A ORAÇÃO
DE LIBERTAÇÃO

– Parte 2




Introdução:


- Encerramos hoje a terceira semana da Campanha “Orações que Mudam a Vida”.

- O tema desta semana foi “A oração de libertação”.

- Temos lido o livro de Stormie Omartian, “7 Orações que vão mudar sua vida” e feito o debate nos Pequenos Grupos.

- Na quarta-feira, a Nilce trouxe-nos a mensagem, destacando que a oração de libertação é para todas as pessoas que ainda não estão desfrutando da liberdade plena que Cristo tem para lhes dar.

- Ouvimos um pouco da história da autora do livro - uma trajetória dolorida e penosa, até encontrar a verdadeira liberdade.

- Em seu livro, Stormie Omartian faz três principais destaques para a oração de libertação:

1. Ela nos livra de culpar a Deus
2. Ela nos ajuda a perdoar os outros
3. Ela é uma escada para a perfeição.

- Nesta manhã continuaremos a refletir sobre a oração de libertação, com foco na vitória sobre a culpa e o passado.

- "Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos! Como é feliz o homem cujos pecados Deus apagou e está livre de más intenções em seu coração." Sl 32.1-2 – BV

DEUS QUER LIMPAR SUA VIDA!
ELE É O ÚNICO QUE PODE LIBERTÁ-LO COMPLETAMENTE!

Seja...
• um abuso,
• uma repressão,
• uma rejeição,
• uma violência doméstica,
• um fracasso,
• um pecado,
• uma agressão,
• uma perda...

- O que for.... Deus deseja lhe ajudar a TRANSFORMAR esta marca ruim de seu passado em algo bom.

Você está carregando alguma culpa?

- A culpa nos mantém atolados no passado e nos impede de crescer, de tornarmo-nos tudo o que Deus quer que sejamos.

- Para você realmente desfrutar da vida, precisa aprender como libertar-se da culpa.

- A verdade é que nenhum de nós vive sem erros.

- Todos temos pecados, e fizemos coisas que não gostaríamos de fazer. Assim, a gente se sente mal, carregando a culpa para todo lado.

- Você pode negar a culpa, reprimi-la, culpar outras pessoas, ou mesmo arrumar uma desculpa para a sua culpa. Mas isto não resolve.

I - COMO VIVER COM UMA CONSCIÊNCIA LIMPA E CURADA?

É preciso reconhecer que...

. A CULPA DESTRÓI MINHA CONFIANÇA

Culpa rouba de você a sua confiança.

. A CULPA CAUSA FERIDAS EM MEUS RELACIONAMENTOS

PESSOAS FERIDAS FEREM

Você começa a projetar nos outros suas dores, traumas e crises, seja a pobreza que você passou na infância, um abuso sexual, uma repressão dos pais, uma violência doméstica, miséria, e ai você sem curar suas feridas interiores começa a ferir pessoas do presente.

E neste ponto você precisa entender outra coisa...

PESSOAS DOENTES PRECISAM DE PESSOAS SÃS

Cego não guia outro cego, pessoas doentes passam doenças para outras. Pode parecer mais confortável quando eu estou mal amado, me unir a outra pessoa mal amada, mas isto só vai gerar um duplo problema, não resolve. Se você foi rejeitado, não procure outro rejeitado, só vai ampliar sua dor, procure uma pessoa que está melhor que você.
Culpa leva-me a responder às pessoas de uma maneira errada - a julgar as pessoas.
Culpa pode fazer-me impaciente com outras pessoas e não ver sua visão. Culpa pode levar-me a reagir demasiadamente pesado em raiva.

Você já viu alguém reagir violentamente com raiva, como uma explosão atômica, a uma causa pequena e sem significância? Geralmente isto é motivado pela culpa - quando você vê o que está por trás da reação.

A CULPA ME FAZ CEGO PARA OUTROS PONTOS DE VISTA.

Porque só consigo ver a minha dor, o meu trauma, o meu problema.

. A CULPA ME PRENDE ATOLADO EM MEU PASSADO.

"Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona." Pv 28.13 - NTLH

Liberte-se do seu passado e não projete em você e nos outros o castigo pelo que lhe fizeram no seu passado. A rebeldia não é modelo de vida para você, Jesus é o seu modelo!

Entenda que:

CULPA NÃO PODE MUDAR O PASSADO DA MESMA MANEIRA
QUE A PREOCUPAÇÃO NÃO PODE MUDAR O FUTURO.

Entregue, confie e descanse no Poder de Deus.

“.Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor”. Zc 4.6


- Psiquiatras dizem que provavelmente 70% das pessoas internadas nos hospitais poderiam ir para casa hoje se elas soubessem resolver o seu complexo de culpa.

II. PASSOS BÍBLICOS PARA A SUA LIBERTAÇÃO:

1. FAÇA UM INVENTÁRIO MORAL PESSOAL

"Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor." Lm 3.40 - NVI

"Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna." Sl 139.23-24 - BV

O que isto significa é que você procura ficar sozinho em algum canto, apanhar uma caneta, um bloco, se assentar e dizer:


O que está errado comigo? Sobre o que estou sentindo culpa?
Do que sinto arrependimento?
Do que sinto mais remorso?
Porque tenho raiva?
O que me amarra?
Qual é o nome da minha cadeia?
É um vício, um mau hábito, uma mágoa reprimida, sentimento de inveja, uma obsessão, uma compulsão?

VOCÊ NUNCA VAI COMEÇAR A MUDAR SE VOCÊ NÃO OLHAR PARA DENTRO DE VOCÊ MESMO E EXPOR SEU INTERIOR

“Guardar ressentimento no coração é como cometer um suicídio emocional” Rick Warren

A mágoa é sem sentido, desnecessária e doentia.

"Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte". Jó 5.2 NTLH

Projetar nos outros é sempre o caminho mais fácil, porque não me faz confrontar comigo mesmo. É mais fácil projetar no cônjuge, no patrão, no amigo, no pastor. Reserve um tempo para o seu inventário. Não o faça às pressas.

2. ASSUMA RESPONSABILIDADE PELOS SEUS ERROS

"O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo." Pv 20.27 - NTLH

O MAIOR EMPECILHO PARA A CURA DOS MEUS VÍCIOS SOU EU MESMO.

- Tudo começa quando sou radicalmente honesto e digo: "Se eu apenas mudasse este relacionamento, apenas mudasse de trabalho, ou apenas mudasse de cidade, apenas mudasse de local, então tudo estaria bem. O problema é que, onde quer que eu vá, eu estarei lá. E eu continuarei bagunçando tudo."

Você precisa admitir que errou.

"Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." 1 Jo 1.8 - NVI

Preste atenção:

VOCÊ ESTÁ FINGINDO QUE NÃO SENTE CULPA, MAS EM SEU CORAÇÃO AINDA SENTE?

Você assume que errou? Eu preciso reconhecer que a escolha foi minha.

3. PEÇA PERDÃO A DEUS

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça." 1 Jo 1.9

- Deus deseja perdoar você. Você não tem que “mendigar pelo perdão”. Ele quer perdoar você mais do que você deseja pedir perdão.

"Por mais fundas e feias que sejam as manchas dos pecados que vocês cometeram, Eu posso limpar essas manchas completamente! Vocês ficarão limpos e brancos como a neve que acabou de cair." Is. 1.18 BV

- A base para o perdão é o fato de que Deus é totalmente confiável. Deus não mente. Pessoas sim fazem isto. Se Deus te disse na sua Palavra que ele te perdoou, você não precisa duvidar disto, ele perdoa e esquece definitivamente.

- as diga para Deus de forma específica: “Senhor me perdoa disso...” Dê nome para a sua cadeia.

4. ADMITA SUAS FALTAS PARA OUTRAS PESSOAS

"Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados."
Tg 5.16 - BV

Como é que somos curados e libertados?
Confessando as nossas faltas uns aos outros.
Por que é que tenho que envolver uma outra pessoa nisso?
Por que é que eu não admito somente a Deus e pronto?
Por que é que eu não apenas oro sobre isso, faço uma lista, converso com Deus e pronto?
Por que é que tenho que contar a mais alguém?

Porque a raiz de nosso problema é relacional. Nós mentimos uns aos outros. Nós enganamos uns aos outros. Somos desonestos uns com os outros. Usamos máscaras.

Você quer ser realmente liberto? Procure alguém que você confia. Que não vai difamar você, que compreende o valor do que você está fazendo. Alguém maduro, que não ficará chocado com suas histórias. Pode ser um pastor, uma mulher de oração, um conselheiro cristão.

5. ACEITE O PERDÃO DE DEUS E PERDOE A SI MESMO

"Sim, todos pecaram..." Rm 3.23-24 BV

Sim todos. Alguns de você estão se sentindo meio solitários hoje. "Pastor Luiz está falando diretamente para mim. Ele planejou este sermão para mim, eu sei disso". Não eu não fiz isso. Todos pecaram.
Todos nós estamos no mesmo barco. Diversas vezes, após as mensagens alguém se aproxima de mim e diz: "Pastor , você está lendo meus pensamentos, meus e-mails?" Não, eu não estou. Estou lendo os meus, não os seus. Nós estamos no mesmo barco.
O verso bíblico continua: "..

“Todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus; no entanto, Deus nos declara agora 'sem culpa' das ofensas que Lhe fizemos se confiarmos em Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente." Rm 3.23-24

• Quantas vezes você disse que os outros estão errados?
• E quantas vezes você foi honesto suficiente para admitir que você estava errado?

6. REJEITE AS MENTIRAS DE SATANÁS

O diabo está constantemente sugerindo pensamentos negativos. Ele é o acusador. Ele diz: "Isso nunca vai funcionar, você não é capaz de fazer isso. Você não pode mudar." Ou ele diz: “Você não tem culpa nenhuma. O outro que é culpado, ele que errou”. A Bíblia diz que Satanás é um mentiroso. Ele é o pai da mentira.

“Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”. Jo 8.44b

O diabo acusa, os homens condenam, mas Jesus liberta e salva!
A Bíblia diz que a verdade nos liberta.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" [...] Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”. Jo 8.32,36

É a verdade que me liberta. Quando eu falo a verdade para Deus sobre as minhas culpas, sobre os meus pecados, sobre os traumas do passado, os meus vícios e minhas fraquezas.

Conclusão:

- Faça hoje a sua oração de libertação. Não deixe que o orgulho seja um empecilho. Não fique envergonhado de pedir a ajuda de Deus.

"Porque os problemas que enfrento são grandes demais. Meus pecados me atrapalham a visão; são muitos, mais que os fios de cabelo de minha cabeça. Por causa deles, me sinto fraco e desanimado." Sl 40.12 - BV

- Não deixe o medo atrapalhar você.

- O que você teme se você pedir a Deus que tome conta da sua vida e te liberte definitivamente?

- Você não quer ninguém controlando a sua vida?

- Você está sendo controlado o tempo todo.

- Por opiniões de outras pessoas, por mágoas que você não pode esquecer. Por hábitos, pela maneira como seus pais criaram você. Apenas venha para Deus e diga: “Deus, eu nem sei o que está me prendendo e que eu preciso abandonar, mas eu realmente sei que desejo que a minha vida esteja debaixo do teu controle. Liberta-me Senhor!”.

- Você precisa tomar decisões. Não se preocupe como Deus vai resolver. Creia somente! Não é o tamanho de sua fé que importa. É o tamanho daquilo no qual você a põe.

É O TAMANHO DO SEU DEUS QUE REALMENTE IMPORTA.

- Você pode ter uma fé gigante, mas se colocá-la na coisa errada não terá nenhum resultado. Fé não é a questão. A questão é em que você põe a sua fé.

UMA PEQUENA FÉ EM UM DEUS GRANDE, PRODUZ GRANDES RESULTADOS.

Concentre-se no poder de Deus e não na sua força de vontade. Diga: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Fp. 1:6 - NV

Deus não faz obra pela metade!

- Você pode escolher entre o bem ou o mal, entre o certo e o errado, entre a morte e a vida. Entre a prisão ou a libertação. Escolhe o bem, o certo, a vida e a libertação!

"Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vocês, que hoje dei a vocês a oportunidade de escolherem a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Oh! Escolham a vida! Sim, para que vocês e seus descendentes possam viver." Dt 30.19 – BV

Assim você vai perpetuar bênção e não maldição para a sua descendência.

- Seja honesto acerca de suas feridas e suas falhas. Temos visto isto exemplificado por aqueles que estão contando suas histórias nas últimas sete semanas, na medida em que eles estiveram aqui no palco e abrindo-se, sendo transparentes, vulneráveis e reais.

- Você compreende a coragem que foi necessária para aquelas pessoas em estar aqui diante de vocês e fazer o que fizeram?

- Sou muito agradecido a Deus por ser parte de uma igreja família onde pessoas reais podem compartilhar problemas reais e soluções reais sem se sentirem diminuídas, ou se sentirem culpadas acerca de suas histórias.

- Nós estamos comprometidos a manter esta atmosfera de aceitação nesta igreja. Você ajuda aos outros sendo honesto acerca de suas mágoas. Isso ajuda as pessoas a se abrirem.

- A outra coisa extraordinária que acontece quando você compartilha a sua história é que isso não apenas dá esperança às pessoas, mas ajuda também a curar você.

- Todas as vezes que você compartilha sua história com alguém, você fica um pouquinho mais forte. Você é curado mais um pouquinho. Você começa a crescer.

Faça agora esta oração de libertação:

“Pai, eu tenho guardado mágoa contra Ti por causa dessa situação(seja específico). Por favor, perdoa-me pela dureza de coração para contigo e ajuda-me a me libertar disso. Leva embora os falsos pensamentos que tenho a teu respeito e ajuda-me a conhecer-te melhor. Deus, também eu tenho essa dor(seja específico) em meu coração. Eu tenho esse vício(...), esse trauma(...),esse ressentimento contra essa pessoa(...). Estou sofrendo com este sentimento de culpa(...) Mas, eu quero deixar toda a minha fraqueza em tuas mãos. Eu quero libertação, eu quero cura, Senhor. Quebra as correntes que me prendem ao meu passado, ao meu vício, a Satanás. Tira toda a amargura do meu coração e ajuda-me a liberar perdão para essa pessoa (mencione o nome). Ajuda-me também a amá-la, como o Senhor a ama. Faz-me forte, faz-me vencedor, faz-me livre. Em nome de Jesus!”

AUTOR: Pr. Luiz Sanches / Pastor Sênior






++++++++++++++


=============


::::::::::::::::::::::::








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem