A SUPREMA GRANDEZA
DO PODER DE DEUS

(Efésios 1:19-23).




19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,
23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância. (NVI)

- A mensagem que devemos passar aos nossos filhos, como pais, é a mensagem da suprema grandeza de Deus (Mat 22:29).

- Paulo continua a sua oração. Nesta oração, ele não pede por mais poder, mas sim, que os cristãos conheçam a suprema grandeza do poder de Deus que já está atuando neles.

- Este mundo sem o poder é um caos. O poder de Deus abrange o tempo todo de vida neste mundo. Este mundo é sustentado pelas mãos poderosas do nosso Deus. Deus tem o mundo inteiro em suas mãos.

Olhe para o poder de Deus:

1. Olhe para o poder de Deus no dilúvio, quando as janelas dos céus foram abertas, veio uma grande chuva que inundou o mundo, e as montanhas foram cobertas pelas águas.

2. Olhe para o poder de Deus na travessia do povo de Israel pelo Mar Vermelho e a maneira como que, nesta mesma água, o povo de Israel passou, mas morreu todo o exército de Faraó.

3. Olhe para o poder Deus na divisão das águas do rio Jordão.

4. Olhe para a sua vida e pense na sua salvação. A sua salvação é resultado desta suprema grandeza do poder de Deus. A vida cristã mostra a grandeza do poder Deus. O fato de uma pessoa crer no evangelho é um grande milagre que só Deus pode explicar na Sua suprema grandeza e poder.

5. O nosso texto nos leva a olhar para o poder de Deus e pensar na ressurreição do Senhor Jesus Cristo dentre os mortos (v. 20). Quando todas as forças do mal e do inferno, quando a morte e o sepulcro estavam tentando retê-lO, Ele ressuscitou. Ele se levantou vitoriosamente da tumba.

Aplicação:

- Devemos reconhecer e passar esta mensagem aos nossos filhos. A mensagem do grande poder de Deus.

- Não há nada mais fortalecedor na fé, nada que tanto nos anime a viver a vida cristã e suas lutas, do que a segurança de que estamos protegidos pela suprema grandeza do poder de Deus.

- Por que este poder é essencial? Qual é a importância da suprema grandeza do poder de Deus que está operando em nós? Por que devemos falar aos nossos filhos deste grande poder de Deus?

Para responder estas perguntas gostaria de apresentar três razões porque devemos conhecer e falar aos nossos filhos acerca da suprema grandeza do poder de Deus em nós.

I. Por causa do poder das forças que lutam contra nós (vs. 20, 21).

- O cristão neste mundo deve viver a vida cristã da mesma maneira que o Seu Senhor Jesus Cristo viveu antes de sua morte e ressurreição. Ele foi perseguido, ele passou por lutas, ele sentiu sede, sentiu fome, ele chorou.

- O cristão também, da mesma forma, neste mundo, terá que enfrentar certas coisas. Olhe para os seguintes textos: Filpenses 1:29, II Timóteo 3:12. Olhe a igreja primitiva.

Ilustração:

Esta semana que passou, fazendo visitas, ou fazendo aconselhamento, tenho descoberto que em nosso meio temos muitas pessoas sofrendo. Alguns sofrendo com doenças, outros padecendo necessidades, e outros sofrendo porque a família não está bem. Manuel, aluno do Seminário, sua mãe está com câncer.

Aplicação:

Nesta hora temos que recorrer à suprema grandeza do poder de Deus. Nós temos uma grande luta a travar. Nós temos que travar uma batalha contra o poder da forças que lutam contra nós. Quais?

1. O poder do mundanismo.

- Receio que muitos de nós não estejamos cientes do sutil poder do mundanismo.

- Há um pensamento que diz: "Deus colocou a igreja no mundo, mas Satanás tenta colocar o mundo na igreja" .

- A linha entre a Igreja e o mundo é quase invisível e o povo cristão já não sobressai mais em sua conduta como antigamente. Antigamente era difícil duvidar da palavra de um crente.

2. O poder da nossa carne.

- A Bíblia diz em 1 João 2:15, 16: "Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele."

- Que mundo é este? A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida .

- Temos a necessidade de travar uma constante batalha contra a preguiça espiritual e o cansaço físico, depois de um dia de trabalho agitado.

- A preguiça espiritual é um instrumento que o diabo usa para estorvar a nossa vida espiritual.

3. O poder na luta contra as condições físicas.

- Aqui nós queremos retratar as situações de enfermidade, quando você mesmo ou alguém na família cai doente, e perseguições.

- Quando lemos a vida de muitos santos, descobrimos que os homens que mais realizaram neste mundo eram, muitas vezes, homens que foram obrigados a lutar muito contra alguma fraqueza ou doença física.

Ilustração:

João Calvino, por exemplo, foi mártir a vida inteira. Ele sofria de asma e aos 55 anos de idade descansou com Jesus. Apesar de sua morte prematura, mesmo no meio do sofrimento, ele trabalhava bastante. Deixou os maiores comentários que sustentam as doutrinas de muitas e muitas igrejas nos nossos dias. Nosso filho Matheus passou mal ontem, e nós ficamos desanimados.

Diga comigo: O meu Deus é tremendo.

4. O poder do diabo e seus demônios (v.21).

- Às vezes penso que a nossa falha está no fato de que ignoramos o poder do diabo e seus demônios.

- Se tão somente compreendêssemos algo do poder do diabo, as nossas orações mudariam. Quem sabe oraríamos da parte de Deus, pedindo a abertura dos olhos do nosso entendimento para que vejamos as grandezas do poder de Deus .

- A Bíblia diz que o poder do diabo só vem em segundo lugar, depois do poder de DEUS.

Aplicação:

- Nós temos que lutar, sim, contra a tendência de fazer das nossas fraquezas físicas uma desculpa para não fazer a obra de Deus. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

- As fraquezas do nosso corpo físico mostram a necessidade de que devemos depender do poder de Deus. Nós temos o consolo e segurança de que o nosso grande Deus é Deus poderoso.

- E mais, é glorioso saber que Ele está agindo em mim. Estou nas suas mãos, e Ele continuará realizando a Sua obra, apesar da minha fraqueza.

II. Para mostrar que este poder está em nós (vs. 19, 20).


- A Bíblia mostra que este mundo foi criado por Deus.

- O homem moderno quer negar esta verdade. Deus fez este mundo e o sustenta todos os momentos. Se Deus retirasse o Seu poder, o mundo entraria em colapso imediatamente.

- E o nosso texto mostra que devemos compreender que esta grandeza do poder de Deus está agindo em nós. Este é o mesmo poder que trouxe à vida o Senhor Jesus Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos.

Captação: Deus tem o mundo inteiro em suas mãos.

Ilustração: Fil. 2:13: Deus efetua em nós tanto o querer como o realizar.

1. Deus manifesta e opera em nós por meio da Sua Palavra e por meio do Espírito Santo.

- Ele opera em minha personalidade, afeta a minha vontade, e cria desejos dentro de mim.

- Ele está constantemente agindo na minha vida, dando-me poder para agir, ou mesmo para orar.

2. Deus está operando, mesmo quando não sabemos disso.

- Ele está operando. Deus está fazendo aquilo que o homem não pode fazer.

- Ele ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos.

Ilustração:

- Enquanto eu estava no S. José, uma família de nossa Igreja ajudou a minha esposa levar o nosso filho ao posto médico. Quando eles, voltaram ela confessou para mim que aquela família foi a resposta de Deus para o desalento do seu coração, naquela hora.

Aplicação:

- Quando você sentir a sua fraqueza e tomar ciência das forças que lutam contra você, lembre-se de que o poder que trouxe a Jesus dentre os mortos é o mesmo poder que atua em nós. Pense na sua maior dificuldade. Ele pode ordenar todas as coisas, e o está fazendo - por você!

Diga comigo:

Senhor Deus, ensina-me e ajuda-me a descansar na suprema grandeza do Seu poder.

III. Para mostrar a glória que pertence a Cristo (vs. 21-23).

- Seus filhos precisam admirar um super herói que o mundo não conhece e não proclama.

- Como cristãos, não temos vida independente. O Senhor Jesus Cristo é o cabeça da Igreja.

- Quando nós contemplamos a vida cristã e todas as suas dificuldades, quando achamos que as coisas são difíceis ou impossíveis, saiba que você está relacionado com o cabeça, Cristo, a Esperança da glória.

1. Cristo está entronizado acima de todo mal.

- Já temos visto o poder de Deus manifesto na ressurreição do Senhor Jesus Cristo dentre os mortos, mas não somente pára por aí.

- O texto afirma que Jesus Cristo está assentado à direita de Deus Pai (cf. v. 20), isto indicando que o Senhor Jesus Cristo foi colocado numa posição de autoridade e de honra acima de todos os poderes.

- Cristo possui uma glória, um lugar de honra e de poder soberano. O mais elevado lugar de que o céu dispõe é dEle (v. 21).

2. Cristo está exaltado, sendo o cabeça da Igreja e do universo.

- Jesus possui a soberania sobre todas as coisas. Visto que ele tem poder sobre todas as coisas, então Ele é o cabeça de todas as coisas.

- Ele é a plenitude que a tudo enche. Da mesma maneira, quando um pai diz: A minha casa me parece vazia quando o meu filho não está , da mesma forma Deus assim pensa, quando Cristo não é o cabeça das nossas vidas.

Conclusão:

- O mundo estaria em colapso se Deus deixasse de sustentá-lo por apenas um segundo.

- O poder de Deus se manifesta nas providências e na ordem das coisas neste mundo.

- Como pais, temos a responsabilidade de falar da suprema grandeza de Deus aos nossos filhos. Deus está acima de qualquer herói mais querido em nossa geração. Por isso, descansemos em Seu amor e na força do Seu poder.

Queira Deus, por Seu Espírito, abrir os nossos olhos para vivermos debaixo da Sua grandeza. Deus nos abençoe, Amém! Amém.


AUTOR: Pr. Jorge Francisco Cacuto
FONTE:
http://aibfb.org/iba/estudos/efesios/efesios007.php





+++++++

+++++++++

++++++++++

+++++++++++++++

+++++++++++++++++

+++++++++++++++++++








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem