“AS BATIDAS DE UM
CORAÇÃO INTERCESSOR”

Ne 1.1 a 11




 Introdução:

- Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer uma mediação. Pessoa, situação e Deus.

- Interceder é você se colocar no lugar do outro e pleitear, defender, a causa dele.

- O intercessor levanta as mãos para Deus e diz: “Senhor, eu me coloco diante do Senhor para lutar em favor de ........ Eu apresento a minha vida, a minha fé, a minha insistência como um argumento para que o Senhor abençoe a ele”.

- Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra briga com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.

- A intercessão pode ser praticada...

- Pela Igreja:
At 13.3
A igreja de Jesus precisa interceder.

“Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.”

Intercessão de bênção, de envio (Livramento, proteção, força, etc...)

- Pelos Crentes:
At 10.9
“Pedro subiu ao terraço para orar.”

- Paulo era um intercessor pessoal da igreja de Cristo: “Não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.”- Cl 1.9

- É importante separar um tempo, um lugar para orar, interceder, clamar ao Senhor. Colocando o joelho em terra, e a face no chão!

- Intercedemos por uma pessoa, por uma causa, por uma família, por um povo, por uma nação, pela criação, pelo mundo!

- Assim está Escrito, Paulo ensinando ao seu jovem discípulo Timóteo:

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.”
I Tm 2.1

- Então ele nos recomenda a obra de intercessão. Como deve ser o coração de um intercessor...

“Palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleua, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã.”
– Ne1.1

- Assim foi o coração de Neemias e assim deve ser o nosso também.

- Como bate o coração de um intercessor?

1. BATE MOSTRANDO INTERESSE PELO ESTADO DAS PESSOAS:
vs. 2 e 3

“Hana­ni, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, “...e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.”

- Resposta: v. 3 – “E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.

- O crente que se importa intercede!

- Procure saber como está o teu irmão da fé, em que situação ele se encontra. Ore, pergunte, visite!

2. BATE SENSIBILIZADO COM OS PROBLEMAS ALHEIOS: v. 4

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.”

- Logo após saber da situação Neemias, se sensibilizou, chorou, lamentou, orou... Ele se envolveu inclusive emocionalmente com os problemas das pessoas.

- Qual é a sua reação quando você recebe uma notícia ruim?

- A tragédia do teu irmão abala o teu coração?

3. BATE LEVANTANDO UM FERVOROSO CLAMOR DE INTERCESSÃO A DEUS: vs. 5 e 6

“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos...que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel.”

- Deus está esperando por intercessores que estejam inconformados com a injustiça, com a miséria, com a penúria das pessoas, com as crises e se coloque na brecha diante de Deus.

4. BATE RECONHECENDO OS SEUS PECADOS DIANTE DE DEUS: vs. 6 e 7

“Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.”

- O intercessor é humilde, é sincero, sabe que Deus tudo vê e tudo conhece e assim abre o coração sem reservas, confessa e admite os seus pecados.

5. BATE REAFIRMANDO A SUA DEPENDÊNCIA DO PODER DE DEUS: v. 10

“Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.”

- O intercessor é fiel, não admite outro Deus, e nem outro meio de salvação, só o Senhor é Deus, e só seu braço nos salva e nos livra!

6. BATE CONFIANDO NA MISERICÓRIDA DO SENHOR: v. 11ª.

“Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome.

- O intercessor é positivo, acredita mesmo que Deus renova sua misericórdia para ouvir as nossas orações, não obstante aos nossos pecados do passado.

7. BATE DE FORMA OTIMISTA E CRENDO QUE HOJE SERÁ DIFERENTE: v. 11b.

“Faze com que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.”

- Quem não crê que a bênção pode acontecer não adianta orar.

- Fé é elemento indispensável na oração,
sem ela não podemos agradar a Deus. Seja positivo independente da situação, o mundo é negativo e a cada dia as pessoas estão se tornando mais negativas.

- O fatalismo, o pessimismo, é agende de destruição da oração intercessória!

PARA TODO CRENTE, SE ESTÁ RUIM É PORQUE NÃO CHEGOU O FIM!
“Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"
I Co 2.9

 Conclusão:

- Deus chama por intercessores!

- O clamor do Rei Ezequias, é o clamor de Deus hoje:

"Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” - Ez 22.30

Você aceita este desafio? Você deseja receber este coração de intercessor?


Fonte: Pregador: Pr. Carlito M. Paes – Propósito: Discipulado. /
http://www.pibsjcampos.org.br/pibsjcampos/esbocos/arquivo_quarta/07.05.16.doc





===============

==============

=============

============

===========




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem