sexta-feira, 24 de novembro de 2023

𝗣𝗘𝗡𝗦𝗘 𝗔𝗡𝗧𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗚𝗜𝗥

 


PENSE ANTES DE AGIR

“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” (Provérbios 14.15-16)

Esses provérbios nos lembram da importância da sabedoria, do discernimento e da prudência em nossas decisões e na maneira como lidamos com informações e situações difíceis em nossas vidas. Eles nos incentivam a sermos críticos, a pensarmos nas consequências de nossas ações e a evitarmos o mal sempre que possível. Diante disso, vamos observar algumas verdades sobre quem pensa antes de agir.

Quem pensa antes de agir …

1. Age com CAUTELA e TEMOR AO SENHOR.

“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” (Provérbios 14.15-16)

Quem pensa antes de agir …

2. Sabe DISCERNIR os caminhos.

“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa. (Provérbios 14.8)

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14.12)

Quem pensa antes de agir …

3. Tem o conhecimento como HONRA.

“Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.” (Provérbios 14.18)

“Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.” (Provérbios 13.16)

Quem pensa antes de agir …

4. Aprendeu os benefícios de ser PACIENTE.

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14.29)

Conclusão:

Diante disso tudo, vamos observar passos que podem nos tornar pessoas que pensam antes de agir. Vamos ler: 1ª Coríntios 2.6-16

Para se tornar uma pessoa que pensa antes de agir…

1. Seja intencional no seu relacionamento com o Espírito Santo.

“Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido.” (1ª Coríntios 2.12-15)

Para se tornar uma pessoa que pensa antes de agir…

2. Esteja disponível para que o Espírito Santo forme a mente de Cristo em você.

“Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1ª Coríntios 2.15-16)

Seja paciente e espere pela resposta. Seja sábio e cauteloso para colocar em ação o direcionamento recebido. Discirna pelo Espírito todas as coisas. E lembre-se: O conhecimento do Senhor é a sua coroa!


Mensagem pregada pela Min. Larissa Assis

𝗡𝗔̃𝗢 𝗦𝗘𝗝𝗔 𝗣𝗥𝗘𝗚𝗨𝗜𝗖̧𝗢𝗦𝗢

 



NÃO SEJA PREGUIÇOSO


“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” (Provérbios 6.6-11)

Como podemos extrair ensinamentos sábios para nossa vida a partir do texto que acabamos de ler?

O sábio é aquele que…

1. OBSERVA a criação de Deus e APRENDE com ela.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.” (Provérbios 6.6-8)

O sábio é aquele que…

2. DESAFIA o preguiçoso a agir.

“Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar.” (Provérbios 6.9-10)

O sábio é aquele que…

3. ENTENDE os perigos da preguiça.

“A sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” (Provérbios 6.11)

“Mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes o enriquecem. O que ajunta no verão é filho sensato, mas o que dorme na época da colheita é filho que envergonha.” (Provérbios 10.4-5)

“O preguiçoso deseja e nada alcança, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Provérbios 13.4)

“O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma vereda plana.” (Provérbios 15.19)

“O preguiçoso não ara a sua terra na estação própria; mas na época da colheita procura e nada encontra.” (Provérbios 20.4)

CONCLUSÃO:

O livro de Provérbios nos ensina lições atemporais sobre a importância da diligência e da responsabilidade com o trabalho. A formiga nos mostra o valor do trabalho, enquanto os versículos posteriores nos alertam sobre os perigos da preguiça. Nos dias de hoje, esses ensinamentos são mais relevantes do que nunca. Ao seguirmos o exemplo da formiga, evitarmos a preguiça e administrarmos nossos recursos com sabedoria, podemos construir um futuro sólido e honrar a Deus com nosso esforço diligente.


Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

𝗘𝘂 𝗦𝗼𝘂 𝗮 𝗩𝗶𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮

 



“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.” (João 15.1)

Jesus diz: “Eu Sou a Videira Verdadeira. Neste texto, Jesus usa a metáfora da Videira para falar de seu relacionamento com os seus discípulos. Aqui, Jesus é a Videira e o Pai é o Agricultor. Nós somos os ramos e o Espírito Santo é a seiva por meio de quem os frutos são gerados. A partir disso, o que podemos aprender com essa declaração de Jesus?

Nesta declaração, Jesus ensina que…

1. Não podemos dar frutos por nós mesmos.

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.4,5)

Assim como um ramo precisa da videira para receber seiva e dar frutos, nós dependemos de Jesus. Precisamos da graça, do poder e da direção Dele. Precisamos permanecer em Cristo para frutificarmos.

