligado ao dinheiro.

- A Bíblia fala que ele viu entre os despojos de Jericó, vestes bonitas, siclos de prata e barras de ouro.

- O problema de Acã estava em seu coração, porque Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração”.

- A Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de alguns males, e nem tão pouco raiz da maioria dos males, mas a raiz de todos os males (I Tm. 6.10).

- Depois de uma grande vitória, por causa do dinheiro a nação de Israel, passou por uma de suas maiores derrotas.

- Nesses dias o Senhor estará nos testando. Seremos livres, prósperos, abençoados e faremos o Reino expandir ou seremos escravos de Mamom e paralisaremos o avanço do Reino de Deus?

Guia do Compartilhamento

Você sofreu alguma derrota, devido a algo semelhante ao povo de Israel? Compartilhe:

Qual deve ser o nosso posicionamento após uma grande vitória?




Por Pr. Silvio Galli E-mail: prsilviogalli@ibavmaua.com





++++++++++++++++

++++++++++++++++

+++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++

++++++++++++++++

++++++++++++++++


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.