A igreja como
agente transformador
na história
Referência: Mateus 5.13-16
INTRODUÇÃO
1. A igreja e o mundo são essencialmente diferentes
- A igreja é chamada do mundo, está no mundo, mas não é mundo, antes chama do mundo aqueles que devem pertencer à família de Deus;
- A igreja só é relevante quando é totalmente diferente do mundo. A amizade da igreja com o mundo é uma desastre (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17; Rm 12.2).
- Quando a igreja tenta imitar o mundo para atrair o mundo, ela perde sua capacidade transformadora.
2. A igreja exerce um papel restringidor na corrupção do mundo A igreja é o sal da terra:
a) Coíbe a decomposição;
b) Preserva da corrupção;
c) Dá sabor;
d) Provoca sede; Sem a presença da igreja o mundo tornar-se-ia um ambiente insuportável para se viver. A igreja é o grande freio moral do mundo.
3. A igreja exerce um papel positivo de transformação no mundo A igreja é a luz do mundo:
a) A luz é símbolo da verdade
b) A luz é símbolo da pureza
c) A luz é símbolo da vida
d) A luz dá direção – estrada
e) A luz aquece – no frio
f) A luz gera vida – fotossíntese.
I. QUANDO A IGREJA DEIXA DE SER UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA
1. Quando ela confunde o evangelho com mero comportamentalismo legalista
- O cristianismo não é o behaviorismo de Watson. Não é apenas mudança de esteriotipo. Não é verniz, fachada. Não é produzir crentes em série com clichês de massa. Não é usar o mesmo estilo de roupa, cabelo.
- A nossa secretária Isabel: o pastor proíbe-a de pintar o cabelo, de ir à praia, de usar brinco.
Exemplo: o pastor que deu uma surra na filha por cortas as pontas do cabelo e a menino tirou sua vida.
2. Quando confunde evangelho com o platonismo cristão - Platão divorciou o espiritual do material.
- O mundo real era o mundo das idéias. O corpo era apenas a prisão da alma. Isso levou:
1) Ascetismo;
2) Licenciosidade;
- Essa visão gerou o gnosticismo do primeiro século – que desvalorizava o corpo. Torna-se uma espiritualidade de fuga, de escapismo.
- Essa visão produziu também o Pietismo do século XVII – O pietismo saiu de um extremo: ortodoxia sem piedade para o outro extremo: piedade sem ortodoxia. Deus está interessado na alma e não no corpo.
- Essa visão gerou o movimento Quaker – Tremor. O que importa não é a verdade, mas a luz interior. A verdade subjetiva é mais importante que a verdade objetiva. Experiência é mais importante do que a Palavra.
3. Quando confunde o evangelho com um cristianismo de gueto
- Muitas pessoas ao se tornarem crentes se isolam das outras pessoas, se trancam numa estufa, numa redoma de vidro, numa bolha espiritual se tornam sal no saleiro e depois sal insípido.
- Elas não se apresentam, não se inserem, não influenciam, não salgam, não resplandecem. Tornam-se anti-sociais e conformistas.
Exemplo: os cristãos que na Idade Média se isolaram nos mosteiros e conventos.
4. Quando confunde o evangelho com o misticismo religioso
- Nós somos uma cultura mística:
1) Pagelança indígena;
2) Idolatria do Catolicismo Romano;
3) O misticismo da kardecismo europeu;
4) A magia dos cultos afro-brasileiros procedentes da África.
- O catolicismo durou séculos induziu o povo a crer no misticismo: relíquias, santos, rezas, penitências.
- Hoje algumas igrejas neo-pentecostais, principalmente a IURD é campeã do misticismo. Trocam apenas o rótulo, mas o povo é mantido no mesmo misticismo tosco.
5. Quando confunde o evangelho com doutrina sem vida
- Há muitas pessoas que são ortodoxas de cabeça e hereges de conduta.
- São ortodoxos na teoria e liberais na prática. Defendem doutrinas certas e vivem uma vida errada.
- São zelosos das tradições da igreja, mas vivem na prática do pecado.
- - Pregam o que não vivem. Exigem dos outros o que não praticam. Coam mosquito e engolem um camelo.
6. Quando confunde o evangelho com o liberalismo teológico
- O liberalismo entrou na igreja com o racionalismo, iluminismo. Começou com a alta crítica de Dibelius, a demitologização de Bultman. O liberalismo matou igrejas na Europa, na América. Agora, as denominações históricas no Brasil já estão se capitulando ao liberalismo. O ensino liberal já tomou conta dos principais seminários das grandes denominações no Brasil.
- Uma igreja liberal nunca experimentou um avivamento. Uma igreja liberal nunca cresceu. Uma igreja liberal nunca impactou a sociedade.
- O Ecumenismo está hoje apadrinhando muitas igrejas históricas.
II. COMO A IGREJA PODE TORNAR-SE UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA
1. Quando ela vive como luzeiro no mundo
- A vida da igreja é sua primeira mensagem. E sua mensagem aos olhos.
- A igreja só tem uma mensagem, se ela tem vida. Sem testemunho não há proclamação. A vida precede ao trabalho. O exemplo é mais importante do que a atividade.
2. Quando ela anuncia o Evangelho com senso de urgência
a) A igreja precisa ter um alto conceito da Escritura (suficiência) – 2 Tm 3.14-16
b) A igreja precisa ter um alto conceito do evangelho – Rm 1.16
c) A igreja precisa saber que não há outro evangelho – Gl 1.8
d) A igreja precisa pregar o evangelho no poder do Espírito – 1 co 2.4; 1 Ts 1.5;
e) A igreja precisa pregar com lágrimas.
3. Quando usa todos os métodos legítimos para alcançar o maior número
- 1 Co 9.23 – Paulo não está ensinando duplicidade, mas flexibilidade.
- Jesus abordou as pessoas de formas diferentes: Nicodemos, Paralítico de Betesda, Zaqueu, o leproso.
- Jesus quebrou tabus para evangelizar: A mulher samaritana
a) Preconceito do cardápio – pão imundo, cidade dos bêbados;
b) Preconceito racial – mulher samaritana
c) Preconceito cultural – era uma mulher
d) Preconceito religioso – Ela adorava no monte Gerizim.
e) Preconceito moral – Ela tinha passado por 5 divórcios e agora vivia com um amante.
Jesus usou vários métodos para alcançar o maior número possível de pessoas:
a) Evangelização pessoal – Há 35 entrevistas pessoais de Jesus nos evangelhos;
b) Evangelização de massa – Várias vezes, Jesus pregou para multidões. Há cruzadas hoje na África reunindo mais de um milhão de pessoas.
c) Evangelização pelo ensino – Sermão do monte.
d) Evangelização pelo serviço – Jesus curou, alimentou, consolou, serviu.
Paulo usou também vários métodos para alcançar o maior número de pessoas:
a) Evangelização pessoal – a guarda pretoriana – Fp 1.13
b) Evangelização nos lares – At 20.20 (Primeira IPB de Manaus)
c) Evangelização pela apologética – At 17 d) Evangelização pela literatura – Cartas.
4. Quando ela se torna o braço estendido de Deus na prática do bem
A igreja sempre foi pioneira nas grandes transformações da sociedade:
a) Libertação da mulher dos preconceitos.
b) Restauração da dignidade da criança e da mulher;
c) Libertação dos escravos;
d) Quebra do preconceito racial;
e) Criação de hospitais, escolas, academias, creches, instituições de socorro aos aflitos e excluídos.
f) Progresso científico;
g) A promoção do trabalho como uma liturgia para Deus e serviço ao próximo;
5. Quando a igreja se torna voz profética no mundo
A igreja não pode ser conformista, omissa, covarde:
a) João Batista denunciou o adultério do rei Herodes,
b) Jesus chamou Herodes de raposa;
c) Os apóstolos ensinaram que a obediência ao poder civil tem limites.
d) Tiago denunciou a ganância dos ricos fraudando o salário dos trabalhadores;
e) Amós denunciou os juizes que vendem sentenças;
f) Isaias denunciou o pecado da ganância insaciável que leva a riqueza a se ajuntar nas mãos de poucos (Is 5).
g) Os profetas denunciaram o pecado no palácio, no templo, nas ruas.
h) Os reformadores denunciaram o pecado.
i) Os avivalistas também o fizeram
j) O avivamento se deu porque a igreja saiu na frente para defender o povo do despotismo japonês.
k) A igreja precisa se posicionar sobre os desmandos contra a lei moral de Deus: aborto, homossexualismo, corrupção, idolatria.
6. Quando a igreja se coloca na brecha clamando a Deus por um tempo de restauração:
a) O avivamento na Inglaterra no século XVIII – Wesley, Whitefield salvou a Inglaterra do banho de sangue da revolução francesa.
b) O avivamento americano no século XIX
c) O avivamento galês no século XX.
CONCLUSÃO
- O que a Primeira IPB de Vitória pode fazer para transformar suas famílias, seu bairro, sua cidade, influenciar nosso Estados e país?
- Que instrumento nós temos nas mãos para fazer isso? O que não estamos fazendo que precisamos fazer? O que estamos precisando corrigir? O que precisamos deixar de fazer?
- Sonho em influenciar nossa região multiplicando nossa mensagem: culto pela internet (Batista Getsêmani), rádio, TV, DVD, literatura.
- Sonho com os lares se transformando em agências de evangelização.
- Sonho com os nossos jovens sendo influenciadores nas faculdades e escolas.
- Sonho com os nossos empresários abrindo seus escritórios, fábricas, empresas para serem pólos de evangelização.
- Sonho com a influência do exemplo dos membros em suas frentes de trabalho.
AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes
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