A restauraรงรฃo da alianรงa quebrada

Referรชncia: Neemias 13.1-31


INTRODUร‡รƒO
1. A instabilidade do povo de Deus
Muitas vezes, o povo de Deus, fez promessas solenes e as quebrou. No capรญtulo 10, vemos um grande avivamento espiritual. O povo fez uma alianรงa com Deus, mas no capรญtulo 13, vemos essas mesmas promessas sendo quebradas.
2. A importรขncia da lideranรงa espiritual na vida do povo de Deus
Na restauraรงรฃo fรญsica e espiritual da cidade de Jerusalรฉm Neemias enfrentou ataques esternos e internos; inimigos de fora e oposiรงรฃo de dentro, mas sempre, com firmeza, Neemias conduziu o povo nessa restauraรงรฃo, durante 12 anos (2:1; 13:6).
Agora, com a ausรชncia de Neemias, sem sua firme lideranรงa espiritual, o sacerdรณcio se corrompe e o povo quebra a prรณpria alianรงa que havia feito com Deus.
3. A รบnica maneira de restaurar a alianรงa quebrada รฉ uma volta ร  Palavra
A restauraรงรฃo recomeรงou quando o livro de Moisรฉs foi aberto. Sem profecia o povo se corrompe. Sem a Palavra de Deus, o povo perde o caminho. Nรฃo hรก reforma sem volta ร s Escrituras. Precisamos de uma nova reforma na vida da igreja.
Hoje, a maior necessidade da igreja evangรฉlica รฉ uma volta profunda ร  Palavra. Carregamos a Bรญblia, estudamo-la, mas nรฃo a pomos em prรกtica.
I. A AMEAร‡A DO ECUMENISMO – v. 1-3
1. Uma mistura proibida por Deus – v. 1-2
A proibiรงรฃo de Deus nรฃo รฉ racial, mas religiosa. Os amonitas e moabitas adoravam outros deuses. Eles nรฃo sรณ foram hostis ao povo de Deus, mas contrataram um profeta amante do dinheiro para amaldiรงoar o povo de Deus.
A tolerรขncia com o mal foi a causa da quebra da alianรงa firmada. O sacerdote Eliasibe que sempre fora um opositor velado, com a ausรชncia de Neemias por 12 anos, abusivamente usa seu posto para desviar o povo de Deus.
Possivelmente nesse tempo, o profeta Malaquias estรก denunciando a corrupรงรฃo do sacerdรณcio de Jerusalรฉm (Ml 2:1-9).
Rute era moabita, mas ao converter-se foi aceita no meio do povo e tornou-se da linhagem do Messias. Mas aqui, o caso รฉ diferente. A mistura com aqueles que adoram outros deuses corrompe a teologia, o culto e a moral.
2. Um afastamento necessรกrio – v. 3
Deus nunca ordenou o seu povo a se unir com os pagรฃos com o fim de ganhรก-los. A ordem de Deus รฉ sempre: 1) Retirai-vos do meio deles…” (2 Co 6:17); 2) “Retirai-vos dela, povo meu, para nรฃo serdes cรบmplices de seus pecados e para nรฃo participardes de seus flagelos” (Ap 18:4).
O v. 3 diz que o povo ao ouvir a Palavra de Deus apartou de Israel todo elemento misto. Foi a leitura pรบblica das Escrituras que tornou Israel consciente das suas obrigaรงรตes diante de Deus como seu povo. Hรก muita coisa do mundo entrando na igreja que precisa ser tirado. “Procurei a igreja e a encontrei no mundo; procurei o mundo e o achei na igreja”.
Existem doutrinas falsas entrando nos seminรกrios, nos pรบlpitos, nas igrejas.
II. A PROFANAร‡รƒO DA CASA DE DEUS – v. 4-9
1. A famรญlia sacerdotal se une aos inimigos de Deus – v. 4,28
Eliasibe, o sacerdote se aparenta com Tobias, o amonita. Ele se torna aliado do inimigo. Ele faz alianรงa com o prรณprio adversรกrio. Ele corrompe o sacerdรณcio.
O neto do sacerdote (v. 28) tornou-se genro de Sambalรก, o arquiinimigo de Israel. Formaram uma alianรงa espรบria, perigosa.
Quando Neemias expulsou esse sacerdote, diz Flรกvio Josefo que, Sambalรก construiu para ele um templo em Gerisim, e aรญ comeรงou o culto pagรฃo dos Samaritanos.
2. A famรญlia sacerdotal leva o inimigo para dentro da Casa de Deus – v. 5
Se nรฃo bastasse o parentesco com o inimigo, agora, Eliasibe leva Tobias para dentro do templo. Ele pรตe o inimigo dentro da Casa de Deus. Certamente ele substitui os sacerdotes e levitas que cuidavam da Casa de Deus, por um homem vil, que perseguira tรฃo tenazmente o povo de Deus.
Nรฃo hรก maior corrupรงรฃo do que essa de tirar da Casa de Deus os obreiros fiรฉis e colocar no lugar, o prรณprio inimigo.
Eliasibe, um lรญder que aproveita a ausรชncia de Neemias para destruir a obra de Deus – Ele era o grande lรญder religioso, mas em vez de usar sua influรชncia para abenรงoar o povo, usou-a para minar a sua fรฉ.
3. A famรญlia sacerdotal beneficia o prรณprio inimigo, e contamina a Casa de Deus – v. 6-9
Eliasibe fez uma cรขmara grande para Tobias exatamente no lugar onde eram depositados os dรญzimos e ofertas para os sacerdotes, levitas e cantores (v. 5). Neemias diz que ele fizera isso para beneficiar Tobias (v. 7).
Os dรญzimos e as ofertas para o sacerdรณcio tiveram outro destino. Por isso, o v. 10 nos informa que os obreiros da Casa de Deus, por falta de sustento, precisaram fugir para os campos e o inimigo instalou-se dentro da Casa de Deus e a profanou. O verbo fugir do v. 10 indica fugir por perseguiรงรฃo.
A corrupรงรฃo religiosa รฉ mais ignominiosa. A parcialidade jรก um grave pecado, mas o favorecimento daqueles que sรฃo inimigos do povo de Deus รฉ uma declarada apostasia.
4. Atitudes de Neemias para corrigir essa profanaรงรฃo da Casa de Deus
a) Sentiu grande indignaรงรฃo (v. 8) – Neemias era um homem capaz de chorar e tambรฉm de sentir grande indignaรงรฃo. Ele nรฃo era condecesdente com o pecado. Ele irou-se contra aquele terrรญvel mal.
b) Lanรงou fora todos os mรณveis de Tobias (v. 8) – Hรก coisas que sรฃo imprรณprias dentro da Casa de Deus. Neemias fez uma faxina na Casa de Deus. O inimigo deve sair e tambรฉm tudo aquilo que lhe pertence.
c) Purificou as cรขmaras da Casa de Deus – A Casa de Deus precisa ser um lugar consagrado, exclusivo para o serviรงo de Deus.
d) Mandou trazer de volta os untensรญlios e as ofertas – Os objetos sagrados precisam estar na Casa de Deus. As ofertas retidas precisam ser novamente trazidas.
III. A DISPERSรƒO DOS OBREIROS DE DEUS – v. 10-14
1. Quando a igreja deixa de cumprir o seu papel, os dรญzimos e ofertas sรฃo retidos – v. 10
O sacerdรณcio estava corrompido. Os dรญzimos estavam sustentando Tobias e nรฃo os obreiros de Deus. Entรฃo, os sacerdotes, levitas e cantores deixaram o seu posto e o povo reteu os dรญzimos e as ofertas.
Esse tempo vivido por Neemias em sua segunda visita a Jerusalรฉm รฉ praticamente o mesmo do tempo do profeta Malaquias. O povo antes do cativeiro trazia o dรญzimo para subornar a Deus; agora, ostensivamente, eles o retรฉm para roubar a Deus.
A retenรงรฃo do dรญzimo รฉ desamparar a Casa de Deus (10:39).
Malaquias alertou para esse problema nesse tempo: reter o dรญzimo, subtrair o dรญzimo, subestimar o dรญzimo e administrar o dรญzimo.
2. Quando a igreja retรฉm os dรญzimos e as ofertas os obreiros se ocupam com outras atividades – v. 10
O projeto de Deus รฉ que os sacerdotes e levitas trabalhassem integralmente na sua obra. Eles deviam cuidar exclusivamente das coisas de Deus. Mas, com a retenรงรฃo do sustento, eles foram para os campos e a Casa de Deus foi desamparada.
Com a falta de ensino da Palavra o povo entregou-se a uma vida espiritual frรกgil e a um grande declรญnio moral.
3. Quando os obreiros de Deus voltam a abraรงar a vocaรงรฃo divina, o povo responde com fidelidade nos dรญzimos – v. 11-12
Neemias contendeu com os magistrados. Eles deixaram de agir, eles foram frouxos na lideranรงa, permitindo a corrupรงรฃo do sacerdรณcio e a dispersรฃo dos obreiros.
4. A administraรงรฃo financeira na igreja precisa ser feita com integridade e transparรชncia – v. 13
Neemias รฉ um homem รญntegro. E ele entende que as coisas de Deus precisam ser tratadas com seriedade, integridade e transparรชncia. Ele nomeia pessoas fiรฉis para cuidar dos dรญzimos e ofertas na Casa de Deus.
Hoje, muitas igreja lidam com dinheiro de forma suspeita. Hรก igrejas que sรฃo empresas familiares. Nรฃo hรก prestaรงรฃo de contas nem integridade na maneira de arrecadar e investir os recursos.
IV. A PROFANAร‡รƒO DO DIA DO SENHOR – v. 15-22
1. O trabalho e o comรฉrcio no dia do Senhor รฉ visto como um mal – v. 15-17
O sรกbado foi separado como santo (Ex 16:23-29; 20:10-11; 31:17). Era expressamente proibido trabalhar no sรกbado (Ex 35:3; Nm 15:32). A guarda do sรกbado era um sinal entre o Deus que guarda a alianรงa e o seu povo (Ez 20:12,20).
O sรกbado foi dado como descanso. Nesse dia deve-se cessar todo o trabalho nos lembrarmos de Deus. A profanaรงรฃo do dia do Senhor รฉ um sinal do secularismo.
O comรฉrcio no dia do Senhor corrompia completamente o propรณsito do descanso e da adoraรงรฃo nesse dia.
Quando o lucro toma o culto do culto, entรฃo, estamos em grande perigo. Quando se passa a confiar na provisรฃo mais do que no provedor.
O domingo รฉ o dia do Senhor. Nesse dia devemos descansar de nossas atividades: trabalho e estudo e reservarmos esse dia para o descanso e para o culto.
2. A quebra do dia do Senhor e a consequente profanaรงรฃo do culto foi uma das fortes causas da queda de Judรก – v. 18
A maior fraqueza do povo รฉ o pecado. Judรก nรฃo foi derrotado apenas pelo inimigo. Foi Deus quem trouxe todo o mal contra o seu povo para disciplinรก-lo por causa da sua desobediรชncia.
A inobservรขncia do dia do Senhor รฉ um forte sinal da decandรชncia espiritual da igreja. Na Europa e na Amรฉrica muitas igrejas estรฃo vazias. Hoje, muitos crentes deixaram de se congregar.
3. Medidas prรกticas devem ser tomadas para que o dia do Senhor seja observado – v. 19-22
Neemias ordena, determina, controla, vigia, fiscaliza, protesta, ameaรงa, pรตe guardas. Ele nรฃo apenas fala, ele age. Ele nรฃo apenas ensina, ele toma medidas prรกticas para eliminaรงรฃo do mal.
Hoje, uma das maiores causas do secularismo galopante รฉ a quebra da observรขncia do dia do Senhor. Nรฃo nos preparamos para o dia do Senhor. Nรฃo nos deleitamos nesse dia. Muitos se entregam a um lazer profano. Outros entregam-se ao trabalho e ao desejo do lucro. Outros esquecem-se de Deus.
V. O PERIGO DO CASAMENTO MISTO – v. 23-29
1. O casamento misto estรก em desacordo com o propรณsito de Deus para o seu povo – v. 27
O casamento misto ao longo das Escrituras foi uma prรกtica perigosa que trouxe problemas para o povo de Deus: no dilรบvio, na formaรงรฃo da naรงรฃo, na restauraรงรฃo da naรงรฃo, na dispensaรงรฃo nรฉo-testamentรกria.
Os judeus estavam se casando com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas, ou seja, com mulheres que adoravam deuses estranhos.
Neemias diz que o grande Salomรฃo, o homem amado de Deus, corrompeu-se e com consequentemente Israel entrou em rota de colisรฃo, por causa do seu envolvimento com mulheres estrangeiras. Elas o fizeram cair no pecado (v. 26).
Neemias entende que o casamento misto รฉ um grande mal e uma prevaricaรงรฃo contra Deus (v. 27).
O casamento misto dentro da famรญlia sacerdotal (v. 28), foi um golpe quase atingindo o coraรงรฃo da religiรฃo judaica, pois havia regulamentos especiais que governavam o casamento dos sacerdotes (Lv 21:6-8,13-14; Dt 23:8-11).
O casamento รฉ considerado um pacto entre duas pessoas e Deus (Pv 2:17; Ez 16:8; Ml 2:14). Assim o casamento misto corrรณi a prรณpria base do casamento. O lar deve ser a base da sociedade, a estrutura sobre a qual uma naรงรฃo se constrรณi.
Paulo em 2 Co 6:14-17, fala da incoveniรชncia da alianรงa entre crentes e incrรฉdulos.
Jaime Kemp fala da estatรญstica de 75% dos casamentos mistos que fracassaram.
2. O casamento misto desemboca numa educaรงรฃo deficiente dos filhos – v. 24
Havia corrupรงรฃo no lar. As mรฃes criavam os flhos conforme seus prรณprios costumes pagรฃos, e a ignorรขncia espiritual prevalecia.
Os filhos do casamento misto jรก nรฃo falavam o hebreu, cresceram falando meio asdodita, com lรญnguagem, hรกbitos e costumes mistos.
Derek Kidner diz: “A balbรบrdia de idiomas entre as crianรงas (v. 24) nรฃo era apenas um sintoma, mas, sim, uma ameaรงa: importava numa erosรฃo contรญnua da identidade israelita no nรญvel da totalidade do pensamento e da expressรฃo, e uma perda de acesso ร  Palavra de Deus efetivamente paganizaria os israelitas” (p. 145).
Os filhos de casamentos mistos ficam divididos. Eles recebem dupla orientaรงรฃo e ร s vezes ficam espremidos pela tensรฃo espiritual dos pais.
3. Uma atitude firme contra o casamento misto deve ser tomada – v. 25
Neemias contende, amaldiรงoa, espanca, arranca os cabelos, conjura por Deus, ordena. Para uma doenรงa grave sรณ um tratamento de choque. “Para grandes males, grandes remรฉdios”. O casamento misto รฉ ainda hoje a ruรญna de muitos jovens em nossas igrejas.
Estava em jogo aqui a pureza da linhagem do prรณprio Messias. O povo de Israel devia manter รญntegra a linhaguem do Messias. A questรฃo aqui nรฃo รฉ preconceito racial, mas pureza espiritual. Rute, sendo moabita, ao converter-se ao Deus de Israel foi aceita na comunidade de Israel.
Devemos orientar firmemente os nossos jovens e adolescentes a terem o firme propรณsito de se casarem no Senhor!
CONCLUSรƒO
1. O preรงo da liberdade deve ser a vigilรขncia constante
Thomas Jefferson disse que “o preรงo da liberdadse รฉ a eterna vigilรขncia”. As vitรณrias de ontem nรฃo servem para hoje. Ontem houve uma avivamento, hoje o povo estรก novamente em crise. Ontem houve uma alianรงa. Hoje a alianรงa foi quebrada.
Neemias nos ensina que nรฃo podemos descuidar. Enquanto ele esteve ausente, (segundo Cyril Barber 12 anos, de 432 a 420 a.C.) o povo se corrompeu. Mas o fracasso do hoje nรฃo deve nos desanimar. Devemos lutar por uma nova reforma. “Igreja reformada, sempre reformando”.
As mesmas decisรตes tomadas no capรญtulo 10, quando da grande reforma, precisam ser tomadas agora novamente (v. 30-31). Neemias diz: “limpei… designei… forneci”.
ร‰ por isso que nos reunimos domingo apรณs domingo. Precisamos estar continuamente acertando nossa vida com Deus!
2. A restauraรงรฃo do povo precisa sempre passar pela Palavra e pela oraรงรฃo – v. 1,3,14,22,31
A Palavra foi lida e Neemias estรก orando. O grande lรญder Neemias comeรงa o livro orando e termina o livro orando. Sem a Palavra de Deus e sem dependรชncia de Deus nรฃo hรก restauraรงรฃo do povo de Deus.
3. A restauraรงรฃo depende de lรญderes comprometidos com Deus
A restauraรงรฃo da cidade de Jerusalรฉm tem muito a ver com a forte lideranรงa espiritual de Neemias: Homem sensรญvel, รญntegro, leal a Deus, ao rei e ao povo; estรกvel emocionalmente, tinha grande discernimento espiritual, profunda coragem e era comprometida com a Palavra e com a oraรงรฃo.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.


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