A receita de Jesus 

para a verdadeira felicidade

ReferΓͺncia: Mateus 5.1-3
INTRODUÇÃO
1. Jesus, o maior pregador
Este texto abre o que nós chamamos do maior sermão da história, o sermão do monte. Jesus é o maior pregador de todos os tempos. Ele é a própria Palavra encarnada. Ele é a verdade. Suas palavras são orÑculos; suas obras, milagres; sua vida, modelo; sua morte, um sacrifício. Enquanto nós não podemos conhecer todas as faces dos ouvintes, ele conhece o coração de todos os homens.
2. Jesus, o maior pregador prega sobre a verdadeira felicidade 
a) O cristianismo Γ© a religiΓ£o do prazer e da felicidade
O homem Γ© um ser obsecado pelo prazer. O hedonismo, a filosofia que ensina que o prazer Γ© o fim ΓΊltimo do ser humano parece reger a humanidade. A grande questΓ£o Γ© onde estΓ‘ esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversΓ£o? Nas viagens psicodΓ©licas?
SalomΓ£o buscou a felicidade na bebida, na riqueza, no sexo e na fama e viu que tudo era vaidade (Eclesiastes 2:1-10).
John Piper disse que o problema nΓ£o Γ© a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer terreno, carnal, raso, passageiro. Deus nos criou para o prazer. A busca da felicidade Γ© legΓ­tima. O verdadeiro prazer estΓ‘ em Deus. O fim principal do homem Γ© glorificar a Deus e gozΓ‘-lo para sempre.
Agostinho disse: “Senhor, tu nos criaste para ti e a nossa alma nΓ£o encontrarΓ‘ descanso atΓ© se repousar em ti”.
I. A VERDADEIRA FELICIDADE Γ‰ UM GRANDE PARADOXO AOS OLHOS DO MUNDO 
1. A verdadeira felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude
Jesus diz que feliz Γ© o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o pobre de espΓ­rito e nΓ£o a pessoa autosuficiente, arrogante, soberba.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o que chora e nΓ£o aquele que Γ© durΓ£o, insensΓ­vel.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o manso, o que abre mΓ£o dos seus direitos e nΓ£o o valente, o brigΓ£o.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o pacificador, aquele que nΓ£o apenas evita contendas, mas busca apaziguar os Γ’nimos exaltados.
Jesus diz que bem-aventurado é o puro de coração e não aqueles que se banqueteam com todos os prazeres do mundo.
Jesus diz que bem-aventurado é o perseguido por causa da justiça e não aquele que procura levar vantagem em tudo.
Jesus diz que quem ganha a sua vida, a perde; mas o que a perde, esse Γ© o que a ganha.
Jesus diz que o humilde Γ© que serΓ‘ exaltado.
2. A verdadeira felicidade nΓ£o estΓ‘ nas coisas externas, mas nas coisas internas
Jesus não disse que bem-aventurados são os ricos. Essa felicidade não estÑ centrada em coisas externas. As riquezas não satisfazem. Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da nossa alma.
A verdadeira felicidade estΓ‘ centrada nΓ£o na posse das bΓͺnçãos, mas na fruição da intimidade com o abenΓ§oador. Para alcanΓ§ar a felicidade, nΓ£o basta posse, mas fruição. Um homem pode morar num palΓ‘cio e nΓ£o se deleitar nele. Ele pode ter o domΓ­nio de um reino e nΓ£o ter paz na alma. “Feliz Γ© a nação cujo Deus Γ© o Senhor” (Sl 144:15). Deus Γ© o descanso da alma (Sl 116:7).
A verdadeira felicidade Γ© deleitar-se em Deus, Γ© alegrar-se com o sorriso de Deus, Γ© beber dos rios de seus prazeres (Sl 36:8).
A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus: ele é sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança.
A verdadeira felicidade consiste em tomar posse da bem-aventurança agora e na eternidade.
3. A verdadeira felicidade nΓ£o Γ© uma promessa para o futuro, mas uma realidade para o presente
Jesus nΓ£o disse: Bem-aventurados serΓ£o os pobres de espΓ­rito, mas bem-aventurados sΓ£o. Os crentes nΓ£o serΓ£o felizes quando chegarem ao cΓ©u, eles sΓ£o felizes agora. Os crentes sΓ£o felizes antes mesmo de serem coroados. Eles sΓ£o felizes nΓ£o apenas na glΓ³ria, mas a caminho da glΓ³ria.
II. A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ FUNDAMENTADA NO SER E NΓƒO NO TER 
1. O que ser pobre de espΓ­rito nΓ£o significa 
a) NΓ£o significa pobreza financeira – Francisco de Assis foi o patrono daqueles que pensaram que renunciar as riquezas financeiras para viver na pobreza ou num monastΓ©rio dava crΓ©dito ao homem diante de Deus. Mas a pobreza em si nΓ£o Γ© um bem, como a riqueza em si nΓ£o Γ© um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e nΓ£o ser pobre de espΓ­rito. A pobreza financeira pode ser fruto da obra do diabo, da exploração, da ganΓ’ncia e da preguiΓ§a.
b) NΓ£o significa ter uma vida espiritual pobre – Jesus nΓ£o estΓ‘ elogiando aqueles que sΓ£o espiritualmente pobres, descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fΓ© e amor Γ© uma grande tragΓ©dia. Jesus condenou a igreja de LaodicΓ©ia: “Sei que tu Γ©s pobre, miserΓ‘vel, cego e nu” (Ap 3:17).
c) NΓ£o significa pobreza de auto-estima – Jesus nΓ£o estΓ‘ falando que as pessoas que pensam menos de si mesmas sΓ£o felizes. Auto-estima baixa nΓ£o Γ© um bem, mas um mal.
d) NΓ£o significa timidez ou fraqueza – Essas caracterΓ­sticas nΓ£o sΓ£o virtudes, senΓ£o males que devem ser combatidos.
2. O que significa ser pobre de espΓ­rito 
a) Ser pobre de espΓ­rito Γ© a base para as outras virtudes – A primeira bem-aventuranΓ§a Γ© o primeiro degrau da escada. Se Jesus comeΓ§asse com a pureza de coração, nΓ£o haveria esperanΓ§a para nΓ³s. Primeiro precisamos estar vazios, para depois sermos cheios. NΓ£o podemos ser cheios de Deus, enquanto nΓ£o formos esvaziados de nΓ³s mesmos. Esta virtude Γ© a raiz, as outras sΓ£o os frutos. Uma pessoa nΓ£o pode chorar pelos seus pecados atΓ© saber que nΓ£o tem mΓ©ritos diante de Deus. Ele jamais sentirΓ‘ fome e sede de justiΓ§a a nΓ£o ser que saiba que carece totalmente da graΓ§a.
b) Ser pobre de espΓ­rito Γ© reconhecer nossa total dependΓͺncia de Deus – No grego hΓ‘ duas palavras para designar “pobreza”. PenΓͺs = Γ© o homem que tem que trabalhar para ganhar a vida, Γ© aquele que nΓ£o tem nada que lhe sobre. Γ‰ o homem que nΓ£o Γ© rico, mas que tambΓ©m nΓ£o padece necessidades. Ele nΓ£o possui o supΓ©rfluo, mas tem o bΓ‘sico. PtokΓ³s = descreve a pobreza absoluta e total daquele que estΓ‘ afundado na misΓ©ria. Γ‰ o mendigo, o extremamente necessitado. Aquele que nΓ£o tem nada. Esta Γ© a palavra que Jesus usou. Feliz Γ© o homem que reconhece sua total carΓͺncia e coloca a sua confianΓ§a em Deus. Feliz Γ© o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a forΓ§a nΓ£o significam nada, mas Deus significa tudo. O poeta expressou bem o pobre de espΓ­rito:
Nada em minhas mΓ£os eu trago,
Simplesmente Γ  tua cruz me apego;
Nu, espero que me vistas
Desamparado, aguardo a tua graça;
Mau, Γ  tua fonte corro,
Salva-me, Salvador, ou morro.
Ser pobre de espΓ­rito Γ© agir como o publicano: “Senhor, compadece-te de mim, um pecado”. JoΓ£o Calvino disse: “SΓ³ aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericΓ³rdia de Deus, Γ© pobre de espΓ­rito.” MoisΓ©s: “Senhor, quem sou eu, eu nΓ£o sei falar”. IsaΓ­as clamou: “Ai de mim, estou perdido…”. Pedro gritou: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou pecador”. Paulo clamou: “MiserΓ‘vel homem que eu sou.”. Ser pobre de espΓ­rito Γ© expor suas feridas ao Γ³leo do divino MΓ©dico. Se uma pessoa nΓ£o Γ© pobre de espΓ­rito, ela nΓ£o acha sabor no pΓ£o do cΓ©u, nΓ£o sente sede da Γ‘gua da vida; ela vai pisar nas riquezas da graΓ§a, ela nΓ£o vai jamais desejar a redenção nem ter prazer na santificação.
c) Ser pobre de espΓ­rito Γ© a nossa verdadeira riqueza – A riqueza de Cristo sΓ³ pode ser apropriada pelos pobres de espΓ­rito. HΓ‘ aqueles que pensam que se pudessem encher suas contas bancΓ‘rias com ouro seriam ricos. Mas aqueles que sΓ£o pobres de espΓ­rito, esses Γ© que de fato sΓ£o ricos. QuΓ£o pobres sΓ£o aqueles que pensam que sΓ£o ricos: Jesus disse para a rica igreja de LaodicΓ©ia: VocΓͺ Γ© pobre e miserΓ‘vel. Mas Jesus disse para a pobre igreja de Esmirna: “ConheΓ§o a tua pobreza, mas Γ©s rica”.
3. Porque devemos ser pobres de espΓ­rito
Ser pobre de espírito é a jóia que o cristão deve usar. Primeiro o homem se torna pobre de espírito, depois Deus o enche com sua graça.
a) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓ­rito, jamais Cristo serΓ‘ precioso para vocΓͺ – Enquanto nΓ£o enxergarmos nossa prΓ³pria misΓ©ria, jamais veremos a riqueza que temos em Cristo. Enquanto vocΓͺ nΓ£o perceber que estΓ‘ perdido, jamais buscarΓ‘ refΓΊgio em Cristo. Enquanto nΓ£o enxergar a feiΓΊra do seu pecado, jamais desejarΓ‘ o perdΓ£o e a graΓ§a de Cristo.
b) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓ­rito, vocΓͺ nΓ£o estarΓ‘ pronto para receber a graΓ§a de Deus – Aqueles que abrigam sentimentos de auto-suficiΓͺncia e se sentem saciados, jamais terΓ£o sede de Deus. Aqueles que se sentem cheios de si mesmos, jamais poderΓ£o ser cheios de Deus. Aqueles que pensam que estΓ£o sΓ£o, jamais buscarΓ£o o MΓ©dico. Aqueles que pensam que tΓͺm mΓ©ritos, jamais desejarΓ£o ser cobertos pela justiΓ§a de Cristo.
c) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓ­rito, vocΓͺ nΓ£o pode ir para o cΓ©u – O Reino de Deus pertence aos pobres de espΓ­rito. A porta do cΓ©u Γ© estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus olhos nΓ£o podem entrar lΓ‘.
4. Como podemos saber que somos pobres de espΓ­rito
a) Quando toda a base da nossa aceitação por Deus estΓ‘ nos mΓ©ritos de Cristo – Uma pessoa pobre de espΓ­rito nΓ£o tem nada a exigir, a merecer, a reclamar. Ela se vΓͺ desamparada atΓ© refugiar-se em Cristo. Ela nΓ£o tem descanso para a alma atΓ© estar firmada na rocha que Γ© Cristo. Ela nΓ£o busca nenhuma outro tesouro ou experiΓͺncia alΓ©m de Cristo. Ela estΓ‘ plenamente satisfeita com Cristo.
b) Quando o nosso coração estΓ‘ desprovido de toda vaidade – JΓ³ mesmo sendo um homem piedoso, que se desviava do mal, que suportou provas tremendas sem negociar sua fidelidade a Deus, disse: “Por isso, me abomino e me arrependo no pΓ³ e na cinza” (JΓ³ 42:6). Quanto mais graΓ§a ele tem, mais humilde ele se torna, porque mais devedor.
c) Quando o nosso coração anseia e clama mais por Deus em oração – Um homem pobre estΓ‘ sempre pedindo como MoisΓ©s. Ele sempre quer mais de Deus. Ele sempre estΓ‘ batendo no portal da graΓ§a. Ele sempre estΓ‘ derramando suas lΓ‘grimas no altar.
5. Motivos para sermos pobres de espΓ­rito 
a) Ser pobre de espΓ­rito Γ© nossa riqueza – VocΓͺ pode possuir as riquezas do mundo e ser pobre. Mas vocΓͺ nΓ£o pode ter essa pobreza de espΓ­rito sem ser rico. O pobre de espΓ­rito Γ© aquele que se prepara para receber toda a riqueza de Cristo.
b) Ser pobre de espΓ­rito Γ© nossa nobreza – Se vocΓͺ Γ© pobre de espΓ­rito, Deus olha para vocΓͺ como uma pessoa de honra. Aquele que Γ© pobre aos seus prΓ³prios olhos, Γ© precioso aos olhos de Deus. Quanto mais vocΓͺ se humilha, mais Deus o exalta.
c) Ser pobre de espΓ­rito aquieta nossa alma – EntΓ£o, pode dizer como o salmista: “Eu sou pobre e necessitado, mas Deus cuida de mim.”
III. A VERDADEIRA FELICIDADE Γ‰ UMA RECOMPENSA PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO 
1. A posse do Reino de Deus Γ© algo presente e nΓ£o apenas futuro
Jesus disse: “Bem aventurados os pobres de espΓ­rito, porque dos tais Γ© o Reino dos cΓ©us”. Ele nΓ£o disse, “porque dos tais serΓ‘ o Reino dos cΓ©us”.
A felicidade cristΓ£ nΓ£o Γ© para ser desfrutada apenas no cΓ©u, mas agora, a caminho do cΓ©u. O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da terra. “Feliz Γ©s tu, Γ³ Israel! Quem Γ© como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dΓ‘ alteza” (Dt 33:29).
A pobreza de espΓ­rito estΓ‘ conectada com a posse de um Reino mais glorioso do que todos os tronos da terra. Pobreza Γ© o oposto de riqueza e ainda quΓ£o ricos sΓ£o aqueles que possuem o Reino. A pobreza de espΓ­rito Γ© o pΓ³rtico do templo de todas as demais bΓͺnçãos.
A palavra MakΓ‘rios descreve uma alegria e uma felicidade permanente, que nΓ£o sofre variaçáes. Γ‰ uma alegria que nΓ£o pode ser destruΓ­da pelas circunstΓ’ncias da vida. Jesus disse: “A vossa alegria ninguΓ©m poderΓ‘ tirar” (Jo 16:22). Γ‰ a felicidade que existe na dor, na perda, na doenΓ§a, no luto. Γ‰ o gozo que brilha atravΓ©s das lΓ‘grimas e que nada, nem a vida nem a morte, pode tirar.
Entramos no Reino e o reino entrou em nΓ³s (Lc 17:21). Estamos no mundo, mas nΓ£o somos do mundo. Nascemos de cima, do alto, do EspΓ­rito. Estamos em VitΓ³ria, mas estamos em Cristo. Estamos em VitΓ³ria, mas estamos assentados nas regiΓ΅es celestiais em Cristo. Estamos passando por lutas, mas jΓ‘ estamos abenΓ§oados com toda sorte de bΓͺnção em Cristo.
2. A nossa felicidade serΓ‘ completa quando tomarmos posse definitiva do Reino no futuro 
a) Os salvos nΓ£o apenas vΓ£o entrar na posse do Reino, mas vΓ£o reinar com o Rei da glΓ³ria – Estaremos nΓ£o apenas no cΓ©u, mas tambΓ©m nos tronos. Teremos uma coroa, teremos vestes reais, receberemos um trono (Ap 3:21).
b) O reino dos cΓ©us excede ao esplendor dos maiores reinos do mundo – 1) Porque o fundador desse Reino Γ© o prΓ³prio Deus. 2)Porque esse Reino serΓ‘ mais rico do que todos as riquezas de todos os reinos. Tudo que Γ© do Pai Γ© nosso. Somos os herdeiros de todas as coisas. 3) Porque o Reino dos cΓ©us excede aos demais em perfeição. As glΓ³rias de SalomΓ£o serΓ£o nada. As glΓ³rias dos palΓ‘cios dos skaikes dos Emirados Árabes serΓ£o palhoΓ§as. 4) Porque o Reino dos cΓ©us excede em seguranΓ§a – Nada contaminado vai entrar lΓ‘, nenhuma maldição. 5) Porque o Reino dos cΓ©us excede em estabilidade – Os reinos do mundo caΓ­ram e cairΓ£o, mas o Reino de Deus permanecerΓ‘ para sempre. O crente mais pobre Γ© mais rico do que os reis mais opulentos da terra.
CONCLUSΓƒO 
Temos nΓ³s andado de modo digno desse Reino? Temos vivido de modo compatΓ­vel com aqueles que vΓ£o assentar em tronos? Temos resplandecido a glΓ³ria de Deus em nΓ³s?
Seu coração estΓ‘ vazio de vaidade? EstΓ‘ sedento pelas coisas do cΓ©u? VocΓͺ jΓ‘ abriu mΓ£o de tudo para se derramar aos pΓ©s de Cristo?
No tempo de Cristo quem entrou no Reino nΓ£o foram os fariseus que se consideravam ricos em mΓ©ritos, nem os zelotes que sonhavam com o estabelecimento do Reino com sangue e espada; mas os publicanos e as prostitutas, o refugo da sociedade humana que sabiam que eram tΓ£o pobres que nada tinham para oferecer, nem receber. Tudo o que podiam fazer era clamar pela misericΓ³rdia de Deus.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

+++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++




Gostou Desse EsboΓ§o? Olha a Novidade Que Tenho Para VocΓͺ!

Meu amigo, pastor Aldenir AraΓΊjo preparou um E-book Com 365 EsboΓ§os de SermΓ΅es selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministΓ©rio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. VocΓͺ pode utilizar livremente em suas pregaçáes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocΓͺ deseja investir em seu ministΓ©rio, ainda hoje, terΓ‘ Γ‘ disposição Um SermΓ£o para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar ComentΓ‘rio

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem