quarta-feira, 18 de novembro de 2009


ATIRANDO
A PRIMEIRA PEDRA


VOCÊ JÁ LEVOU PEDRADA ?
JÁ ATIRARAM EM VOCÊ ?
TENTARAM JOGAR VOCÊ LÁ EMBAIXO ?
É AS FALHAS HUMANAS AS VEZES NÃO SÃO ENTENDIDAS PELOS HOMENS DAQUI DA TERRA .
Jo 8.7 b – Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.Deuteronômio 17.7- A mão das testemunhas será primeiro contra ele, para matá-lo; e, depois, a mão de todo o povo; assim, tirarás o mal do meio de ti.
Romanos 2.1- Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

1) INTRODUÇÃO:

- Condenação passa por ser CULPADO.

- Nesta história a mulher era abertamente culpada, os Escribas e os Fariseus, era no fundo culpada – as consciências deles/delas os condenando ( Rom 2:15 ).
Rm 2.15 os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e o seu pensamento, quer acusando-os, quer defendendo-os,Deus usa culpa para nos salvar, o Satanás abusa da culpa para apanhar e nos destruir( ELE TEM SIDO UM MERO APROVEITADOR DAS NOSSAS FRAQUEZAS HUMANAS ) .

Há Dois Tipos de Culpa

FALSA CULPA

– Condenação e culpa pela parte dos outros mostrando alguém responsável por aquilo que não fez.

Ex : Crentes que gostam de falar da vida dos outros , boato vãs a mentira virar verdade , bisbilhoteiros , caluniadores , pombos correios, SÃO OS REPORTES DO INFERNO ( COMO DIZ UM PREGADOR AMIGO MEU )

- Acontece alguma notícia uma pessoa vacilou , ele se alegra com as notícias , ta certo o diabo também se alegra , muitos gostam de matar , em vez de ajudar (infelizmente somos o único exército nesta terra onde os soldados lutam entre si , para assumir aquilo que querem).

PERSEGUIÇÃO

– aqueles que não brilham e tentam apagar o brilho do seu irmão, tentando matar a pedradas na lama , na sua vida espiritual destruindo as vidas por serem exaltados.

- Pedradas machucam dói na alma ,e reflete no corpo.
MAS BEM AVENTURADOS SOIS VOS QUANDO MENTIREM , ACUSAREM E INVENTAREM

- Às vezes são daqueles mais queridos amigos ou irmãos
Mt 5.44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.Lc 6.24 – Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
Mt 5.11- Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem,e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

REAL CULPA

– O tipo que nós vemos nesta história. Isto está transgredindo a
Lei de Deus e nossos corações (consciências) que nos condena .

- Culpa é conhecimento que o que nós fizemos não é certo e um senso de responsabilidade pessoal para esta ação que nós será segurado responsável .

OS 3 TRIBUNAIS POR ONDE PASSAMOS, QUEM SABE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR ALGUM?

1. O TRIBUNAL DA OPINIÃO PÚBLICA
E pondo-a no meio , disseram-lhe : Mestre esta mulher foi apanhada no próprio ato aduterando . e na lei mandou-nos Moisés , que as tais sejam apedrejadas v.4-5

- Segundo a opinião pública a mulher deveria ser morta.Mas para o Senhor sempre tem uma saída.

2. O TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA
Aquele que dentre vós estás sem pecado , seja o primeiro que atire a pedra contra ela v.7

- Quando Jesus fez essa pergunta , pesou na consciência o pecado que cada um tinha cometido. Sua própria consciência a julgava Ela admitia temos que reconhecer nossas transgressões .

3. TRIBUNAL DA GRAÇA
Disse-lhes Jesus , nem eu te condeno, vai e não peques mais Jesus a perdoou e a liberou para viver uma nova vida.(2) O QUE RESULTA DE TODO O PECADO COM CULPA:

1. NO CORPO:

Causa problemas físicos. Preocupação e tensão constante no corpo que causa doença (úlceras, dores de cabeça, problemas de estômago etc)

2. NA ALMA:

Causa problemas mentais. Culpa pode tirar severo e gera depressão. Pode causar a pessoa para perder toda a perspectiva em realidade.

3. ESPÍRITO:

Causa problemas espirituais – rejeitando perdão e o diabo aproveita dizendo que Deus jamais perdoará a sua ação ou atitude além disso impedindo crescimento espiritual então.
Satanás ama os cristãos que se auto se culpam e ficam sem tomar qualquer atitude – eles são ineficazes!
(3) MODOS QUE NÓS LIDAMOS COM CULPA: Dois estão errados e a pessoa é certa…
(1) Ignore e cubra para cima com hipocrisia

(Os escribas e os fariseus ) os fariseus e escribas estavam na mesma condição da mulher , todos sem exceção ( Rm 3.23 ) – errado encobri só pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo
(2) Sofra em Silêncio!

(A mulher inicialmente) sofria em silêncio, e pensou que Jesus, iria acabar de matar ela com pedradas ou ser ainda mais rigoroso , reter as vezes dói gera amargura , fraqueza , ficar quieto não é a solução – errado solte para fora fale com aquele que pode deixar as suas vestes alvas e brancas como a neve ( Is 1.18 )
(3) Lide corretamente com isto

– pelo Sangue de Jesus (solução de Jesus) reconheça as suas falhas caia aos pés de Jesus Cristo , confesse seus pecados , diga a ele suas fraquezas e peça ao Espírito Santo ajudar a você resistir, Ele te tratará com misericórdia e você irá como a mulher que Jesus disse vá e não peques mais …

CONCLUSÃO:

- Livre Da Condenação: dos outros (testemunhas , fariseus , escribas )
de Satanás , e de nossa consciência .
- Deus é maior que nossos corações. Seu perdão excede toda nossa limitação
Lc 19.10
Ex:
O ladrão na cruz ; o filho pródigo , Davi ( ELE SE HUMILHAVA ESSE ERA O SEU SEGREDO ), Sansão , Zaqueu .
Leia 1 João 3:20-21; João 3:17-18; Romanos 8:1


Fonte: Pr. Luis Dicara


Nenhum comentário:

Postar um comentário