sábado, 30 de janeiro de 2010


VENCENDO O MEDO


Quebra-gelo: Você já sentiu medo?
Texto: Mateus 14:25-32


Introdução:

- O medo não é algo ruim. Em várias situações ele nos ajuda. Por causa do medo muitos se livram de situações que podem trazer problemas e até mesmo risco a vida; porém o medo pode se tornar um problema quando ele nos paralisa, nos impede de arriscar para crescer.

- Na vida cristã o medo também pode nos prejudicar ou nos ajudar. Quando deixamos de pecar porque temos medo de desagradar a Deus é algo bom, mas quando o medo nos faz duvidar de Deus, gera insegurança e nos impede de receber com fé a Palavra que Deus tem nos dado é um grande problema.

Se quisermos crescer em intimidade e conhecimento de Deus precisamos vencer o medo pois:

1) O medo pode nos fazer afundar.

- Quando olhamos para o texto de Mateus 14 vemos que Pedro havia recebido uma palavra de Jesus que gerou confiança e o motivou a fazer algo extraordinário, porém a tempestade de vento ainda estava ali.

- Quando Pedro repara no vento e nas ondas ele teme e começa a afundar. Se não quisermos afundar temos que aprender a confiar em Jesus.

Quer ser vitorioso(a) e realizar coisas extraordinárias? Vença o medo e confie em Jesus.

2) O medo nos faz esquecer das palavras e promessas de Deus.

- Quando Pedro reparou no vento e teve medo, esqueceu da palavra de Jesus que havia recebido. Foi essa palavra de Jesus que despertou a fé e o fez caminhar sobre as águas.

- A tempestade não havia cessado, mas não estava mais afetando Pedro até ele olhar para ela novamente e esquecer-se da Palavra de Jesus.

Quer ser vitorioso(a)? Não olhe para as lutas, busque a Jesus e dê atenção ao que Ele diz. Vença o medo e lembre-se das palavras de Jesus.

3) O medo nos impede de ser aperfeiçoados.

- Se Pedro tivesse reparado no vento antes de sair do barco nunca teria dado alguns passos sobre as águas, e poderia ter continuado andando se não tivesse reparado depois.

- A Bíblia diz que a vida cristã é vivida pela fé (confiança) em Deus, não pela nossa razão. O medo nos faz questionar, nos torna mais racionais e menos crentes.

- Você recebeu uma palavra de Jesus?

- Tem certeza que é Ele quem falou?

Então vença o medo e arrisque. Isso o(a) fará crescer em Deus e te fará um vitorioso(a).

Conclusão:

Quer crescer em conhecimento e intimidade com Deus?

Vença o medo e aprenda com Deus; ouça o que Ele diz e obedeça. Confie em Deus e Ele te dará a vitória.

Quer isso? Levante a mão, vamos orar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.