sexta-feira, 14 de maio de 2010


AS TRÊS
CARACTERÍSTICAS
DE UM SERVO
DE DEUSJosué 14.6-15


- Os israelitas murmuravam no deserto contra a providência de Deus que os sustentava diariamente com o maná, afirmando que não havia carne, nem as demais iguarias saboreadas durante anos de escravidão no Egito, como peixes, cebolas, melões, pepinos, etc.

- Em Números 11.6 lemos: "Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná”.

- Ouvindo as lamúrias do povo, Deus providenciou a desejada carne, enviando milhares de codornizes.

- Amigos, eram tantas as queixas que Moisés achou pesado o seu cargo e Deus designou setenta anciãos para auxiliarem-no.

- Mais adiante, nos conta a Bíblia que Arão e Miriã, sua esposa, tiveram ciúmes de Moisés. Deus, então, enviou lepra sobre Miriã, que permaneceu doente durante 7 dias.

- Chegando a Cades-barnéia, Deus ordenou que doze príncipes, um de cada tribo de Israel, fossem espiar a terra de Canaã.

- Dentre eles, Calebe, da tribo de Judá e Josué, da tribo de Efraim. Os espias visitaram a terra durante quarenta dias. De lá trouxeram um enorme cacho de uva, que precisou ser carregado por dois homens, demonstrando a extraordinária fertilidade da terra a ser possuída. Verdadeiramente manava leite e mel.

- Todos os espiões, a exceção de Calebe e Josué, fizeram um relato terrível. Afirmaram que era uma terra que devorava homens, habitada por gigantes (filhos de Anaque), bravos guerreiros. Os príncipes de Israel falaram mal do presente de Deus.

- O povo, ouvindo este relato terrível, entristeceu-se, chorou e desejou voltar ao Egito. Abandonaram a Deus e ainda tentaram apedrejar Josué e Calebe.

- Deus, diante de tanta incredulidade, castigou o povo. Nenhum deles, exceto Calebe e Josué, contemplaram a terra prometida. Os israelitas peregrinaram por quarenta anos pelo Deserto, um ano para cada dia que eles espiaram.

Quais as qualidades de um servo de Deus?
Olhando para o texto, nota-se em Calebe três características fundamentais para um servo de Deus. Vejamos:
1. Perseverança:
Versos 6-10

- Perseverar significa conservar-se firme em um propósito. O propósito de Calebe era servir a Deus, em qualquer circunstância, em espírito e em verdade, conforme João 4.24.

- Calebe creu e esperou pelo cumprimento de uma promessa durante 45 anos! Foi um servo singular.

- Olhando para nós, para o que temos esperado do Senhor, como temos reagido diante das promessas? Por quanto tempo temos esperado?

- Na Bíblia, pode-se ver promessas direcionadas aos mais diferentes aspectos de nossa vida.

- Para a família, o Senhor nos diz em Atos 16.31: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e sua casa”.

- Para os aflitos: “Bem aventurados os que choram, porque serão consolados”, Mateus 5.4.

- Para os que devolvem o dízimo: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3.10.

- Seja qual for a promessa que você deseja ver cumprida em sua vida, creia de todo o seu coração, pois o senhor cumprirá a sua palavra, consoante - Salmo 119.89-90.

2. Obediência – Verso 11

- O alfabeto comum é a,b,c,d,e...., o do crente é O,B,D,C!

- Irmãos, observem o entusiasmo, a saúde, a disposição e a coragem de Calebe. Ele estava com 85 anos e pronto para o combate, apto para continuar a servir ao senhor.

- Se quisermos ser um vencedor, precisamos obedecer à Deus e à seus mandamentos. Esta obediência deve ser exercitada em todos os aspectos de nossa vida.

- Assim como devemos obedecer aos preceitos de Deus, os filhos devem obediência aos seus pais, para que se cumpra a palavra do Senhor, conforme lemos em provérbios 1.8-9: "Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço".

- Os crentes, do mesmo modo, devem obedecer à liderança eclesiástica, pois toda autoridade foi constituída por Deus. Os pastores, principalmente, pois são ungidos por Deus. Por isso, Davi não ousou tocar em Saul, mesmo tendo oportunidade. 1º Samuel 24.3-6.

- Gandhi disse: “Se alguém afirma crer em algo e não vive de acordo com esta crença, é desonesto e mentiroso”.

3. Confiança – Verso: 6 e em Números 13.30 e 14.5-9.

- Calebe relatou o que ele viu na terra prometida conforme sentiu no coração. Ele foi sincero, verdadeiro.

- Calebe estava olhando para Deus e Deus era e é maior que qualquer dificuldade aparente que se opusesse à conquista de Canaã.

- É preciso ter fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, Hebreus 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

- A Bíblia é repleta de exemplos de homens e mulheres que confiaram em Deus. Estevão, quando era apedrejado, vislumbrou a glória de Deus e entregou-lhe o espírito, confiando na providência.

- Paulo e Silas, depois de haverem sido açoitados, foram presos, e na cela, cantavam louvores a Deus. Então, eis que houve um terremoto e abriram-se as portas das celas, mas eles não fugiram. Apenas confiaram em Deus, pois a família do carcereiro haveria de ser salva.

- Lutero, de igual forma, quando lutou contra a Igreja Romana, confiou em Deus e foi salvo, tendo a Reforma Protestante se consolidado nos anos seguintes.

- Amigos, é preciso confiar no Senhor em qualquer circunstância e poder dizer, como Paulo: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Filipenses 1.21.

Recompensa – Versos 13-15

- Assim como Calebe herdou Hebrom, local comprado por Abraão para o sepulcro de Sara e onde, posteriormente Davi foi coroado rei de Israel e Judá, nós, os que perseverarem em seguir ao Senhor, herdaremos a maior benção de Deus, aquela que veio por meio da morte de Jesus.

Herdaremos a salvação, na Jerusalém celestial. Amém!

Fonte: http://gracasomente.blogspot.com/2009/02/as-tres-caracteristicas-de-um-servo-de.html

============
============

============
============


AS QUATRO
MANEIRAS
DE RECONHECER
UM SERVO
MT 20: 25-28



- Jesus aqui trás um ensinamento a respeito de como ser grande.

- Ele revela o segredo para a grandeza.

- No reino de Deus a grandeza não será medida pela autoridade sobre as pessoas, mas pela humildade e serviço a elas, aleluia!

- V 26 – Jesus falou: Quer ser grande, então seja PEQUENO no reino de Deus o pequeno é grande.

- No reino de Deus eu sou considerado grande quando eu sou servo.

- A serventia não deve ser algo que fazemos; deve ser algo que somos. Eu tenho que ser servo, isso tem que estar no meu espírito, e ai eu sou levado a ter um comprometimento com os princípios de Deus para um serviço sacrificátorio e ungido, aleluia!

1. UM SERVO SERVE COM ALEGRIA – SL 100: 2.

- Qualquer servo que reconhece Aquele a quem ele serve será cheio de alegria.
- Como verdadeiros servos, devemos sempre servir com alegria, não com tristeza e murmuração.
- O servir não pode ser um peso, mas deleite.
- MT 25: 40 – Quando fazemos algo para uma pessoa, é como se estivéssemos fazendo para Jesus.
- IS 65: 14 - Os servos cantam de alegria, alegria por servir ao Rei dos Reis, aleluia!
- A alegria me leva a ter compromisso(sig , promessa, voto). Mas a falta de compromisso hoje na igreja.

- Muitos assumem responsabilidades e não cumprem devidamente, esses não são servos.
2 . UM SERVO NUNCA FAZ NADA POR INTERESSE PRÓPRIO.

- Um servo nunca pergunta: O que eu ganho com isso?
- Ex 21: 1-6 – Aqui nesta passagem vemos o verdadeiro servir, sem interesse.
- Nesta passagem o servo é chamado de “servo do amor”, porque ele ama tanto ao seu senhor que não quer deixa-lo. Após sete anos de serventia, ele podia ir embora, estava livre, mas ele queria ficar, por amor.
- O seu dono teria então que furar a sua orelha, a orelha furada era o sinal que aquele servo, por livre e espontânea vontade queria ficar com o seu senhor, por amor.
- Quem tinha a orelha furada era visto como o servo do amor. Quando ele passava as pessoas diziam, lá vai o servo do amor.

- Que o Senhor possa furar as nossas orelhas, aleluia! Temos que fazer as coisas por amor.
3. O SERVO PROCURA OPORTUNIDADES PARA SERVIR.

- Um servo nunca procura oportunidades para se destacar ou ganhar a aprovação de homens.
- Ele não escolhe o que fazer, ele quer fazer e faz, aleluia!
- Ele quer servir, ele sente o desejo de servir.

4. UM SERVO SERVE QUANDO NINGUÉM MAIS ESTÁ OLHANDO.

- Trabalha no anonimato, nos bastidores.
- Nos bastidores não há luz de refletores.
- Que o Espírito Santo faça de cada um de nós verdadeiros servos.

Autor deste artigo: Pr. José Carlos Rodrigues


++++++++++++
+++++++++++
++++++++++++
++++++++++++