Os riscos de se vestir com um lençol

INTRODUÇÃO
1. A cidade de JerusalΓ©m estava vivendo a noite mais dramΓ‘tica da sua histΓ³ria. Nas caladas da noite, as autoridades judaicas e romanas estavam tramando um plano maligno com a ajuda de Judas Iscariotes para prender o Carpinteiro de NazarΓ©, o meigo Rabi da GalilΓ©ia, o Filho de Deus, o Salvador do Mundo.
2. Jesus jΓ‘ estava no GetsΓͺmani travando uma luta de sangrento suor. Ele ora com forte clamor. Ele chora e suas gotas de suor se transformam em sangue. Os discΓ­pulos dormem. O inferno lanΓ§a contra Jesus suas setas mais venenosas. Jesus geme, chora, sua sangue, mas se rende completamente Γ  vontade do Pai e se dispΓ΅e ir para a cruz, morrer em lugar da sua igreja.
3. Judas lidera a turba de sacerdotes e soldados que vão prender a Jesus. Ouve-se pelas ruas o tropel dos cascos dos cavalos. Muitas pessoas, movidas pela curiosidade abrem suas janelas. Outras, olham assustadas de dentro de suas casas. Mas um jovem, não se conteve. Do jeito que estava, enrolado em um lençol, pulou de sua cama e infiltrou-se no meio de turba para ver aquele dramÑtico espetÑculo da prisão de Jesus. Não se apercebeu que lençol não é roupa. Não se deu conta de que estava indevidamente vestido e que poderia ser desmascarado, denunciado e exposto a um vexame.
4. Viu como Jesus chamou Judas de amigo. Viu quando Pedro sacou da espada e decepou a orelha de Malco e como Jesus a restaurou. Viu como Jesus voluntariamente se entregou dizendo que havia chegado a sua hora. Viu como Jesus estava sereno, apesar do drama e começou a seguir a Jesus.
5. Este jovem Γ© mais do que uma estatΓ­stica na multidΓ£o, ele Γ© um sΓ­mbolo. Representa os seguidores ocasionais, os discΓ­pulos de plantΓ£o. Ele decidiu seguir a Jesus sem medir as consequΓͺncias. Nem se apercebeu que estava apenas enrolado em um lenΓ§ol, sem roupas prΓ³prias. Deu uma amnΓ©sia moral naquele moΓ§o. Curiosidade, pressa, improvisação e inconsequΓͺncia foram as misturas que fizeram daquele moΓ§o um discΓ­pulo sem compromisso.
6. Quantas decepçáes e tragΓ©dias tΓͺm acontecido por causa dessa mistura. Quantos casamentos em desgraΓ§a. Quantos empreendimentos mal sucedidos. Quantas vidas destruΓ­das. Tudo por causa de uma curiosidade mΓ³rbida, torpe e inconsequente.
7. Esse texto nos ensina algumas liçáes prÑticas.
I. AQUELES QUE SE COBREM DE UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DOS SEGUIDORES DE JESUS, MAS SEM COMPROMISSO 
1. Segue a Jesus, mas nΓ£o tem compromisso – a BΓ­blia nos mostra que o rapaz seguia a Jesus. Ele se tornou um discΓ­pulo casual, mas nΓ£o era um verdadeiro discΓ­pulo. Faltava-lhe o compromisso com Jesus. Ele era um discΓ­pulo de improviso. Seguia Jesus movido pela curiosidade, mas nΓ£o tinha alianΓ§a com ele.
2. A geração do “Fica” – Este jovem Γ© um sΓ­mbolo da nossa geração que “fica” sem compromisso. No namoro, no casamento, nas amizades, no emprego, no endereΓ§o, todo mundo estΓ‘ ficando. As coisas e as pessoas estΓ£o se tornando descartΓ‘veis. Hoje as pessoas estΓ£o “ficando” atΓ© com Jesus e com a Igreja. NΓ£o querem compromisso. NΓ£o firmam raΓ­zes. NΓ£o toleram o princΓ­pio da fidelidade. Aquele jovem colocou o lenΓ§ol sΓ³ para ver de perto e voltar para a sua cama. Era uma aproximação casual de Jesus. Nada de compromisso. Muitos estΓ£o assim hoje: aproximaçáes temerΓ‘rias, intimidades perigosas, sem nenhuma fidelidade. Muitos estΓ£o “ficando” com Jesus apenas numa noite de louvor, mas sem compromisso de fidelidade a ele. VΓͺm Γ  igreja apenas em ocasiΓ΅es especiais. Pensam que fazendo isso estΓ£o quites com Deus. Mas isso nΓ£o Γ© seguir a Cristo. Ser discΓ­pulo Γ© mais do que ter emoçáes, estar perto. Γ‰ fazer a vontade do Pai.
3. A sΓ­ndrome do controle remoto – O controle remoto Γ© o instrumento da mudanΓ§a. A decisΓ£o de mudar de canal estΓ‘ na ponta dos seus dedos. O controle remoto favorece em muito o descomprometimento. Com o controle remoto nΓ£o hΓ‘ fidelidade a um canal, hΓ‘ um interesse por tudo e por nada, porque, no final, tudo e nada foi visto. Essa mania do controle remoto acabou por se manifestar nos relacionamentos. As pessoas nΓ£o conseguem ficar muito tempo com a mesma namorada, com o mesmo namorado, com o mesmo marido, com a mesma esposa, com o mesmo carro, com os mesmos amigos, na mesma igreja. Hoje os crentes dizem que Jesus satisfaz, mas vivem insatisfeitos. Vivem a procura de coisas mΓ­sticas, ou se deliciar nos banquetes do mundo. Paulo diz que as os lucros do mundo tornaram-se lixo ao comparar com a sublimidade do conhecimento de Cristo. O que mais as pessoas andam buscando Γ© prosperidade, saΓΊde, sucesso e nΓ£o intimidade com Deus. A maioria das pregaçáes hoje falam sobre dinheiro e saΓΊde e nΓ£o sobre salvação. Quando suas expectativas nΓ£o sΓ£o atendidas, elas abandonam a igreja, a fogem de Jesus como a multidΓ£o de JoΓ£o 6 e o jovem rico. O lenΓ§ol nΓ£o tinha amarração, costura, nem um cinto sequer. Por isso, ele se viu em “maus lençóis”. Compromisso Γ© amarração, costura, seguranΓ§a. Vivemos hoje a geração da comodidade, do menor esforΓ§o, dos consumidores de Jesus.
II. AQUELES QUE SE COBREM COM UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DAQUELES QUE VIVEM A SUPERFICIALIDADE DA VIDA CRISTΓƒ 
1. O lençol era a única cobertura que aquele jovem possuía. Era, portanto, um arranjo, uma proteção superficial. Não havia mais nada além daquilo que era aparente. Quando arrancaram-lhe o lençol, não havia mais nada para lhe proteger a vergonha. Segurança aparente, conforto aparente, discipulado aparente, cristianismo aparente.
2. LenΓ§ol nΓ£o Γ© roupa – A turma do lenΓ§ol estΓ‘ tentando mostrar que podem ser o que nΓ£o sΓ£o. A turma do lenΓ§ol Γ© light. Tudo lhe interessa, mas de forma superficial. Tudo nela torna-se etΓ©reo, leve, volΓ‘til, banal, permissivo. NΓ£o tem vida devocional consistente. NΓ£o tem vida de oração regular. NΓ£o tem deleite nas coisas de Deus. Aproxima-se, olha, segue, mas sem compromisso.
3. Superficialidade que gera permissividade – Nesse estado de vida superficial, as pessoas confundem sexo com amor e se tornam moralmente frΓ‘geis e permissivas. Pessoas sem filtros morais tΓͺm dificuldade para dizer NΓƒO, para discernir as coisas, para separar o precioso do vil. O importante para essas pessoas Γ© a aparΓͺncia.
4. A sΓ­ndrome do SimΓ£o, o mΓ‘gico – SΓ£o aqueles que misturam as coisas de Deus com ilusΓ£o religiosa. Os samaritanos diziam: “Este homem Γ© o poder de Deus”. SimΓ£o iludia o povo. Misturava magia com evangelho. Seu interesse era o lucro. SimΓ£o abraΓ§ou a fΓ©. Foi batizado. Passou a acompanhar os discΓ­pulos na evangelização, mas nunca foi um convertido. Estava vestido de roupa de crente. Parecia um crente, mas nΓ£o era um crente. A turma do lenΓ§ol se impressiona com o que vΓͺ. Se deixa enredar pelos mΓ‘gicos porque nΓ£o estΓ‘ firmada na Palavra.
III. AQUELES QUE SE COBREM COM UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DAQUELES QUE PREFEREM O QUE DÁ CERTO EM LUGAR DO QUE Γ‰ CERTO 
1. O moΓ§o do lenΓ§ol fez exatamente isso. NΓ£o era certo sair de lenΓ§ol, mas naquele momento deu certo. Era noite, e como diz o ditado: “Γ  noite, todos os gatos sΓ£o pardos”. Naquela Γ©poca, os homens usavam roupas compridas. O lenΓ§ol enrolado no corpo, Γ  noite, parecia-se com a vestimenta de qualquer homem naquele momento. A escuridΓ£o favorecia esse tipo de arranjo e jeitinho. O moΓ§o raciocinou: “Como ninguΓ©m sabe, nem estΓ‘ vendo, entΓ£o eu vou fazer”. Nem sempre o que dΓ‘ certo Γ© certo. Sua Γ©tica Γ© Γ©tica do momento, da conveniΓͺncia.
2. A BΓ­blia diz em 1 CorΓ­ntios 10:23 que nem tudo que Γ© lΓ­cito Γ© conveniente. A bebida alcoΓ³lica Γ© legal, lΓ­cita, porΓ©m para os filhos de Deus nΓ£o convΓ©m. A pornografia estΓ‘ aΓ­, em bancas de revistas, locadoras de vΓ­deo, na televisΓ£o e no cinema. O adultΓ©rio nΓ£o Γ© mais crime. O divΓ³rcio nΓ£o Γ© visto mais como algo que Deus odeia. Estamos adaptando demais a algumas coisas que dΓ£o certo no mundo. AbraΓ£o buscou um filho do seu jeito, pelo seu mΓ©todo e atΓ© hoje o mundo sofre as consequΓͺncias. Nem sempre o que dΓ‘ certo Γ© certo.
3. A turma do lençol não se baseia nos princípios éticos da Palavra de Deus, mas naquilo que diz a sua intuição espiritual. Cada um cria a sua própria moral. O que orienta a sua vida: o que é certo ou que dÑ certo? Na família, nos negócios, no trabalho?
4. HΓ‘ outro equΓ­voco com a turma do lenΓ§ol: a fΓ© com base em resultados – deu certo com tal pessoa, entΓ£o vamos fazer igual. A experiΓͺncia de um nΓ£o Γ© a outro. NΓ£o Γ© porque Deus fez algo em sua vida, que vai fazer igual na minha. Isso gera frustração. Deus permitiu que Tiago fosse morto Γ  espada e livrou Pedro da prisΓ£o no mesmo contexto. Paulo foi usado por Deus para curar muitas pessoas, mas ele mesmo nΓ£o foi curado do espinho na carne. Uns honram a Deus pelo livramento da morte, outros honram-no pelo livramento atravΓ©s da morte. Γ‰ Deus quem dΓ‘ a vida e quem a tira.
IV. AQUELES QUE SE COBREM COM UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DAQUELES QUE QUEREM SER DIFERENTES, MAS NΓƒO FAZEM A DIFERENΓ‡A 
1. Aquele jovem foi identificado como um seguidor de Jesus. Ele nΓ£o estava no grupo que prendia a Jesus. EntΓ£o, pensaram: ele Γ© seguidor de Jesus. Mas quando lanΓ§aram mΓ£o dele, ele estava se cobrindo com um lenΓ§ol e saiu correndo nu. Na verdade ele nΓ£o era um discΓ­pulo, era um carona da fΓ©. Assim sΓ£o muitos hoje. Carregam uma BΓ­blia, usam camisetas com frases bΓ­blicas, mas na hora de fazer diferenΓ§a, ser sal e luz, cai o lenΓ§ol e sΓ³ o que se vΓͺ Γ© uma cena risΓ­vel e ao mesmo tempo lamentΓ‘vel. Falta Γ  turma do lenΓ§ol conteΓΊdo interior. Falta o fruto do EspΓ­rito. Falta consistΓͺncia. Faz do evangelho uma piada ou o transforma em cheque sem fundo.
2. O jogador de futebol evangΓ©lico que ao fazer um gol, levanta a camisa e mostra uma frase na camiseta: DEUS Γ‰ FIEL. Depois se dirige Γ  cΓ’mera e vocifera um monte de palavrΓ΅es. Isso leva o evangelho a cair em descrΓ©dito.
3. A turma do lenΓ§ol Γ© como o profeta Jonas. Eles sΓ£o contraditΓ³rios. Eles dizem que temem o Deus do cΓ©u, mas estΓ£o andando na contra-mΓ£o da vontade de Deus. Dizem que crΓͺem em Deus, mas estΓ£o fazendo o contrΓ‘rio do que Deus mandou. Hoje somos quase 30% da população, mas fazemos pouca diferenΓ§a. As pessoas mudam da igreja, mas nΓ£o mudam da vida. Aprendem a dar glΓ³ria a Deus na igreja, mas nΓ£o aprendem a falar a verdade no trabalho.
4. A experiΓͺncia do pastor Ariosvaldo com o cantor (N.N.) nos Estados Unidos.
V. AQUELES QUE SE COBREM COM UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DAQUELES QUE ESTΓƒO DESPROVIDOS DE PODER QUANDO PRECISAM SE DEFENDER 
1. O jovem precisou se defender quando foi atacado. Precisou usar as mΓ£os. Mas eram suas mΓ£os que faziam com que o lenΓ§ol aderisse ao seu corpo. Ao liberar as mΓ£os, o lenΓ§ol caiu. Ficou vulnerΓ‘vel, exposto, desprotegido, nu. O inimigo agarrou o lenΓ§ol, a ΓΊnica coisa que lhe cobria. Ficou nu. Fugiu nu. Que vergonha! Ficamos em situação delicada quando o inimigo nos ataca e agarra nossa mΓ‘scara. Γ‰ a ΓΊnica coisa que nos nos protegia.
2. Pedro também usava um lençol. Não o lençol que cobria o seu corpo, mas que cobria a sua alma. Ele prometera a Jesus ir com ele à prisão e até à morte. Julga-se mais fiel e mais corajoso que os demais discípulos. Sua valentia transforma-se em consumada covardia. Agora estÑ seguindo Jesus de longe, e negando a Jesus na casa do sumo sacerdote. Os inimigos arrancaram a mÑscara de Pedro e revelaram toda a sua fraqueza.
3. As mÑscaras não são seguras. Elas podem cair nas horas mais impróprias. Vestir-se com um lençol é um perigo. Ele pode ser arrancado pelos próprios inimigos. Ninguém consegue manter uma mÑscara afivelada o tempo todo. Ninguém pode vestir-se com um lençol sem ser exposto à vergonha na hora da batalha.
VI. AQUELES QUE SE COBREM COM UM LENΓ‡OL SΓƒO UM SÍMBOLO DAQUELES QUE PARTICIPAM DA GLΓ“RIA DE DEUS, MAS NΓƒO CONSEGUEM MANIFESTÁ-LA EM SUAS VIDAS 
1. Poucos tiveram a chance que aquele jovem teve. Ele viu Jesus. Ele viu a glΓ³ria do Filho UnigΓͺnito de Deus. Aquele foi um momento decisivo na vida de Jesus. Foi sua entrega, sua renΓΊncia, sua glΓ³ria. Ele viu Jesus curando a orelha decepada do soldado Malco. Ele viu Jesus enfrentando a soldadesca romana e as autoridades judaicas com serenidade. Mas aquele jovem apesar de ver a glΓ³ria de Jesus, fugiu nu, sem manifestar a glΓ³ria de Deus em sua vida.
2. A glória de Deus na Antiga Dispensação encheu o tabernÑculo, o templo. Mas depois que o véu do templo foi rasgado, o Espírito Santo e a glória de Deus enchem não um templo, não uma casa, mas pessoas. Outro dia, uma pessoa veio me contar empolgada que os crentes da sua igreja estavam indo para uma mata ver os gravetos pegando fogo. No cenÑculo o fogo não estava nos bancos, no chão, ou em outros objetos do ambiente. O fogo estava sobre os crentes. Eles estavam incendiados pela glória de Deus. Dali por diante, eles começaram a espalhar o fogo de Deus pelo mundo. Hoje as pessoas querem ver a glória de Deus se manifestando, estando correndo atrÑs de um espetÑculo religioso, mas não manifestam em suas vidas a glória de Deus.
3. A turma do lençol estÑ apagada porque só quer ver a glória de Deus. Só quer ver espetÑculo, mas não reflete a glória de Deus na vida, na conduta. A busca do entretenimento, do espetÑculo entrou no campo religioso. As pessoas hoje transformam culto em show, adoração em espetÑculo. Elas querem o brilho, não o preço do discipulado.
VII. QUAIS SΓƒO AS VESTIMENTAS ESPIRITUAIS APROPRIADAS PARA UM SEGUIDOR DE CRISTO? 
1. Vestes de louvor (Is 61:3) – Usar vestes de louvor nΓ£o Γ© apenas caminhar pela vida cantando, mas viver de forma que Deus seja glorificado em nossa vida. Em vez de viver sob o manto da tristeza e do espΓ­rito angustiado, exalte ao Senhor, glorifique o seu nome em toda circunstΓ’ncia.
2. Vestes de salvação (Is 61:10) – VocΓͺ nΓ£o pode apenas aparentar um seguidor de Cristo. Ver a caravana passar nΓ£o significa que vocΓͺ estΓ‘ passando com ela. Assistir o espetΓ‘culo nΓ£o significada que vocΓͺ faz parte do enredo. Estar presente no meio da multidΓ£o, nΓ£o significa que vocΓͺ Γ© um discΓ­pulo. NΓ£o se contente apenas em ser um expectador do Reino, seja um sΓΊdito do Reino. Certifique-se de que vocΓͺ jΓ‘ tem as vestes da salvação, pois quem nΓ£o as tiver serΓ‘ lanΓ§ado fora no dia do Senhor.
3. Vestiduras brancas (Ap 7; 19) – As vestes brancas dos remidos fala da justiΓ§a de Cristo imputada a nΓ³s. Nossa justiΓ§a aos olhos de Deus nΓ£o passa de trapos de imundΓ­cia. Mas Cristo tira os nossos farrapos imundos e nos veste com a sua justiΓ§a. Deus olha para nΓ³s e vΓͺ toda a justiΓ§a do seu Filho nos cobrindo. Por isso nΓ£o hΓ‘ mais condenação para aqueles que estΓ£o em Cristo Jesus.
CONCLUSΓƒO 
1. “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que nΓ£o ande nu, e nΓ£o se veja a sua vergonha” (Ap 16:15).
2. “Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confianΓ§a e dele nΓ£o nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 Jo 2:28).

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

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