Como viver do modo digno de Deus
Referรชncia: 1 TESSALONICENSES 4:1-12
INTRODUรรO
• A vida cristรฃ pode ser comparada a uma caminhada. De fato essa รฉ uma das figuras prediletas do apรณstolo Paulo: “Andai do modo digno da vossa vocaรงรฃo” (Ef 4:1). “Andai nรฃo como os gentios andam” (Ef 4:17). “Andai em amor” (Ef 5:2). “Andai como filhos da luz” (Ef 5:8).
• “Porque nรณs andamos por fรฉ e nรฃo pelo que vemos” (2 Co 5:7). Andar sugere progresso e nรณs devemos fazer progresso na vida cristรฃ (Fp 3:13-16). Ao fim da caminhada estaremos com Deus. “Enoque andou com Deus e jรก nรฃo era porque Deus o tomou para si” (Gn 5:24).
• Paulo descreveu trรชs tipos de caminhos para o cristรฃo seguir:
• “Porque nรณs andamos por fรฉ e nรฃo pelo que vemos” (2 Co 5:7). Andar sugere progresso e nรณs devemos fazer progresso na vida cristรฃ (Fp 3:13-16). Ao fim da caminhada estaremos com Deus. “Enoque andou com Deus e jรก nรฃo era porque Deus o tomou para si” (Gn 5:24).
• Paulo descreveu trรชs tipos de caminhos para o cristรฃo seguir:
I. ANDAR EM SANTIDADE – V. 1-8
• O clima moral do Impรฉrio Romano era absolutamente degradante. A imoralidade era algo comum em todas as camadas da sociedade. Dos 15 imperadores, 14 eram homossexuais. A luxรบria estava presente nos palรกcios e nas choupanas. Sรชneca dizia que as mulheres casavam-se para divorciar e se divorciavam para casar.
• A sociedade grega estava acostumada com a sexualidade imiscuida com prรกticas religiosas. Tessalรดnica era uma cidade grega encharcada de sensualidade. A velha moralidade travestiu-se de nova moralidade. Vivemos numa sociedade decadente moralemente, onde nรฃo hรก valores abslutos. A promulgaรงรฃo do casamento gay, a idรฉia de que o casamento รฉ uniรฃo informal que nรฃo precisa de papel. O casamento รฉ heterosexual, monogรขmico, monossomรกtico e indissolรบvel.
• Paulo vai dizer que as intruรงรตes que vai passar nรฃo sรฃo novas e que sรฃo dadas atravรฉs de Jesus (v. 1).
• Paulo deu quatro razรตes porque devemos viver uma vida santa e abster-nos da impureza:
• A sociedade grega estava acostumada com a sexualidade imiscuida com prรกticas religiosas. Tessalรดnica era uma cidade grega encharcada de sensualidade. A velha moralidade travestiu-se de nova moralidade. Vivemos numa sociedade decadente moralemente, onde nรฃo hรก valores abslutos. A promulgaรงรฃo do casamento gay, a idรฉia de que o casamento รฉ uniรฃo informal que nรฃo precisa de papel. O casamento รฉ heterosexual, monogรขmico, monossomรกtico e indissolรบvel.
• Paulo vai dizer que as intruรงรตes que vai passar nรฃo sรฃo novas e que sรฃo dadas atravรฉs de Jesus (v. 1).
• Paulo deu quatro razรตes porque devemos viver uma vida santa e abster-nos da impureza:
1. Para agradar a Deus – v. 1
• Todo mundo vive para agradar alguรฉm:
1) Muitas pessoas vivem para agradar a si mesmas – O cristรฃo nรฃo pode viver apenas para agradar a si mesmo (Rm 15:1).
2) Nรณs devemos estar atentos sobre a questรฃo de agradar aos outros – O apรณstolo disse: “Se eu fosse agradar a homens eu nรฃo seria servo de Cristo” (Gl 1:10; 1 Ts 2:4).
3) Agradar a Deus deve ser o nosso principal objetivo de vida – Jesus viveu para agradar o Pai.
4) Agradar o homem รฉ muito mais do que simplesmente obedecรช-lo – ร possรญvel obedecer a Deus e nรฃo agradรก-lo. Jonas obedeceu a Deus e fez o que ele mandou, mas o seu coraรงรฃo nรฃo estava naquele projeto. Deus abenรงoou sua Palavra, mas nรฃo pรดde abenรงoar o seu servo.
2. Para obedecer a Deus – v. 2-3
• Quando Paulo esteve com a igreja em Tessalรดnica, ele deu os mandamentos de Deus concernentes ร pureza moral. A palavra “instruรงรฃo” รฉ um termo militar. Ela se refere ร ordens dadas de um superior para um inferior. Nรณs somos soldados do exรฉrcito de Deus. Nรณs devemos aprender a obedecer ordens.
• Em 1 Ts 4:3 Paulo relembrou a esses novos crentes que imoralidade sexual nรฃo agrada a Deus. Deus criou o sexo e ele tem autoridade para governar seu uso. Desde o comeรงo Deus estabeleceu o casamento como uma uniรฃo sagrada entre um homem e uma mulher. Deus criou o sexo tanto para a procriaรงรฃo como para o deleite do casal. Os mandamentos de Deus acerca do sexo nรฃo sรฃo com o propรณsito de roubar as pessoas da alegria, mas protegรช-las, para que elas nรฃo percam a alegria. O mandamento bรญblico “Nรฃo adulterarรกs” levanta uma muralha ao redor do casamento, fazendo do casamento nรฃo uma prisรฃo, mas um lindo jardim.
• A ordem bรญblica รฉ “abstende-vos da prostituiรงรฃo (porneia)”. Nem a teologia liberal, nem a filosofia ou psicologia podem alterar essa ordem. Atravรฉs de toda a Bรญblia Deus traz advertรชncias sobre os pecados sexuais e essas advertรชncias devem ser observadas.
• Em 1 Ts 4:3 Paulo relembrou a esses novos crentes que imoralidade sexual nรฃo agrada a Deus. Deus criou o sexo e ele tem autoridade para governar seu uso. Desde o comeรงo Deus estabeleceu o casamento como uma uniรฃo sagrada entre um homem e uma mulher. Deus criou o sexo tanto para a procriaรงรฃo como para o deleite do casal. Os mandamentos de Deus acerca do sexo nรฃo sรฃo com o propรณsito de roubar as pessoas da alegria, mas protegรช-las, para que elas nรฃo percam a alegria. O mandamento bรญblico “Nรฃo adulterarรกs” levanta uma muralha ao redor do casamento, fazendo do casamento nรฃo uma prisรฃo, mas um lindo jardim.
• A ordem bรญblica รฉ “abstende-vos da prostituiรงรฃo (porneia)”. Nem a teologia liberal, nem a filosofia ou psicologia podem alterar essa ordem. Atravรฉs de toda a Bรญblia Deus traz advertรชncias sobre os pecados sexuais e essas advertรชncias devem ser observadas.
• PORNEIA = abuso geral do sexo. Uso ilรญcito dos impulsos sexuais. Acabe com a moralidade de um povo e vocรช o exterminarรก. O Impรฉrio Romano sรณ caiu nas mรฃos dos Bรกrbaros porque jรก estava minado pela imoralidade. A pornografia รฉ hoje um cรขncer na sociedade. Estatรญstica de 2001: 75% homens e 63% mulheres sรฃo infiรฉis. A revoluรงรฃo da dรฉcada de 60 com os Beatles e os Hippies levaram a juventude mundial a uma reviravolta dos valores: rock, drogas e sexo. A virgindade passou a ser um tabu. O homossexualismo uma opรงรฃo legรญtima. O adultรฉrio uma escapada estratรฉgica.
3. Para glorificar a Deus – v. 4-5
• Este รฉ o lado positivo do mandamento. Os cristรฃos devem ser diferentes dos nรฃo convertidos. Os gentios (nรฃo salvos) nรฃo conhecem a Deus. Portanto, eles vivem impiamente. Mas nรณs conhecemos a Deus, e nรณs somos desafiados a glorificar a Deus nesse mundo.
• “saiba possuir o prรณprio corpo” – Tem dois significados bรกsicos: 1) controlar o seu corpo – Isso porque os nossos corpos sรฃo vasos de Deus (2 Co 4:7; 2 Tm 2:20-21). O nosso corpo รฉ o “naos”, o santo dos santos, a catedral existencial do Espรญrito Santo. O crente precisa se vestir para a glรณria de Deus. Ele precisa namorar para a glรณria de Deus. 2) como obter a esposa – O namoro e o noivado devem ser puros. A esposa รฉ chamada de vaso mais frรกgil (1 Pe 3:7). Quando um homem age com impureza com uma jovem ou mulher casada, ele defrauda seu pai ou seu marido. Mesmo que a vรญtima nรฃo venha descobrir, Deus รฉ o vingador.
• Eu prefiro a primeira interpretaรงรฃo, visto que Paulo estรก falando a todos os crentes e nรฃo apenas aos casados. O crente que peca que comete pecado sexual estรก cometendo pecado contra o seu prรณprio corpo (1 Co 6:19-20).
• “Nรฃo com o desejo de lascรญvia como os gentios que nรฃo conhecem a Deus” = Os gentios usam seus corpos com lascรญvia porque nรฃo conhecem a Deus. Eles agem com impureza porque nรฃo conhecem a Deus. A imoralidade รฉ o modus operandi dos gentios porque eles nรฃo conhecem a Deus. Ou serรก que tambรฉm dos cristรฃos. Tito 1:16: “No tocante a Deus professam conhecรช-lo, mas o negam por suas obras”.
• “e com esta matรฉria ninguรฉm ofenda nem defraude a seu irmรฃo” = Defraudar รฉ despertar um sentimento ou desejo no outro que nรฃo pode ser licitamente satisfeito. O perigo de ficar no limite. Muitas pessoas se vestem para se tornar atraentes: roupas provocantes, gestos, etc.
• “saiba possuir o prรณprio corpo” – Tem dois significados bรกsicos: 1) controlar o seu corpo – Isso porque os nossos corpos sรฃo vasos de Deus (2 Co 4:7; 2 Tm 2:20-21). O nosso corpo รฉ o “naos”, o santo dos santos, a catedral existencial do Espรญrito Santo. O crente precisa se vestir para a glรณria de Deus. Ele precisa namorar para a glรณria de Deus. 2) como obter a esposa – O namoro e o noivado devem ser puros. A esposa รฉ chamada de vaso mais frรกgil (1 Pe 3:7). Quando um homem age com impureza com uma jovem ou mulher casada, ele defrauda seu pai ou seu marido. Mesmo que a vรญtima nรฃo venha descobrir, Deus รฉ o vingador.
• Eu prefiro a primeira interpretaรงรฃo, visto que Paulo estรก falando a todos os crentes e nรฃo apenas aos casados. O crente que peca que comete pecado sexual estรก cometendo pecado contra o seu prรณprio corpo (1 Co 6:19-20).
• “Nรฃo com o desejo de lascรญvia como os gentios que nรฃo conhecem a Deus” = Os gentios usam seus corpos com lascรญvia porque nรฃo conhecem a Deus. Eles agem com impureza porque nรฃo conhecem a Deus. A imoralidade รฉ o modus operandi dos gentios porque eles nรฃo conhecem a Deus. Ou serรก que tambรฉm dos cristรฃos. Tito 1:16: “No tocante a Deus professam conhecรช-lo, mas o negam por suas obras”.
• “e com esta matรฉria ninguรฉm ofenda nem defraude a seu irmรฃo” = Defraudar รฉ despertar um sentimento ou desejo no outro que nรฃo pode ser licitamente satisfeito. O perigo de ficar no limite. Muitas pessoas se vestem para se tornar atraentes: roupas provocantes, gestos, etc.
4. Para escapar do julgamento de Deus – v. 6-8
• Um membro de igreja criticou o pastor porque ele estava pregando sobre o pecado na vida dos crentes. O membro dizia que o pecado na vida do crente รฉ diferente do que na vida do รญmpio. O pastor, entรฃo, respondeu: “Sim รฉ diferente, o pecado na vida do crente รฉ pior”.
• Enquanto รฉ verdade que o cristรฃo nรฃo estรก sob condenaรงรฃo (Jo 5:24; Rm 8:1), รฉ tambรฉm verdade que hรก uma farta colheita de sofrimento quando se semeia na carne (Gl 6:6-7). Quando o rei Davi cometeu adultรฉrio, ele tentou esconder o seu pecado (Sl 32). Quando Davi confessou o seu pecado, Deus o perdoou, mas Deus nรฃo pรดde mudar as consequรชncias. Davi colheu o que ele semeou, e isso foi uma dolorosa experiรชncia para ele.
• Eleiรงรฃo nรฃo รฉ uma escusa para pecar, mas um encorajamento para a santidade. “Deus nรฃo nos chamou para a impureza, mas para a santificaรงรฃo” (4:7). “Assim como รฉ santo aqueles que vos chamou, sede vรณs tambรฉm santos” (1 Pe 1:15).
• Um andar santo envolve um correto relacionamento com Deus Pai que nos chamou, com Deus Filho que morreu por nรณs e com o Deus Espรญrito Santo que habita em nรณs. ร a presenรงa do Espรญrito Santo que faz os nossos corpos o templo de Deus (1 Co 6:10-20). Alรฉm do mais รฉ por andarmos no Espรญrito que triunfamos sobre os desejos da carne (Gl 5:16ss).
• Razรตes para buscarmos a santidade do sexo: 1) Porque o Senhor contra todas essas coisa รฉ o vingador: Muita gente tem brincado com Deus na รกrea do sexo como Sansรฃo e acabado cego e preso. A Bรญblia diz que de Deus nรฃo se zomba. Veja 1 Co 6:9; Ef. 5:5-6; Ap 21:8. 2) Porque Deus nรฃo nos chamou para a impureza em sim para a santificaรงรฃo: Nรฃo podemos inverter o propรณsito de Deus em nossa vida. Ele nos elegeu antes da fundaรงรฃo do mundo para sermos santos. 3) Quem despreza a santificaรงรฃo, despreza a Deus: Quem se entrega ร impureza rechaรงa a Deus. A situaรงรฃo nรฃo รฉ: como eu vou ficar agora diante dos meus irmรฃos, da minha igreja, da minha famรญlia. Mas, como vou ficar diante de Deus. 4) Quem pratica a impureza monospreza o recurso que Deus oferece para uma vida santa: O Espรญrito Santo nos foi dado como santificador. “Andai no Espรญrito e jamais satisfareis as obras do carne”. Andar em impureza รฉ entristecer o Espรญrito Santo, รฉ apagar o Espรญrito Santo, รฉ ultrajar o Espรญrito Santo. Deus nรฃo apenas nos chama para a santidade, mas nos dรก poder para vivermos uma vida santa.
• Enquanto รฉ verdade que o cristรฃo nรฃo estรก sob condenaรงรฃo (Jo 5:24; Rm 8:1), รฉ tambรฉm verdade que hรก uma farta colheita de sofrimento quando se semeia na carne (Gl 6:6-7). Quando o rei Davi cometeu adultรฉrio, ele tentou esconder o seu pecado (Sl 32). Quando Davi confessou o seu pecado, Deus o perdoou, mas Deus nรฃo pรดde mudar as consequรชncias. Davi colheu o que ele semeou, e isso foi uma dolorosa experiรชncia para ele.
• Eleiรงรฃo nรฃo รฉ uma escusa para pecar, mas um encorajamento para a santidade. “Deus nรฃo nos chamou para a impureza, mas para a santificaรงรฃo” (4:7). “Assim como รฉ santo aqueles que vos chamou, sede vรณs tambรฉm santos” (1 Pe 1:15).
• Um andar santo envolve um correto relacionamento com Deus Pai que nos chamou, com Deus Filho que morreu por nรณs e com o Deus Espรญrito Santo que habita em nรณs. ร a presenรงa do Espรญrito Santo que faz os nossos corpos o templo de Deus (1 Co 6:10-20). Alรฉm do mais รฉ por andarmos no Espรญrito que triunfamos sobre os desejos da carne (Gl 5:16ss).
• Razรตes para buscarmos a santidade do sexo: 1) Porque o Senhor contra todas essas coisa รฉ o vingador: Muita gente tem brincado com Deus na รกrea do sexo como Sansรฃo e acabado cego e preso. A Bรญblia diz que de Deus nรฃo se zomba. Veja 1 Co 6:9; Ef. 5:5-6; Ap 21:8. 2) Porque Deus nรฃo nos chamou para a impureza em sim para a santificaรงรฃo: Nรฃo podemos inverter o propรณsito de Deus em nossa vida. Ele nos elegeu antes da fundaรงรฃo do mundo para sermos santos. 3) Quem despreza a santificaรงรฃo, despreza a Deus: Quem se entrega ร impureza rechaรงa a Deus. A situaรงรฃo nรฃo รฉ: como eu vou ficar agora diante dos meus irmรฃos, da minha igreja, da minha famรญlia. Mas, como vou ficar diante de Deus. 4) Quem pratica a impureza monospreza o recurso que Deus oferece para uma vida santa: O Espรญrito Santo nos foi dado como santificador. “Andai no Espรญrito e jamais satisfareis as obras do carne”. Andar em impureza รฉ entristecer o Espรญrito Santo, รฉ apagar o Espรญrito Santo, รฉ ultrajar o Espรญrito Santo. Deus nรฃo apenas nos chama para a santidade, mas nos dรก poder para vivermos uma vida santa.
II. ANDAR EM HARMONIA – V. 9-10
1. A transiรงรฃo da santidade para o amor รฉ natural. Assim como o amor de Deus รฉ santo, o nosso amor por Deus e de uns pelos outros deve tambรฉm ser motivado por um viver santo. Quanto mais nรณs vivemos com Deus, mais nรณs vamos amar uns aos outros. Se um cristรฃo realmente ama a seu irmรฃo, ele nรฃo vai pecar contra ele (4:6).
2. Deus Pai nos ensinou a amar quando ele nos deu Cristo para morrer por nรณs. O Filho nos ensinou a amar quando nos deu um novo mandamento (Jo 13:34,35) e o Espรญrito nos ensinou a amar quando ele derramou o amor de Deus em nossos coraรงรตes.
3. O amor รฉ o sistema circulatรณrio do corpo de Cristo.
4. O amor fraternal รฉ ordenanรงa de Deus para a igreja (4:9).
5. O amor fraternal รฉ para ser exercido sem fronteiras, a todos, aos de perto e aos de longe (4:10).
6. O amor fraternal pode crescer sempre (4:10).
2. Deus Pai nos ensinou a amar quando ele nos deu Cristo para morrer por nรณs. O Filho nos ensinou a amar quando nos deu um novo mandamento (Jo 13:34,35) e o Espรญrito nos ensinou a amar quando ele derramou o amor de Deus em nossos coraรงรตes.
3. O amor รฉ o sistema circulatรณrio do corpo de Cristo.
4. O amor fraternal รฉ ordenanรงa de Deus para a igreja (4:9).
5. O amor fraternal รฉ para ser exercido sem fronteiras, a todos, aos de perto e aos de longe (4:10).
6. O amor fraternal pode crescer sempre (4:10).
III. ANDAR EM HONESTIDADE – V. 11-12
1. Agora a รชnfase nรฃo รฉ o amor entre os irmรฃos, mas o testemunho para com os de fora. O cristรฃo nรฃo apenas tem o compromisso de amar os irmรฃos, mas tambรฉm dar um bom testemunho aos de fora da igreja.
2. Os cristรฃos precisam ter uma vida financeira controlada para nรฃo dar mal testemunho aos de fora (4:11-12).
3. Infelizmente algumas pessoas nรฃo entenderam a doutrina da segunda vinda de Cristo e abandonaram seus empregos com o propรณsito de ficar esperando a volta de Cristo. Isso significou que eles precisaram ser assistidos financeiramente por outros crentes. Isso significou que eles nรฃo pagaram suas prรณprias contas e isso gerou um mal testemunho entre os incrรฉdulos (4:11-12).
4. O perigo do consumismo. O perigo do cartรฃo de crรฉdito. O perigo de comprar coisas que nรฃo precisamos, com o dinheiro que nรฃo temos, para impressionar as pessoas que nรฃo conhecemos. Hรก muitos crentes que defendem a ortodoxia, mas nรฃo pagam suas contas. As pessoas procuram a igreja nรฃo por causa da sua doutrina, mas por ter ela melhores homens.
5. Crentes que nรฃo cuidam de seus prรณprios negรณcios acabam se envolvendo na vida dos outros e causando problemas. Quando um crente fica sem trabalho, ele dรก trabalho. Quando estamos envolvidos no nosso prรณprio trabalho, nรฃo temos tempo para nos envolvermos nos negรณcios alheios.
6. Devemos agir com prudรชncia com os que sรฃo de fora (Cl 4:5). O cristรฃo deve trabalhar por vรกrios motivos:
1) O trabalho รฉ bรชnรงรฃo รฉ nรฃo maldiรงรฃo;
2) O trabalho engrandece o carรกter e cria divisas;
3) O trabalho provรช para nรณs e nossa famรญlia;
4) O trabalho nos capacita a ajudar os outros.
2) O trabalho engrandece o carรกter e cria divisas;
3) O trabalho provรช para nรณs e nossa famรญlia;
4) O trabalho nos capacita a ajudar os outros.
Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes.
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