Efésios 2. 8-9

A teologia é “a ciência ou estudo que se ocupa de Deus, sua natureza, seus atributos,e suas relações com o homem e o universo”.
A teologia se subdivide em diversas áreas: bibliologia, cristologia, pneumatologia, antropologia, eclesiologia, escatologia, angelologia… e soteriologia.
A soteriologia é a área da teologia que estuda a doutrina da salvação. Essa é uma das doutrinas mais importantes. Afinal, como disse o próprio Salvador, não adianta nada ganharmos o mundo e perdermos a alma (Lc 9.25).
Eis algumas verdades que todos precisam saber sobre a salvação:
 1) A SALVAÇÃO É UMA NECESSIDADE DE TODOS
Todos precisam de salvação, porque todos são pecadores. De acordo com a Escritura, o pecado entrou no mundo através de Adão, e por meio dele foi transmitido para todos os seus descendentes (Rm 5.12). Não somos pecadores porque pecamos; pecamos porque somos pecadores!
Todos pecamos (Rm 3.23), e o salário do pecado é a morte (Rm 6.23).
Certo homem entrou no jardim, e enquanto admirava uma linda rosa, percebeu que algo estava errado. Afastando as suas pétalas, descobriu um verme comendo o miolo da flor. Assim é o pecado: uma doença que nos devora de dentro para fora, e que nos levará à morte eterna, se não for debelada a tempo.
Por isso, a salvação que Cristo veio nos oferecer é salvação do pecado: seu castigo, seu domínio e sua presença (Mt 1.21). Na conversão, fomos salvos do castigo do pecado. Na santificação, estamos sendo salvos do domínio do pecado. E na glorificação, seremos salvos da presença do pecado. Esses são os três tempos da salvação.
 2) A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA GRAÇA
Não podemos salvar a nós mesmos. Nada de certo que fizermos apagará aquilo que fizemos de errado. A salvação não é um prêmio a ser alcançado, e sim um presente a ser recebido. Para isso, Deus enviou-nos o Salvador (Jo 3.16).
Jesus morreu para pagar o preço dos nossos pecados (2 Co 5.21). Só ele pode oferecer-nos a salvação, e faz isso gratuitamente. Não precisamos pagar o preço, porque Cristo já pagou (At 4.12). Não há salvação por nenhum outro meio!
Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador. Para algumas religiões ele não é o único, e, para outras, ele não suficiente. Mas nada disso está certo!
 3) A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA FÉ
Para sermos salvos, temos que receber Jesus como nosso Salvador e Senhor. Deus já fez a parte dele para que fôssemos salvos. A nossa parte é crer (At 16.31).
Crer em Cristo como Salvador e Senhor não significa simplesmente acreditar nele, ou confiar-lhe a solução de algum problema. Significa entregar-lhe a vida, a alma, o coração! Significa dar-se a ele, pertencer a ele, comprado pelo seu sangue! Foi isso o que fez o ladrão crucificado ao seu lado, o qual ouviu a promessa: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23.42,43). Tudo o que ele precisou fazer foi arrepender-se e crer em Jesus!
Arrependimento e fé em Cristo são os passos necessários e suficientes para sermos salvos dos nossos pecados. A mensagem pregada por Jesus sempre foi muito simples: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1.15).
O ensino da salvação pela graça, mediante a fé, é a própria essência do Evangelho. Nas palavras de Martinho Lutero: “A doutrina da justificação pela fé somente não é meramente uma doutrina entre as demais, mas o resumo de toda a doutrina cristã, o artigo pelo qual a igreja cai ou permanece de pé”.
 4) PERGUNTAS SOBRE A SALVAÇÃO
A soteriologia se resume nas três afirmações feitas anteriormente: a salvação é uma necessidade de todos, a salvação só é possível pela graça, e a salvação só é possível pela fé. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre a salvação. Seguem, abaixo, três das perguntas mais feitas sobre esse assunto:
  1. a) Deus quer que todos sejam salvos? A resposta é: Sim! O Senhor não escolhe alguns para o céu e outros para o inferno. A sua vontade é que todos creiam e sejam salvos (1 Tm 2.4). Porém, Deus respeita o livre-arbítrio. Ele e não impõe a ninguém a sua vontade.
  1. b) Um crente pode perder a salvação? A resposta é: Não! Somos salvos pela graça, por meio da fé, e não pelas obras. Portanto, podemos ter certeza da nossa salvação se entregamos nossas vidas a Jesus. Ele jamais nos lançará fora (Jo 6.37).
  1. c) Como serão salvos os que não ouviram? A resposta é: Não sabemos! A Bíblia não fala sobre a situação daqueles que viveram e morreram sem terem ouvido o Evangelho. Alguns teólogos se baseiam em certas passagens bíblicas (1 Pe 3.19, 4.6) para afirmar que essas pessoas terão a oportunidade de ouvir e decidir após a morte. Mas poucos versos (de difícil entendimento) não são suficientes para que afirmemos algo categoricamente. Temos certeza de duas coisas: primeira, que Deus é bom e justo; segunda, que nossa tarefa é falar!

CONCLUSÃO
A doutrina da salvação não é apenas uma das mais importantes da teologia. É, também, uma das mais belas!
Louvado seja Deus por uma tão grande salvação!

Pastor Marcelo Aguiar

+++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem