CARACTERÍSTICAS
DE UM FILHO.



- Muitas pessoas até podem dizer que são filhos espirituais do pastor da igreja. Mas o fato é que elas podem até serem ovelhas preciosas e amadas, mas muitos não podem ser chamados de filhos espirituais.

- Como você reconhece os filhos de alguém? Simplesmente observando se eles se parecem com o pai.

- Aqueles que não estão envolvidos no trabalho do ministério, não aceitam liderar uma célula, em outras palavras não fazem coisa alguma que o pastor faz na igreja, não são filhos porque não se parecem em nada com ele.

- Apenas pelo fato de freqüentar as reuniões e ser um irmão agradável não faz de alguém um filho ou uma filha. Se você é um líder de célula ou um líder em treinamento você precisa agir como um filho do seu discipulador fazendo o que ele faz.

Gostaria de enumerar algumas características de alguém que realmente é um filho.

1 - UM FILHO SE PARECE COM SEU PAI


- Em João 14:9 lemos “ Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”?”

Como já disse, o primeiro sinal de um filho é que ele carrega uma herança genética.

- Filhos não são clones, mas eles, na sua individualidade, são muito parecidos com seus pais.

- Se você quer saber se alguém é filho do pastor no ministério basta ver se ele se parece com ele. É por causa disso que o Senhor disse a Filipe: “Quem me vê vê também mo Pai”.

- Ele disse isso porque agia como filho e por isso mesmo era muito parecido com o Pai.

- Se alguém quer conhecer o pai, basta observar o filho. Esse é um princípio espiritual.

- Não podemos edificar uma obra prevalecente se não gerarmos filhos. E você nunca terá um ministério realmente frutífero se não assumir uma posição de filho.

2 - UM FILHO PERMANECE NA FAMÍLIA PARA SEMPRE.

- Em João 8:35 Jesus disse: “O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família”.

- Quem é filho sente encargo pela casa e pela família.

- Se o filho chega em casa e vê algo pegando fogo, ele não pensa: “Eu não tenho nada a ver com isso”. Ele não diz isso. Ele sai e toma uma atitude até resolver o problema. Por isso somente filhos edificam permanentemente.

- Se você deseja fazer parte da edificação da casa de Deus você tem que ser filho. Só os filhos podem edificar a casa.

- Os filhos que são verdadeiros pertencerão sempre à casa paterna. Mesmo que se mudem para outra cidade eles sabem que são parte da família do pai. Mesmo que ele aja de forma errada como fez o filho pródigo, no final ele sabe que precisa voltar para a casa do pai. Em seu coração ele sabe onde pertence, ele sabe quem o gerou.

- Nós queremos gerar filhos, pessoas que foram compradas pelo sangue de Jesus e têm a convicção do chamado de Deus.

- Filhos no começo não sabem fazer direito. No começo fazem mais lambança do que ajudam.

- Você vai ensinar seu filho a varrer e ele mais suja do que varre.

- Os pais genuínos permitem, mas será que os filhos de fato cooperam?

- Alguns atrapalham mais do que ajudam. Mas sabe de uma coisa? Eles vão ficar na casa até o fim. Eles querem participar da obra que se faz na casa pelo simples fato de que é a sua casa.

3 - FILHOS CONFIAM PLENAMENTE EM SEUS PAIS.
- Jesus sempre confiou no Pai e lemos em Hebreus 3:14 “Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio”.

- Todos começam sua vida no Reino tendo a oportunidade para ser fiel àquilo que pertence a outros.

- Você vai receber o ministério do seu pai espiritual. É o seu pai que reconhece você, é o seu pai que vai colocar você nos ombros dele e vai levantar você numa posição mais alta no momento certo. É o pai.

- E você? Você se coloca na posição de um filho do líder da célula?

- Para você ele é o seu discipulador ou é apenas alguém que manda, um chefe, um supervisor. Você o tem como pai espiritual na sua vida?

- Você o reconhece como alguém que pode falar da parte de Deus em sua vida?

- Você é transparente ao ponto de contar-lhe sobre suas lutas, seus medos, suas tentações ou se limita apenas a prestar contas do seu trabalho ou atividade?

- Lembre-se, verdadeiros filhos confiam em seus pais. Os verdadeiros filhos são cheios de confiança.

4 - UM FILHO HONRA O PAI.

- Quando Deus deu suas leis para que Moises as entregasse a seu povo ele fez questão de mencionar a necessidade de honrar os pais – “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”. (Êxodo 20:12 ).

- Não espere honra dos servos ou dos empregados. Mas você pode esperar honra de um verdadeiro filho.

- O ministério deve ser composto de filhos, filhas e de seu pai. Lemos também em Malaquias 1:6 “O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? —diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?”.

- Quero lhe dizer algo muito sério: Empregados sempre querem tomar alguma coisa. Filhos herdam. Filhos sabem que vão herdar na hora certa! Filhos regozijam-se diante do sucesso do pai. E quando os pais necessitam os verdadeiros filhos sustentam e honram seus pais com seu apoio e até com dinheiro.

- Veja o que diz Salmos 127:4-5: “Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal”.

- Sabe porque a Bíblia afirma que é feliz o homem que têm filhos? Porque quem tem filhos não luta sozinho. O filho sempre luta ao lado dos pais!
Como sabemos quem é filho e quem não é? Aquele que nos defende no dia da guerra é filho.

- O que se junta ao inimigo para jogar pedra é outra coisa. Filhos não aceitam que se fale mal de seu pai. Em nossa igreja queremos filhos que digam: “Pai, eu estou contigo, onde o senhor for eu irei também! Se é para levar pedrada, vamos levar juntos, mas o senhor não vai sozinho”. O que traz consolo para o pai é saber que os filhos estão do seu lado.

- Quando alguém se levanta para falar mal do seu discipulador, o que você faz? Você consente e concorda? Ou você se coloca do lado dele e diz: “Não me interessa os defeitos que ele tem, sei que ele os tem, mas eu estou com ele, vou caminhar com ele, é assim que vai ser e não aceito que falem mal dele”. Esse é filho! Filhos não gostam quando seus pais são agredidos! Não agrida os pais perto dos filhos.

5 - FILHOS OBEDECEM A SEUS PAIS

- Filhos aceitam disciplina; aqueles que não são filhos nem deveriam ser disciplinados. Quem não é filho não aceita ninguém tratar com ele. Não aceita ninguém exortá-lo, ou corrigi-lo. Se isso acontece, sua primeira atitude é mudar para o outro lado da igreja e diz: “Vou continuar aqui mas vou andar com outra pessoa” – e muda de célula. E se for tratado de novo, pelo novo líder, aí ele resolve mudar de igreja.

- Por que? Simplesmente porque não são filhos realmente. Filhos não vão embora porque o pai os disciplinou.

- Filhos não abandonam a casa porque foram exortados e até corrigidos.

- Filhos na verdade choram, às vezes ficam até emburrados, mas eles não desistem do relacionamento.

- Filhos não desistem do pai porque foram corrigidos. Na verdade depois eles até entendem que é um sinal, uma expressão de amor. De amor genuíno.

- Veja o que nos diz Efésios 6:1-3 “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.

- Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” São somente os verdadeiros filhos que obedecem.

6 - OS FILHOS ACREDITAM EM SEUS PAIS.

“Aí Jesus gritou bem alto: —Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! Depois de dizer isso, ele morreu” (Lc.23:46)

- Quem não é filho vive sempre desconfiado. Para eles, os líderes estão sempre buscando um meio de lhes explorar. Por essa razão, estão sempre insatisfeitos com o lugar onde estão.

- Não vemos filhos procurando outras famílias para viver, pois sabem que não se escolhe a própria família.

- Queremos edificar a igreja com filhos. O Senhor quer edificar a igreja com base nesse relacionamento.

- Não somos uma igreja de multidão simplesmente.

- Não somos um amontoado de crentes aqui, jogados, sem vínculos. Cada um de nós tem um pai espiritual. Você está na célula, o seu líder é um pai espiritual para você. Você que é líder, o seu discipulador é um pai espiritual para você. Você, que é discipulador, o seu pastor é um pai espiritual para você.

- Agora, a grande questão é: Você é filho? O que importa é a sua atitude. Você percebeu que estamos falando de duas atitudes? Qual a sua atitude? As atitudes que de fato edificam são as dos filhos. Não importa a atitude que seu pai espiritual tenha, seja filho. Não importa se o seu pai espiritual não é o pai que você sonhou, seja filho.

- Existem muitos filhos que rejeitam seus pais naturais porque eles não são do jeito que eles queriam que fossem.

- Seja filho, não importa o jeito do seu pai, seja filho e honre-o. Essa atitude vai trazer grandes bênçãos para sua vida e grande alegria para o coração de Deus.

- Neste ano de 2011 queremos que todos os nossos amados irmãos aprendam a ser verdadeiros filhos, pois só assim vamos cumprir o propósito que estabelecemos neste início de ano – queremos ser uma grande família para Deus e fazer que através de nosso exemplo se cumpra a promessa em Genesis 12:3 “... em ti serão benditas todas as famílias da terra” . Amem.



Fonte:
http://www.igrejavencedores.com.br/acervo_detalhes.asp?Id=380




================

=================

===================

====================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem