A receita de Jesus
para a verdadeira felicidade
ReferΓͺncia: Mateus 5.1-3
INTRODUΓΓO
1. Jesus, o maior pregador
Este texto abre o que nΓ³s chamamos do maior sermΓ£o da histΓ³ria, o sermΓ£o do monte. Jesus Γ© o maior pregador de todos os tempos. Ele Γ© a prΓ³pria Palavra encarnada. Ele Γ© a verdade. Suas palavras sΓ£o orΓ‘culos; suas obras, milagres; sua vida, modelo; sua morte, um sacrifΓcio. Enquanto nΓ³s nΓ£o podemos conhecer todas as faces dos ouvintes, ele conhece o coração de todos os homens.
2. Jesus, o maior pregador prega sobre a verdadeira felicidade
a) O cristianismo Γ© a religiΓ£o do prazer e da felicidade
O homem Γ© um ser obsecado pelo prazer. O hedonismo, a filosofia que ensina que o prazer Γ© o fim ΓΊltimo do ser humano parece reger a humanidade. A grande questΓ£o Γ© onde estΓ‘ esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversΓ£o? Nas viagens psicodΓ©licas?
SalomΓ£o buscou a felicidade na bebida, na riqueza, no sexo e na fama e viu que tudo era vaidade (Eclesiastes 2:1-10).
John Piper disse que o problema nΓ£o Γ© a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer terreno, carnal, raso, passageiro. Deus nos criou para o prazer. A busca da felicidade Γ© legΓtima. O verdadeiro prazer estΓ‘ em Deus. O fim principal do homem Γ© glorificar a Deus e gozΓ‘-lo para sempre.
Agostinho disse: “Senhor, tu nos criaste para ti e a nossa alma nΓ£o encontrarΓ‘ descanso atΓ© se repousar em ti”.
I. A VERDADEIRA FELICIDADE Γ UM GRANDE PARADOXO AOS OLHOS DO MUNDO
1. A verdadeira felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude
Jesus diz que feliz Γ© o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o pobre de espΓrito e nΓ£o a pessoa autosuficiente, arrogante, soberba.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o que chora e nΓ£o aquele que Γ© durΓ£o, insensΓvel.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o manso, o que abre mΓ£o dos seus direitos e nΓ£o o valente, o brigΓ£o.
Jesus diz que bem-aventurado Γ© o pacificador, aquele que nΓ£o apenas evita contendas, mas busca apaziguar os Γ’nimos exaltados.
Jesus diz que bem-aventurado é o puro de coração e não aqueles que se banqueteam com todos os prazeres do mundo.
Jesus diz que bem-aventurado é o perseguido por causa da justiça e não aquele que procura levar vantagem em tudo.
Jesus diz que quem ganha a sua vida, a perde; mas o que a perde, esse Γ© o que a ganha.
Jesus diz que o humilde Γ© que serΓ‘ exaltado.
2. A verdadeira felicidade nΓ£o estΓ‘ nas coisas externas, mas nas coisas internas
Jesus não disse que bem-aventurados são os ricos. Essa felicidade não estÑ centrada em coisas externas. As riquezas não satisfazem. Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da nossa alma.
A verdadeira felicidade estΓ‘ centrada nΓ£o na posse das bΓͺnçãos, mas na fruição da intimidade com o abenΓ§oador. Para alcanΓ§ar a felicidade, nΓ£o basta posse, mas fruição. Um homem pode morar num palΓ‘cio e nΓ£o se deleitar nele. Ele pode ter o domΓnio de um reino e nΓ£o ter paz na alma. “Feliz Γ© a nação cujo Deus Γ© o Senhor” (Sl 144:15). Deus Γ© o descanso da alma (Sl 116:7).
A verdadeira felicidade Γ© deleitar-se em Deus, Γ© alegrar-se com o sorriso de Deus, Γ© beber dos rios de seus prazeres (Sl 36:8).
A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus: ele é sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança.
A verdadeira felicidade consiste em tomar posse da bem-aventurança agora e na eternidade.
3. A verdadeira felicidade nΓ£o Γ© uma promessa para o futuro, mas uma realidade para o presente
Jesus nΓ£o disse: Bem-aventurados serΓ£o os pobres de espΓrito, mas bem-aventurados sΓ£o. Os crentes nΓ£o serΓ£o felizes quando chegarem ao cΓ©u, eles sΓ£o felizes agora. Os crentes sΓ£o felizes antes mesmo de serem coroados. Eles sΓ£o felizes nΓ£o apenas na glΓ³ria, mas a caminho da glΓ³ria.
II. A VERDADEIRA FELICIDADE ESTΓ FUNDAMENTADA NO SER E NΓO NO TER
1. O que ser pobre de espΓrito nΓ£o significa
a) NΓ£o significa pobreza financeira – Francisco de Assis foi o patrono daqueles que pensaram que renunciar as riquezas financeiras para viver na pobreza ou num monastΓ©rio dava crΓ©dito ao homem diante de Deus. Mas a pobreza em si nΓ£o Γ© um bem, como a riqueza em si nΓ£o Γ© um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e nΓ£o ser pobre de espΓrito. A pobreza financeira pode ser fruto da obra do diabo, da exploração, da ganΓ’ncia e da preguiΓ§a.
b) NΓ£o significa ter uma vida espiritual pobre – Jesus nΓ£o estΓ‘ elogiando aqueles que sΓ£o espiritualmente pobres, descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fΓ© e amor Γ© uma grande tragΓ©dia. Jesus condenou a igreja de LaodicΓ©ia: “Sei que tu Γ©s pobre, miserΓ‘vel, cego e nu” (Ap 3:17).
c) NΓ£o significa pobreza de auto-estima – Jesus nΓ£o estΓ‘ falando que as pessoas que pensam menos de si mesmas sΓ£o felizes. Auto-estima baixa nΓ£o Γ© um bem, mas um mal.
d) NΓ£o significa timidez ou fraqueza – Essas caracterΓsticas nΓ£o sΓ£o virtudes, senΓ£o males que devem ser combatidos.
2. O que significa ser pobre de espΓrito
a) Ser pobre de espΓrito Γ© a base para as outras virtudes – A primeira bem-aventuranΓ§a Γ© o primeiro degrau da escada. Se Jesus comeΓ§asse com a pureza de coração, nΓ£o haveria esperanΓ§a para nΓ³s. Primeiro precisamos estar vazios, para depois sermos cheios. NΓ£o podemos ser cheios de Deus, enquanto nΓ£o formos esvaziados de nΓ³s mesmos. Esta virtude Γ© a raiz, as outras sΓ£o os frutos. Uma pessoa nΓ£o pode chorar pelos seus pecados atΓ© saber que nΓ£o tem mΓ©ritos diante de Deus. Ele jamais sentirΓ‘ fome e sede de justiΓ§a a nΓ£o ser que saiba que carece totalmente da graΓ§a.
b) Ser pobre de espΓrito Γ© reconhecer nossa total dependΓͺncia de Deus – No grego hΓ‘ duas palavras para designar “pobreza”. PenΓͺs = Γ© o homem que tem que trabalhar para ganhar a vida, Γ© aquele que nΓ£o tem nada que lhe sobre. Γ o homem que nΓ£o Γ© rico, mas que tambΓ©m nΓ£o padece necessidades. Ele nΓ£o possui o supΓ©rfluo, mas tem o bΓ‘sico. PtokΓ³s = descreve a pobreza absoluta e total daquele que estΓ‘ afundado na misΓ©ria. Γ o mendigo, o extremamente necessitado. Aquele que nΓ£o tem nada. Esta Γ© a palavra que Jesus usou. Feliz Γ© o homem que reconhece sua total carΓͺncia e coloca a sua confianΓ§a em Deus. Feliz Γ© o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a forΓ§a nΓ£o significam nada, mas Deus significa tudo. O poeta expressou bem o pobre de espΓrito:
Nada em minhas mΓ£os eu trago,
Simplesmente Γ tua cruz me apego;
Nu, espero que me vistas
Desamparado, aguardo a tua graça;
Mau, Γ tua fonte corro,
Salva-me, Salvador, ou morro.
Ser pobre de espΓrito Γ© agir como o publicano: “Senhor, compadece-te de mim, um pecado”. JoΓ£o Calvino disse: “SΓ³ aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericΓ³rdia de Deus, Γ© pobre de espΓrito.” MoisΓ©s: “Senhor, quem sou eu, eu nΓ£o sei falar”. IsaΓas clamou: “Ai de mim, estou perdido…”. Pedro gritou: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou pecador”. Paulo clamou: “MiserΓ‘vel homem que eu sou.”. Ser pobre de espΓrito Γ© expor suas feridas ao Γ³leo do divino MΓ©dico. Se uma pessoa nΓ£o Γ© pobre de espΓrito, ela nΓ£o acha sabor no pΓ£o do cΓ©u, nΓ£o sente sede da Γ‘gua da vida; ela vai pisar nas riquezas da graΓ§a, ela nΓ£o vai jamais desejar a redenção nem ter prazer na santificação.
c) Ser pobre de espΓrito Γ© a nossa verdadeira riqueza – A riqueza de Cristo sΓ³ pode ser apropriada pelos pobres de espΓrito. HΓ‘ aqueles que pensam que se pudessem encher suas contas bancΓ‘rias com ouro seriam ricos. Mas aqueles que sΓ£o pobres de espΓrito, esses Γ© que de fato sΓ£o ricos. QuΓ£o pobres sΓ£o aqueles que pensam que sΓ£o ricos: Jesus disse para a rica igreja de LaodicΓ©ia: VocΓͺ Γ© pobre e miserΓ‘vel. Mas Jesus disse para a pobre igreja de Esmirna: “ConheΓ§o a tua pobreza, mas Γ©s rica”.
3. Porque devemos ser pobres de espΓrito
Ser pobre de espΓrito Γ© a jΓ³ia que o cristΓ£o deve usar. Primeiro o homem se torna pobre de espΓrito, depois Deus o enche com sua graΓ§a.
a) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓrito, jamais Cristo serΓ‘ precioso para vocΓͺ – Enquanto nΓ£o enxergarmos nossa prΓ³pria misΓ©ria, jamais veremos a riqueza que temos em Cristo. Enquanto vocΓͺ nΓ£o perceber que estΓ‘ perdido, jamais buscarΓ‘ refΓΊgio em Cristo. Enquanto nΓ£o enxergar a feiΓΊra do seu pecado, jamais desejarΓ‘ o perdΓ£o e a graΓ§a de Cristo.
b) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓrito, vocΓͺ nΓ£o estarΓ‘ pronto para receber a graΓ§a de Deus – Aqueles que abrigam sentimentos de auto-suficiΓͺncia e se sentem saciados, jamais terΓ£o sede de Deus. Aqueles que se sentem cheios de si mesmos, jamais poderΓ£o ser cheios de Deus. Aqueles que pensam que estΓ£o sΓ£o, jamais buscarΓ£o o MΓ©dico. Aqueles que pensam que tΓͺm mΓ©ritos, jamais desejarΓ£o ser cobertos pela justiΓ§a de Cristo.
c) Enquanto vocΓͺ nΓ£o for pobre de espΓrito, vocΓͺ nΓ£o pode ir para o cΓ©u – O Reino de Deus pertence aos pobres de espΓrito. A porta do cΓ©u Γ© estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus olhos nΓ£o podem entrar lΓ‘.
4. Como podemos saber que somos pobres de espΓrito
a) Quando toda a base da nossa aceitação por Deus estΓ‘ nos mΓ©ritos de Cristo – Uma pessoa pobre de espΓrito nΓ£o tem nada a exigir, a merecer, a reclamar. Ela se vΓͺ desamparada atΓ© refugiar-se em Cristo. Ela nΓ£o tem descanso para a alma atΓ© estar firmada na rocha que Γ© Cristo. Ela nΓ£o busca nenhuma outro tesouro ou experiΓͺncia alΓ©m de Cristo. Ela estΓ‘ plenamente satisfeita com Cristo.
b) Quando o nosso coração estΓ‘ desprovido de toda vaidade – JΓ³ mesmo sendo um homem piedoso, que se desviava do mal, que suportou provas tremendas sem negociar sua fidelidade a Deus, disse: “Por isso, me abomino e me arrependo no pΓ³ e na cinza” (JΓ³ 42:6). Quanto mais graΓ§a ele tem, mais humilde ele se torna, porque mais devedor.
c) Quando o nosso coração anseia e clama mais por Deus em oração – Um homem pobre estΓ‘ sempre pedindo como MoisΓ©s. Ele sempre quer mais de Deus. Ele sempre estΓ‘ batendo no portal da graΓ§a. Ele sempre estΓ‘ derramando suas lΓ‘grimas no altar.
5. Motivos para sermos pobres de espΓrito
a) Ser pobre de espΓrito Γ© nossa riqueza – VocΓͺ pode possuir as riquezas do mundo e ser pobre. Mas vocΓͺ nΓ£o pode ter essa pobreza de espΓrito sem ser rico. O pobre de espΓrito Γ© aquele que se prepara para receber toda a riqueza de Cristo.
b) Ser pobre de espΓrito Γ© nossa nobreza – Se vocΓͺ Γ© pobre de espΓrito, Deus olha para vocΓͺ como uma pessoa de honra. Aquele que Γ© pobre aos seus prΓ³prios olhos, Γ© precioso aos olhos de Deus. Quanto mais vocΓͺ se humilha, mais Deus o exalta.
c) Ser pobre de espΓrito aquieta nossa alma – EntΓ£o, pode dizer como o salmista: “Eu sou pobre e necessitado, mas Deus cuida de mim.”
III. A VERDADEIRA FELICIDADE Γ UMA RECOMPENSA PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO
1. A posse do Reino de Deus Γ© algo presente e nΓ£o apenas futuro
Jesus disse: “Bem aventurados os pobres de espΓrito, porque dos tais Γ© o Reino dos cΓ©us”. Ele nΓ£o disse, “porque dos tais serΓ‘ o Reino dos cΓ©us”.
A felicidade cristΓ£ nΓ£o Γ© para ser desfrutada apenas no cΓ©u, mas agora, a caminho do cΓ©u. O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da terra. “Feliz Γ©s tu, Γ³ Israel! Quem Γ© como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dΓ‘ alteza” (Dt 33:29).
A pobreza de espΓrito estΓ‘ conectada com a posse de um Reino mais glorioso do que todos os tronos da terra. Pobreza Γ© o oposto de riqueza e ainda quΓ£o ricos sΓ£o aqueles que possuem o Reino. A pobreza de espΓrito Γ© o pΓ³rtico do templo de todas as demais bΓͺnçãos.
A palavra MakΓ‘rios descreve uma alegria e uma felicidade permanente, que nΓ£o sofre variaçáes. Γ uma alegria que nΓ£o pode ser destruΓda pelas circunstΓ’ncias da vida. Jesus disse: “A vossa alegria ninguΓ©m poderΓ‘ tirar” (Jo 16:22). Γ a felicidade que existe na dor, na perda, na doenΓ§a, no luto. Γ o gozo que brilha atravΓ©s das lΓ‘grimas e que nada, nem a vida nem a morte, pode tirar.
Entramos no Reino e o reino entrou em nΓ³s (Lc 17:21). Estamos no mundo, mas nΓ£o somos do mundo. Nascemos de cima, do alto, do EspΓrito. Estamos em VitΓ³ria, mas estamos em Cristo. Estamos em VitΓ³ria, mas estamos assentados nas regiΓ΅es celestiais em Cristo. Estamos passando por lutas, mas jΓ‘ estamos abenΓ§oados com toda sorte de bΓͺnção em Cristo.
2. A nossa felicidade serΓ‘ completa quando tomarmos posse definitiva do Reino no futuro
a) Os salvos nΓ£o apenas vΓ£o entrar na posse do Reino, mas vΓ£o reinar com o Rei da glΓ³ria – Estaremos nΓ£o apenas no cΓ©u, mas tambΓ©m nos tronos. Teremos uma coroa, teremos vestes reais, receberemos um trono (Ap 3:21).
b) O reino dos cΓ©us excede ao esplendor dos maiores reinos do mundo – 1) Porque o fundador desse Reino Γ© o prΓ³prio Deus. 2)Porque esse Reino serΓ‘ mais rico do que todos as riquezas de todos os reinos. Tudo que Γ© do Pai Γ© nosso. Somos os herdeiros de todas as coisas. 3) Porque o Reino dos cΓ©us excede aos demais em perfeição. As glΓ³rias de SalomΓ£o serΓ£o nada. As glΓ³rias dos palΓ‘cios dos skaikes dos Emirados Γrabes serΓ£o palhoΓ§as. 4) Porque o Reino dos cΓ©us excede em seguranΓ§a – Nada contaminado vai entrar lΓ‘, nenhuma maldição. 5) Porque o Reino dos cΓ©us excede em estabilidade – Os reinos do mundo caΓram e cairΓ£o, mas o Reino de Deus permanecerΓ‘ para sempre. O crente mais pobre Γ© mais rico do que os reis mais opulentos da terra.
CONCLUSΓO
Temos nΓ³s andado de modo digno desse Reino? Temos vivido de modo compatΓvel com aqueles que vΓ£o assentar em tronos? Temos resplandecido a glΓ³ria de Deus em nΓ³s?
Seu coração estΓ‘ vazio de vaidade? EstΓ‘ sedento pelas coisas do cΓ©u? VocΓͺ jΓ‘ abriu mΓ£o de tudo para se derramar aos pΓ©s de Cristo?
No tempo de Cristo quem entrou no Reino nΓ£o foram os fariseus que se consideravam ricos em mΓ©ritos, nem os zelotes que sonhavam com o estabelecimento do Reino com sangue e espada; mas os publicanos e as prostitutas, o refugo da sociedade humana que sabiam que eram tΓ£o pobres que nada tinham para oferecer, nem receber. Tudo o que podiam fazer era clamar pela misericΓ³rdia de Deus.
Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.
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