Referรชncia: Salmos 23.1
INTRODUร‡รƒO
A declaraรงรฃo de Regina Duarte a respeito de Luiz Inรกcio Lula da Silva, ainda candidato, provocou chuvas e trovoadas sobre a grande dama da televisรฃo brasileira: “Eu estou com medo”. Sem entrar no mรฉrito da questรฃo, pergunto a mim mesmo: Terรก sido apenas a Regina que teve medo? Creio que nรฃo. E ainda hรก muita gente com medo do amanhรฃ.
Creio que esse medo รฉ infundado. Afinal de contas nรฃo atravessamos os dias agitados de Jรขnio e Jango? Nรฃo sobrevivemos aos 21 anos de regime militar? Nรฃo superamos desolados, a morte de Tancredo? Nรฃo suportamos estoicamente a carga inflacionรกria do Sarney? Nรฃo escapamos do furor colorido da Casa da Dinda? Nรฃo convivemos de modo pacรญfico com o Itamar? Que estamos chegando ao fim de um governo de aparente estabilidade? Seu amanhรฃ nรฃo depende de vocรช, nem do governo, mas de Deus!
Logo apรณs a segunda guerra mundial, os exรฉrcitos aliados recolheram milhares de crianรงas desabrigadas e famintas e as levaram para alojamentos especiais. Ali essas crianรงas foram alimentadas e tratadas. Entretanto, ร  noite, elas nรฃo conseguiram dormir bem. Pareciam sempre inquietas e temerosas.
Por fim, um psicรณlogo descobriu a razรฃo do problema e como solucionรก-lo. Tratava-se de inseguranรงa. Entรฃo, eles decidiram que, quando as crianรงas fossem dormir, receberiam uma fatia de pรฃo para segurarem. Aquele pedaรงo de pรฃo nรฃo era para ser comido; deviam apenas segurรก-lo. A certeza de que tinham pรฃo para o outro dia, fez um efeito milagroso. As crianรงas passaram a dormir.
NARRAร‡รƒO
Estamos no apagar das luzes de 2002. As pesquisas mostram que o nosso maior problema รฉ a preocupaรงรฃo com o amanhรฃ: serรก que vou passar no vestibular? Serรก que vou conseguir passar no concurso? Serรก que vou encontrar alguรฉm que vai preencher o meu coraรงรฃo? Serรก que vou conseguir sair do aluguel? Serรก que vou conseguir me ver livre das dรญvidas? Serรก que vou ter sucesso no meu tratamento de saรบde? Serรก que meus filhos vรฃo se dar bem na vida? Serรก que vou conseguir pagar o meu plano de saรบde? Serรก que vou ter dinheiro para suprir as necessidades da minha famรญlia? Serรก que estarei aqui no culto de vigรญlia do prรณximo ano?
O Salmo 23 รฉ o texto mais lido no mundo. ร‰ o mais amado. ร‰ o primeiro que as crianรงas decoram. ร‰ o texto mais lido ร  beira do leito da enfermidade e o predileto dos cultos fรบnebres. Neste Salmo marinheiros tรชm achado um porto, os errantes tรชm encontrado o caminho, os tristes tรชm encontrado consolo e os doentes cura. Esse Salmo tem sido musicado em centenas de canรงรตes, traduzido em milhares de lรญnguas e domiciliado em milhรตes de coraรงรฃo. O mesmo Deus que alimenta as aves do cรฉu e veste os lรญrios do campo, tambรฉm cuida de nรณs. Ele รฉ o nosso provedor. Ele รฉ o nosso pastor.
Jesus รฉ o nosso Pastor. Ele chamou-se a si mesmo de bom pastor que dรก a vida pelas suas ovelhas. Hebreus diz que ele รฉ o grande pastor das ovelhas que as guia e vive por elas e Pedro viu-o como o supremo pastor que voltarรก para as ovelhas para recompensรก-las.
I. POR QUE DEUS PODE SER O NOSSO PASTOR? As credenciais de Deus para ser o nosso Pastor.
1. Deus pode ser o nosso Pastor porque Ele รฉ o Deus soberano – v. 1
Deus nos falou o seu nome. Podemos saber como ele se chama. E isso รฉ tรฃo importante, que Davi escolheu esse nome acima de El Shaddai (Deus Todo-Poderoso), El Elyon (Deus Altรญssimo) e El Olam (Deus eterno). Estes e muitos outros tรญtulos estavam ร  disposiรงรฃo de Davi. Mas Davi escolheu Yahweh.
E por que Yahweh? Porque Iahweh รฉ o nome de Deus. Vocรช pode me chamar de pastor, de Reverendo, de pregador. Essas sรฃo descriรงรตes exatas, mas nรฃo sรฃo nomes meus. Posso chamar vocรช de papai, mamรฃe, doutor, comerciante, estudante, e esses termos podem descrever vocรช, mas nรฃo sรฃo o seu nome. Se vocรช quer me chamar pelo nome, diga Hernandes. Se eu quero chamar vocรช pelo seu nome, eu o pronuncio. E se vocรช quer chamar Deus pelo nome dele, diga Yahweh.
A primeira vez que Deus revelou o seu nome foi para Moisรฉs. EU SOU O QUE SOU.
1.1. Ele รฉ o Deus imutรกvel – Se Deus รฉ aquele que รฉ, entรฃo, Ele รฉ o Deus imutรกvel. Quando eu digo eu sou, preciso acrescentar algo: eu sou feliz. Eu sou triste. Eu sou forte. Eu sou Hernandes. Deus nรฃo precisa nenhuma palavra descritiva, porque ele nunca muda. Deus รฉ o que รฉ. Ele รฉ o que sempre foi e jamais deixarรก de ser. Ele รฉ o nosso Pastor. Conselheiros podem nos confortar na tempestade, mas sรณ ele pode acalmar a tempestade. Os amigos podem segurar a nosssa mรฃo na hora da morte, mas sรณ ele venceu a sepultura. Filรณsofos podem debater o significado da vida, mas sรณ ele pode dar a vocรช sentido para viver.
1.2. Ele รฉ o Deus incausado – Embora Deus crie, ele nunca foi criado. Embora faรงa, ele nunca foi feito. Embora cause, ele nunca foi causado. Diz o salmista: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu รฉs Deus” (Sl 90:2). Ninguรฉm soprou vida para dentro de Yahweh. Ninguรฉm o gerou. Ninguรฉm o deu ร  luz. Ninguรฉm o causou. Nenhum ato o fez nascer nem nenhum ato pode acabar com ele. Ele nรฃo teme terremoto. Ele nรฃo teme filosofias. Ele nรฃo enfermidades. Ele nรฃo teme cemitรฉrios. Ele estava aqui antes que eles surgissem. Ele estarรก aqui depois que eles houverem passado. Ele รฉ incausado.
1.3. Ele รฉ o Deus ingovernado – Nรณs somos governados, Deus nรฃo. O clima decreta o que vestimos. A gravidade dita a nossa velocidade. A saรบde determina o nosso vigor. Mas Yahweh, o nosso pastor, nรฃo verifica o clima; ele o faz. Nรฃo desafia a gravidade; ele a criou. Nรฃo รฉ afetado por problemas de saรบde; ele nรฃo tem corpo. ร‰ Espรญrito (Jo 4:24). Ele estรก presente em todo lugar ao mesmo tempo. Estรก aqui e na รบltima galรกxia do universo ao mesmo tempo. Diz o salmista: “Para onde me irei do teu Espรญrito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao cรฉu, tu aรญ estรกs; se descer ao mais profundo abismo, eis que ali tu estรกs tambรฉm” (Sl 139:7,8). 
Ilustraรงรฃo: Quando Lloyd Douglas, autor de O MANTO e outros romances, estava na faculdade, ele morava num alojamento. Um professor de mรบsica aposentado, preso a um cadeira de rodas, residia no primeiro andar. A cada manhรฃ Douglas punha a cabeรงa na porta do apartamento do professor e fazia a mesma pergunta: Bem, qual รฉ a boa notรญcia? O velho apanhava o seu diapasรฃo, batia com ele no lado da cadeira de rodas e dizia: Esse รฉ o Dรณ! Foi o Dรณ ontem; serรก o Dรณ amanhรฃ, e serรก o Dรณ daqui a mil anos. O tenor do andar de cima canta abemolado. O piano do outro lado do saguรฃo estรก desafinado, mas, meu amigo, esse รฉ o Dรณ. Vocรช e eu precisamos de um Dรณ.
2. Deus pode ser o nosso Pastor porque Ele รฉ o Deus Pessoal – v. 1
O Senhor รฉ o MEU pastor. Ele nรฃo รฉ o Deus distante dos filรณsofos. Ele nรฃo รฉ o Deus fraco e caprichoso dos mรญsticos. Ele nรฃo รฉ Deus vingativo das mitologias. Ele รฉ o Deus pessoal, presente, que se fez carne, que se tornou um de nรณs. Que nos amou. Que se manifestou. Que nos buscou. Que nos conquistou. Que nos remiu. Que entrou em nossa vida e reina em nosso coraรงรฃo.
Ele nรฃo รฉ o Deus da experiรชncia dos outros. Ele o meu Deus!
II. POR QUE PRECISAMOS DE UM PASTOR – V. 1 – As fragilidades de uma ovelha
1. Uma figura apropriada – v. 1
Davi poderia ter pensado numa figura mais apropriada: “O Senhor รฉ o meu comandante-em-chefe, e eu sou o seu soldado”. “O Senhor รฉ a minha inspiraรงรฃo, e eu sou o seu cantor”. “O senhor รฉ o meu rei, e eu sou o seu embaixador”. Mas por que ovelha?
Todos nรณs andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu prรณprio caminho (Is 53:6). 
1) A ovelha รฉ o animal menos capaz de cuidar de si prรณpria – As ovelhas sรฃo simplesmente ingรชnuas e tolas. 
2) As ovelhas sรฃo indefesas – Elas nรฃo possuem presas ou garras. Elas nรฃo podem mordรช-lo nem correr mais que vocรช. 
3) As ovelhas sรฃo sujas – Um gato pode limpar-se. Um cachorro tambรฉm. Vemos pรกssaros no banho e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. 
4) As ovelhas sรฃo mรญopes – Elas nรฃo enxergam os perigos. Elas nรฃo vรชem o abismo nem percebem a chegada do predador. 
5) As ovelhas sรฃo teimosas – Muitas vezes o pastor precisa usar a vara e atรฉ mesmo o cajado para tirรก-la do abismo, porque ela teima em andar longe do rebanho. 
6) As ovelhas nรฃo tรชm senso de direรงรฃo – Se deixadas sozinhas podem cair em abismos e seguir trilhas perigosas. Ilustraรงรฃo: O homem que foi fazer um safรกri na densa selva africana. Perguntou ao guia: onde estรก o caminho: eu sou o caminho. 
7) Os seus dotes podem ser a sua ruรญna – A sua lรฃ pode ser um peso mortal. Quando a ovelha cai na รกgua a sua lรฃ a arrasta para o fundo do poรงo e ela pode morrer se nรฃo for resgatada. A vaidade pode matar.
2. Nรณs precisamos de Pastor porque somos extremamente vulnerรกveis
2.1. Vocรช pode controlar o seu รขnimo? Vocรช nunca fica amuado ou mau-humorado? Vocรช nรฃo pode relacionar-se com o Sr. Pessimista e Sra. Ranzinza? Vocรช estรก sempre otimista e aprumado? Isso descreve vocรช?
2.2. Vocรช vive em paz com todos? Vocรช convive bem atรฉ com aqueles que falam mal de vocรช? Qual รฉ a opiniรฃo que o seu ex-patrรฃo tem de vocรช? O seu cรดnjuge teria a dizer sobre o seu temperamento e seus hรกbitos?
2.3. Vocรช nรฃo tem temores? – De nรฃo passar no vestibular? De perder o emprego? De ficar doente? De perder o seu casamento? Da enfrentar a morte? De ficar sozinho? Ilustraรงรฃo: Um homem se preocupava tanto que resolveu contratar uma pessoa para se preocupar por ele. Era o seu preocupador. Contratou por um alto salรกrio de 200 mil dรณlares por ano. Depois que o homem aceitou o trabalho, a primeira pergunta ao seu patrรฃo foi: Onde vocรช vai arranjar 200 mil dรณlares por ano? Ao que o homem respondeu: Esta preocupaรงรฃo รฉ sua.
3. Se o Senhor nรฃo for o nosso Pastor, podemos terminar a vida de forma desoladora
Hรก um outro Salmo 23 para aqueles que nรฃo tรชm Jesus como o Seu Pastor: “Eu sou o meu prรณprio pastor; estou sempre em necessidade. Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatra, buscando alรญvio, mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pedaรงos. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidadas a fio elรฉtrico, e estou comeรงando a agir como a minha mรฃe. Vou ร s reuniรตes semanais do grupo e acho-me cercado de inimigos. Vou para casa, e atรฉ o meu peixe dourado me faz carranca. Unjo a minha cabeรงa com uma dose extra de Tilenol. E o aquรกrio do meu peixinho transborda. Certamente que a misรฉria e o infortรบnio me seguirรฃo, e eu viverei em autodesconfianรงa pelo resto de minha vida solitรกria.
Quem รฉ o seu pastor?
III. POR QUE PODEMOS ESTAR SATISFEITOS COM O NOSSO PASTOR? – v. 1
1. Porque o nosso Pastor nos ama e jรก nos provou isto
Como grande pastor das ovelhas (Salmo 23) Ele vive por nรณs. Como bom pastor (Salmo 22) ele morreu por nรณs. Como Supremo pastor (Salmo 24) ele voltarรก para nรณs.
2. Porque o nosso Pastor รฉ a nossa prรณpria provisรฃo
A nossa maior necessidade nรฃo รฉ de coisas, mas do prรณprio Deus. Ele รฉ a nossa provisรฃo.
a) Jesus รฉ o Yahweh-Roรญ – Meu pastor pessoal
b) Jesus รฉ o Yahweh-Jirรฉ – O pastor que provรช minhas necessidades
c) Jesus รฉ o Yahweh-Shalom – O pastor que me faz descansar nas jornadas รกrduas da vida
d) Jesus รฉ o Yahweh Rafรก – O pastor que nos sara das nossas doenรงas
e) Jesus รฉ o Yahweh-Tsekanu – O pastor que nos justifica e nos perdoa por amor dele mesmo
f) Jesus รฉ o Yahweh Shammรก – O pastor que caminha conosco no vale da morte
g) Jesus รฉ o Yahweh-Nissi – O pastor que nos dรก a vitรณria diante dos inimigos.
Quando Jesus รฉ o nosso pastor nada nos falta: Ele dรก descanso ao cansado; renova as forรงas do exausto; anima-nos nas horas mais trevosas da vida; nos honra e nos coroa de alegria no meio da afliรงรฃo; nos toma no colo e depois no recebe na glรณria. Quando Jesus รฉ o nosso pastor nรฃo nos falta:
a) Provisรฃo completa
b) Descanso
c) Direรงรฃo
d) Justiรงa
e) Paz no vale
f) Vitรณria contra os inimigos
g) Alegria transbordante
h) Compania na jornada da vida
i) Certeza do cรฉu na hora da morte
3. Jesus nos oferece plena satisfaรงรฃo
A maior e mais congestionada prisรฃo do mundo รฉ a prisรฃo do querer. Nenhuma prisรฃo รฉ tรฃo populosa, nenhuma รฉ tรฃo opressiva, e, alรฉm disso, nenhuma รฉ tรฃo permanente. A maioria dos ocupantes nunca sai. Eles nunca escapam. Nunca sรฃo soltos. Eles querem alguma coisa: Querem algo maior. Mais bonito. Mais rรกpido. Querem um novo emprego. Um novo carro. Uma nova casa. Um novo cรดnjuge.
Eles pensam que ao terem o que desejam serรฃo felizes, mas o cheiro do carro novo passa. O novo emprego fica velho. O vizinho compra uma televisรฃo maior. O novo cรดnjuge possui maus hรกbitos. As expectativas goram. Vocรช estรก nesta prisรฃo?
Tenho um segredo para vocรช. O segredo da satisfaรงรฃo: “O Senhor รฉ o meu pastor, NADA ME FALTARร.”
O que eu tenho em Deus รฉ maior do que o que eu nรฃo tenho na vida. Pense no seu dinheiro, na sua casa, no seu carro, nas suas jรณias, na sua empresa. Deixe-me dizer-lhe duas coisas: 
1) Seus bens nรฃo sรฃo seus – Quando vocรช partir deste mundo nรฃo poderรก levar um centavo. Nรฃo hรก bolso em mortalha, nem caminhรฃo de mudanรงa em funeral. Ilustraรงรฃo: Quando John Rockefeller, o primeiro homem bilionรกrio do mundo morreu, seu contador foi interrogado: “Quanto John Rockfeller deixou? A resposta do contador: TUDO”. 
2) Seus bens nรฃo sรฃo vocรช – Quem vocรช รฉ nรฃo tem a ver com a casa que vocรช mora, o carro que vocรช dirige e as roupas que vocรช usa. “A vida de qualquer nรฃo consiste na abundรขncia de bens que ele possui” (Lc 12:15). Ilustraรงรฃo: Gandi convidado a visitar o presidente da รndia. Vai de tanga. Nรฃo รฉ aceito. Compra um terno e manda para o presidente. Minha roupa รฉ mais importante do que eu. Deus nรฃo conhece vocรช como o doutor fulano de tal, com tantos tรญtulos, ou como a mulher com aquela casa grande, ou o menino com a bicicleta nova. Deus conhece o seu coraรงรฃo. Se o seu contentamento depender do que tem, se sentirรก bem quando tiver muito, e mal, quando nรฃo tiver. O segredo รฉ: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situaรงรฃo”.
Ilustraรงรฃo: A leprosa da ilha de Tobago. Um missionรกrio estava liderando o louvor numa colรดnia de leprosos e indagou se alguรฉm tinha uma canรงรฃo favorita. Foi entรฃo que uma mulher se voltou e ele viu a face mais desfigurada que jamais vira. Ela nรฃo tinha orelhas nem nariz. Seus lรกbios jรก nรฃo existiam. Contudo, ela levantou uma das mรฃos sem dedos e pediu: “Poderรญamos cantar CONTA AS MUITAS BรŠNร‡รƒOS?”
Ilustraรงรฃo: Certa vez um homem foi pedir conselho a um pastor. Ele achava-se no meio de um colapso financeiro: “Perdi tudo”, lamentou ele. “Oh estou tรฃo triste por vocรช ter perdido a sua fรฉ”. Nรฃo, corrigiu o homem, “Nรฃo perdi a minha fรฉ.” Bem, entรฃo, sinto muito, por vocรช ter perdido o seu carรกter.” Eu nรฃo disse isto. Ainda tenho o meu carรกter. Que pena que vocรช perdeu a sua salvaรงรฃo. Nรฃo, eu nรฃo perdi a minha salvaรงรฃo. Vocรช tem sua fรฉ, carรกter e salvaรงรฃo. Parece-me que vocรช nรฃo perdeu nenhuma das coisas que realmente importam.
O que vocรช ganharรก com o contentamento: Poderรก ganhar o seu casamento. Poderรก ganhar horas preciosas com os seus filhos. Poderรก ganhar o seu auto-respeito. Poderรก ganhar alegria. Poderรก ganhar a fรฉ para dizer: O Senhor รฉ o meu Pastor e nada me faltarรก.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

========================================
========================================






Gostou Desse Esboรงo? Olha a Novidade Que Tenho Para Vocรช!

Meu amigo, pastor Aldenir Araรบjo preparou um E-book Com 365 Esboรงos de Sermรตes selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministรฉrio. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Vocรช pode utilizar livremente em suas pregaรงรตes e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se vocรช deseja investir em seu ministรฉrio, ainda hoje, terรก รก disposiรงรฃo Um Sermรฃo para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentรกrio

Postagem Anterior Prรณxima Postagem