COMO SE 
DEVE AMAR


João 15:12
"O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

Introdução


- O amor é a síntese de todos os mandamentos de Deus:
"Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13:9 RA)
"Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." (1 João 4:20 RA)


E o amor é uma decisão: 
"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mateus 5:44 RA)


- Mas como se deve amar?
A maneira como devemos amar precisa estar espelhada na forma como Jesus nos amou


ASSIM COMO JESUS NÓS TAMBÉM DEVEMOS:


I - AMAR SEM PRECONCEITO
Além de não ter os preconceitos daquela época em relação a crianças e mulheres, Jesus também não deixou de ajudar os:
* Leprosos (representa os doentes)
  • "E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra." (Mateus 8:2-3 RA)

  • Samaritanos (representa outras raças e religiões)
  • [samaritanos eram colonos de raça estranha, estabelecidos ali pelos assírios, 700 anos antes]

  • "Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:9-10 RA)

  • Cobradores de impostos (representa condição social e econômica)

  • "E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico." [...]  "E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa." (Lucas 19:2,5 RC)
Você está disposto a amar a todas as pessoas, independente de sua fraqueza, raça, religião, condição social e econômica?


II - AMAR O PECADOR,  MAS NÃO O SEU PECADO


"Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais." (João 8:10-11 RA)


"Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:30-32 RA)


Quantos pecadores você conhece?
Apresente Jesus para eles. 
Esta é a maior prova de amor.
Ou você não se importa que eles percam a salvação?

III - AMAR ADVERTINDO DO PERIGO



A cura do paralítico de Betesda (enfermo há 38 anos)


"Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior." (João 5:14 RA)


O Tolo, o Egoísta e o Cristão
O pensamento... 
- Do tolo: "Ninguém se mete na minha vida" (Meu pecado é problema meu)
- Do egoísta: "Eu não me meto na vida de ninguém." (Seu pecado é problema seu)


- Do cristão: "Somos um só corpo em Cristo Jesus" (Seu pecado é problema nosso)
 
 Quem ama, adverte!

IV - AMAR SE DOANDO



"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10:11 RA)


"Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou." (João 10:17-18 RA)


Jesus quis dar sua própria vida em resgate por nós


"Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:52-53 RA)


Uma legião = 6 mil soldados
Doze legiões = 72 mil anjos.


E nós devemos imitar a Jesus no serviço ao próximo


"quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Marcos 10:43-45 RA)


"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1 João 3:16 RA)


Dar a vida é abrir mão do egoísmo e dedicar seu tempo a favor dos menos favorecidos.

Conclusão



Você tem realmente amado como Jesus amou?
Isto não é uma opção, é um mandamento de Jesus.

Tudo se resume neste mandamento.

Ame como Jesus lhe amou e encontre o verdadeiro sentido da vida!



=================
================
===============
==============
=============
============
===========
==========
=========
========
=======



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem