“SER FELIZ” NO

DICIONÁRIO DE JESUS





- A vida parece um tanto complicada, não é verdade? Como ser realmente feliz?

- Relacionamentos são complicados, ficar sozinho é pior ainda;
- Dinheiro é complicado, ficar sem ele então...;
- Ter saúde tem se tornado cada vez mais difícil (transgênicos, notícias das pesquisas todas as semanas nos confundem sobre o que faz bem e o que faz mal – ex. dos diets e lights);
- A política é complicada;
- Os sistemas econômicos são complicados (eu nunca entendo bem...)
- Até os times de futebol são complicados (as pessoas matam e morrem por seus times);
- Tecnologia é complicada (ao mesmo tempo em que parece tão simples, nos vemos completamente vulneráveis, se faltar energia ou desligarem os satélites que ativam os GPS por exemplo – Em 2001, por um dia, o sistema aéreo mundial paralisou, por conta do 11 de setembro...).

- Em busca de soluções e de uma vida feliz, nos escondemos ou criamos as nossas fórmulas. Na verdade, fórmulas para ser feliz é o que não faltam neste mundo. Você deve conhecer várias por aí. Os livros dos passos para ser feliz, na vida, no casamento e nos negócios estão por toda parte.

- As concepções humanas de felicidade não são novas, já existiam nos tempos de Jesus. Veja por exemplo esta que o próprio Jesus menciona...

- Então direi a mim mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.'" – Lc 12.19

- O que Jesus achou desta fórmula inteligentíssima do homem?

- Contudo, Deus lhe disse: “Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”. – Lc 12.20-21

Ao descomplicar a vida, Jesus mostrou o caminho da felicidade. Ser feliz é:

1 – Fechar os olhos da dúvida e abrir os olhos espirituais

E felizes são as pessoas que não duvidam de mim! - Lc 7.23

- Você creu por que me viu? - disse Jesus. - Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! - Jo 20.29

- Segundo a perspectiva natural, quem não viu algo com os olhos humanos e acreditou, foi enganado ou enlouqueceu. Na perspectiva de Jesus, os olhos naturais são incapazes de ver um Deus que transcende a matéria e os atributos humanos. Se Deus transcende o tempo, a matéria, o espaço e a todas as leis físicas humanas, todas as provas naturais servem para muitas coisas, mas não têm utilidade na comprovação pessoa de Jesus.

- Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. – 1 Co 1.18-21

- Se você crer em Jesus, inevitavelmente será considerado louco por alguém. Essa evidência apenas prova a veracidade da Bíblia.

2 – Conhecer a Deus sem terceirizar suas experiências com Ele.

- Jesus afirmou:


- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. - Mt 16.17

- Jesus não pode ser conhecido por serviço terceirizado

- Onde você tem buscado conhecer a Deus? Que tipo de experiência você persegue? Que tipo de livro você lê? Com quem você conversa? A quem faz perguntas sobre Deus e sobre a fé?

- Para Jesus, será feliz aquele que receber a revelação direta de Deus!

- Existem pessoas, livros e grupos importantes no caminho do conhecimento de Deus, porém, nada substitui um relacionamento direto com Jesus.

- Quando a dúvida chegar, a experiência pessoal com Deus será insubstituível.

- A revelação pessoal de Deus no seu interior é capaz de superar qualquer inimigo da sua fé e fará com que você a mantenha até o fim!

...Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 2 Tm 4.6b-8

E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim! Mt 11.6

3 – Mudar sua condição de ouvinte para praticante da fé verdadeira.

Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem. Jo 13.17

- O mundo de Deus não é feito de simpatizantes.
- O céu não será povoado de simpatizantes de Jesus ou da Igreja.
- Não estarão com Jesus os que “pegam bem” com Ele.

Temos o costume de nos sentirmos parte do que gostamos ou simpatizamos. Os grupos são formados por pessoas que têm afinidade, que gostam de coisas parecidas, que andam de forma semelhante. Feliz é aquele que tem convicções tão profundas sobre Jesus que as transformam em ações.

Para saber o valor da sua fé e avaliar se ela é realmente prática, verifique:

- Conhecer Jesus gerou alguma mudança em sua vida?
- Você se sente profundamente incomodado com algumas atitudes que antes não tinham problema nenhum para você?
- Foi necessário mudar radicalmente sua vida por causa da pessoa de Jesus?
- Você passou a se importar com as necessidades do próximo?
- Você vê a vida como realmente passageira e sente uma necessidade cada vez maior de se envolver com as obras focadas na eternidade?
- Você já reconhece que de você mesmo nada pode ser feito de bom, que você é completamente dependente da ação de Deus para andar com Ele?
- Você tem certeza da sua salvação? Se você morrer, você tem plena certeza de que estará seguro com Jesus para sempre?

4 – Diferenciar os mitos religiosos da verdadeira fé cristã.

- Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele: - Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou! Mas Jesus respondeu: - Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela. – Lc 11.27-28

- Os mitos da fé colocam pessoas comuns como nós em uma posição irreal. Isso parece fazer todo sentido para nós, pois são histórias e tradições que ouvimos, mas não faz nenhum sentido nas Palavras de Jesus.

- Os mitos da fé nos fazem eleger pessoas especiais a um padrão muito elevado, de forma que acreditamos jamais conseguir atingir tal feito. Na verdade, os mitos da fé são desculpas para o nosso comodismo e a nossa frieza espiritual.

- Jesus já nos coloca em outro paradigma, Ele diz: tudo é possível ao que crê!

- Jesus diz: “Aqueles que vieram e foram felizes, o foram por que ouviram a minha mensagem e a colocaram em prática. Se você fizer o mesmo, você também o será”.

- Os mitos complicam, Jesus simplifica!

CONCLUSÃO

- Quem vive no tempo posterior à vida de Deus e aceita suas palavras, vive um tempo especialmente único na história:

- Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles: - Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. – Lc 10.23-24

- Receba o milagre da morte e ressurreição de Jesus. Receba, de graça, a vida de Cristo e viva com ele sua grande história.

- A vida com Jesus é simples. É Ele quem vive em você, por você? Simples, não? Você o recebe como a sua vida? Receba-O hoje como uma criança simples; receba estas verdades simples, para uma vida feliz e incrivelmente simples:

...Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele. Mc 10.14b-15



FONTE: Min. Marcos Madaleno / http://pibnet.com.br/pib/index.php?option=com_k2&view=item&id=354:semana-22-29/05/2011-a-04/06/2011&Itemid=140









================

==================

===================

=====================












Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem