NÃO SEJA PREGUIÇOSO


“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” (Provérbios 6.6-11)

Como podemos extrair ensinamentos sábios para nossa vida a partir do texto que acabamos de ler?

O sábio é aquele que…

1. OBSERVA a criação de Deus e APRENDE com ela.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.” (Provérbios 6.6-8)

O sábio é aquele que…

2. DESAFIA o preguiçoso a agir.

“Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar.” (Provérbios 6.9-10)

O sábio é aquele que…

3. ENTENDE os perigos da preguiça.

“A sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” (Provérbios 6.11)

“Mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes o enriquecem. O que ajunta no verão é filho sensato, mas o que dorme na época da colheita é filho que envergonha.” (Provérbios 10.4-5)

“O preguiçoso deseja e nada alcança, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Provérbios 13.4)

“O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma vereda plana.” (Provérbios 15.19)

“O preguiçoso não ara a sua terra na estação própria; mas na época da colheita procura e nada encontra.” (Provérbios 20.4)

CONCLUSÃO:

O livro de Provérbios nos ensina lições atemporais sobre a importância da diligência e da responsabilidade com o trabalho. A formiga nos mostra o valor do trabalho, enquanto os versículos posteriores nos alertam sobre os perigos da preguiça. Nos dias de hoje, esses ensinamentos são mais relevantes do que nunca. Ao seguirmos o exemplo da formiga, evitarmos a preguiça e administrarmos nossos recursos com sabedoria, podemos construir um futuro sólido e honrar a Deus com nosso esforço diligente.


Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem