Moisés foi um dos personagens mais conhecidos e importantes de toda a Bíblia. Mesmo aqueles que não têm muita intimidade com a Palavra de Deus ou nunca leu alguma de suas histórias contidas nos primeiros livros do Antigo Testamento, sabem quem foi esse homem e conhecem as coisas que ele fez.
Foi através de Moisés que Deus enviou as 10 pragas ao Egito, abriu o mar vermelho e conduziu os hebreus por 40 anos no deserto, os alimentando com pão que caía do céu e sempre os protegendo do calor do dia e do frio da noite. Foi ele, também, que recebeu a tábua com os 10 Mandamentos e criou as leis cerimoniais e civis para o povo de Israel. Além disso, ele foi o autor dos Livros de Êxodo, Números e Deuteronômio.
Nós o conhecemos pelos filmes, seriados e desenhos, mas hoje eu vou te mostrar 6 fatos interessantes sobre esse poderoso líder do povo de Deus que você provavelmente não conhecia.
1) Moisés teve lepra
A Bíblia nos mostra que, certa vez, Miriã, a irmã de Moisés, se levantou contra ele e, por isso, ficou leprosa por sete dias. Todos que assistiram ao filme ou à novela “Os 10 Mandamentos” sabem disso. Porém, poucos se lembram de que Moisés, mesmo que por apenas alguns instantes, também contraiu a doença.
Depois de receber a missão de voltar ao Egito, Moisés ficou relutante com Deus, pois acreditava que o povo não acreditaria em suas palavras. Então, o Senhor deu a ele três sinais para convencer os hebreus de que ele era realmente um enviado de Deus. O primeiro era transformar o seu cajado em serpente e, em seguida, transformar o animal em cajado novamente. Mas o que mais chama a nossa atenção é o segundo sinal dado por Deus. Vamos ler o que a Bíblia diz sobre isso:
“Disse-lhe mais o Senhor: ‘Coloque a mão no peito’. Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa; parecia neve. Ordenou-lhe depois: ‘Agora, coloque de novo a mão no peito’. Moisés tornou a pôr a mão no peito e, quando a tirou, ela estava novamente como o restante da sua pele. Prosseguiu o Senhor: ‘Se eles não acreditarem em você nem derem atenção ao primeiro sinal miraculoso, acreditarão no segundo.” (Êxodo 4:6-8)
O Senhor mandou que Moisés colocasse a mão no peito. Ao fazer isso, sua mão ficou leprosa. Em seguida, Deus lhe ordenou que repetisse o mesmo movimento, e então a mão de Moisés ficou completamente curada. Com isso Deus estava mostrando o Seu grande poder de ferir e de curar.
2) Deus quis matar Moisés
Veja o que está escrito em Êxodo 4:
“Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo. Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés. E disse: "Você é para mim um marido de sangue!” Ela disse ‘marido de sangue’, referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião o Senhor o deixou” (Êxodo 4:24-26).
Sabemos que Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão e do poder de Faraó. Mas, por fazer parte do povo da aliança de Deus, Moisés deveria obedecer a ordem de circuncidar seus filhos no oitavo dia, e por alguma razão Moisés não fez isso.
Deus não podia permitir que o libertador escolhido por Ele não cumprisse os termos da aliança. E, tudo indica que Deus tomou essa decisão drástica para fazer com que Moisés lhe obedecesse, sabendo que ele não iria contra os desejos de sua mulher Zípora.
Então, ela mesma fez a circuncisão e, após isso, o Senhor desistiu de matar Moisés. É claro que Deus não queria acabar com a vida dele, pois foi Ele mesmo quem o chamou. O que Deus pretendia era que Moisés obedecesse a Sua lei e tivesse total compromisso com ela, já que ele se tornaria o instrumento para entregar a Sua lei ao povo de Israel.
3) O corpo de Moisés nunca foi encontrado
Outro fato interessante sobre Moisés é que Deus o enterrou em um local escondido de todos. Os túmulos de Abraão, Isaque e Jacó são conhecidos, mas o túmulo de Moisés, não. No livro de Judas versículo 9 (Judas 1:9) está escrito que o arcanjo Miguel teve que lutar com Satanás pelo corpo de Moisés, mas o motivo disso não nos é explicado.
Várias teorias foram criadas a respeito dessa luta. Uma delas é que Satanás, o acusador do povo de Deus (Apocalipse 12:10), pode ter tentado evitar que Moisés fosse salvo por causa seu pecado ao bater na rocha que saía água e por ter matado o soldado egípcio (Êxodo 2:12).
Já outros estudiosos da Bíblia acreditam que Satanás não queria que o anjo levasse o corpo físico de Moisés para o céu, para que os hebreus o encontrassem e fizessem dos restos mortais daquele homem uma espécie de ídolo.
4) Moisés tinha 80 anos quando libertou o povo da escravidão
A Bíblia diz que Moisés viveu até os 120 anos. Mas poucos sabem que a sua missão só começou quando ele já era um senhor de 80 anos de idade (Êxodo 7:7). Vamos ver como esse chamado de Deus aconteceu:
“Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. ‘Que impressionante!’, pensou. ‘Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto.” (Êxodo 3:1-3)
Se continuarmos com a leitura, veremos que Deus se apresenta a Moisés como o Senhor do seu povo e dá a ele a ordem de voltar ao Egito para libertar os hebreus do domínio do faraó. Então, Moisés, aos 80 anos, pega a sua família e volta para a sua terra natal para cumprir a sua missão.
Isso nos deixa bem claro que o nosso tempo é bem diferente do tempo de Deus. Quando Moisés acreditava que era a hora de aproveitar a sua velhice em paz em Midiã, Deus o chamou para iniciar a grande aventura de sua vida no Egito - e esses foram os anos mais interessantes, surpreendentes e maravilhosos da sua história. Então, não desanime se você acha que o Senhor não tem nada preparado para você. Tenha paciência e continue firme nos caminhos de Deus, porque na hora certa Ele pode te chamar para fazer algo muito especial.
5) Moisés não eram bom com as palavras
Se você conhece a história de Moisés apenas pelo que viu nos filmes ou na novela, você provavelmente vai ficar surpreso ao descobrir que ele não era muito bom em se comunicar. Vamos ler juntos a passagem que nos comprova essa deficiência de Moisés em Êxodo 4:
“Disse, porém, Moisés ao Senhor: ‘Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!’ Disse-lhe o Senhor: ‘Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer". (Êxodo 4:10-12)
Algumas pessoas acreditam que Moisés era gago, porém, não há nada que comprove isso. O que a Bíblia nos mostra é que, diferente do que vimos na televisão, ele não era nada bom em se comunicar com as outras pessoas. Moisés cresceu ao lado de Faraó e, por isso, sabia que um bom líder deveria ter bons argumentos e boa postura para convencer as pessoas - e ele não tinha nada disso.
Porém, o Senhor o lembrou que foi Ele quem criou a boca e que era por Seu poder que Moisés iria falar. Moisés se sentiu incapaz para a missão que Deus tinha para ele. E ele não foi o único a se sentir assim...
Quantas vezes nós colocamos nossas dificuldades acima de tudo, não é mesmo? Eu mesmo sempre fui muito tímido e morria de vergonha de falar em público. A verdade é que é difícil confiar em Deus quando olhamos para os nossos defeitos. Mas Deus usa pessoas imperfeitas e com limitações para fazer a Sua obra. Então, quando você se sentir incapaz, lembre-se de Moisés e vá em busca do seu chamado.
6) Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida
Ninguém mais do que Moisés sonhou em entrar em Canaã, a terra que o Senhor havia prometido aos seus antepassados. Eu consigo imaginar a ansiedade de Moisés quando ele e seu povo finalmente conseguiram deixar o Egito atravessando o mar vermelho... Porém, o final da história foi bem diferente do que aquele homem poderia imaginar.
De acordo com a Bíblia, Moisés foi proibido de entrar na Terra Prometida porque desobedeceu a uma ordem do Senhor enquanto estava no deserto. Vamos ler o que está escrito:
“O Senhor disse a Moisés: ‘Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem’. Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: ‘Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?’ Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: ‘Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou". (Números 20:6-12)
Aos olhos do Senhor, Moisés agiu com desobediência e falta de fé diante de todo o povo ao bater naquela rocha com seu cajado em vez de apenas falar com ela, como havia dito Deus. Por mais que essa decisão pudesse parecer severa demais, ela foi necessária para mostrar aos hebreus que o Senhor não toleraria mais nenhum ato de desobediência de seus escolhidos, inclusive Moisés.
Hoje, graças ao sacrifício de Jesus na cruz, nós fomos reconciliados com Deus e Ele perdoa os nossos pecados. Porém, isso não significa que podemos viver uma vida de desobediência, porque o Senhor é um Deus de amor, mas também é justo.
Conclusão
Antes de morrer, Moisés lembrou ao povo tudo aquilo que o Senhor havia feito por eles. E tudo o que ele disse está registrado no Livro de Deuteronômio. Moisés leu os Dez Mandamentos para eles novamente, depois subiu a montanha, olhou para a Terra Prometida e morreu como Deus havia dito que aconteceria (Deuteronômio 34:5). Hoje, temos alguém que é maior do que Moisés: Jesus Cristo, que ainda está conduzindo o povo de Deus para longe da escravidão do pecado. Graças ao Seu sangue derramado na cruz, todos nós que O reconhecemos como Senhor e Salvador entraremos na terra que o Pai nos prometeu: a eternidade junto com Ele.
Autor: Pastor Antonio Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário