“Estude a Bíblia para ser sábio; creia nela para ser salvo; siga os seus ensinamentos para ser santo”. Essa frase foi dita pelo pastor norte-americano Billy Graham, um dos homens mais usados por Deus do nosso tempo. Ele nos deixou esse conselho porque sabia que somente a Palavra de Deus pode transformar a nossa vida e nos salvar.

E por mais que tenhamos inúmeros motivos para conhecermos e nos aprofundarmos na Palavra de Deus, hoje eu quero falar com você sobre 3 razões pelas quais não devemos ler a Bíblia.

1ª Razão para não ler a Bíblia: para entrar em debates ou disputas religiosas

Você já ouviu aquele ditado que diz que “religião não se discute”? Pois é. O apóstolo Paulo já se preocupava com essa questão de se usar a Palavra de Deus em disputas religiosas. Por isso ele disse:

“Evite controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.” (Tito 3:9)

Quando alguém usa a Bíblia para entrar em conflito religioso com o outro, ele não está honrando a Deus ou evangelizando alguém; essa pessoa está simplesmente se engrandecendo e alimentando o seu ego, coisas que a própria Palavra do Senhor condena.

Pare e pense por um instante: você já viu alguma discussão sobre religião edificar a vida de alguém? Isso é raro de acontecer. As brigas e debates costumam gerar apenas mais resistência nas pessoas. Em vez de aproximá-las de Deus, esse tipo de situação só as afasta ainda mais.

Paulo sabia muito bem o quanto isso era muito ruim para a Obra do Senhor, por isso ele sempre aconselhava seus ajudantes e os líderes das igrejas a não se envolverem nessas situações. Em uma de suas Cartas a Timóteo, ele escreveu:

“Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.” (2 Timóteo 2:14)

Existem muitos cristãos - inclusive líderes espirituais - se motivando a ler cada vez mais a Bíblia apenas para entrar em disputas com outras pessoas e mostrar que são “mais sábios” e “mais conhecedores” da Palavra de Deus do que o outro. Mas a própria Bíblia diz que esse tipo de “sabedoria” não vem do Senhor; ela é terrena e diabólica (Tiago 3:13-16).

Por isso, meu irmão, em vez de ter essa atitude e desagradar a Deus, siga o conselho que a própria Bíblia nos dá, procurando se apresentar ao Senhor aprovado, como obreiro que não têm do que se envergonhar, ensinando corretamente a verdade do evangelho e evitando conversas inúteis, que fazem com que as pessoas se afastem de Deus. É isso que está escrito em 2 Timóteo 2:15,16.

2ª Razão para não ler a Bíblia: para escolher somente as partes boas

Veja o que está escrito sobre a importância da Palavra de Deus:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17)

Isso significa que a Bíblia toda é inspirada por Deus, não somente para nos motivar e nos encher de esperança em tempos difíceis, mas também para nos corrigir e mostrar o quanto necessitamos da graça e da misericórdia de Deus.

O problema é que muitas pessoas leem e obedecem apenas aquilo que é do seu interesse, e ignoram as advertências e ensinamentos que exigem uma mudança drástica de vida.

Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não disse apenas palavras de conforto, de amor e fé. Certa vez, Ele falou palavras tão duras que muitos discípulos O abandonaram (João 6:60-66). Então, se você está procurando ler a Bíblia somente para se sentir confortável e rejeitar as palavras de repreensão e correção, eu te aconselho a ler qualquer outro livro.

3ª Razão para não ler a Bíblia: para cumprir uma obrigação

O autor do Salmo 119 nos traz um ensinamento muito importante sobre como deve ser a nossa relação com a Palavra de Deus. Ele disse:

“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.” (Salmos 119:97,98)

O salmista tinha um amor muito grande pela Palavra! E, o que vemos hoje, são pessoas que dedicam parte do seu dia lendo a Bíblia porque se sentem obrigadas a fazer isso, como se fosse uma tarefa que Deus, a igreja ou o seu ministério impuseram a elas. E isso está errado!

Por exemplo: você é professor da escola bíblica, mas passa a semana inteira sem se interessar pelo estudo da Palavra, então, no final de semana, quase em cima da hora de dar a aula, vai caçar correndo um conteúdo na Bíblia para ministrar no outro dia.

Eu sei que o que eu vou dizer agora é duro, mas este é um exemplo claro de falta de compromisso com Deus e com as pessoas que vão à igreja em busca de um relacionamento mais íntimo com o Senhor. Nós temos que amar a Palavra do Senhor e fazer da sua leitura um momento de prazer (Salmos 119:97), não de obrigação.

Quando nos convertemos, passamos a ouvir que todo cristão tem de orar e ler a Bíblia. É como se fosse uma obrigação e, isso é pregado nos púlpitos, ensinado na escola dominical e estimulado nos pequenos grupos. Mas, na verdade, só ler a Bíblia não adianta. Você e eu precisamos criar o hábito e ter o prazer de estudá-la, porque, “ler sem entender é a mesma coisa que não ler”. E o pior: pode gerar compreensões erradas das Escrituras, que levam ao surgimento de heresias e falsas doutrinas. Por isso, a partir de hoje, peça ao Senhor que coloque o desejo no seu coração de estudar a Bíblia, não por medo ou pressão, mas por amor.

Eu me lembro quando comprei minha primeira Bíblia e decidi ler o Novo Testamento inteiro. Comecei pelos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas eu pulava a maiorias das passagens, pois não entendia quase nada. Percebi que a Bíblia falava muito sobre Israel e isso era um empecilho para mim, pois não conhecia nada daquele povo, além de ter dificuldade de imaginar como tudo acontecia na época. Foi aí que, em vez de desanimar, eu decidi me aprofundar no conhecimento através de pregações, livros e estudos bíblicos na internet. Aprendi que é melhor ler poucas passagens com muita atenção e buscar entendê-las, do que ler vários capítulos sem concentração. É melhor obedecer o pouco que você sabe, do que conhecer a Bíblia inteira e não praticar nada do que aprendeu.

O apóstolo Pedro disse que devemos desejar a leitura da Palavra como um bebê deseja beber leite. Veja o que ele disse:

"Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" (1 Pedro 2:2,3).

Assim como um bebê precisa de leite para sobreviver e crescer, nós devemos nos alimentar da Palavra de Deus para sobrevivermos neste mundo. E isso explica porque há tantos filhos de Deus sofrendo desnecessariamente - eles não têm se alimentado espiritualmente como deveriam (Oséias 4:6).

Então, se você deseja conhecer mais a Deus e ser usado por Ele, estude a sua Palavra da forma correta e deixe que ela te transforme a cada dia!


Autor: Pastor Antonio Junior.



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem