quinta-feira, 14 de julho de 2022

𝐍𝐚̃𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐞𝐮 𝐌𝐢𝐥𝐚𝐠𝐫𝐞

 


“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus parou e disse: Chamem-no. E chamaram o cego: Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando. Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. O que você quer que eu lhe faça?, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: Mestre, eu quero ver! Disse Jesus, vá a sua fé o curou. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.46-52)

O texto que lemos conta a história de um homem cego e mendigo que não desistiu do seu milagre. Ele vivia de esmolas, à margem da sociedade, à beira do caminho, mas não desistiu do seu milagre. Ele estava entregue à miséria, mas não desistiu do seu milagre. Para todas as pessoas do seu tempo não havia mais esperança para este homem, mas ele não desistiu do seu milagre. Ele não tinha identidade, não tinha saúde, não tinha  dinheiro, não tinha valor próprio, mas não desistiu do seu milagre. E porque ele não desistiu do seu milagre, o homem que antes era cego e mendigo foi curado por Jesus. Ele recuperou a sua visão, a sua identidade, a sua dignidade. Um novo horizonte se abriu diante dos seus olhos porque ele não desistiu do seu milagre. Aquela era a última vez que Jesus passaria por Jericó. Aquela era a última oportunidade daquele homem e ele não a desperdiçou. Ele não desistiu e o milagre aconteceu. À semelhança deste homem, o que você precisa fazer para não desistir do seu milagre?

Para não desistir do seu milagre…

1. ADMITA que você PRECISA de Jesus.

“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.46,47)

O pedido de socorro de Bartimeu revela o quando ele admitia que precisava de Jesus. Não havia recursos humanos que pudesse fazê-lo enxergar. Mas ele reconheceu que somente Jesus poderia fazer algo por ele que ninguém mais seria capaz de fazer.

Para não desistir do seu milagre…

2. VENÇA todos os OBSTÁCULOS para encontrar-se com Jesus.

“Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.48)

Não havia nenhum obstáculo capaz de deter um homem que não desistiu do seu milagre. Bartimeu foi perseverante e estava disposto a encontrar-se com Jesus e a dialogar com Ele. Seu desejo de estar com Jesus não era vago. Era uma vontade desesperada e determinada. Bartimeu estava disposto a superar tudo para ter um encontro com Jesus. Ninguém foi capaz de paralisar o seu clamor.

Para não desistir do seu milagre…

3. ACEITE imediatamente o CHAMADO de Jesus.

“Jesus parou e disse: Chamem-no. E chamaram o cego: Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando. Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.” (Marcos 10.49,50)

Bartimeu não titubeou. Assim que Jesus o chamou, imediatamente, ele se levantou e dirigiu-se a Jesus. Ele lançou a sua capa para o lado, deu um salto, pôs-se de pé e foi até Jesus. Bartimeu buscou a Jesus com desprendimento e aceitou o seu convite imediatamente porque ele tinha pressa.

Conclusão:

Bartimeu admitiu que precisava de Jesus, venceu todos os obstáculos para encontrar-se com Ele e aceitou imediatamente o seu chamado. E o que aconteceu depois de tudo isso?

“O que você quer que eu lhe faça?, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: Mestre, eu quero ver! Disse Jesus, vá a sua fé o curou. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.51-52)

Bartimeu foi salvo por Jesus, mas, também foi curado fisicamente por Ele. Ele saiu de uma cegueira completa para uma visão completa. A cura foi total, imediata e definitiva. Depois disso, Bartimeu demonstra gratidão e dá provas da sua nova vida, pois decidiu seguir Jesus pelo caminho. O maior milagre é a salvação da alma. O maior milagre é ser tirado do domínio do pecado e ser trazido para o domínio de Jesus. O maior milagre é crer que Jesus é o único que pode salvar a sua vida de uma eternidade sombria e de sofrimento. Por isso, não desista do seu milagre hoje!

Para não desistir do seu milagre…
1. ADMITA que você PRECISA de Jesus.
2. VENÇA todos os OBSTÁCULOS para encontrar-se com Jesus.
3. ACEITE imediatamente o CHAMADO de Jesus.


Mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

𝗢 𝗗𝗲𝘂𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗡𝗼𝘀 𝗥𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮

 


“Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me. O Senhor lhe disse: Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me. O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.” (1º Reis 19.8-16)

Introdução:

Elias estava vivendo uma crise de perseguição e abandono, e foi para dentro de uma caverna, abandonando todo o projeto de vida que Deus tinha para ele. A crise é assim mesmo: nos sentimos abandonados por todos e abandonamos todo o projeto de vida que Deus preparou para nós. Quero, contudo, fazer uma exposição da maneira pela qual Deus agiu para restaurar Elias da consequência gerada pela crise. Há, nesse texto, ações importantes da parte de Deus que motivaram e trataram do coração de Elias. Vamos analisar cada passo que Deus usou para tratar das crises de Elias. Olhando para esse texto podemos aprender as seguintes lições:

O Deus que nos restaura nas crises…

1. É aquele que nos faz uma pergunta.

Após Elias entrar na caverna, frustrado, decepcionado e se sentindo abandonado, Deus dirige-se ao profeta e pergunta: “O que você está fazendo aqui, Elias?” (v.9). A pergunta está repleta de propósitos. Um deles é o de fazer Elias compreender o tamanho da sua inutilidade dentro daquela caverna.

“Toda vida fora do propósito de Deus torna-se inútil.”

O Deus que nos restaura nas crises…

2. É aquele que nos lança um desafio.

O segundo passo terapêutico de Deus para restaurar Elias foi um desafio. Deus chamou Elias para fora. De dentro da caverna Elias não teria condições de ver o todo, ele só teria uma visão parcial das coisas.

“A caverna limita a nossa visão.”

A visão de Elias era tão limitada que ele diz para Deus que estava só e ninguém o acompanhava. No entanto, o engano é desfeito quando Deus diz no verso dezoito: “No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram.” (v.18).

O convite restaurador de Deus é para deixarmos essa caverna de crise hoje!

“Deus não desafia incapazes.”

O Deus que nos restaura nas crises…

3. É aquele que nos faz uma proposta.

O terceiro passo terapêutico de Deus para restaurar Elias foi uma proposta que mudaria todo rumo de sua vida: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.” (v.15-16).

O fim da vida de Elias não era a caverna. A proposta de Deus para a vida de Elias era ungir dois reis e o seu sucessor.

“A caverna não pode anular seu chamado profético.”

O Deus que nos restaura nas crises…

4. É aquele que nos aponta a saída.

É possível que você diga que não sabe como sair deste lugar. Existe uma expressão no texto que me chama a atenção. Deus disse: “Volte pelo caminho por onde veio…” (v.15a).

Entenda uma coisa – crise não se vence fugindo dela e nem se escondendo, mas encarando-a de frente. Saia daí e você ouvirá a voz de Deus te conduzindo ao seu destino profético. Saia e verá de maneira completa e não parcial toda a situação.

Conclusão:

O Deus que nos restaura nas crises…
1. É aquele que nos faz uma pergunta.
2. É aquele que nos lança um desafio.
3. É aquele que nos faz uma proposta.
4. É aquele que nos aponta a saída.


Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

𝐉𝐨𝐬𝐚𝐟𝐚́ 𝐎𝐫𝐨𝐮 𝐞 𝐕𝐞𝐧𝐜𝐞𝐮 𝐨𝐬 𝐈𝐧𝐢𝐦𝐢𝐠𝐨𝐬

 


“Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá. Então informaram a Josafá: Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi. Alarmado, Josafá decidiu orar ao Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.” (2º Crônicas 20.1-3)

Introdução:

Josafá ficou sabendo que três nações inimigas estavam vindo contra ele com o intuito de atacá-lo. As perspectivas não eram muito boas, pois eram três nações poderosas: os moabitas, os amonitas e os meunitas. E agora, como lutar e vencer esses inimigos? Antes de qualquer coisa é preciso entender que Deus colocou a história de Josafá na Bíblia para ilustrar certos princípios espirituais para podermos vencer as batalhas contra os nossos inimigos. Sendo assim, quais são os princípios aplicados por Josafá para vencer os seus inimigos que nos ajudarão, também, a vencer os nossos? A partir da oração que Josafá fez, como podemos vencer nossos inimigos? O que fazer diante deles?

Para vencer os inimigos…

1. Ore e Jejue.

“Alarmado, Josafá decidiu orar ao Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.” (2º Crônicas 20.3)

Josafá não buscou ajuda de outros reis das nações aliadas a ele, nem pediu orientações dos seus conselheiros ou general do seu exército. Mas, ele decidiu buscar ao SENHOR com oração e jejum.

O rei Davi, quando cercado pelos seus inimigos, tomou o mesmo caminho de Josafá para vencer seus inimigos: “No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que Ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, Ele escutou o meu grito de socorro.” (Salmo 18.6).

Para vencer os inimigos…

2. Mova outras pessoas para orarem com você.

“Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.” (2º Crônicas 20.4)

Josafá proclamou um jejum e moveu todo o povo para buscar a ajuda do Senhor. As pessoas vieram de todas as cidades de Judá para orarem com Josafá. Além da ajuda de Deus, Josafá decidiu mover outras pessoas para orarem ao Senhor em torno do seu propósito.

Para vencer os inimigos…

3. Seja dependente de Deus.

“… Não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer…” (2º Crônicas 20.12)

Josafá fez duas declarações importantes: ele admitiu não ter forças para enfrentar seus inimigos, ele admitiu que não sabia o que fazer. O rei Josafá foi capaz de admitir a sua total incapacidade para resolver aquela situação e a sua completa dependência de Deus. Entenda que, sem a ajuda de Deus, não podemos vencer nossas guerras. Não podemos transformar as circunstâncias ao nosso redor. Jesus, certa vez, disse aos seus discípulos: “… Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5).

Para vencer os inimigos…

4. Não tire seus olhos de Deus.

“… Mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2º Crônicas 20.12)

Josafá não tinha forças para enfrentar o exército e nem sabia o que fazer, mas os seus olhos estavam postos no Senhor. Para Josafá, nenhum problema era grande demais diante do Deus a quem ele servia e adorava. Seu foco estava concentrado no Senhor e na força do Seu poder. Não havia circunstância adversa que pudesse fazê-lo tirar os olhos de Deus.

Para vencer os inimigos…

5. Ouça o que Deus tem a dizer.

“Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembleia. Ele disse: Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês.” (2º Crônicas 20.14-17)

Quando toda Judá estava reunido diante do Senhor, um deles foi tomado pelo Espírito do SENHOR e começou a profetizar. Um detalhe importante – Jaaziel era levita e não profeta. Mas, Deus quando quer falar ele usa quem ele quer e surpreende a todos. O Espírito do SENHOR se apoderou de Jaaziel e falou para toda a congregação de Judá, falou para o rei Josafá dizendo a ele todas as estratégias que ele deveria usar para derrotar o exército inimigo.

O profeta Isaías encorajou o povo de Israel que reclamava da sua situação de calamidade a esperar pelo Senhor. Ele disse: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.28-31)

Para vencer os inimigos…

6. Confie totalmente na Palavra de Deus.

“De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória.” (2º Crônicas 20.20)

Depois de adorar e louvar ao Senhor (vs.18-19), o povo saiu para encontrar o inimigo. Enquanto isso, Josafá recordou-lhes que eles precisavam se lembrar da Palavra do Senhor que havia sido proclamada no dia anterior e não deviam começar a duvidar dela. O povo precisar confiar totalmente na Palavra de Deus.

Conclusão:

Talvez você esteja pensando em desistir. Os problemas que tem enfrentado são tão grandes que você é tentado a se render a eles. Porém, não ceda à tentação de parar. Hoje, Deus quer ajudá-lo a vencer seus inimigos. Não saia daqui sem dar uma oportunidade de entregar a sua batalha para Deus.



Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

𝐃𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨̃𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐌𝐮𝐝𝐚𝐦 𝐚 𝐕𝐢𝐝𝐚

 


Decisões que Mudam a Vida

“Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva. Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada. Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: Quem tocou em meu manto? Responderam os seus discípulos: Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’. Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento.” (Marcos 5.21-34)

“A indecisão é uma decisão tomada para não decidir.”

“As pessoas são o reflexo das suas decisões e atitudes.”

“O ajuste de nossas decisões e atitudes é um projeto para a vida toda.” (John Maxwell)

O texto que lemos conta a história de uma mulher que não se conformou com a vida que estava levando. Ela tomou algumas decisões, seguidas de algumas ações, que possibilitaram a sua mudança de vida. Suas decisões levaram-na a experimentar um milagre! O que essa mulher tem a nos ensinar hoje? Quais foram as decisões que ela tomou para que uma mudança pudesse acontecer em sua vida? Quais são as decisões, seguidas de ações, que você precisa tomar hoje para sua vida experimente uma mudança verdadeira?

Para mudar a vida…

1. Aproveite a OPORTUNIDADE de TOCAR em Jesus.

“Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto.” (Marcos 5.27)

Logo que ela ouviu falar de Jesus, aproximou-se no meio da multidão e tocou em seu manto. Depois de sofrer por 12 anos, de sofrer na mão de muitos médicos, de gastar todos os seus recursos e só piorar, ela não perdeu tempo quando ouviu falar de Jesus e decidiu aproveitar essa oportunidade de tocar nele.

Para mudar a vida…

2. Escolha ROMPER com os seu LIMITES para tocar em Jesus.

“Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto.” (Marcos 5.27)

Alguns limites impediam que essa mulher pudesse tocar em Jesus. Por causa da sua enfermidade, ela estava sem forças físicas. Ninguém lhe ajudava e ainda havia uma multidão à sua frente. Mesmo assim, ela estava decidida a romper com todos os seus limites para tocar em Jesus.

Para mudar a vida…

3. CREIA que o MILAGRE acontece quando você toca em Jesus.

“Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada.” (Marcos 5.27,28)

A mulher creu que o milagre iria acontecer na sua vida quando tocasse em Jesus. Ela creu antes mesmo do milagre acontecer. Ainda não havia nenhum sinal de cura, mas, pela fé, a mulher já enxergava sua vida sendo transformada pelo simples toque em Jesus.

Conclusão:

A mulher do fluxo de sangue decidiu não continuar vivendo da mesma maneira. O que antes era uma história de dor, solidão e sofrimento, tornou-se uma história de fé, esperança e milagre. E você, quer continuar vivendo da mesma maneira ou quer tomar decisões que o levem a mudar a vida?

Para mudar a vida…
1. Aproveite a OPORTUNIDADE de TOCAR em Jesus.
2. Escolha ROMPER com os seu LIMITES para tocar em Jesus.
3. CREIA que o MILAGRE acontece quando você toca em Jesus.]


Mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...