O QUE É UMA IGREJA?
A igreja não é um edifício construído com blocos de cimento. É um edifício construído com pedras vivas. (1 Pedro 2.5 “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”).
A igreja é uma comunidade de pessoas que foram compradas pelo precioso sangue de Jesus Cristo e chamadas para fazer parte da família de Deus. (Efésios 2.19“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,)
A igreja é o corpo de Cristo onde quer que esteja reunida (1 Coríntios 12.27 “Ora, vós sois corpo de Cristo, e, individualmente seus membros”).
Igreja vem do grego (εκκλησία [ekklesia]) que traduzido significa, literalmente: “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor...
A igreja como o corpo deve ter uma cabeça. (Efésios 1.22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja).
A cabeça da igreja não é o pastor. Certa vez ouvi uma mensagem em que o pregador dizia que muitos pastores tem que devolver a igreja para Jesus. O dono da igreja é o Senhor Jesus, não é o pastor e nem os seus membros...
A igreja não é um clube... É uma instituição divina...
Toda igreja que reconhece que é um corpo e que tem Jesus como cabeça, reconhecerá também que é uma instituição divina.
O Senhor Jesus prometeu que Sua igreja nunca morreria. (Mateus 16:18 “... Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”)
A igreja também é chamada de: - A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) - O Rebanho de Deus (Atos 20:28). - Assembleia dos Santos (Salmo 89.7)
Você já faz parte desta igreja do Senhor Jesus?
Esta série de mensagens tem por objetivo apresentar as Marcas de uma Igreja Saudável, mas alem de compreendermos o que é uma igreja, precisamos também entender que:
UMA IGREJA SAUDÁVEL, NÃO É SINÔNIMO DE IGREJA PERFEITA!
A quantidade de igrejas nos dias de hoje é algo inimaginável, muitas delas pregam que somente a sua denominação detém a verdade...
No meio Batista, por exemplo, temos:
ü Batista independente;
ü Batista da Convenção;
ü Batista Regular;
ü Batista do sétimo dia (1801 Inglaterra);
ü Batista Nacional;
ü Batista Bíblica;
ü Batista bíblica Fundamentalista;
ü E outras mais que não estão nesta pesquisa...
Uma das frases que ouvi em um congresso foi: “quando uma denominação defende que somente ela detém a verdade deixa de ser igreja e passa a ser uma seita...” (Pr. Paulo Sérgio).
Embora exista uma grande diversidade de igrejas não podemos dizer que essa ou aquela é mais perfeita. O que aprendemos através da Bíblia é que Deus exorta a analisar se a igreja é verdadeira.
Somos corpo, e como corpo, podemos ser saudáveis porem, não somos perfeitos...
A Igreja teve seu início em Jerusalém, na primeira metade do século I. (E Deus usou seus discípulos imperfeitos para iniciarem uma igreja saudável...).
Uma comparação curiosa
“Podemos comparar a Igreja a um repolho que se fecha ou a uma rosa que se abre. Diante das dificuldades, como igreja, você pode ir se fechando com o tempo ou se abrindo cada vez mais mostrando sua beleza e aroma até se despetalar espalhando-se por onde o vento levar”.
O apóstolo Paulo disse em Filipenses 3.12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Certa vez um membro de uma igreja chegou para o pastor e disse: Pastor, eu tenho observado que a nossa igreja há anos está sempre em obras, quando terminamos uma, começamos outra. O pastor analisou aquela observação e disse. Eu e você também! E completou: nós deveríamos andar com uma placa dizendo: “Estamos em obras”
Efésios 2:22 “no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”
Efésios 4.13 “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.
Filipenses 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
Conclusão
Quantos de nós ansiamos que a igreja de Jesus Cristo que somos nós seja uma igreja saudável?
Se desejarmos isto, devemos primeiramente saber: o que é uma igreja e reconhecer que uma igreja saudável não é sinônimo de igreja perfeita.
Pregado por Pastor Luiz Roberto Faustino
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++
Nenhum comentário:
Postar um comentário