Nesta declaração, Jesus ensina que …

2. A falta de conexão com Ele resulta em uma vida infrutífera.

“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta…” (João 15.2a)

Este versículo nos adverte sobre as consequências da falta de conexão com Jesus. É importante dizer que nem todos os discípulos de Cristo são frutíferos. Quando a vida de um discípulo deixa de ser uma manifestação da presença de Deus no mundo, então é hora de corte, de disciplina, de conserto para que esse discípulo venha a frutificar. A Bíblia diz, em Hebreus 12.5-11:

“Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” (Hebreus 12.5-11)

Nesta declaração, Jesus ensina que …

3. Ao permanecermos Nele, seremos podados para darmos mais frutos.

“… e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” (João 15.2b)

A poda é o meio que Deus usa em nossa vida para frutificarmos ainda mais. Deus nos disciplina quando estamos fazendo algo errado; Deus nos poda quando estamos fazendo algo certo. Deus nos disciplina para darmos frutos; Ele nos poda para darmos mais frutos. A disciplina termina quando nos arrependemos do pecado; a poda só terminará quando Deus concluir a Sua obra em nós. Por isso, aqueles que estão ligados a Videira que é Jesus, precisam ser podados para frutificarem ainda mais.

Conclusão:

 Não podemos dar frutos por nós mesmos.
 A falta de conexão com Ele resulta em uma vida infrutífera.
 Ao permanecermos Nele, seremos podados para darmos mais frutos.

Nesta última declaração de Jesus, no evangelho de João, torna-se evidente que a única forma de produzirmos frutos é através da nossa contínua conexão com Ele. Tudo o que somos vem Dele e, sem Ele, nada podemos fazer. Se o ramo está desconectado da Videira, então não pode receber a seiva e produzir o fruto.



Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho e pela Pra. Tatiana Ramos

terça-feira, 21 de novembro de 2023

AS DEZ DICAS PARA O LAR

 

AS DEZ DICAS PARA O LAR


AS DEZ DICAS
PARA O LAR

 

"Que proveito terá o homem, ou mulher, se ganharem o mundo inteiro, mas perderem suas próprias famílias?"

- Com o divórcio atingindo uma taxa de 50% e um aumento cada vez maior do segundo salário no lar, a família que conhecemos no passado, ou melhor, aquela estabelecida por Deus, encontra-se realmente, entre as espécies ameaçadas de extinção.

- Casamento e família não são idéias muito populares em nossa sociedade.

- A família, no entanto, foi criada por Deus, muito antes dEle estabelecer qualquer outra instituição, antes mesmo da igreja.

Gostaria de sugerir o que chamaria de "DEZ DICAS" para um lar sólido, feliz e que honre ao Senhor.

1. Estabeleça a linha de comando de Deus.
A Bíblia nos ensina que, para o Cristão, Jesus Cristo é o cabeça do lar, com a esposa sob autoridade de um marido submisso a Cristo e com os filhos sob responsabilidade de ambos.

2. Obedeçam ao mandamento de amarem-se mutuamente.

3. Demonstrem aceitação e apreciação a cada membro da família.

4. Os membros da família devem respeitar a autoridade de Deus sobre eles e a autoridade que Deus delegou através da linha de comando.

5. É importante que haja treinamento e disciplina no lar

6. "Curtam-se" mutuamente e separe tempo para que a família toda possa conviver e desfrutar da presença um do outro.

- Qualidade de tempo não substitui quantidade de tempo.
- Quantidade de tempo é qualidade de tempo.

7. Não ao adultério.

- Adultério destrói o casamento, sendo pecado contra Deus e contra o cônjuge.

8. Cada membro da família deverá trabalhar para o beneficio mútuo da família como um todo.

- Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas, e a eles deve ser passado que o trabalho enobrece e traz realização.

9. Orem e leiam a Bíblia juntos.

- Nada poderá unir mais a família do que esse hábito, além de ser a melhor defesa existente contra as investidas de Satanás.

10. Deve haver uma preocupação genuína em cada um dos membros da família, quanto à salvação uns dos outros.

- Isto deve estender-se além da família imediata, como avós, tios, tias, primos e agregados.

- Não há como ser um sucesso aos olhos de Deus, se nossas famílias forem desajustadas e bagunçadas.

 

Fonte: http://israelhdaciolo.blogspot.com.br/2009/07/as-dez-dicas-para-o-lar.html

 

𝗟𝘂𝘁𝗲 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗙𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮

 



Lute pela

sua Família

Texto Base: Mc 5.21-24, 35-43.

 

Introdução:

- O texto para nossa ministração fala da família de um grande líder religioso, chamado Jairo, que está passando uma grande luta na sua família, sua única filha está enferma a beira da morte.

- Jairo era chefe da sinagoga, um líder na comunidade. Jairo era o responsável pelos serviços religiosos.

- O líder da sinagoga era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade. Vamos aprender que não existe nada demasiadamente  difícil  para o nosso Deus, o  impossível pode acontecer quando Jesus intervém, Jesus ressuscita a filha única de Jairo, demostrando o seu amor pela nossa família.

- Nós estamos em guerra espiritual e precisamos  lutar pela nossa família. Existe um adágio popular  "A família é uma instituição falida", mas nós sabemos que isso é uma mentira do diabo. O maior projeto de Deus não é individual é coletivo é para nossa família, no Tempo do diluvio Deus salvou Noé e sua família.

- Paulo disse para o carcereiro: Ver At 16:31 "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa."

- Eis alguns dos sintomas de degeneração familiar que  nos apresentam nesses dias; crises,  vícios, desilusões nos casamentos; adultério, divórcios; crianças abandonadas; filhos rebeldes e indiferentes aos pais; brigas constantes entre os casais;

Em alguns casos a situação tem se agravado, de tal maneira que:

=> um CAMPO DE BATALHA, onde os membros  só se encontram para brigar.

- Como inverter este triste quadro e transformar meu lar em um  pedacinho do céu, um endereço de entrega das bênçãos de Deus?

- Líder profetize sobre a vida dos discípulos e convidados da  sua célula:    A SUA FAMÍLIA É UM PROJETO QUE NASCEU NO CORAÇÃO  DE DEUS, POR ISSO LUTE POR ELA.

- Um dia Jesus entrou numa casa e encontrou uma família parecida com esta realidade. O que Ele fez naquele dia?

O que Ele pode fazer hoje pela sua família?

1. A  FILHA DE JAIRO É O SÍMBOLO DE MUITAS FAMÍLIAS QUE ESTÃO ENFERMA.– v.23

a) Doenças que assolam alguns lares: egoísmo,  contendas, ressentimentos, ausência de perdão, mágoas, lembranças do passado, infidelidade,   – tudo isso está dentro das nossas casas;

b) Lembre-se: o alvo maior de satanás é  destruir a família. E o alvo de maior de  Deus é restaurar é salvar  é  abençoar, nem tudo está perdido.

c) Na casa de Jairo, a menina estava muito doente, semi-morta.

d) A pergunta é: Como está a saúde emocional, física e espiritual da nossa família?

f) Há alguma doença afetando a sua esposa, o seu marido, os seus filhos?

2. A  SUA FAMÍLIA ESTÁ MORRENDO

- Jairo tinha uma causa urgente para levar a Jesus. Sua filhinha estava à morte. Lucas nos informa que ela era filha única e tinha doze anos (Lc 8.42). Desta maneira a linhagem de Jairo estava-se extinguindo.

- Segundo o costume uma menina judia se convertia em mulher aos doze anos. Todos os outros recursos para salvar sua filha haviam chegado ao fim. Jairo, então, busca a solução em  Jesus. O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho para Deus. As aflições tornam-se fontes de bênçãos quando elas nos levam a Jesus.

a) O que morreu na família? Será que estamos contribuindo para esta situação?

c) Algumas coisas morreram na sua família neste ano de 2012? O tempo, a estima, o respeito, diálogo, a esperança, o amor, a fé;

d) Muitas famílias estão de luto;

e) A família está em alvoroço – v. 38 - Há choro e pranto quantas lágrimas (algumas em oculto) em nossas casas;

3. O QUE FEZ JAIRO, O RESPONSÁVEL POR AQUELA CASA?

a) Procurou Jesus – v. 22; Deixou o preconceito,  o orgulho de lado venceu a vergonha, por ser o chefe da sinagoga, precisamos entender que o nosso ministério principal é com a nossa família;

b) Ele se Prostrou aos pés de Jesus – v.22; - deixou a vergonha de lado. Jairo se humilhou diante de Jesus. Ele se prostrou. Ele reconheceu que estava diante de alguém maior do que ele, do que sua religião, do que a própria sinagoga. Reconheceu o poder de Jesus. Ele se prostrou e nada exigiu, mas pediu com humildade. John Henry Burn diz que:  Não há lugar na terra mais alto do que aos pés de Jesus

c) Suplicou com insistência – v.23  Jairo não apenas suplica a Jesus, mas o faz com insistência. Ele persevera na oração. Ele tem uma causa e não está disposto a desistir dela. Não reivindica seus direitos, mas clama por misericórdia. Ver: (Salmo 50:15 – "invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me gloficarás".

4. O QUE JESUS FEZ EM FAVOR DESTE LAR?

a) Jesus foi – v. 24 – Jesus está disponível para ir com você em sua casa, para soprar o Espirito de ressurreição e  vida.

b) Jesus deu-lhes uma palavra de ânimo – v.36; "Não temas, crê somente". Era fácil para Jairo crer em Jesus enquanto sua filha estava viva, mas agora a desesperança bateu à porta do seu coração. Quando as circunstâncias fogem do nosso controle, também somos levados a desistir de crer.

c) Jesus tomou a menina (situação) pela mão – v.41;

d) Jesus restaurou-lhe a vida – v. 42

Conclusão:

Precisamos entender que segundo as escrituras sagradas Jesus é o mesmo ele não mudou e tudo o que Jesus fez na casa de Jairo, naquele dia, Ele pode fazer hoje na sua família.  Jesus trabalha em parceria com o homem a sua parte é lutar pela sua família a parte de Deus é operar o milagre da ressurreição.

 

 

Fonte: http://ibbosqueczs.com.br/mais_mensagem_da_celula.php?id=96

𝐀 𝐅𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚 𝐛𝐞𝐦 𝐒𝐮𝐜𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚

 


A Família

bem Sucedida

 

Texto:  “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt 7.24-27).

Introdução:

Assim como cada pessoa, as famílias também precisam ser edificadas sobre a Rocha que é Cristo.

1. As famílias e as tempestades.

a. O verso 25 fala de chuva, rios e ventos: “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa...”.

b. Esses rios, ventos, chuvas bem podem ser: as lutas, os desafios, as crises, as dificuldades que a família enfrenta.

c. O objetivo principal do inimigo é atingir a família. Quando ele fere a família, o Estado é atingido, a escola, a igreja, a sociedade.

d. Suas estratégias são muito conhecidas: sexo, bebidas, drogas, consumismo, ativismo,falta de tempo. O inimigo tem armado laços para envolver a família.

e. As tempestades as vezes são provações, tentações e lutas. Quantos laços tem sido armados e quantas famílias estão atravessando momentos de angústias, de dor, de desafios. São as tempestades que assolam.

2. A família e o sólido fundamento.

a. O verso 24 lembra: O homem prudente é aquele que constrói sua casa sobre a rocha;

b. À luz do ensino das Escrituras Sagradas, a Rocha é o Senhor Jesus Cristo (At 4.11; 1 Pe 2.4-6; 1 Co 3.11; Ef 2.20);

c. A família precisa de uma base, um alicerce, um fundamento, caso contrário fica solta, se torna frágil, volúvel, não resiste aos embates, se desintegra. Na prática é isto o que está acontecendo hoje com a família. Divórcios, separações, crianças abandonadas, violência, suicídio de adolescentes, filhos tirando a vida de seus pais, pais atentando contra a honra de suas filhas;

d. Apesar das tempestades, ela não cai, ela tem um fundamento.

3. A família e o segredo da vitória.

a. O verso 24 esclarece: O homem prudente é aquele que ouve e pratica a palavra do Senhor.

b. O segredo para o bem estar, a harmonia, o equilíbrio da família está na prática dos princípios estabelecidos na Palavra de Deus. A Bíblia é o manual da família. Não basta consultá-lo apenas, é preciso levar a sério os seus ensinos;

c. Cremos na urgente necessidade de uma volta à Palavra de Deus. Ela não pode apenas ser um enfeite nas casas, ela precisa ser lida e praticada pela família. Ela é luz, é lâmpada, ela é bússola, é espada, é fogo, é pão, é água, é refrigério. Eis o segredo, a Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12).

Conclusão:

Mateus 7.24-27 fala de duas casas: a que não cai e a que cai. Construamos a nossa casa sobe a Rocha e ela não cairá.

 

AUTOR: Messias Anacleto Rosa

ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...