A importΓ’ncia da pregação expositiva para o crescimento sadio da igreja
ReferΓͺncia: Neemias 8.1-18

INTRODUÇÃO
1. O crescimento da igreja Γ© um dos temas mais discutidos na atualidade
Todo pastor anseia ver sua igreja crescer. A igreja deve crescer, precisa crescer. Se ela nΓ£o cresce Γ© porque estΓ‘ enferma.
Rick Warren diz: Pergunta errada: o que devo fazer para a minha igreja crescer. Pergunta certa: o que estΓ‘ impedindo a minha igreja de crescer.
2. HΓ‘ dois extremos perigosos quanto ao crescimento da igreja
a) Numerolatria – Γ‰ a idolatração dos nΓΊmeros. Γ‰ crescimento como um fim em si mesmo. Γ‰ o crescimento a qualquer preΓ§o. Hoje vemos muita adesΓ£o e pouca conversΓ£o. Muita ajuntamento e pouco quebrantamento. A pregação da fΓ© sem o arrependimento e da salvação sem conversΓ£o.
b) Numerofobia – Γ‰ o medo dos nΓΊmeros. Γ‰ desculpa infundada da qualidade sem quantidade. A qualidade gera quantidade. A igreja Γ© um organismo vivo. Quando ela prega a Palavra com integridade e vive em santidade Deus dΓ‘ o crescimento. NΓ£o hΓ‘ colheita sem semeadura.
3. A sedução do pragmatismo na busca do crescimento da igreja
O Movimento de Crescimento de Igreja começou em 1930 com Donald McGavran, quando deixou a sede das Missáes na Índia e passou 17 anos plantando igrejas e fazendo uma pergunta: Por que algumas igrejas crescem e outras não?
Ele começou um Instituto de Crescimento de Igreja em Oregon com um aluno boliviano. Depois foi para o SeminÑrio de Fuller na Califórnia. Foi o missionÑrio que mais influenciou a igreja no século XX.
Davi Eby diz que o que espanta Γ© que nas teses e dissertaçáes dos estudantes do MCI nΓ£o hΓ‘ quase nenhuma Γͺnfase na pregação como instrumento para conduzir a igreja ao crescimento. Ao contrΓ‘rio, seguem as tΓ©cnicas do pragmatismo: se funciona, use.
O Pragmatismo nΓ£o estΓ‘ preocupado com a verdade, mas com o que funciona. NΓ£o pergunta o que Γ© certo, mas o que dΓ‘ certo.
4. O testemunho irrefutΓ‘vel dos fatos
Tom Rainer fez uma exaustiva pesquisa entre 576 igrejas batistas do Sul nos Estados Unidos e chegou a uma conclusão contrÑria ao MCI. A pesquisa identificou que o maior fator para o crescimento saudÑvel da igreja foi a pregação expositiva.
5. Os grandes perigos que atentam contra o crescimento da igreja
a) Liberalismo teolΓ³gico – Onde ele chega, mata a igreja. Ele comeΓ§a nas cΓ‘tegras, desce aos pΓΊlpitos e daΓ­ mata as igrejas. HΓ‘ muitas igrejas mortas na Europa e AmΓ©rica do Norte. Exemplo: minha experiΓͺncia no SeminΓ‘rio de Princeton.
b) Sincretismo religioso – Nossa cultura mΓ­stica: pajelanΓ§a, idolatria, kardecismo, cultos afros. Hoje muitas igrejas mudaram o rΓ³tulo, mas mantΓ©m o povo preso ao mesmo misticismo: sal grosso, copo dΓ‘gua em cima da televisΓ£o.
c) Ortodoxia morta – E. M. Bounds disse que homens mortos, tiram de si sermΓ΅es mortos e sermΓ΅es mortos, matam. Lutero dizia que sermΓ£o sem unção endurece o coração. Antonio Vieira diz que devemos pregar aos ouvidos e aos olhos. Precisamos ser boca de Deus.
d) Superficialidade no PΓΊlpito – Muitos pastores sΓ£o preguiΓ§osos, nΓ£o estudam, nΓ£o alimentam o povo com a Palavra.
6. Vejamos um modelo bíblico de pregação expositiva para o crescimento saudÑvel:
Neemias 8 é um grande modelo da pregação expositiva que produz o verdadeiro crescimento espiritual.
Martin Lloyd-Jones disse que a pregação é a tarefa mais importante do mundo. A maior necessidade da igreja e a maior necessidade do mundo.
Calvino entendia que o pΓΊlpito Γ© o trono de onde Deus governa a sua igreja.
I. O AJUNTAMENTO PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS – v. 1-2
1. Γ‰ espontΓ’neo – v. 1
Deus moveu o coração do povo para reunir-se para buscar a Palavra de Deus. Eles nΓ£o se reuniram ao redor de qualquer outro interesse. Hoje o povo busca resultados, coisas, benefΓ­cios pessoais e nΓ£o a Palavra de Deus. Querem as bΓͺnçãos de Deus, mas nΓ£o Deus. TΓͺm fome de prosperidade e sucesso, mas nΓ£o tΓͺm fome da Palavra.
2. Γ‰ coletivo – v. 2,3
Todo o povo: homens e mulheres reuniram-se para bsucar a Palavra de Deus. Ninguém ficou de fora. Pobres e ricos, agricultores e nobres, homens e mulheres. Eles tinham um alvo em comum, buscar a Palavra de Deus. Precisamos ter vontade de nos reunir não apenas para ouvirmos cantores famosos ou pregadores conhecidos, mas reunirmo-nos para ouvirmos a Palavra de Deus. O centro do culto é a pregação da Palavra de Deus.
3. Γ‰ pontual – v. 3
O povo todo estava presente desde o nascer do sol. Eles se preparam para aquele grande dia. Havia expectativa no coração deles para ouvir a lei de Deus. A Palavra precisa ser prioridade para sermos pontuais.
James Hunter diz que uma pessoa que se atrasa sistematicamente para um compromisso transmite vΓ‘rias mensagens: 1) O tempo dela Γ© mais importante do que o dos outros; 2) As outras pessoas que ela vai encontrar nΓ£o sΓ£o muitos importantes para ela; 3) Ela nΓ£o tem o cuidado de cumprir compromissos.
4. Γ‰ harmonioso – v. 1
“Todo o povo se ajuntou como um sΓ³ homem” (v.1). NΓ£o havia apenas ajuntamento, mas comunhΓ£o. NΓ£o apenas estavam pertos, mas eram unidos de alma. A uniΓ£o deles nΓ£o era em torno de encontros sociais, mas em todo da Palavra de Deus.
5. Γ‰ proposital – v. 1
“e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de MoisΓ©s, que o Senhor tinha prescrito a Israel” (v. 1). O propΓ³sito do povo era ouvir a Palavra de Deus. Eles tinham sede da Palavra. Eles tinham pressa de ouvir a Palavra. NΓ£o era qualquer novidade que os atraΓ­a, mas a Palavra de Deus.
II. A SUPREMACIA DA PALAVRA DE DEUS
1. O pregador precisa estar comprometido com as Escrituras – v. 2,4,5
Esdras era um homem comprometido com a Palavra (Esdras 7:10). Eles nΓ£o buscam alguΓ©m para lhes contar bonitas experiΓͺncias, mas eles procuram um fiel expositor das Escrituras.
A maior necessidade da igreja é de homens que conheçam, vivam e preguem a Palavra de Deus com fidelidade. A pregação é a maior necessidade da igreja e do mundo. A pregação é a tarefa mais importante que existe no mundo.
O impacto causado pela leitura da Palavra de Deus por Esdras Γ© comparado ao impacto da BΓ­blia na Γ©poca da Reforma do sΓ©culo XVI.
Precisamos nos tornar o povo “do livro”, “da Palavra”. NΓ£o hΓ‘ reavimamento sem a restauração da autoridade da Palavra.
Exemplo: Milagres X Palavra – Atos 2.
2. O pregador precisa estar comprometido com o Deus das Escrituras
a) Piedade – A vida do pregador Γ© a vida da sua mensagem. SΓ³ prevalece em pΓΊblico, quem prevele em oração na intimidade. David Larsen disse que Γ© mais importante ensinar um pregador a orar do que a pregar. Sem oração nΓ£o hΓ‘ pregação de poder.
b) Fome de Deus – oração e jejum – o pregador Γ© um homem em fogo. Se ele nΓ£o arder no pΓΊlpito o povo nΓ£o poder. Moody disse que deverΓ­amos acender uma fogueira no pΓΊlpito. O pregador precisa ter mais fome de Deus do que de livros.
c) Fome da Palavra – O pregador precisa ser um estudioso. Quem nΓ£o gosta de ler, certamente nΓ£o deve ter o chamado para o ministΓ©rio. Paulo fala que precisamos nos afadigar na Palavra.
d) PaixΓ£o – O pregador Γ© um homem diz como Paulo (At 20:24). Γ‰ como John Bunyan que prefere a prisΓ£o ao silΓͺncio. O pregador e o ator Magready. David Hume e George Whitefield.
3. O povo precisa estar sedento das Escrituras – v. 1,3
A BΓ­blia Γ© o anseio do povo. Eles se reΓΊnem como um sΓ³ homem (v. 1), com os ouvidos atentos (v. 3), reverentes (v. 6), chorando (v. 9) e alegrando (v. 12) e prontos a obedecer (v. 17).
Eles querem nΓ£o farelo, mas trigo. Eles querem pΓ£o do cΓ©u. Eles querem a verdade de Deus. Eles buscaram pΓ£o onde havia pΓ£o.
Muitos buscam a Casa do PΓ£o e nΓ£o encontram pΓ£o. SΓ£o como Noemi e sua famΓ­lia que saΓ­ram de BelΓ©m e foram para Moabe, porque nΓ£o havia pΓ£o na Casa do PΓ£o. Quando as pessoas deixam a Casa do PΓ£o encontram a morte. HΓ‘ muita propaganda enganosa nas igrejas: prometem pΓ£o, mas sΓ³ hΓ‘ fornos frios, prateleiras vazias e algum farelo de pΓ£o.
4. Atitudes do povo em relação às Escrituras
a) Ouvidos atentos (v.3) – O povo permaneceu desde a alva atΓ© ao meio-dia, sem sair do lugar (v. 7), com os ouvidos atentos. NΓ£o havia dispersΓ£o, distração, enfado. Eles estavam atentos nΓ£o ao pregador, mas ao livro da lei. NΓ£o havia esnobismo nem tietagem, mas fome da Palavra.
b) Mente desperta (v. 2,,3,8) – A explicação era lΓ³gica, para que todos entendessem. O reavimento nΓ£o foi um apelo Γ s emoçáes, mas um apelo ao entendimento. A superstição irracional era a marca do paganismo. OsΓ©ias 4:6: “O povo estΓ‘ sendo destruΓ­do porque lhe falta o conhecimento”.
c) ReverΓͺncia (v.5) – “Esdras abriu o livro Γ  vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pΓ΄s em pΓ©”. Essa era uma atitude de reverΓͺncia e respeito Γ  Palavra de Deus. Esse pΓΊlpito elevado nΓ£o era para revelar a infalibidade do pregador, mas a supremacia da Palavra.
d) Adoração (v.6) – Esdras ora, o povo responde com um sonoro amΓ©m, levanta as mΓ£os e se prostra para adorar. Onde hΓ‘ oração e exposição da Palavra, o povo exalta a Deus e o adora.
III. A PRIMAZIA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Ler o texto das Escrituras – v. 2,3,5
A leitura do texto Γ© a parte mais importante do sermΓ£o. O texto Γ© a fonte da mensagem e a autoridade do mensageiro. O sermΓ£o sΓ³ Γ© sermΓ£o se ele se propΓ΅e a explicar o texto.
2. Explicar o texto das Escrituras – v. 7,8
O Cristianismo Γ© a religiΓ£o do entendimento. Ele nΓ£o nos rouba o cΓ©rebro. O sincretismo religioso anula a razΓ£o.
