AS DUAS ARCAS



- Encontramos na Bíblia a criação de duas arcas para abençoar o homem. Tamanha foi a perfeição do criador que o inimigo ficou com inveja e quis destruí-lo. Mas Deus sempre tem seus meios de proteger o que Ele cria. E as duas arcas têm esse propósito.

Primeira Arca: ARCA DE PROTEÇÃO – Gn 6:13-22 –

- O mundo precisava ser destruído, mas Deus tinha feito aliança com Noé, por isso criou uma arca para protegê-lo e sua família.

- É uma forma de proteção para os filhos de Deus não serem destruídos com os ímpios.

Segunda Arca: ARCA DA PRESENÇA – Ex 25:10-16 – Hb 9:5

– Deus queria algo para simbolizar sua presença entre o Seu povo – Mandou fazer uma arca revestida de ouro.

- HOJE - a arca de proteção se chama Jesus - Deus tem uma aliança com Jesus.

- Ser de Jesus não é ter nome de cristão mas é ter Jesus dentro de si.

- Jesus deixou sua igreja na terra como uma família de Deus, para proteger todos os homens que nascerem de novo.

- A ARCA DA PRESENÇA DE DEUS é o Espírito Santo - que habita dentro de cada salvo

- Por isso o inimigo odeia a igreja de Jesus e quer destruí-la – fazendo-a virar religião.
Na religião nem Jesus nem o Espírito Santo podem fazer alguma coisa – só as doutrinas é que movimentam os membros.

ENTÃO, PARA ENTRAR NA ARCA DE PROTEÇÃO (a igreja de Jesus) É PRECISO TER DENTRO DE SI A ARCA DA PRESENÇA DE DEUS – (o Espírito Santo).

A FAMILIA – É UMA ARCA DE PROTEÇÃO, criada por Deus para hospedar a ARCA DA PRESENÇA. É um projeto de Deus para nossa proteção – desde a infância.

- Por isso o diabo quer destruir a família - diminuindo seu valor pelos problemas que coloca sobre ela – desentendimento – infidelidade – brigas – intolerância, etc.

- TODOS OS PROFETAS TIVERAM FAMÍLIA

– Ex. Isaías era filho de Amoz (Is.1:1); Jeremias era filho de Hilquias (Jr.1.1); Ezequiel era filho de Buzi, o sacerdote (Ez.1:3); Daniel era da linhagem nobre da tribo de Judá (Dan.1:3-6); Oséias era filho de Beeri (Os.1:1); Joel, era filho de Petuel (Joel 1:1); etc. Os profetas tinham família, endereço, identidade e não surgiam do nada.

- JESUS TAMBÉM TEVE FAMÍLIA – Marcos 6:1-5

- embora eles não criam nele Jo 7:5 “até os irmãos de Jesus não criam nele” - Sua família lhe deu proteção até iniciar seu ministério

- DEUS QUER SALVAR A FAMÍLIA – isto é seu plano – todos os membros dentro da arca.

- NOÉ convenceu sua família que o melhor lugar para eles era dentro da arca de proteção de Deus. Todos de sua época tiveram a chance, mas só oito entraram.

- HOJE POUCOS SE DEIXAM CONVENCER – muitos são convidados a entrar para essa proteção – a Igreja, família de Deus, mas poucos aceitam por que não acreditam no fim que Deus vai dar para o pecado. Mat. 24:37-39.

=> NOÉ CREU - e recebeu um presente –– toda sua família foi salva.

=> VOCE PODE RECEBER ESSE PRESENTE – se crer como Noé, sua família será salva.

=> O CARCEREIRO RECEBEU - Atos 16:25-33 – Paulo e Silas lhe disseram – “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

=> ABRAÃO creu na promessa – “em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gen.12:3

=> SE VOCÊ FOR SANTO – tiver a arca da presença dentro de você, toda sua família virá para a arca de proteção – serão salvos – virão para a igreja. É promessa de Deus.

=> NOSSA MISSÃO COMO IGREJA – restaurar famílias colocando-as na arca de Proteção – para que cada casa hospede a arca da presença.

PARA ISSO EXISTE ALGUNS PASSOS:

1 - Salvar o chefe da família (o Noé ou Abraão da casa) – autoridade maior no lar – todos os demais virão pela promessa. Ore pela conversão dos chefes de famílias.

2 - Hospedar a arca da presença de Deus – (ter uma célula em sua casa) –– Obede-Edom hospedou a arca da presença em sua casa e prosperou muito. TENHA UMA CÉLULA EM SUA CASA - . 1 Cron. 13:13-14

3 - Orar pela salvação das autoridades da cidade - 1 Cron. 15:25, 16:1-3 – Quando o rei e autoridades decidiram buscar a arca da presença, houve festa e fartura entre o povo.
Devemos orar pelas autoridades – Rom. 13:1-2.

CONCLUSÃO:

As duas arcas são importantes e necessárias:

- Da proteção - ser membro da família de Deus – traz a proteção do Pai –

- Da presença – nossa santificação atrai pessoas e nos traz a felicidade que precisamos.

DOIS APELOS:

1 – Para quem já está dentro da Arca – Faz parte da família de salvos mas não tem sentido a presença forte do Senhor, por causa de pecados – Faça um propósito hoje – Deixe esse pecado – Peça perdão – decida que tudo será diferente a partir de agora. Sua casa vai hospedar a Arca da Presença de Deus – você terá testemunho para isso. Faça uma oração e peça isso ao Senhor.

2 – Quem não está na Arca de Proteção, venha para dentro dela - sua vida vai acabar um dia – o tempo está passando – Não espere as águas do dilúvio chegarem – Aceite um convite hoje – Receba Jesus Cristo, como Salvador e Senhor de sua vida. -

FAÇA ESTA ORAÇÃO:
SENHOR MEU DEUS, OBRIGADO POR ME SALVAR, ME COLOCAR DENTRO DA SUA ARCA DE PROTEÇÃO – ME TORNAR SEU FILHO ATRAVÉS DE JESUS.
EU QUERO SER, AQUELE QUE HOSPEDA A ARCA DA SUA PRESENÇA NESTE MUNDO.
AJUDE-ME A SER SANTO, A SER UMA TESTEMUNHA VIDA DO SEU PODER DE RESTAURAÇÃO – RESTAURA MINHA VIDA COMPLETAMENTE.
EU PEÇO ISTO EM NOME DE JESUS CRISTO, TEU FILHO AMADO QUE É MEU SENHOR. AMÉM.

AUTOR: Pr. Angelo Logobone Filho


==============

+++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem