TRÊS LEIS PARA
O DISCÍPULO DE CRISTO
- O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como seu senhor – Mt 10.24
- O discípulo não esta acima do seu mestre; todo aquele, porem, que for bem instruído será como o seu mestre – Lc 6.40
- O Senhor Jesus em seu imortal ensino, deixou para os seus discípulos, leis que visam o bom desempenho do ministério que Ele confiou a cada um daqueles que foram chamados por Deus para a sua obra.
AS LEIS DEIXADAS POR CRISTO PARA OS SEUS DISCÍPULOS
1. A LEI DA LIMITAÇÃO: O MESTRE É O LIMITE
- O discípulo não está acima do seu mestre, assim Jesus enunciou o principio que rege a vida do professor e do aluno ou do mestre e seu discípulo.
- O máximo que um discípulo pode chegar, depois de aprender tudo é ser igual ao seu mestre. Entendemos com isso que o mestre e o limite de desenvolvimento do discípulo.
- Jesus mesmo disse: Aprendei de mim.
2. A LEI DA IMITAÇÃO: O MESTRE COMO O VERDADEIRO EXEMPLO
“Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não e maior que o seu senhor, nem o enviado maior do aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (Jo 13.15-17)
- O exemplo deixado por Cristo deve ser seguido por todos aqueles que diz ser seu discípulo.
- Paulo, um exemplo a ser imitado – I Co 11.1
- Pedro nos exorta a seguir as pisadas do Mestre – I Ped 2.21-23
- O apostolo João assim nos orienta:
“aquele que diz que permanece nele(em Cristo), deve andar como Ele (Cristo) andou” I Jô 2.6
- O exemplo belíssimo da igreja de Tessalônica deve chamar a nossa atenção, veja:
”Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.” I Ts 1.6,7.
- Mirem-se nestes exemplos e serás um discípulo de muito valor.
- Exemplos de mestres a não serem seguidos: Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Core – Jd v.11
Aqui esta um quadro de mestres a não serem imitados:
- O caminho de Caim – símbolo de traição, avareza, concupiscência
- O erro de Balaão – símbolo de cobiça, avareza, ganância, uso indevido dos dons espirituais, um típico profeta de aluguel, um mercadejador da fé - A revolta de Core – representa a cisma, a usurpação da autoridade legitima e a revolta.
- Mestres assim geram filhos espirituais da pior qualidade.
Veja os filhos espirituais de Core:
Alexandre, o Latoeiro – II Tm 4.14;
Himineu – I Tm 1.20;
Janes e Jambres – II Tm 3.8;
Diotrefes – III Jô v.9
3. A LEI DA PARTICIPAÇÃO: O MESTRE É A CONSEQUÊNCIA
- São palavras do Senhor Jesus:
“lembrai-vos da palavra que vos disse: não e o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vos outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (Jô 15.20)
- Advertência e Privilegio. O discípulo participa da vida e obra do mestre. Na verdade o discípulo é a continuidade da obra do mestre.
- Como discípulos de Cristo temos muitos privilégios, mas temos uma grande responsabilidade.
Vejamos a luz da Bíblia alguns privilégios e responsabilidades que nos conferiu o nosso amado Mestre:
PRIVILÉGIOS:
“Fiel e Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” I Co 1.9
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” Ef 1.3
“Vos, porem, sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de anunciar as obras daqueles que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” I Ped 2.9
RESPONSABILIDADES:
“Assim, pos, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, alem disso, o que se requer dos despenseiros e que cada um deles seja encontrado fiel” – I Co 4.1,2
“Pois assim me disse o Senhor:Vai, põe o atalaia, e ele que diga o que vir.Quando vir uma tropa de cavaleiros de dois a dois, uma tropa de jumentos e uma tropa de camelos, ele que escute diligentemente com grande atenção.Então, o atalaia gritou como um leão: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pe continuamente durante o dia e de guarda me ponho noites inteiras.” Is 21.6-8
“Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes” Ez 2.1,7.
Conclusão:
- Que o Senhor Jesus na sua infinita graça, sabedoria e amor, nos ajude a sermos cumpridores das leis que Ele nos deixou, para que naquele grande dia possamos receber nosso inteiro galardão.
A Ele a honra e Glória não só hoje como no dia da eternidade. Amem!.
Por: José Carlos Alexandre Ass. de Deus Parque Amorim - Rio de Janeiro “Ao Rei consagro o que fiz” Sl 45.1
++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
Nenhum comentário:
Postar um comentário