Pregar Γ© explicar o texto. A mensagem Γ© baseada na exegese, ou seja, tirar do texto, o que estΓ‘ no texto. NΓ£o podemos impor ao texto, nossas idΓ©ias. Isso Γ© eixegese.
Calvino dizia que pregação é a explicação do texto. O púlpito é o trono de onde Deus governa a sua igreja.
Lutero dizia que existe a Palavra de Deus escrita, a Palavra encarnada e a Palavra pregada.
Muitos hoje dizem: “Eu jΓ‘ tenho o sermΓ£o, sΓ³ falta o texto”. Isso nΓ£o Γ© pregação. Deus nΓ£o tem nenhum compromisso com a Palavra do pregador, e sim com a sua Palavra. Γ‰ a Palavra de Deus que nΓ£o volta vazia e nΓ£o a Palavra do pregador.
3. Aplicar o texto das Escrituras – v. 9-12
O sermão é uma ponte entre dois mundos: o texto e o ouvinte. Precisamos ler o texto e ler o povo. Não pregamos diante da congregação, mas à congregação. Onde começa a aplicação, começa o sermão.
HÑ um grande perigo da chamada heresia da aplicação. Se não interpretamos o texto corretamente, vamos aplicÑ-lo distorcidamente. Vamos prometer o que Deus não estÑ prometendo e corrigir quando Deus não estÑ corrigindo. Exemplo: o mel de Sansão.
A exposição e a aplicação da Palavra de Deus produziu na vida do povo vÑrios resultados gloriosos.
IV. OS EFEITOS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Atinge o Intelecto – v. 8
A pregação é diriga à mente. O culto deve ser racional. Devemos apelar ao entendimento (v. 2, 3,,8,12). John Stott disse que crer é também pensar. Nada empolga tanto como estudar teologia. O conhecimento da verdade encha a nossa cabeça de luz. O povo que conhece a Deus é forte e ativo (Dn 11:32).
2. Atinge a Emoção – v. 9-12
a) Choro pelo pecado (v. 9) – A Palavra de Deus produz quebrantamento, arrependimento, choro pelo pecado. O verdadeiro conhecimento nos leva Γ s lΓ‘grimas. Quanto mais perto de Deus vocΓͺ estΓ‘, mais tem consciΓͺncia de que Γ© pecador, mais chora pelo pecado. O emocionalismo Γ© inΓΊtil, mas a emoção produzida pelo entendimento Γ© parte do Critianismo. Γ‰ impossΓ­vel compreender a verdade sem ser tocado por ela.
b) A alegria da restauração (v. 10) – As festas deviam ser celebradas com alegria (Dt 16:11,14)). A Alegria tem trΓͺs aspectos importantes: 1) Uma origem divina – “A alegria do Senhor”. Essa nΓ£o Γ© uma alegria circunstancial, momentΓ’nea, sentimental. Γ‰ a alegria de Deus, indizΓ­vel e cheia de glΓ³ria. 2) Um conteΓΊdo bendito – Deus nΓ£o Γ© apenas a origem, mas o conteΓΊdo dessa alegria. O povo regozija-se nΓ£o apenas por causa de Deus, mas em Deus: sua graΓ§a, seu amor, seus dons. Γ‰ na presenΓ§a de Deus que hΓ‘ plenitude de alegria. 3) Um efeito glorioso – “A alegria do Senhor Γ© a nossa forΓ§a”. Quem conhece esta alegria nΓ£o olha para trΓ‘s como a mulher de LΓ³. Quem bebe da fonte das delΓ­cias de Deus nΓ£o vive cavando cisternas rotas. Quem bebe das delΓ­cias de Deus nΓ£o sente saudades do Egito. Essa alegria Γ© a nossa forΓ§a. Foi essa alegria que Paulo e Silas sentiram na prisΓ£o. Essa Γ© a alegria que os mΓ‘rtires sentiram na hora da morte.
3. Atinge a vontade – v. 11-12
a) ObediΓͺncia a Deus (v. 12) – O povo obedeceu a voz de Deus e deixou o choro e comeΓ§ou a regozijar-se.
b) Solidariedade ao prΓ³ximo (v. 12) – O povo comeΓ§ou nΓ£o apenas a alegrar-se em Deus, mas a manifestar seu amor ao prΓ³ximo, enviando porçáes Γ queles que nada tinham. NΓ£o podemos separar a dimensΓ£o vertical da horizontal no culto.
V. A OBSERVΓ‚NCIA DA PALAVRA DE DEUS – v. 13-18
1. A lideranΓ§a toma a iniciativa de observar a Palavra de Deus – v. 13-15
Esdras no dia seguinte organiza um estudo bΓ­blico mais profundo para a lideranΓ§a (8:13). Um grande reavivamento estΓ‘ acontecendo como resultado da observΓ’ncia e obediΓͺncia Γ  Palavra de Deus. Essa mudanΓ§a Γ© iniciada pelos lΓ­deres do povo.
Havia prÑticas que haviam caído no esquecimento. Eles voltaram à Palavra e começaram a perceber que precisavam ser regidos pela Palavra. A Escritura deve guiar a igreja sempre!
A primeira tentação do diabo não foi sobre sexo ou dinheiro, mas suscitar dúvidas acerca da Palavra de Deus.
2. Os liderados obedecem a orientação da Palavra de Deus – v. 16-18
Toda a lideranΓ§a e todo o povo se mobiliza para acertar a vida de acordo com a Palavra. Havia uma unanimidade em buscar a Palavra e em obedecΓͺ-la.
Esse reavivamento espiritual foi tão extraordinÑrio que desde Josué, ou seja, hÑ 1.000 anos que a Festa dos TabernÑculos nunca tinha sido realizado com tanta fidelidade ao ensino das Escrituras. Essa festa lembrava a colheita (Ex 34:22) e a peregrinação no deserto (Lv 23:43). Em ambas as situaçáes o povo era totalmente dependentes de Deus.
Se queremos restauração para a igreja, precisamos buscar não as novidades, mas voltarmo-nos para as Escrituras.
3. A alegria de Deus sempre vem sobre o povo quando este obedece a Palavra de Deus – v. 10,17b
“A alegria do Senhor Γ© a vossa forΓ§a” (v.10) e “…e houve mui grande alegria” (v.17b). O mundo estΓ‘ atrΓ‘s da alegria, mas ela Γ© resultado da obediΓͺncia Γ  Palavra de Deus. O pecado entristece, adoece, cansa. Mas, a obediΓͺncia Γ  Palavra de Deus traz uma alegria indizΓ­vel e cheia de glΓ³ria.
Um povo alegre Γ© um povo forte. A alegria do Senhor Γ© a nossa forΓ§a. Quando vocΓͺ estΓ‘ alegre, a forΓ§a de Deus o entusiasma!
CONCLUSÃO
Resultados gloriosos sΓ£o colhidos quando o povo se volta para a Palavra de Deus:
a) ConfissΓ£o de Pecado – NO capΓ­tulo 9 vemos uma das mais profundas oraçáes da BΓ­blia onde Neemias confessa o seu pecado e o pecado do seu povo. Sempre que a Palavra Γ© exposta hΓ‘ choro pelo pecado e abandono do pecado.
b) AlianΓ§a com Deus e reavimento – No capΓ­tulo 10, os lΓ­deres e o povo fazem uma alianΓ§a com Deus de quem deixariam seus pecados e andariam com Deus. E entΓ£o, houve um grande reavivamento espiritual que levantou a nação.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++






Gostou Desse EsboΓ§o? Olha a Novidade Que Tenho Para VocΓͺ!

Meu amigo, pastor Aldenir AraΓΊjo preparou um E-book Com 365 EsboΓ§os de SermΓ΅es selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministΓ©rio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. VocΓͺ pode utilizar livremente em suas pregaçáes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocΓͺ deseja investir em seu ministΓ©rio, ainda hoje, terΓ‘ Γ‘ disposição Um SermΓ£o para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

2 ComentΓ‘rios

  1. Este comentΓ‘rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como pregar a palavra de Deus
    https://adoradoresgospel.com.br/como-pregar-palavra-de-deus/

    ResponderExcluir

Postar um comentΓ‘rio

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem