“Porque é tão difícil
ter sucesso
na vida espiritual”

Texto: Mt. 14:22-33

“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? - E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.”





Introdução

- A ênfase da palavra sucesso é associada à idéia de prosperidade. A palavra de Deus não muda e o importante é que tenhamos sucesso na vida espiritual, e isto não é fácil. E é sobre estas dificuldades que trataremos agora. Portanto vamos entrar nos pontos do estudo que fala da mudança de posição que tem que ocorrer em nós.

Is. 55:8 e 9 (“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”)

Estaremos discutindo então porque é tão difícil o sucesso na vida espiritual.

1) - “É difícil porque tem que ter obediência” Mt. 14:22 (“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.”)

 A primeira dificuldade encontrada é esta: “Só vence quem obedece”

 O obediente não questiona uma ordem recebida. “O desobediente já apresenta logo uma argumentação”. – “Ah, eu não obedeço por isso.” - “Ah, eu não obedeço por aquilo.”

 Muitas vezes ocorre o mesmo conosco em relação às ordens de Deus, e nos tornamos desobedientes.

 Fazer o que o Senhor manda resulta em bênçãos e em vitória.

 Podemos ver o exemplo da obediência de Abraão. Gn. 12:1 e 4 (“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.”)

 Podemos ver o exemplo da viúva se Sarepta. IRs. 17:13-16 (“E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. - E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.”)

 É isso que Deus quer, obediência. I Sm. 15:22 (“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”)

2) - “É difícil porque exige esforço” Mt. 14:24a (“E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas;”)

 Muitas pessoas pensam que a vida cristã é como mágica, enganam-se:

 É preciso entrar no barco e remar bastante.

 Nossa vida é como um barco de pedalinho, se quiser vencer tem que pedalar.

 Se você quer alcançar sucesso terá de se esforçar.

 É com esforço que se consegue vencer.

 É com oração que se consegue vencer.

 É com muita leitura bíblica que se consegue vencer.

 É perseverando, é esforçando diante das provações que se consegue vencer.

 É procurando pelo esforço que o crente alcançando um bom testemunho cristão terá prosperidade na fé.

 Um homem de Deus não se faz da noite para o dia. Pv. 4:18 (“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”)

 Você não pode querer queimar as etapas no seu desenvolvimento cristão.

 Primeiro tem que entrar no barco, remar bastante, enfrentar o mar, se chegar do outro lado aí pode dar a ele a condição de vitorioso.

3) - “É difícil porque temos de enfrentar os ventos contrários” Mt. 14:24b (“porque o vento era contrário”)

 Às vezes, alguém diz que fazemos tudo certo, mas não conquistamos vitória.

 Há uma força que nos impede de avançar. Mt. 14:24 b (“Porque o vento era contrário”)

 O profeta Daniel passou por esta experiência. Dn. 10:12-13 (“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”)

 A vitória sempre é do servo do Senhor, mas há ventos contrários.

 Por causa disto Paulo nos advertiu em Ef. 6:10-13 (“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”)

 Além dos ventos contrários visíveis ainda existe os invisíveis.

 Se quisermos chegar do outro lado não podemos ignorar os ventos contrários.

 Lembre-se quando não puder vencer as ondas e nem resistir os ventos clame por Jesus, Ele está contigo no barco.

4) - “É difícil porque temos de enfrentar os próprios temores” Mt. 14:26 (“E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo”)

 Muitas vezes lutamos contra nós mesmos.

 Passar para outro lado, ter sucesso espiritualmente implica em nossos próprios temores, traumas.

 Às vezes o medo, a desconfiança é tanta que nem reconhecemos Jesus. Mt. 14:25 e 26 (“Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.”)

 Muitos cristãos criam seus próprios fantasmas; vivem com medo, e aí temem muitas coisas como: ser rejeitado, perder o emprego, adoecer e até morrer.

 Tem pessoas que por qualquer coisa criam fantasmas. Exemplos:

 Há crentes que fazem do Pastor da igreja um fantasma em sua vida.

 Há crentes que fazem da própria igreja um fantasma em sua vida.

 Há crentes que fazem do seu próprio cônjuge um fantasma em sua vida.

 E há crentes que fazem do seu emprego, do seu patrão, da sua cidade os fantasmas de sua vida.

 São temores variados provenientes de suas visões.

 Temores diante das provações e tribulações – só vencemos quando temos confiança em Deus e esperança nEle.

 Mesmo que você esteja vendo fantasma, Jesus veio te libertar.

5) - “É difícil porque temos que administrar a pressão da opinião dos outros” Mt. 14:27 (“Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.”)

 Às vezes nos preocupamos muito com a opinião dos outros, suas críticas e etc.

 Deus através da experiência de Paulo nos dá uma palavra. ICo. 4:3 (“Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.”)

 Paulo enfrentou a desconfiança dos irmãos quanto a sua conversão. At. 9:13 e 14 (“E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.”)

 Se dependesse do homem, dos crentes a vida cristã de Paulo não iria a frente. Paulo foi rejeitado quando quis unir a igreja. At. 9:26 (“E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.”)

 Mas Paulo encontrou alguém que lhe entendeu a mão, Barnabé. Você também encontrará.

 Algumas pessoas exigem demais de si mesmas.

 Vamos aprender a lidar com a pressão que vem sobre nós.

 Aprendamos! Com Jesus tudo dá certo.

 Se pra você não deu certo da primeira vez, tente de novo.

6) - “É difícil porque temos que vencer as tempestades” Mt. 14:30a (“Mas, sentindo o vento forte, teve medo;”)

 Só conseguiremos chegar do outro lado se vencermos a tempestade.

 Os discípulos estavam a sós no mar e Jesus no monte.

 O que para nós é tempestade, para Ele não é nada. Ele diz: Sou Eu não temas!

 Pedro andou sobre as águas.

 Para termos sucesso na vida cristã temos que olhar só para Jesus. Nunca para as ondas, para a tempestade.

 Mesmo que sua vida esteja atribulada, não precisa temer, confie em Deus e Ele te dará a vitória.

7)- “É difícil por causa das mudanças que temos que efetuar em nós” Mt. 14:31 (“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”)

 É preciso mudar de rumo. Temos que mudar, não podemos continuar teimando, sendo negligente, insistindo no mesmo erro.

 Deus sempre dá um sinal da necessidade da mudança.

 É preciso efetuar as mudanças necessárias.

 Pequenas mudanças trazem grandes resultados.
 Palavras

 Gestos

 Hábitos

 Atitudes e etc.

“MUDE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS”.
Se mudarmos naquilo que temos condições de mudar, Deus mudará tudo o que for necessário para nosso sucesso espiritual.

Conclusão

Que Deus possa abençoar cada um de nós e que possamos ter prosperidade na vida espiritual.



AUTOR: Pr. José Vandelô de Almeida Lara




+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem