IR A CRISTO

Texto: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt. 11:28)



Introdução:

- Amados Irmãos, Graça e Paz da parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Este é um dia festivo, separado para glorificarmos ao Senhor e para O adorarmos. Também anunciarmos que é tempo de se voltar para Deus enquanto é tempo, pois Ele está sempre de braços abertos esperando a todo homem, mulher, jovem e criança que está cansado de uma vida em que não consegue encontrar sentido.

Desta forma, não poderíamos deixar de falar do mais belo convite de todos os tempos: “Vinde a mim”!

- Hoje quero, com a graça de Deus, falar-lhes o que isto significa, como isto mudou a vida de muitos antes de nós e como isto pode mudar a sua vida.

Proposição:

- O propósito desta mensagem é fazer com que os ouvintes compreendam em primeiro lugar que ir a Cristo dará salvação para suas almas, e que Jesus, além de salvar, também lhes oferece uma vida de paz interior e ajuda o cristão a carregar seus fardos e a enfrentar suas lutas diárias.

- Fazer entender que a vida cristã não é isenta de lutas e desafios, mas que ao lado de Jesus, com a ajuda do Espírito Santo, estes são mais facilmente vencidos.

Sentença Interrogativa:

Queridos irmãos, Porque é importante compreendermos o que significa ir a Cristo?

Sentença de Transição:

- É importante compreendermos com exatidão o que isto significa, pois em dias como os de hoje, em que tantos modismos estão se difundindo pela sociedade, onde inclusive o “gospel” tem virado moda e o cristianismo já não é mais conhecido pelo sacrifício, mas sim como um alegre movimento que muitas vezes imita o mundo e onde se esquece que muitos irmãos antes de nós deram a vida por esta causa, se perdeu o verdadeiro significado do que isto significa.

Primeiro Subtítulo:
Para ir a Cristo foi necessário um grande sacrifício

Quando Jesus disse:

“vinde a mim”, Ele sabia do preço que teria que pagar na cruz, derramando seu sangue para que pudéssemos ir a Ele.

- Jesus, sendo Filho de Deus, tinha consciência de sua missão na terra, de que padeceria, sofreria humilhações, seria chicoteado, cuspido, carregaria a cruz e finalmente morreria em prol da humanidade. Mas da mesma forma que sabia destas coisas, também sabia que venceria, que derrotaria a morte e tendo feito isto levaria sobre si as nossas dores e pelas suas pisaduras seríamos sarados.

- Desta forma pôde afirmar convictamente a expressão “vinde a mim” pois o sacrifício que estava fazendo, tomando a forma de homem e morrendo a morte que cada um deveria morrer garantiria que aqueles que fossem a Ele não mais precisariam pagar o preço do pesado fardo do pecado, pois este seria pago.
- Infelizmente deixamos muitas vezes de nos lembrar do tão grande sacrifício feito por Jesus, mesmo assim Ele continua nos dizendo para irmos a Ele.

- O sacrifício de Jesus em nosso favor, em favor do homem perdido é por demais precioso, por isso Jesus merece que nos entreguemos completamente a Ele. Não obstante, temos também o sacrifício de muitos irmãos, que padeceram as mais terríveis dificuldades para perpetuar a palavra de que indo a Jesus encontraríamos descanso para nossas almas.

- Durante dois mil anos quantos morreram por esta causa, sendo, ao lado do Espírito Santo, guardiões da Palavra de Deus. Homens famosos e anônimos trabalharam por esta causa, tendo em todo tempo a certeza de que aquilo que estava por vir recompensava o que estavam passando.

Segundo Subtítulo:
Ir a Cristo significa negarmos este mundo

- Quando Jesus disse para irmos a Ele, conhecia nossos corações. Ele viveu como homem entre nós, conhecendo nossas paixões, nossas lutas, nossas tentações e por amor a nós, nos deixou um conselho precioso por intermédio do Apóstolo João: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo.
Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1ª João 2:15).
- Ele, por conhecer nossa natureza e por saber da natureza do mundo, sabe que ninguém pode servir ao mundo e a Deus, pois o mundo jaz no maligno e aqueles que quiserem estar em Cristo, desta forma, não podem estar no mundo.

- Não se trata simplesmente de regra desprendida de sentido, mas sim de uma atitude de coração. Aqueles que amam a Deus, não amam o mundo e fazendo isto, teremos acesso às benção da preciosa palavra: “eu vos aliviarei”.

- Afirmo-vos categoricamente que é impossível ir a Cristo sem negar o mundo. Não se trata simplesmente de vivermos alienados daquilo que acontece ao nosso redor, mas sim de não nos contaminarmos.

- Antes de padecer na Cruz, Jesus orou a Deus a nosso respeito dizendo: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (João 17:15). Indo a Cristo temos ainda esta promessa de que seremos guardados espiritualmente do maligno.

Terceiro Subtítulo:
Indo a Cristo teremos nova vida

- Jesus disse que era para ir a Ele todos os cansados e oprimidos e Ele os aliviaria. Se você muitas vezes está cansado, se sente oprimido, há uma promessa preciosa nesta palavra que lemos, se você for a Ele: Jesus o aliviará!

- A medicina reconhece a Depressão como um dos males do século. A correria do dia-a-dia, o trânsito, o stress, o bombardeio de informações, a necessidade de ser o melhor em sua carreira, em seu trabalho, a competição exaustiva tem levado inúmeras pessoas a este estado de cansaço e fadiga.

- Jesus, porém nos oferece a solução: “vinde a mim”. Ele diz ainda mais: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25).

- A nova vida que Jesus lhe oferece indo a Ele não é uma vida isenta de problemas, e eu os estaria enganando se dissesse que assim o seria, mas sim uma vida onde podemos, em todo tempo contar com a provisão do Senhor para nossas vidas e com as consolações e a direção do Espírito Santo para nos levarmos na direção certa, independente das circunstâncias, com paz interior, que é tão profundamente desejada nos dias de hoje.

Quarto Subtítulo:
Indo a Cristo teremos certeza de Salvação

- Para aqueles que não conhecem a Jesus, a morte é uma certeza, mas o que virá depois dela é uma incógnita, por isso as circunstâncias de uma cerimônia fúnebre não cristã são tão carregadas de tristeza e de dor.

- Para aqueles que conhecem o Deus da vida, porém, estas circunstâncias são tidas apenas como um breve momento de separação, pois sabe-se que o ente querido que partiu com Jesus, será reencontrado em breve.

- Querido irmão ou irmã, você sabe onde passará a eternidade? Você sabe para onde irá quando cessar sua respiração?

- A Bíblia nos adverte severamente que só existem dois caminhos, um que conduz a eternidade com Cristo, reservado àqueles que foram a Ele atendendo este chamado “vinde a mim” e outro, denominado inferno, destinado àqueles que não atenderam este convite.

- Diante disto fica aqui este precioso convite: venha a Cristo. Você pode até me perguntar: como posso ter certeza?

- A Bíblia, que é a Palavra de Deus nos diz na carta escrita aos Hebreus, capítulo 11, verso 1 que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Ela brota sobrenaturalmente no coração daqueles que desejam ir a Cristo. Atenda a este chamado!

Quinto Subtítulo:
Indo a Cristo encontraremos descanso para nossas almas

- Tendo a certeza da salvação, conforme descrito acima, não haverá incerteza quanto ao dia de amanhã. Nossas almas estão então em paz.

- Quantas vezes você já olhou para um crente e se perguntou: qual a razão de tamanha alegria, porque parece que está sempre reluzente? Há alguma coisa de diferente e o que será? Pois eu lhe digo, todos os que vão a Cristo passam a ter o Espírito Santo habitando em seus corações e onde o Espírito está, aí há alegria.

- Não há então necessidade de buscar outras coisas para preencher o coração, pois o mesmo Espírito sabe de todas as nossas necessidades e nos preenche completamente, dando-nos a paz, o descanso que precisamos. Não se trata de um descanso do corpo, mas sim um descanso de alma. Indo a Cristo passamos a ser filhos de Deus verdadeiramente.

- Como é maravilhoso saber que temos um Pai que está no controle de todas as coisas. Que não permitirá que carreguemos um fardo maior que nossas forças podem suportar.

- Ele mesmo diz na seqüência do versículo que lemos: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”.

- Ele nos propõe aqui que deixemos nossos fardos nas suas mão e o troquemos pelo seu, que não é pesado, mas sim agradável de se levar. Oh! Que maravilhoso convite este.

Conclusão

- Certamente este é o mais maravilhoso convite de todos os tempos, feito especialmente para cada um de nós.

- Ele tem o seu, o meu, nome individualmente escrito. Para que ele pudesse ser feito, foi necessário um grande sacrifício, Jesus teve que derramar seu sangue na cruz, por isso ele não pode ser desprezado.

- É necessário que neguemos o mundo atendendo este convite, pois assim fazendo não precisaremos mais das coisas que o mundo oferece para termos paz interior.

- Nova vida temos em Cristo Jesus, alegria verdadeira, você já experimentou isto? Sem remorso nem dor, sem sentimento de culpa! Venha a Cristo e terás certeza de onde irás passar a eternidade.

- Você pode até pensar: sou muito pecador para isto, mas posso garantir que aqueles que forem a Cristo, de modo algum Ele rejeitará, mas receberá integralmente, como estás.

- Hoje é o tempo de ir a Ele, hoje é o dia, não importa como esteja. Se você for a Ele, haverá grande festa no céu e Jesus está esperando de braços abertos. Em Jesus, com toda certeza encontrarás descanso para sua alma.

- NEle você ainda viverá e certamente ainda terá problemas, mas tem garantida a vitória. Suas incertezas para o dia de amanhã serão aos poucos dissipadas.

Atenda a este convite tão precioso que só o Filho de Deus poderia fazer: “vinde a mim”.

Fonte:
http://www.filadelfiacp.hpg.com.br/esbocos/ir.html



++++++++++++

+++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem