REDESCUBRA A IMPORTΓ‚NCIA DOS VOTOS ESPIRITUAIS 
“Cumprirei os votos que fiz, Γ³ Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidΓ£o.” (Salmo 56.12)
Introdução:
O voto espiritual Γ© um apelo especial para colocar a nossas fΓ© em ação. 
“Fazer votos para Deus, do jeito certo, no momento certo e pelas razΓ΅es certas nos levarΓ‘ a uma nova dimensΓ£o espiritual.” (Fabiano Ribeiro)
Mas, o que a BΓ­blia ensina a respeito do voto? O voto Γ© uma das formas pelas quais o indivΓ­duo pode expressar com intensidade sua prΓ³pria necessidade de Deus. Todo voto Γ© um ato de adoração a Deus, o qual deve ser feito voluntariamente e cumprido rigorosamente. A BΓ­blia diz:
“Quando alguΓ©m fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, nΓ£o poderΓ‘ quebrar a sua palavra, mas terΓ‘ que cumprir tudo o que disse.” (NΓΊmeros 30.2)
“Se um de vocΓͺs fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, nΓ£o demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirΓ‘ contas, e vocΓͺ serΓ‘ culpado de pecado se nΓ£o o cumprir. Mas, se vocΓͺ nΓ£o fizer o voto, de nada serΓ‘ culpado.” (DeuteronΓ΄mio 23.21-22)
“O que votares, paga. Melhor Γ© que nΓ£o votes, do que votares e nΓ£o pagares. NΓ£o permita que a sua boca o faΓ§a pecar. E nΓ£o diga ao mensageiro de Deus: ‘o meu voto foi um engano’. Por que irritar a Deus como o que vocΓͺ diz e deixΓ‘-lo destruir o que vocΓͺ realizou?” (Eclesiastes 5.5-7)
O voto espiritual sempre envolve um foco diante de Deus, para que ele nΓ£o se torne um esforΓ§o vazio. Um voto sempre direciona nossa busca diante de Deus. O voto sempre precisa ser acompanhado de uma intencionalidade de oração. Γ‰ o que observamos no exemplo de Jonas, em sua famosa oração dentro da barriga do grande peixe:
“Mas eu, com um cΓ’ntico de gratidΓ£o, oferecerei sacrifΓ­cio a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor.” (Jonas 2.9)
A palavra “voto” estΓ‘ em textos ricos e na histΓ³ria de homens e mulheres que apontam para alguns princΓ­pios espirituais que precisam ser observados. Vamos aprender com alguns personagens da BΓ­blia trΓͺs desses princΓ­pios.
1ΒΊ PrincΓ­pio – O Voto da CONQUISTA
“E deu o nome de Betel Γ quele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. EntΓ£o JacΓ³ fez um voto dizendo: se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em seguranΓ§a Γ  casa de meu pai, entΓ£o o Senhor serΓ‘ o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirΓ‘ de santuΓ‘rio de Deus; e de tudo o que me deres, certamente te darei o dΓ­zimo.” (GΓͺnesis 28.19-22)
Jacó demonstrou intensamente uma grande fome e sede por Deus, prometeu algo para Ele sem ter nada palpÑvel em suas mãos. Deus o abençoou, ele prosperou e se tornou um patriarca do povo de Israel. Anos depois, Jacó voltaria ao mesmo local, agora com toda a sua família, servos e rebanhos. E quais foram as suas palavras:
“… NΓ£o sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o JordΓ£o eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas.” (GΓͺnesis 32.10)
2ΒΊ PrincΓ­pio – O Voto da CONSAGRAÇÃO da DESCENDÊNCIA
“Certa vez quando terminou de comer e beber em SilΓ³, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto Γ  estrada do santuΓ‘rio do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargura, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto dizendo: Γ“ Senhor dos ExΓ©rcitos, se tu deres atenção Γ  humilhação de tua serva, te lembrares de mim e nΓ£o te esqueceres da tua serva, mas lhe deres um filho, entΓ£o eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serΓ£o cortados.” (1ΒΊ Samuel 1.9-11)
O voto espiritual de Ana esteve ligado Γ  sua descendΓͺncia e Γ  chegada de um importante homem de Deus em toda a histΓ³ria de Israel. Aprendemos com Ana o valor de um voto feito em favor de nossos filhos e como eles serΓ£o beneficiados por isso. Que liçáes valiosas aprendemos o voto da consagração da descendΓͺncia feito por Ana:
 NΓ£o devemos gerar nada sem antes planejarmos alvos diante do Senhor;
 A oração deve fazer parte de todo o processo de gerar e criar filhos;
 A mulher, antes de ser uma geradora de vida fΓ­sica, Γ© uma geradora espiritual, ou seja, uma intercessora;
 Os filhos completam a famΓ­lia;
 Toda fertilidade Γ© um milagre divino;
 Nossa cobertura espiritual deve abenΓ§oar o nosso propΓ³sito de ter filhos;
 Devemos vencer toda oposição contra a unidade e a harmonia da famΓ­lia;
 Devemos cumprir o que prometemos ao Senhor;
 Γ‰ preciso apoiar a vocação dos nossos filhos;
 Nossa vida deve ser inteiramente norteada pelas profecias da parte de Deus.
3ΒΊ PrincΓ­pio – O CORAÇÃO de quem faz o voto
“VocΓͺs tambΓ©m ouviram o que foi dito aos seus antepassados: nΓ£o jure falsamente, mas cumpra os juramentos que vocΓͺ fez diante do Senhor. Mas eu [Jesus] lhes digo: nΓ£o jurem de forma alguma; nem pelo cΓ©u, porque Γ© o trono de Deus; nem pela terra, porque Γ© o estrado de seus pΓ©s; nem por JerusalΓ©m, porque Γ© a cidade do grande Rei. E nΓ£o jure pela sua cabeΓ§a, pois vocΓͺ nΓ£o pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘SIM’, ‘SIM’, e o seu ‘NΓƒO’, ‘NΓƒO’; o que passar disso vem do Maligno.” (Mateus 5.33-37)
Jesus nos diz sumariamente que precisamos ter um coração verdadeiro diante de Deus. Deus deseja encontrar integridade em nosso coração.
“Todo voto deve partir de uma pessoa que tem um coração verdadeiro ao fazΓͺ-lo.”
ConclusΓ£o:
Entenda uma coisa: os votos espirituais sΓ£o movidos por uma intensa dependΓͺncia de Deus em relação a desafios, circunstΓ’ncias adversas, impossibilidades ou, simplesmente, gratidΓ£o a Ele. PorΓ©m, que seus votos sejam um meio e nΓ£o o fim. NΓ£o se permita ser vΓ­tima da “picada” da religiosidade, que estΓ‘ mais focada no esforΓ§o do que na transformação e no quebrantamento. Que Deus revolucione a sua histΓ³ria!
“A Ele [Deus] orarΓ‘, e Ele o ouvirΓ‘, e vocΓͺ cumprirΓ‘ os seus votos.” (JΓ³ 22.27)


Mensagem pregada pelo Pr. Acyr JΓΊnior.


++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++






Gostou Desse EsboΓ§o? Olha a Novidade Que Tenho Para VocΓͺ!

Meu amigo, pastor Aldenir AraΓΊjo preparou um E-book Com 365 EsboΓ§os de SermΓ΅es selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministΓ©rio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. VocΓͺ pode utilizar livremente em suas pregaçáes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocΓͺ deseja investir em seu ministΓ©rio, ainda hoje, terΓ‘ Γ‘ disposição Um SermΓ£o para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar ComentΓ‘rio

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem