Jesus Cristo virΓ‘ em breve, vocΓͺ estΓ‘ preparado?

ReferΓͺncia: Mateus 24.1-51

INTRODUÇÃO
A segunda vinda de Cristo Γ© o assunto mais enfatizado em toda a BΓ­blia. HΓ‘ cerca de 300 referΓͺncias sobre a primeira vinda de Cristo na Escritura e 8 vezes mais sobre a segunda vinda, ou seja, hΓ‘ mais de 2.400 referΓͺncias sobre a segunda vinda em toda a BΓ­blia.
A segunda vinda de Cristo Γ© o assunto mais distorcido e o mais desacreditado. Muitos falsos mestres negam que Jesus voltarΓ‘. Outros tentam enganar as pessoas marcando datas. Mas outros, dizem crer na segunda vinda de Cristo, mas vivem como se ele jamais fosse voltar.
Γ‰ sobre esse importante tema que vamos falar nesta hora.
1. A admiração dos discΓ­pulos e a declaração de Jesus 
Os discΓ­pulos ficaram admirados com a magnificΓͺncia do templo e Jesus diz que nΓ£o ficarΓ‘ pedra sobre pedra. Aquele majestoso templo de mΓ‘rmore branco, bordejado de ouro, o terceiro templo de JerusalΓ©m, um dos mais belos monumentos arquitetΓ΄nicos do mundo, seria arrasado pelos romanos quarenta anos depois no terrΓ­vel cerco de JerusalΓ©m.
2. A profecia acerca da destruição de JerusalΓ©m e da segunda vinda 
Os discípulos perguntam quando isso se daria e que sinais haveria da sua vinda. Essa resposta tem a ver com a destruição de Jerusalém e também com a segunda vinda, a consumação dos séculos. A destruição do templo é um símbolo do que vai acontecer na segunda vinda.
A segunda vinda de Cristo Γ© a doutrina que recebe maior Γͺnfase em toda a BΓ­blia. HΓ‘ cerca de 300 referΓͺncias Γ  primeira vinda e oito vezes mais acerca da segunda vinda, ou seja, hΓ‘ mais de 2.400 alusΓ΅es na BΓ­blia sobre a segunda vinda de Cristo.
Jesus prediz a iminente catÑstrofe de Jerusalém como um tipo da grande tribulação do final dos tempos.
I. OS SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO 
1. Sinais que mostram a graΓ§a – v. 14 
Jesus morreu para comprar aqueles que procedem de toda tribo, raça, povo, língua e nação (Ap 5.9). A evangelização das naçáes é um sinal que deve preceder a segunda vinda de Cristo. A igreja deve aguardar e apressar o dia da vinda de Cristo. Não hÑ uma promessa de que toda pessoa receberÑ uma oportunidade de ser salvo. Jesus estÑ falando das naçáes do mundo. EstÑ falando que cada uma destas naçáes em uma ou outra ocasião durante o curso da história ouvirÑ o evangelho. Este evangelho serÑ um testemunho. Aqui não hÑ promessa de segunda oportunidade.
A histΓ³ria das missΓ΅es mostra que o evangelho tem se estendido do oriente atΓ© o ocidente.
Primeiro, de Constantino atΓ© Carlos Magno (313-800) – as boas novas da salvação sΓ£o levadas aos paΓ­ses da Europa Ocidental. Nesse tempo os maometanos apagam a luz do evangelho em muitos paΓ­ses da Ásia e África.
Segundo, de Carlos Magno atΓ© Lutero (800-1517) – Noruega, IslΓ’ndia e GroelΓ’ndia sΓ£o evangelizados e os escravos da Europa Oriental se convertem como um sΓ³ corpo ao Cristianismo.
Terceiro, de 1517 atΓ© 1792 – Originaram-se muitas sociedades missionΓ‘rias e o evangelho Γ© levado atΓ© o Ocidente.
Quarto, de 1792 atΓ© o presente – Γ‰ no ano de 1792 que William Carey comeΓ§a as missΓ΅es modernas. A evangelização dos povos Γ© ainda uma tarefa inacabada.
Hoje, os meios de comunicação de tΓͺm acelerado o cumprimento dessa profecia. BΓ­blias tΓͺm sido traduzidas. MissionΓ‘rios tΓͺm se levantado. Podemos apressar o dia da vinda de Cristo.
2. Sinais que indicam oposição a Deus 
a) A tribulação (v. 9,10,21,22)
A vinda de Cristo serÑ precedida de um tempo de profunda angústia e dor. Esse tempo é ilustrado com o tempo do cerco de Jerusalém, onde o povo foi encurralado pelos exércitos romanos e foram mortos à espada. Esse tempo serÑ abreviado por amor aos eleitos. A igreja passarÑ pela grande tribulação. SerÑ o tempo da angústia de Jacó.
A perseguição religiosa (v. 9,10) tem estado presente em toda a história: os judaizantes, os romanos, a intolerÒncia romana, os governos totalitÑrios, o nazismo, o comunismo, o islamismo, as religiáes extremistas. No século vinte tivemos o maior número de mÑrtires da história.
Essa grande tribulação descreve o mesmo período: 1) A Apostasia; 2) A manifestação do homem da iniqüidade; 3) O pouco tempo de SatanÑs. Esse é um tempo angustiante como nunca houve em toda a história.
b) A apostasia (v. 4,5,23-26)
Γ‰ significativo que o primeiro sinal que Cristo apontou para a sua segunda vinda tenha sido o surgimento de falsos messias, falsos profetas, falsos cristΓ£os, falsos ministros, falsos irmΓ£os, pregando e promovendo um falso evangelho nos ΓΊltimos dias. Cristo declarou que um falso cristianismo vai marcar os ΓΊltimos dias. Estamos vendo o ressurgimento do antigo gnosticismo, de um novo evangelho, de um outro evangelho, de um falso evangelho nestes dias.
A segunda vinda serΓ‘ precedida por um abandono da fΓ© verdadeira. O engano religioso vai estar em alta. Novas seitas, novas igrejas, novas doutrinas se multiplicarΓ£o. HaverΓ‘ falsos profetas, falsos cristos, falsas doutrinas e falsos milagres.
Vivemos hoje a explosão da falsa religião. O Islamismo domina mais de um bilhão de pessoas. O Catolicismo Romano também tem um bilhão de seguidores. O Espiritismo Kardecista e os cultos afro-brasileiros proliferam-se. As grandes religiáes orientais: Budismo, Hinduísmo mantém milháes de pessoas num berço de cegueira espiritual.
As seitas orientais e ocidentais tΓͺm florescido com grande forΓ§a. Os desvios teolΓ³gicos sΓ£o graves: Liberalismo, Misticismo, Sincretismo. Os grandes seminΓ‘rios que formaram teΓ³logos e missionΓ‘rios hoje estΓ£o vendidos aos liberais. Muitas igrejas histΓ³ricas jΓ‘ se renderam ao liberalismo. HΓ‘ igrejas mortas na Europa, na AmΓ©rica e no Brasil, vitimadas pelo liberalismo. HΓ‘ aqueles que negam a ressurreição e dizem que os milagres sΓ£o mitos.
O misticismo estÑ tomando conta das igrejas hoje. A verdade é torcida. A igreja estÑ se transformando numa empresa, o púlpito num balcão, o templo numa praça de barganha, o evangelho num produto de consumo, e os crentes em consumidores.
c) A depravação moral (v. 12)
A iniqΓΌidade vai se multiplicar e o amor esfriar. O mundo vai estar sem referΓͺncia, perdido, confuso, sem balizas morais, sem norte Γ©tico. Vai existir a desintegração da famΓ­lia, a falΓͺncia das instituiçáes, o colapso dos valores morais e espirituais. O Γ­ndice de infidelidade conjugal Γ© alarmante. O Γ­ndice de divΓ³rcio jΓ‘ passa de 50%. O homossexualismo Γ© aplaudido. A pornografia tornou-se uma indΓΊstria poderosa. O narcotrΓ‘fico afunda a juventude no pΓ’ntano das drogas.
A corrupção moral estÑ presente nas cortes. As instituiçáes estão desacreditadas. Os parlamentos estão sem autoridade moral. A corrupção religiosa é alarmante. O sagrado estÑ sendo vendido.
A depravação moral pode ser vista:
a) Revolução sexual – homossexualismo, infidelidade, falta de freios morais.
b) Rendição Γ s drogas – juventude chafurdada no atoleiro quΓ­mico.
c) Dissolução da famΓ­lia – divΓ³rcio do cΓ΄njuge e dos filhos.
d) ViolΓͺncia urbana – As cidades tornaram-se campo de barbΓ‘rie.
e) A solidΓ£o – No sΓ©culo da comunicação e da rapidez dos transportes, as pessoas estΓ£o morrendo de solidΓ£o, na janela virtual do mundo, a Internet.
d) O Anticristo (v. 15)
O sacrΓ­lego desolador de que fala Daniel aplicou-se ao AntΓ­oco EpifΓ’nio no sΓ©culo II a.C. e tambΓ©m Γ s legiΓ΅es romanas que invadiram JerusalΓ©m em 70 d.C. para fincar uma imagem do imperador dentro do templo. Eles sΓ£o um sΓ­mbolo e um tipo do anticristo que virΓ‘ no tempo do fim.
O EspΓ­rito do anticristo jΓ‘ estΓ‘ operando no mundo. Ele se opΓ΅e e se levanta contra tudo o que Γ© Deus. Ele vai se levantar para perseguir a igreja. NinguΓ©m vai resistir ao seu poder e autoridade. Ele vai perseguir, matar, controlar. Muitos crentes vΓ£o ser mortos e selar seu testemunho com a prΓ³pria morte.
O anticristo nΓ£o Γ© um partido, nΓ£o Γ© uma instituição nem mesmo uma religiΓ£o. Γ‰ um homem sem lei, uma espΓ©cie de encarnação de SatanΓ‘s, que vai agir na forΓ§a e no poder de SatanΓ‘s. Ele serΓ‘ levantado em tempo de apostasia. Vai governar com mΓ£o de ferro. Vai perseguir cruelmente a igreja. Vai blasfemar contra Deus. Mas, no auge do seu poder, Cristo virΓ‘ em glΓ³ria e o matarΓ‘ com o sopro da sua boca. Ele serΓ‘ quebrado sem esforΓ§o humano. Nessa batalha final, o Armagedom, a ΓΊnica arma usada, serΓ‘ a espada afiada que sairΓ‘ da boca do Senhor Jesus.
3. Sinais que indicam o juΓ­zo divino 
a) As guerras (v. 6,7)
Ao longo da história tem havido 13 anos de guerra para cada ano de paz. Desde 1945, após a segunda guerra mundial, o número de guerras tem aumentado vertiginosamente. Registra-se mais de 300 guerras desde então, na formação de naçáes emergentes e na queda de antigos impérios. A despeito dos milhares de tratados de paz, os últimos cem anos foram denominados do século da guerra. Nos últimos cem anos jÑ morreram mais de 200 milháes de pessoas nas guerras.
Segundo pesquisa do Reshaping International Order Report quase 50% de todos os cientistas do mundo (500.000) estão trabalhando em pesquisas de armas de destruição. Quase 40% dos recursos das naçáes são colocadas na pesquisa e fabricação de armas. Falamos de paz, mas gastamos com a guerra. Gastamos mais de um trilhão de dólares por ano em armas e guerras. Poderíamos resolver o problema da fome, do saneamento bÑsico, da saúde pública e da moradia do terceiro mundo com esse dinheiro.
O mundo estÑ encharcado de sangue. Houve mais tempo de guerra do que de paz. A aparente paz do império romano foi subjugada por séculos de conflitos, tensáes, e guerras sangrentas. A Europa foi um palco tingido de sangue de guerras encarniçadas. O século vinte foi batizado com o século da guerra.
Na primeira Guerra Mundial (1914-1918) 30 milhΓ΅es de pessoas foram trucidadas. NinguΓ©m podia imaginar que no mesmo palco dessa barbΓ‘rie, vinte anos depois explodisse outra guerra mundial. A segunda Guerra Mundial (1939-1945) ceifou 60 milhΓ΅es de pessoas. Foi gasto mais de 1 trilhΓ£o de dΓ³lares.
Hoje falamos em armas atΓ΄micas, nucleares, quΓ­micas e biolΓ³gicas. O mundo estΓ‘ em pΓ© de guerra. Temos visto irmΓ£os lutando contra irmΓ£os e tribo contra tribo na AlbΓ’nia, Ruanda, BΓ³snia, Kosovo, ChechΓͺnia, SudΓ£o e Oriente MΓ©dio. SΓ£o guerras tribais na África. Guerras Γ©tnicas na Europa e Ásia. Guerras religiosas na Europa. A cada guerra, erguemos um monumento de paz para comeΓ§ar outra encarniΓ§ada batalha.
b) Os terremotos (v. 7,29)
De acordo com a pesquisa geolΓ³gica dos Estados Unidos:
a) De 1890 a 1930 – houve apenas 8 terremotos medindo 6.0 na escala Rischter.
b) De 1930 a 1960 – Houve 18.
c) De 1960 a 1979 – 64 terremotos catastrΓ³ficos.
d) De 1980 a 1996 – mais de 200 terremotos dramΓ‘ticos.
O mundo estΓ‘ sendo sacudido por terremotos em vΓ‘rios lugares. Os tufΓ΅es e maremotos tΓͺm sepultado cidades inteiras: Desde o ano 79 d.C., no primeiro sΓ©culo, quando a cidade de PompΓ©ia, na a ItΓ‘lia foi sepultada pelas cinzas de VesΓΊvio, o mundo estΓ‘ sendo sacudido por terremotos, maremotos, tufΓ΅es, furacΓ΅es e tempestades. Em 1755 60 mil pessoas morreram por terrΓ­vel terremoto em Lisboa. Em 1906 um terremoto avassalador destruiu a cidade de SΓ£o Francisco na CalifΓ³rnia. Em 1920 a provΓ­ncia de Kansu na China foi arrasada por um terremoto. Em 1923 TΓ³kio foi devastada por um terremoto. Em 1960 o Chile foi abalado por um terremoto que deixou milhares de vΓ­tmas. Em 1970 o Peru foi arrasado por um imenso terremoto.
Nos ΓΊltimos anos vimos o Tissunami na Ásia, invadindo com ondas gigantes cidades inteiras. O furacΓ£o Katrina deixou a cidade de New Orleans debaixo de Γ‘gua. Dezenas de outros tufΓ΅es, furacΓ΅es, maremotos e terremotos tΓͺm sacudido os alicerces do planeta terra, destruΓ­do cidades e levado milhares de pessoas Γ  morte.
Só no século XX houve mais terremotos do que em todo o restante da história. A natureza estÑ gemendo e entrando em convulsão. O aquecimento do planeta estÑ levando os pólos a um derretimento que pode provocar grandes inundaçáes.
Apocalipse 6 fala que as colunas do universo são todas abaladas. O universo entra em colapso. Tudo o que é sólido é balançado. Não hÑ refúgio nem esconderijo para o homem em nenhum lugar do universo. O homem desesperado busca fugir de Deus, esconder-se em cavernas e procurar a própria morte, mas nada nem ninguém podem oferecer refúgio para o homem. Ele terÑ que enfrentar a ira de Deus.
Quando Cristo vier os cΓ©us se desfarΓ£o em estrepitoso estrondo. Deus vai redimir a prΓ³pria da natureza do seu cativeiro. Nesse tempo a natureza vai estar harmonizada. EntΓ£o as tensΓ΅es vΓ£o acabar. A natureza serΓ‘ totalmente transformada.
c) As fomes e epidemias (v. 7; Lc 21. )
A fome Γ© um subproduto das guerras. Gastamos hoje mais de um trilhΓ£o de dΓ³lares com armas de destruição. Esse dinheiro daria para resolver o problema da misΓ©ria no mundo. A fome hoje mata mais que a guerra. O presidente americano Eisenhower, em 1953 disse: “O mundo nΓ£o estΓ‘ gastando apenas o dinheiro nas armas. Ele estΓ‘ despendendo o suor de seus trabalhadores, a inteligΓͺncia dos seus cientistas e a esperanΓ§a das suas crianΓ§as. NΓ³s gastamos num ΓΊnico aviΓ£o de guerra 500 mil sacos de trigo e num ΓΊnico missel casas novas para 800 pessoas”.
A fome é um retrato vergonhoso da perversa distribuição das riquezas. Enquanto uns acumulam muito, outros passam fome. A fome alcança quase 50% da população do mundo. Crianças e velhos, com o rosto cabisbaixo de vergonha, com ventre fuzilado pela dor da fome estonteante, disputam com os cães leprentos os restos apodrecidos das feiras.
Enquanto isso, as epidemias estão se alastrando e apavorando a humanidade: a gripe aviÑria na Ásia assusta o mundo, a aftosa no Brasil mexeu com a nossa economia, a AIDS estÑ crescendo a fazendo milháes de vítimas em todo o mundo.
II. A DESCRIÇÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO 
1. SerΓ‘ repentina – v. 27 
Cristo virΓ‘ como um relΓ’mpago. Γ‰ como o piscar do olho, o faiscar de uma estrela e como o dardejar da calda de um peixe. NinguΓ©m poderΓ‘ se preparar de ΓΊltima hora. Quando o noivo chegar serΓ‘ tarde demais para buscar encher as lΓ’mpadas de azeite. Viver a vida despercebidamente Γ© uma loucura. VocΓͺ estΓ‘ preparado para a vinda do Senhor Jesus. Essa pode ser a sua ΓΊltima oportunidade. JΓ‘ Γ© meia-noite. O noivo estΓ‘ chegando. VocΓͺ estΓ‘ pronto para encontrar-se com ele.
2. SerΓ‘ gloriosa – v. 30 
SerΓ‘ uma vinda pessoal, visΓ­vel, pΓΊblica. Todo o olho o verΓ‘. NΓ£o haverΓ‘ um arrebatamento secreto e sΓ³ depois uma vinda visΓ­vel. Sua vinda Γ© ΓΊnica.
Jesus aparecerΓ‘ no cΓ©u. Ele estarΓ‘ montado em um cavalo branco. Ele virΓ‘ acompanhado de um sΓ©qΓΌito celestial. VirΓ‘ do cΓ©u ao soar da trombeta de Deus. Ele descerΓ‘ nas nuvens, acompanhado de seus santos anjos e dos remidos. Ele virΓ‘ com grande esplendor.
Todos os povos que o rejeitaram vão se lamentar. Aquele serÑ um dia de trevas e não de luz para eles. SerÑ o dia do juízo, onde sofrerão penalidade de eterna destruição. As tribos da terra conscientes de sua condição de perdidos se golpearão nos peitos atemorizados pela exibição da majestade de Cristo em toda a sua glória. O terror dos iníquos descreve-se graficamente em Apocalipse 6.15-17.
3. SerΓ‘ vitoriosa – v. 31 
Jesus virΓ‘ para arrebatar a igreja. Os anjos recolherΓ£o os escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos cΓ©us. Os eleitos de Deus serΓ£o chamados. A BΓ­blia diz que quando Cristo vier, os mortos em Cristo ressuscitarΓ£o primeiro, com corpos incorruptΓ­veis, poderosos, gloriosos, semelhantes ao corpo da glΓ³ria de Cristo. EntΓ£o, os que estiverem vivos serΓ£o transformados e arrebatados para encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor. Aquele dia serΓ‘ de vitΓ³ria. Nossas lΓ‘grimas serΓ£o enxugadas. EntΓ£o entraremos nas bodas do Cordeiro. EntΓ£o ouviremos: Vinde benditos do meu Pai, entrai na posse do Reino.
Jesus virÑ também para julgar aqueles que o traspassaram (v. 30). Ele virÑ julgar vivos e mortos. Aqueles que escaparam da justiça dos homens não poderão escapar do tribunal de Cristo. Naquele dia o dinheiro não os livrarÑ. Naquele dia, o poder político não os ajudarÑ. Eles terão que enfrentar o Cordeiro a quem rejeitaram. Naquele tribunal os ímpios terão testemunhas que se levantarão: suas palavras os condenarão. Suas obras os condenarão. Seus pensamentos os condenarão. Seus pecados escreverão sua sentença de morte eterna.
III. A PREPARAÇÃO PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO 
1. Precedida por avisos claros – v. 32,33 
Quando essas coisas comeΓ§arem a acontecer devemos saber que estΓ‘ prΓ³xima a nossa redenção. A figueira jΓ‘ comeΓ§ou a brotar, os sinais jΓ‘ estΓ£o gritando aos nossos ouvidos. O livro de Apocalipse nos mostra que Deus nΓ£o derrama as taΓ§as do seu juΓ­zo sem antes tocar a trombeta. Os sinais da segunda vinda sΓ£o trombetas de Deus embocadas para a histΓ³ria. Ele estΓ‘ avisando que ele vem. Ele prometeu que vem. “Eis que venho sem demora”. Ele prometeu que assim como foi para o cΓ©u, voltarΓ‘.
A BΓ­blia diz que Jesus virΓ‘ em breve. Os sinais da sua vinda apontam que sua vinda estΓ‘ prΓ³xima. A Palavra de Deus nΓ£o pode falhar. Passa o cΓ©u e a terra, mas a Palavra nΓ£o passa. Essa Palavra Γ© verdadeira. Prepare-se para encontrar-se com o Senhor seu Deus!
2. SerΓ‘ imprevisΓ­vel – v. 36 
NinguΓ©m pode decifrar esse dia. Ele pertence exclusivamente Γ  soberania de Deus. Quando os discΓ­pulos perguntaram a Jesus sobre esse assunto, ele respondeu: “NΓ£o vos compete saber tempos ou Γ©pocas que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade”. Daquele dia nem os anjos nem o Filho sabem. Aqueles que marcaram datas fracassaram. Aqueles que se aproximam das profecias com curiosidade frΓ­vola e com o mapa escatolΓ³gico nas mΓ£os sΓ£o apanhados laborando em grave erro.
SE nΓ³s nΓ£o sabemos o dia nem a hora, seremos tidos por loucos se vivermos despercebidamente.
3. SerΓ‘ inesperada – v. 37-39 
Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração diluviana. Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem da hora. Comer, beber, casar e dar-se em casamento não são coisas mÑs. Fazem parte da rotina da vida. Mas, viver a vida sem se aperceber que Jesus estÑ preste a voltar é viver como a geração diluviana. Quando o dilúvio chegou pegou a todos de surpresa.
Muitos hoje estΓ£o comprando, vendendo, casando, viajando, descansando, jogando, brincando, pecando; esses vΓ£o continuar vivendo despercebidamente atΓ© o dia que Jesus virΓ‘. EntΓ£o, serΓ‘ tarde demais. NΓ£o hΓ‘ nada de mal no que estΓ£o fazendo. Mas quando os homens estiverem tΓ£o envolvidos em coisas boas em si ao ponto de esquecerem de Deus, estarΓ£o entΓ£o maduras para o juΓ­zo.
4. SerΓ‘ para o juΓ­zo – v. 40,41 
Naquele dia serÑ tarde demais para se preparar. HaverÑ apenas dois grupos: os que vão desfrutar das bem-aventuranças eternas e os que vão ficar para o juízo. Dois estarão no campo um serÑ levado e o outro deixado. Duas estarão trabalhando no moinho, uma serÑ tomada e a outra deixada. Tomados para Deus, deixados para o juízo eterno. A lição aqui é a mesma. Os anjos tomarão uns para viverem com o Senhor para sempre e os outros serão deixados para o juízo de condenação eterna.
A segunda vinda de Cristo pΓ΅e fim a todas as esperanΓ§as. NΓ£o tem segunda chamada. NΓ£o tem mais chance de salvação. Naquela a porta da oportunidade estarΓ‘ fechada. Em vΓ£o as virgens nΓ©scias baterΓ£o. Em vez os homens clamarΓ£o por clemΓͺncia. A vinda de Cristo Γ© ΓΊnica e logo em seguida ele se assentarΓ‘ no trono da sua glΓ³ria para o grande julgamento.
5. Necessidade de vigilΓ’ncia – v. 42-44 
A palavra de ordem de Jesus Γ©: Vigiai! Esse dia serΓ‘ como a chegada de um ladrΓ£o: Jesus vem de surpresa, sem aviso prΓ©vio, sem telegrama. Γ‰ preciso vigiar. Γ‰ preciso estar preparado. NΓ£o sabemos nem o dia nem a hora. Precisamos viver apercebidos.
Aqueles que andam em trevas serΓ£o apanhados de surpresa. NΓ³s, porΓ©m, somos filhos da luz. Devemos viver em santa expectativa da segunda vinda de Cristo, orando sempre, “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”.
CONCLUSΓƒO 
Jesus termina seu discurso profético, contando uma parÑbola acerca do Senhor que viajou e encarregou seus bens e seus servos nas mãos de dois encarregados (v. 45-51). A preparação para a vinda do Senhor é servi-lo com fidelidade.
1. O servo fiel
Um deles cuidou com zelo de tudo, sabendo que haveria de prestar contas ao seu Senhor. Seu senhor chegou e lhe galardoou com privilΓ©gios.
2. O servo infiel 
O outro pensou: “Meu senhor vai demorar muito”. EntΓ£o passou a espancar os companheiros e comer e beber com os Γ©brios. O seu senhor entΓ£o, virΓ‘ em dia em que ele nΓ£o espera e o castigarΓ‘ e sua sorte com os hipΓ³critas, onde hΓ‘ choro e ranger de dentes.
Esse servo demonstrou trΓͺs atitudes: 
1) Despreocupação; 
2) Desalmado; 
3) Dissipação.
Como vocΓͺ estΓ‘ vivendo: em santidade ou desprezando o seu senhor, porque julga que ele vai demorar. Acerte sua vida com Jesus. Em breve ele chamarΓ‘ vocΓͺ para prestar conta da sua administração. Viva hoje como se ele fosse voltar amanhΓ£. O dia final se aproxima.

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes

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